Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP: Qual a melhor Solução? Tirar o miolo ou meter o Supressor FAP?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    paulo14: Sim estou registado desde 2004 e venho aqui poucas vezes.

    Bioshock: Sim concordo ctg, mas foi-me garantido que não deixa fumo visto ser uma repro standard.

    Drifter: Estava a pensar em meter o Supressor porque se correr mal pelo menos tenho o FAP de origem guardado. o Supressor custa €280 e o FAP novo de origem para cima de €1000.
    Este Fórum deve ser o mais frequentado e com mais utilizadores registado, por isso tens de tudo.

    sem2006: Como já referi em cima não quero fumo preto.

    Gui3: Como é que sabes?

    SPV: Existe uma boa casa no norte que o supressor custa €280 e a instalação €60.

    Junto em anexo os resultados do banco de ensaio.
    Ficheiros anexados

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por CarlosA Ver Post
      e pondo a hipótese que raramente ando pelo vasco da gama....apesar de ser de Lisboa.....
      .....e em outros locais da capital a noite a gastar pneu e gasóleo.
      É bom saber que podes entrar na Av. da Liberdade e que o povinho com os seus carros de pobre não possa.

      Comentário


        #33
        O ideal seria arranjares uma fap de um carro igual, estragada, removeres o miolo e guardares a tua. Porque há muita probabilidade de chumbar na inspecção se virem lá um tubo directo no lugar do fap

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
          Bem, quanto à repro é decisão dele, o carro é dele.
          Errado. O ar é de todos nós. Os impostos que pagou não foram para aquele nível de potência. Para além de estar obviamente ilegal.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Errado. O ar é de todos nós. Os impostos que pagou não foram para aquele nível de potência. Para além de estar obviamente ilegal.
            Já podes ir a correr denunciar então. Queres a bicicleta para ires mais depressa?

            Comentário


              #36
              Movyk: és msm otário! fdx......

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Errado. O ar é de todos nós. Os impostos que pagou não foram para aquele nível de potência. Para além de estar obviamente ilegal.
                O impacto do carro dele por si não é significativo. Já alguns dos autocarros da frota da carris já é outra conversa, quem circula de duas rodas em Lisboa (seja com ou sem motor) sabe do que falo.
                Se tens empresas a publicitar na rádio eliminação de FAP, se na inspecção não embirram com tubos diretos (não não embirram, existe marcas que vendem esses mesmos tubos diretos em oficinas oficiais) é óbvio que exista cada vez mais pessoal a perguntar e efetivamente a eliminar o FAP e EGR (tanto física como eletronicamente).
                A nível de IPO as emissões para os diesel estão em limites bastante altos.
                Existem repros e repros, mas fumarentos também não concordo...ok de 143 para 190 a ideia não será propriamente o consumo, mas evita-se as regenerações frequentes, em alguns casos contaminação do óleo e uma repro bem feita não deita fumo por aí além, a frio provavelmente sim mas a quente já não, o aroma do escape ao ligar é que é mesmo desagradável, mas os autocarros também e ninguém se insurge.
                Nas novas motorizações com AdBlue é mais uma ida à oficina antes das revisões habituais para algumas marcas.
                Enfim...nem todos fazemos sempre a reciclagem do lixo, nem todos temos carros a diesel, dos que têm alguns procuram aumentar a potência, outros gostam dos consumos comedidos.
                Eu no meu tenho FAP, EGR ativos, mas de vez em quando as regenerações sucedem ao chegar a casa, sai logo uma ida à A2 para afinar a coisa, enfim enquanto não der problemas fica. Quando der à partida saltará fora.
                Se o carro está reprogramado em vez de estar a destruir um FAP em bom estado é tubo direto e se algum dia a maré mudar sempre existe um FAP em condições para recolocar no lugar.

                Comentário


                  #38
                  Faz sentido compararmos autocarros da carris com dezenas de anos com carro actuais? Não me parece. Tem que se começar por algum lado, e daqui a alguns (décadas provavelmente) anos, deve ser residual, o número de veículos a diesel sem FAP (de origem) nas nossas estradas. Se todos retirarem o dito, subvertemos o seu propósito. Não faz sentido algum.

                  Veja-se o exemplo da minha Astra (1.7 ecoflex), por ter filtro de partículas, associado a uma reprogramação "verde", etc e tal, obteve uma redução de 2100 € no preço final, além de um IUC reduzido em cerca de 60 € face à versão de 125cv. Se eu retirasse o FAP, estaria a usufruir de um IUC que não corresponderia à realidade, e deixaria de estar abrangido pelo incentivo fiscal (mas não o devolveria). Isto faz sentido do ponto de vista legal? Ecológico? Então se andamos todos à volta para encontrar soluções para melhorar o ambiente, eu iria estar em contra-ciclo ao tomar esta atitude.

                  Não me tomem como moralista, não é disso que se trata. Quem quiser retirar o FAP porque tem problemas e não tem dinheiro para colocar um novo, que o faça. Prevejo que num futuro próximo, as IPOs andarão em cima disso. Mas este argumento eu compreendo (não concordo, atenção). Agora não me venham com a história dos autocarros da carris...se um dia estes autocarros forem todos eléctricos ou híbridos, quero ver qual vai ser o argumento. Temos que fazer a nossa parte e acompanhar os tempos. Já nem falo na motivação de repro e tirar o FAP.

                  E o AdBlue é "só" mais um sistema para cumprir normas de emissão de gases. Vai ter (como é habitual) custos para o proprietário, mas dá ideia que veio para ficar. Estou mesmo a ver que qualquer dia também começa a haver "alternativas" aftermarket para esse néctar...

                  Comentário


                    #39
                    Ecoflex tudo o que o mercado criar, o mercado paralelo mais cedo ou mais tarde encontra uma alternativa mais em conta.
                    Tens razão autocarros e carros pessoais é alhos com bogalhos.
                    Como cada um tem a sua consciência e livre arbítrio, tanto para tomar as suas decisões como para assumir as suas responsabilidades.
                    E com uma repro de quase 50cv em cima, logo virada para performance as regenerações serão cada vez mais frequentes e se o jovem pretende eliminar, em vez de estragar o que está a minha sugestão vai no sentido de meter tubo direto.
                    Sim temos de começar em alguma altura, as máquinas estão cada vez mais eficientes (não necessariamente menos dispendiosas de manter), mas haverá sempre o paralelo a puxar para as alternativas fáceis.
                    Se no facebook fores ver a quantidade de clientela em casas especializadas...taxis recentes, carrinhas de carga, mini-bus, o dono do 1.3jtd, o dono do 535d e mesmo máquinas a gasolina...SLS e afins... o pessoal nunca está satisfeito com o que tem e quer sempre a forma menos dispendiosa de conseguir uns pozinhos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      Ecoflex tudo o que o mercado criar, o mercado paralelo mais cedo ou mais tarde encontra uma alternativa mais em conta.
                      Tens razão autocarros e carros pessoais é alhos com bogalhos.
                      Como cada um tem a sua consciência e livre arbítrio, tanto para tomar as suas decisões como para assumir as suas responsabilidades.
                      E com uma repro de quase 50cv em cima, logo virada para performance as regenerações serão cada vez mais frequentes e se o jovem pretende eliminar, em vez de estragar o que está a minha sugestão vai no sentido de meter tubo direto.
                      Sim temos de começar em alguma altura, as máquinas estão cada vez mais eficientes (não necessariamente menos dispendiosas de manter), mas haverá sempre o paralelo a puxar para as alternativas fáceis.
                      Se no facebook fores ver a quantidade de clientela em casas especializadas...taxis recentes, carrinhas de carga, mini-bus, o dono do 1.3jtd, o dono do 535d e mesmo máquinas a gasolina...SLS e afins... o pessoal nunca está satisfeito com o que tem e quer sempre a forma menos dispendiosa de conseguir uns pozinhos.
                      Claro, sem dúvida. É mesmo assim. Estou curioso para ver quando, e se, as IPOs começarem a fiscalizar estes parâmetros. Até lá, vai haver muito FAP-off, não tenho dúvidas em relação a isso.

                      Comentário


                        #41
                        Quando chegar a vez de alguns que estão cá a dar lições de moral, quero ver...


                        Tenho uma Astra com 55000km:
                        Conto pelas minhas mãos as vezes em que abortei a regeneração. Sempre com imenso cuidado em mudar o óleo e filtro a tempo e horas com a norma correcta (DEXOS 2).
                        Sim, faço muita cidade durante a semana em trajectos curtos. Mas ao fim de semana tb faço muito autoestrada em trajectos longos.

                        Resultado:
                        Luzes e erros, e mais erros, e mais erros devido a FAP.
                        Regenerações forçadas, perdi a conta...

                        Solução:
                        Pago 1500€ + IVA + Mão de obra, para daqui a 50.000km estar igual?
                        Ou tiro fora por 375€, e não há mais chatice?

                        Só por curiosidade, alguém já pensou qual o custo ambiental da FAP?
                        Tendo em conta:
                        - gasto de combustivel nas regenerações;
                        -Poluição gerado no fabrico das FAP´s, sim várias, visto ser necessárias algumas no ciclo de vida de um automovel;
                        -Poluição nas descontaminação das FAP´s avariadas;
                        -etc...
                        Editado pela última vez por cliozao; 28 January 2015, 10:27.

                        Comentário


                          #42
                          Se a FAP não te tem dado problemas, eu deixava-a estar. Assim que aparecerem os primeiros sintomas de FAP a ir desta para melhor, substituis o miolo da FAP por um tubo directo (para e anulas na centralina.

                          Originalmente Colocado por joann Ver Post
                          Qual o interesse em ter 190 CV ?!

                          Complexos ?!

                          Vontade de ter muitas chatices em caso de acidente ?!

                          Gostar da adrenalina de passar por uma operação stop e eventual inspecção B ?!

                          E sobretudo, em vez de comprarem carros de 143 CV e kitá-los para 190 CV, porque raio é que vocês não compram logo carros de 190 CV ?!
                          Hás de me explicar como é que a polícia numa operação stop vai saber que o carro está alterado se o motor tiver aspecto stock e não fizer fumo excessivo.

                          E quais são os problemas extras que vais ter em caso de um acidente só porque reprogramaste o carro.

                          E a última frase.. espero que nunca te tenhas babado a olhar para aqueles MX5 ou AE86 todos alterados, porque pela tua perspectiva esses projectos nem sequer deviam existir, os donos desses carros deviam era ter comprado um novo..

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por cliozao Ver Post
                            Quando chegar a vez de alguns que estão cá a dar lições de moral, quero ver...


                            Tenho uma Astra com 55000km:
                            Conto pelas minhas mãos as vezes em que abortei a regeneração. Sempre com imenso cuidado em mudar o óleo e filtro a tempo e horas com a norma correcta (DEXOS 2).
                            Sim, faço muita cidade durante a semana em trajectos curtos. Mas ao fim de semana tb faço muito autoestrada em trajectos longos.

                            Resultado:
                            Luzes e erros, e mais erros, e mais erros devido a FAP.
                            Regenerações forçadas, perdi a conta...

                            Solução:
                            Pago 1500€ + IVA + Mão de obra, para daqui a 50.000km estar igual?
                            Ou tiro fora por 375€, e não há mais chatice?

                            Só por curiosidade, alguém já pensou qual o custo ambiental da FAP?
                            Tendo em conta:
                            - gasto de combustivel nas regenerações;
                            -Poluição gerado no fabrico das FAP´s, sim várias, visto ser necessárias algumas no ciclo de vida de um automovel;
                            -Poluição nas descontaminação das FAP´s avariadas;
                            -etc...
                            Quanto à frase a bold, já se sabe que há muita gente que fala muito bem, mas é quando não lhes toca na carteira, assim que lhes aparece a conta de 1000 e tal euros para mudar um filtro a conversa é totalmente diferente..

                            E ao post ainda acrescento o pormenor que a FAP diminuiu a emissão de partículas, mas há nanopartículas que a FAP continua a não ser capaz de filtrar e essas são precisamente as mais perigosas para o ser humano.
                            Editado pela última vez por ravager; 28 January 2015, 11:02.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por cliozao Ver Post
                              Quando chegar a vez de alguns que estão cá a dar lições de moral, quero ver...
                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                              Quanto à frase a bold, já se sabe que há muita gente que fala muito bem, mas é quando não lhes toca na carteira, assim que lhes aparece a conta de 1000 e tal euros para mudar um filtro a conversa é totalmente diferente..

                              E ao post ainda acrescento o pormenor que a FAP diminuiu a emissão de partículas, mas há nanopartículas que a FAP continua a não ser capaz de filtrar e essas são precisamente as mais perigosas para o ser humano.
                              Com o devido respeito aos dois, e pela parte que me toca, não me sinto de todo, atingido pelas insinuações dirigidas. E não dei lições de moral a ninguém, se essa indirecta era para mim.

                              E continuando...eu só tenho os carros que posso ter. Se um FAP (ou outro componente qualquer) avariar, será reparado da melhor forma, dentro da legalidade e do funcionamento normal do carro. Isto para mim, nem tem discussão. Ou isso, ou troco de carro, se assim se justificar pela idade/kms do mesmo. Mas adulterar e ficar ilegal, não.

                              Cliozão, quanto ao teu problema, algo vai mal aí e até pode ser uma coisa simples. Deverás ir a uma casa especializada em FAPs. Quanto às questões ambientais, tudo o que referes é facilmente anulado pelo facto do carro andar sem FAP.

                              Ravager, as nanopartículas nunca são filtradas, seja com FAP ou sem FAP. Isso é uma não questão. O FAP não elimina todas, mas elimina uma grande parte e melhora o índice de poluição, tornando o ar menos poluído para os humanos.

                              Comentário


                                #45
                                Da parte que me toca esse post também não era dirigido para ti Ecoflex.

                                É mais para aquela malta que vem para aqui falar que o meio ambiente isto e o meio ambiente aquilo.. mas depois quando lhes toca a vez a eles e têm de fazer a substituição do filtro de partículas, são os primeiros a vir aqui abrir um tópico a perguntar como é que se saca aquilo fora porque "é muito dinheiro por um filtro".
                                Editado pela última vez por ravager; 28 January 2015, 13:59.

                                Comentário


                                  #46
                                  Ecoflex, percebo o teu ponto de vista mas é muito dx para um filtro!
                                  Casas especializadas apresentam-me 3 soluções:
                                  Lavagem (sem garantia )
                                  Troca do componente (garantia 2 anos)
                                  Retirar (garantia vitalícia)


                                  Li isto num artigo( não lembro que revista), acerca do ciclo de "vida" de um automóvel.

                                  O fabrico e processamento de um automóvel em fim de vida é muito mais grave para o ambiente, do que a poluição causada pela combustão do combustível.
                                  Editado pela última vez por cliozao; 28 January 2015, 16:55.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Desculpem que vos pergunte, mas não pensaram nisso quando compraram o carro?

                                    É como a malta que comprou com jante 18'', e na primeira muda de pneus até vê estrelas...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                      Quanto à frase a bold, já se sabe que há muita gente que fala muito bem, mas é quando não lhes toca na carteira, assim que lhes aparece a conta de 1000 e tal euros para mudar um filtro a conversa é totalmente diferente..

                                      E ao post ainda acrescento o pormenor que a FAP diminuiu a emissão de partículas, mas há nanopartículas que a FAP continua a não ser capaz de filtrar e essas são precisamente as mais perigosas para o ser humano.
                                      Se calhar deviam ter pensado melhor e não ter adquirido um carro a Diesel para fazer percursos citadinos, se já sabiam que esse problema cedo iria aparecer porque o fizeram?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                        Se calhar deviam ter pensado melhor e não ter adquirido um carro a Diesel para fazer percursos citadinos, se já sabiam que esse problema cedo iria aparecer porque o fizeram?
                                        Não concordo com o que dizes, conheço pessoas a fazer percursos citadinos, e a fazerem 30 000 km por ano, as marcas é que haviam de ter posto uma indicação no quadrante a avisar quando estava a fazer regeneração, ou então um sistema em que nós desligassemos o carro mas se ele estivesse a fazer regeneração ele só desligava o motor quando a regeneração estivesse concluida

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                          Se calhar deviam ter pensado melhor e não ter adquirido um carro a Diesel para fazer percursos citadinos, se já sabiam que esse problema cedo iria aparecer porque o fizeram?

                                          Claro que ponderei... mas os meus carros são comprados novos, para fazer mais de 10 anos e superar os 200.000km. Portanto gasolina não compensa. GPL não gosto, pelo facto fazer uma revisão extra ao sistema.

                                          Volto a referir, a semana faço percursos muito curtos, mas ao fim de semana faço 160 km para ir a terra.



                                          Por acaso até fiz extensão de garantia de mais 3 anos a precaver este problema. Azar dos azares... caducou à 8 meses.
                                          Editado pela última vez por cliozao; 28 January 2015, 17:53.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por cliozao Ver Post
                                            Claro que ponderei... mas os meus carros são comprados novos, para fazer mais de 10 anos e superar os 200.000km. Portanto gasolina não compensa, GPL não gosto, pelo facto fazer uma revisão extra ao sistema.

                                            Volto a referir, a semana faço percursos muito curtos, mas ao fim de semana faço 160 km para ir a terra.



                                            Por acaso até fiz extensão de garantia de mais 3 anos a precaver este problema. Azar dos azares... caducou a 8 meses.
                                            Tenho a dizer-te que a garantia não cobre o FAP (pelo menos na Ford), é considerado material de desgaste...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por cliozao Ver Post
                                              Ecoflex, percebo o teu ponto de vista mas é muito dx para um filtro!
                                              Casas especializadas apresentam-me 3 soluções:
                                              Lavagem (sem garantia )
                                              Troca do componente (garantia 2 anos)
                                              Retirar (garantia vitalícia)

                                              Tirando o facto da 3ª opção ser ilegal...mas cada um sabe de si e terá as suas razões para justificar a sua escolha (seja ela qual for).

                                              Eu também sei que é muito dinheiro e que custa a dar, sem dúvida. O da minha Astra fica perto do 2 mil € com montagem. A minha questão prende-se, além da ilegalidade, em assumir que é uma peça de desgaste, assim como tantas outras, que também são caras: turbo, injectores, bimassa/embraiagem, p.e. E estes têm que ser trocados, não dá para retirar

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                é uma peça de desgaste, assim como tantas outras, que também são caras: turbo, injectores, bimassa/embraiagem, p.e. E estes têm que ser trocados, não dá para retirar
                                                Precisamente, um turbo se for comprado na marca não deve ficar mais barato que o FAP... mas quem quiser poupar dinheiro pode comprar "cá fora" por 1/4 do preço, o pessoal é que ainda vê o FAP como algo do outro mundo!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Tirando o facto da 3ª opção ser ilegal...mas cada um sabe de si e terá as suas razões para justificar a sua escolha (seja ela qual for).

                                                  Eu também sei que é muito dinheiro e que custa a dar, sem dúvida. O da minha Astra fica perto do 2 mil € com montagem. A minha questão prende-se, além da ilegalidade, em assumir que é uma peça de desgaste, assim como tantas outras, que também são caras: turbo, injectores, bimassa/embraiagem, p.e. E estes têm que ser trocados, não dá para retirar

                                                  Nota: S.F.F.: Ler os post´s anteriores antes de fazer comentários.

                                                  Nenhum desses componentes duram só 55.000km. Aliás, ainda tenho as pastilhas de travão e os pneus de origem. É o primeiro componente que sou obrigado a trocar, (excepto filtros e óleos).

                                                  Estou totalmente de acordo cntg: o ideal é dar 2000€ de 55.000 em 55.000 km.
                                                  Eu é que não posso.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por cliozao Ver Post
                                                    Nota: S.F.F.: Ler os post´s anteriores antes de fazer comentários.

                                                    Nenhum desses componentes duram só 55.000km. Aliás, ainda tenho as pastilhas de travão e os pneus de origem. É o primeiro componente que sou obrigado a trocar, (excepto filtros e óleos).

                                                    Estou totalmente de acordo cntg: o ideal é dar 2000€ de 55.000 em 55.000 km.
                                                    Eu é que não posso.
                                                    Acho que tens que concordar comigo que 55 mil kms não é normal nenhum componente avariar, seja ele qual for.

                                                    Acho escusado o que está a bold, especialmente quando estamos a falar de forma genérica, e além disso, já comentei o teu caso anteriormente. Portanto, se era a isso que te estavas a referir, vale também para ti (e o teu FAP não custa 2 mil €, custa menos na marca - cá fora arranjas por 700/800 € segundo informação que me prestaram - o que não invalida o que eu disse no 1º parágrafo e num post anterior - tens um problema por resolver e até pode ser algo simples).

                                                    EDIT: esqueci-me de te dizer (apesar de não fazer parte deste tópico) a revisão do GPL é uma coisa básica, não tem grande ciência nem grande custo (um filtro de 20/25€ a cada 15 mil kms). Se é só este o motivo de não quereres GPL, acho que podias pensar um pouco mais no assunto para futuras compras. É só a minha opinião.
                                                    Editado pela última vez por Ecoflex; 29 January 2015, 09:15.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Acho que tens que concordar comigo que 55 mil kms não é normal nenhum componente avariar, seja ele qual for.

                                                      Acho escusado o que está a bold, especialmente quando estamos a falar de forma genérica, e além disso, já comentei o teu caso anteriormente. Portanto, se era a isso que te estavas a referir, vale também para ti (e o teu FAP não custa 2 mil €, custa menos na marca - cá fora arranjas por 700/800 € segundo informação que me prestaram - o que não invalida o que eu disse no 1º parágrafo e num post anterior - tens um problema por resolver e até pode ser algo simples).

                                                      EDIT: esqueci-me de te dizer (apesar de não fazer parte deste tópico) a revisão do GPL é uma coisa básica, não tem grande ciência nem grande custo (um filtro de 20/25€ a cada 15 mil kms). Se é só este o motivo de não quereres GPL, acho que podias pensar um pouco mais no assunto para futuras compras. É só a minha opinião.
                                                      Ou seja, 100€ por cada 60000km. Fica mais barato que um FAP

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por cliozao Ver Post
                                                        Nenhum desses componentes duram só 55.000km.
                                                        Há turbos a durar menos de 10.000km e então? Achas normal?
                                                        São casos pontuais, azar, mau trato, pequeno defeito, etc...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                          Ou seja, 100€ por cada 60000km. Fica mais barato que um FAP
                                                          Sim, se não houver mais nenhum problema com o sistema (raro de acontecer, mas...). A grande vantagem (entre outras) passa mesmo por não nos termos que preocupar com regenerações e com custos avultados de substituição do FAP).

                                                          Outra alternativa para o Cliozão, é mesmo um híbrido, até porque o percurso diário justifica o uso de um veículo destes. Mas também é uma questão de gostos e nem toda a gente gosta de híbridos.

                                                          O user sem(qualquer coisa, que não me lembro) trocou um corsa 1.3 cdti por um prius e está contentíssimo (até demais). Diz que poupa bastante, dado que estava constantemente em regenerações, mudas de óleo contaminado e agora tem um carro que gasta muito pouco, e com uma manutenção ridiculamente baixa. É um caso a ver, se bem que é sempre um passo "chato" ter um carro e ter que trocar com tão poucos kms...

                                                          Cliozão, só consultaste uma oficina acerca do teu FAP? Já foste à marca pedir opinião?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            um prius e está contentíssimo (até demais).
                                                            É o problema dos Prius, eu "emprestei" o meu à minha mulher e fiquei sem ele... nunca mais o largou!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                              Ou seja, 100€ por cada 60000km. Fica mais barato que um FAP
                                                              Sem dúvida, o problema é se não há bombas com GPL onde o dono do carro mora, ao contrário de gasóleo que qualquer bomba tem. Dar 1500 ou 2000 euros por um kit GPL para depois ter de ir aonde o judas perdeu as botas para atestar é um péssimo "negócio", mais vale comprar logo a gasóleo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X