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Bateria de Prius - foi-se !!!
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Bom,
Depois de umas incursões pelos fóruns nos EUA sobre o Prius, fiquei com a impressão que as baterias do 2G duravam mais que a vida do carro. Não existe pelo menos por donde andei a investigar, casos relatados de substituição de baterias. Encontrei 2 casos que os tipos até compraram de uma marca de lá que produz estas baterias já fora da Toyota.
Por cá andei pelos foruns da Toyota e no prius-pt e a informação disponível é mesmo muito escassa.
Ando atrapalhado com trabalho neste momento, mas conto tentar chegar à fala com alguém da Toyota da vertente técnica, mas valerá o que me quiserem impingir. Não estou lá dentro, não tenho acesso à informação, ponto final, dir-me-ão o que quiserem e terei que engolir.
Daí o tentar perguntar neste fórum já que o leque de utilizadores é muito variado e abrangente.
Considero o Prius um marco na industria automóvel.
Na altura quem o comprou necessitava de um carro com caixa de funcoinamento automático (ou continuo, já que sim, o Prius não tem caixa, é direto) e sem turbos, bi-massas, e as restantes m3rdices que os outros frigorificos têm.
O Prius, desde que o experimentei quando chegou a PT, disse que era um computador sobre rodas. E é.
É valido volto a repetir, mas acrescentando à incapacidade técnica da esmagadora maioria das oficinas em Portugal para lidar com tecnologia diferente do apertar parafusos, ao produto novo e experimental que foi o 2G, existem algumas duvidas que colocando-me do lado de quem promove e vende a tecnologia, se me deparam. Voltarei a elas mais tarde.
Estranho muito é que sempre se perguntou pelo estado das baterias nas revisões, e sempre disseram que nada havia a dizer, estavam boas.
Estranho que a avaria indicada no mostrador ao condutor não refira avaria na bateria. E que o diagnóstico seja: mudança da bateria principal.
É certo que quando a bateria auxiliar pifou, também não houve indicação nenhuma por parte do sistema do carro para essa avaria.
Mas os espertos e os técnicos lá saberão.
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Originalmente Colocado por zQuatro Ver PostPergunta a um dono de um carro a gasóleo eles devem saber. Oh wait...
(Estou a brincar meu! Boa sorte com isso...)
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Vamos ao que interessa:
Ponto 1 - Tens 7 anos e 150000km, logo está na garantia do sistema híbrido, logo não tens com que te preocupar
Ponto 2 - Não existe nenhum aviso de falha de baterias. O aviso é mesmo esse: o parecer uma árvore de Natal
Ponto 3 - Dizes que quando perguntavas pelas baterias, te diziam que estava tudo bem..mas alguma vez te deram/mostraram o papel com os resultados do teste, ou diziam-te só isso de boca? É que só te diziam isso de boca, tudo aponta para na verdade nunca fizeram esse teste (e ainda demora uma boa meia-hora a efectuarem esse teste).
Por isso, siga para a frente e se queres que te diga, és uma pessoa com sorte. Sabes porquê? Porque dentro da garantia do sistema híbrido, quase no final (já não é final, porque dos 8 passou para os 10), recebes umas baterias novas!
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostAté parece que a bateria "normal" de um qualquer automóvel ou de um telemóvel não podem pifar de um dia para o outro...
Sim, as coisas podem avariar sem dar sina e de uma forma repentina e imediata. Até um Prius...
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Eu ainda sou do tempo de:
baterias do prius não avariam e se isso acontece já terão feito meio milhão de km.
Agora é:
avariou mas o valor dá para uns quantos bimassas, faps, correntes e extintores, so on, so on.
Espero sinceramente que a marca assuma a substituição das mesmas.
A parte doNa marca disseram-me que as substituições são mais frequentes que o publicitado. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....hky76dPY.dpuf
Começo a achar que alguns proprietários de prius são como proprietários apple. Aquilo avaria e é uma batelada mas não faz mal. Jamais criticar a apple porque as outras avariam também.Editado pela última vez por maxpayne; 13 November 2014, 10:47.
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Originalmente Colocado por maxpayne Ver PostEu ainda sou do tempo de:
baterias do prius não avariam e se isso acontece já terão feito meio milhão de km.
Agora é:
avariou mas o valor dá para uns quantos bimassas, faps, correntes e extintores, so on, so on.
Espero sinceramente que a marca assuma a substituição das mesmas.
A parte do procupa-me.
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Originalmente Colocado por guisas Ver PostPermite-me discordar. O Prius 2 tem um sistema de monitorização da bateria auxiliar que até é bastante fácil de aceder (hidden menus), pelo que a informação de tensão da bateria anormal é muito facilmente detectável. Mas não é (neste caso não foi) informado ao condutor.
Aliás, o programa de que falas é meramente um diagnóstico onde a única coisa que deve medir é a tensão das baterias e eventualmente a capacidade útil que as mesmas possam ter (isto diminui ao longo do tempo!).
Não serve para avaliar o estado mecânico do componente. E muito menos avarias repentinas.
Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostEstás habituado aos teus dci e marcas afins que chutam ao máximo para canto...
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostVamos ao que interessa:
Ponto 1 - Tens 7 anos e 150000km, logo está na garantia do sistema híbrido, logo não tens com que te preocupar
Ponto 2 - Não existe nenhum aviso de falha de baterias. O aviso é mesmo esse: o parecer uma árvore de Natal
Ponto 3 - Dizes que quando perguntavas pelas baterias, te diziam que estava tudo bem..mas alguma vez te deram/mostraram o papel com os resultados do teste, ou diziam-te só isso de boca? É que só te diziam isso de boca, tudo aponta para na verdade nunca fizeram esse teste (e ainda demora uma boa meia-hora a efectuarem esse teste).
Por isso, siga para a frente e se queres que te diga, és uma pessoa com sorte. Sabes porquê? Porque dentro da garantia do sistema híbrido, quase no final (já não é final, porque dos 8 passou para os 10), recebes umas baterias novas!
O Prius 3, penso que a garantia da bateria de tração são 6 anos. Portanto menos que no 2G.
Nunca fiquei esclarecido do porquê desta redução.
Comunicaram-me há 2 anos que na Toyota, desde que se faça a revisão anual lá (que não é cara) a garantia da bateria de tração vai sendo extendida por mais um ano, em cada ano. É interessante.
Ponto 2- existe. Está la muito bem escarrapachado no manual. Tou a ver que não conheces os Prius.
Ponto 3- é como não me mostrarem os códigos de erro que leram no carro e o seu significado. Porque será que escondem essa informação ? São dúvidas que se me colocam.Editado pela última vez por guisas; 13 November 2014, 13:20.
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Originalmente Colocado por guisas Ver PostO Prius 3, penso que a garantia da bateria de tração são 6 anos. Portanto menos que no 2G.
É fácil. As baterias começaram a demonstrar que não ofereciam a durabilidade apregoada e sobretudo começou-se a verificar que as mesmas avariavam mais apartir dos 6 anos, o que obrigava a substituição das mesmas com um custo elevado para a marca.
A marca farta disto, e com uma política de economia cada vez mais serrada, preferiu passar esse custo para os clientes. E dessa forma até promove que se troque de Prius mais cedo, com o consequente encaixe financeiro que isso permite.
E os parvos são os que compram Diesel...
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostEntão não te mostraram nenhum teste de baterias. O teste das baterias e aquele que é feito para prolongar a extensão da garantia, é um teste onde aparece valores das células, temperaturas destas, capacidade de carga, etc... Não é um simples scan na ficha OBD para ver erros.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostNão avalia o estado mecânico do material, logo não é garantia de fiabilidade.
Curiosamente os mesmos 5 anos foram prolongados para 10 anos....de repente as baterias começaram a ficar todas boas e afinal duram mais que os 6 anos
Se não sabes, não digas asneiras, só na tua senda de defender o teu dci
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostNão percebes ?
É fácil. As baterias começaram a demonstrar que não ofereciam a durabilidade apregoada e sobretudo começou-se a verificar que as mesmas avariavam mais apartir dos 6 anos, o que obrigava a substituição das mesmas com um custo elevado para a marca.
A marca farta disto, e com uma política de economia cada vez mais serrada, preferiu passar esse custo para os clientes. E dessa forma até promove que se troque de Prius mais cedo, com o consequente encaixe financeiro que isso permite.
E os parvos são os que compram Diesel...
Bateria híbrida Toyota com 10 anos de garantia
Com vista a oferecer uma tranquilidade acrescida e confiança total na qualidade dos híbridos, a Toyota lançou o Programa de Cobertura Extra da Bateria do Sistema Híbrido que permite aos clientes estenderem até 10 anos a garantia do fabricante para a bateria híbrida do seu carroi.
Atualmente os híbridos Toyota contam com uma garantia de fabricante de 5 anos ou 100.000 Kmii, mediante o que ocorrer primeiro. Ainda antes de terminar este período, os clientes podem solicitar o Programa de Cobertura Extra da Bateria do Sistema Híbrido para aumentarem a cobertura deste componente vital do seu Toyota.
Este Programa Toyota é gratuito – se ativado no ato da manutenção programada, num reparador Toyota autorizado – e pressupõe uma verificação prévia do estado do sistema Hybrid Synergy Drive da viatura do cliente. Mediante a validação da qualidade e performance do sistema híbrido, a Toyota confere uma garantia extra à bateria do híbrido pelo período de 1 ano ou 15.000km, renovável anualmenteiii, até a viatura atingir 10 anos de idade.
Desde que lançou em 1997 o Prius – o primeiro híbrido de produção em série do mundo –, a Toyota tem apostado na massificação da tecnologia híbrida, tendo este ano superado os 5 milhões de clientes híbridos Toyota em todo o mundo.
O Programa de Cobertura Extra da Bateria do Sistema Híbrido Toyota é uma manifestação da plena confiança da marca na performance e fiabilidade dos híbridos, e vem dar ainda mais argumentos aos clientes para optarem por esta inovadora tecnologia automóvel de elevada eficiência.
iModelos híbridos Toyota abrangidos: Prius 2G e 3G (excepto Plug-in), Auris 1G e 2G e Yaris 3G.
iiA segunda geração Prius (NHW20: 2004-2009) conta com uma garantia do fabricante de 8 anos ou 160.000km.
iiiAs viaturas utilizadas como Taxi estão limitadas a 5 renovações.
--> Fonte <--
Editado pela última vez por TSport; 13 November 2014, 11:15.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostSó dizes asneiras..mais vale a pena estares calado...
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Originalmente Colocado por TSport Ver PostOi?
Atualmente os híbridos Toyota contam com uma garantia de fabricante de 5 anos ou 100.000 Kmii, mediante o que ocorrer primeiro. Ainda antes de terminar este período, os clientes podem solicitar o Programa de Cobertura Extra da Bateria do Sistema Híbrido para aumentarem a cobertura deste componente vital do seu Toyota.
Se o cliente não o solicitar dentro do prazo de garantia normal, a garantia cessa no final da mesma. Ou seja, não é um direito adquirido na compra do carro e requer que o comprador esteja informado e que accione a dita extensão. Não é implícito.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostSe tu não percebes ou queres perceber que um sistema instável como é o interior de uma bateria ou sistema de baterias, que depende de reacções químicas, é tão ou mais volátil que outro componente qualquer e que não há diagnóstico algum que permita detectar ou prever avarias súbitas, é lá contigo.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostPercebes tanto de baterias como eu percebo de chinês
Se achas que uma bateria não pode, de um momento para o outro avariar, desconheces por completo as características funcionais de uma.
Aqui podes ver o que aconteceu a uma simples bateria que estava a funcionar momentos antes:
E se quiseres aprender mais um pouco: Lithium Air Industries- Solving major problems in developing Lithium Air Rechargeable Battery Technology
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostEpah as baterias de um Prius avariaram ao fim de 7 anos e 150 mil K´s! Granda festa!!!Editado pela última vez por Frecciarossa23; 13 November 2014, 22:52.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostEpah as baterias de um Prius avariaram ao fim de 7 anos e 150 mil K´s! Granda festa!!!
Mas isso sou eu que tenho um carro em casa que em avarias não gastou esse valor (nem lá perto) nos últimos 9 anos e quase 200k km.
PS: Tem neste momento 19 anos e 426k km.Editado pela última vez por Ruie34; 13 November 2014, 11:42.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostComo não sabes sequer contrariar conhecimento, ridicularizas. É normal, vindo de um fanático.
Se achas que uma bateria não pode, de um momento para o outro avariar, desconheces por completo as características funcionais de uma.
Aqui podes ver o que aconteceu a uma simples bateria que estava a funcionar momentos antes:
E se quiseres aprender mais um pouco: Lithium Air Industries- Solving major problems in developing Lithium Air Rechargeable Battery Technology
Não é preciso dizer mais nada[emoji14]
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostTSport, repara bem nesta alínea.
Se o cliente não o solicitar dentro do prazo de garantia normal, a garantia cessa no final da mesma. Ou seja, não é um direito adquirido na compra do carro e requer que o comprador esteja informado e que accione a dita extensão. Não é implícito.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostPessoalmente acho pouco tempo e km, para (se não estiver em garantia) gastar esses 1700€+IVA.
Mas isso sou eu que tenho um carro em casa que em avarias não gastou esse valor (nem lá perto) nos últimos 9 anos e quase 200k km.
PS: Tem neste momento 19 anos e 426k km.
Não deixa de ser uma situação muito desagradável, mas nada é eterno e a probabilidade de um problema grave num hibrido, continua a ser muito baixa
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostO que eu me queria (mais) referir é ao destilar de tanta raiva contra Hibridos/Toyota e não á "avaria" (que não é uma avaria, mas sim uma imobilização) em si .
Não deixa de ser uma situação muito desagradável, mas nada é eterno e a probabilidade de um problema grave num hibrido, continua a ser muito baixa
Quantos (ou que) casos de baterias trocadas em hibridos conhecem ?
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