Boas pessoal,
tenho "vagueado" pelo forum para tirar as minhas dúvidas relativamente a uns problemas que tenho no meu OPEL CORSA 1.7 DTI SPORT VAN 2003.
é o seguinte: Em meados de Julho dicidi levar a uma oficina cá da região para fazer manutenção ao cirquito de refregiração.
Até aqui tudo bem. Fizeram a devida limpeza tranquilo.
No mesmo dia ( ao fim do dia ) desloquei-me ao Porto ( fiz +/- 90km. Mondim de Basto-Porto ), a chegar a casa deparo-me com a ventoínha a disparar. ( estranho porque nunca me tinha acontecido ).
Deixo arrefecer o carro, e verifico que líquido Refrigeração no depósito nem velo.
Lá deitei água destilada para para ver o que se passava.
Ligo o carro ( já estava completamente frio ) deixo estar a trabalhar, dou umas voltas e deparo-me com a temperatura subir, paro o carro, abro o capô e verifico que ventoínha está a trabalhar e deitou água pela tampa do depósito da "água" .!
Visto que era um sábado e presisava do carro,levo a uma oficina daquelas no "shopping".
Ligam-me no domingo a informar que tinha o Termostático avariado, uns tubos em forma de "l" ressequidos e um "tubo em metal encurvado" que liga ao motor que estava com fuga.
OK lá o arrenjaram.
Pego no carro, faço novamente os 90km ( Porto- Mondim de Basto) e mal chego a casa, ventoinha dispara e perde água na tampa do depósito da agua.
Levo o raio do carro á OPEL , ventoinha partida, só começava a rolar com a vibração.
conclusão: Mudaram o conjunto da ventoinha, limpeza ao circuito e colocaram-me uma nova tampa no depóstio da "água".
Tudo bem por aqui, afinaram o carro 5* .
Com estes sustos todos ( susto de coração e € gastos ), ando com receio, isto poque:
- A temperatura anda sempre a rondar os 90º +/-. (disseram-me que neste modelo é normal )
- Em Auto-Estrada a temperatura varia , entre 85º e 90º.
- Em estradas Urbanas +/- 90º
será que isto é normal ?! já não me lembro das temperaturas antes de ter tido estes problemas.
OBS: Não se verifica água no óleo, óleo no motor. Com o carro a trabalhar e sem a tampa colocada no depósito não se verifica "bolinhas" na água.Aperto um tudo que liga o radiador ao motor e está mol e "ouve-se" o ar no depósito da "água". ( Testes com carro Frio ).
Nivel de óleo normal . Nivel de "água" por agora anda normal porque ando sempre em "cima" a verificar.
já me esquecia que, á 2 anos atrás fiquei sem ar quente ( sofagem ) no carro, no entanto disseram-me que tinha radiador avariado ou entopido. Deram-me o orçamento para reparar, mas até me assustei ( só para desmontar o tabelier 100€ ). ainda não reparei esta anomalia.
Em Agosto mudei a correia de distribuição ( porque já estava na altura) , a bomba de água não foi mudada.
OBS: Todas as reparações deste rapaz foram feitas na Bosch e Opel, excepto a 1º limpeza do circuito e a substituição do termostático e respetivos tubos.
Desculpem por este Post enorme.
Continuação,
Eduardo Meireles
tenho "vagueado" pelo forum para tirar as minhas dúvidas relativamente a uns problemas que tenho no meu OPEL CORSA 1.7 DTI SPORT VAN 2003.
é o seguinte: Em meados de Julho dicidi levar a uma oficina cá da região para fazer manutenção ao cirquito de refregiração.
Até aqui tudo bem. Fizeram a devida limpeza tranquilo.
No mesmo dia ( ao fim do dia ) desloquei-me ao Porto ( fiz +/- 90km. Mondim de Basto-Porto ), a chegar a casa deparo-me com a ventoínha a disparar. ( estranho porque nunca me tinha acontecido ).
Deixo arrefecer o carro, e verifico que líquido Refrigeração no depósito nem velo.
Lá deitei água destilada para para ver o que se passava.
Ligo o carro ( já estava completamente frio ) deixo estar a trabalhar, dou umas voltas e deparo-me com a temperatura subir, paro o carro, abro o capô e verifico que ventoínha está a trabalhar e deitou água pela tampa do depósito da "água" .!
Visto que era um sábado e presisava do carro,levo a uma oficina daquelas no "shopping".
Ligam-me no domingo a informar que tinha o Termostático avariado, uns tubos em forma de "l" ressequidos e um "tubo em metal encurvado" que liga ao motor que estava com fuga.
OK lá o arrenjaram.
Pego no carro, faço novamente os 90km ( Porto- Mondim de Basto) e mal chego a casa, ventoinha dispara e perde água na tampa do depósito da agua.
Levo o raio do carro á OPEL , ventoinha partida, só começava a rolar com a vibração.
conclusão: Mudaram o conjunto da ventoinha, limpeza ao circuito e colocaram-me uma nova tampa no depóstio da "água".
Tudo bem por aqui, afinaram o carro 5* .
Com estes sustos todos ( susto de coração e € gastos ), ando com receio, isto poque:
- A temperatura anda sempre a rondar os 90º +/-. (disseram-me que neste modelo é normal )
- Em Auto-Estrada a temperatura varia , entre 85º e 90º.
- Em estradas Urbanas +/- 90º
será que isto é normal ?! já não me lembro das temperaturas antes de ter tido estes problemas.
OBS: Não se verifica água no óleo, óleo no motor. Com o carro a trabalhar e sem a tampa colocada no depósito não se verifica "bolinhas" na água.Aperto um tudo que liga o radiador ao motor e está mol e "ouve-se" o ar no depósito da "água". ( Testes com carro Frio ).
Nivel de óleo normal . Nivel de "água" por agora anda normal porque ando sempre em "cima" a verificar.
já me esquecia que, á 2 anos atrás fiquei sem ar quente ( sofagem ) no carro, no entanto disseram-me que tinha radiador avariado ou entopido. Deram-me o orçamento para reparar, mas até me assustei ( só para desmontar o tabelier 100€ ). ainda não reparei esta anomalia.
Em Agosto mudei a correia de distribuição ( porque já estava na altura) , a bomba de água não foi mudada.
OBS: Todas as reparações deste rapaz foram feitas na Bosch e Opel, excepto a 1º limpeza do circuito e a substituição do termostático e respetivos tubos.
Desculpem por este Post enorme.
Continuação,
Eduardo Meireles
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