Esse motor de fiável tem muito pouco....
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Opel Astra G - Qual será o problema?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostNão sei que problemas deram esses que conheces.
Do que vou ouvindo falar dão alguns problemas de ignição, algumas juntas queimadas e pelo que vi num fórum britânico houve também meia dúzia de centralinas defeituosas. Não é perfeito, mas também não é um motor particularmente problemático.
Dois ja vão no segundo motor e o 3 (dos meus pais) tem dado problemas eléctricos com fartura.
Comentário
-
Existem 2 versões desse motor: X14XE e Z14XE.
A X14XE tem acelerador por cabo e cumpre normas EURO diferentes. As bobines chateiam mas até é raro, assim por alto e analisando no geral, digamos que é uma régua por cada 100mil kms. A unidade de comando não conheço casos nesta versão mas não digo que não possa haver por aí fora.
O Z14XE...é daqueles casos em que se mexe no que está bom para estragar. As bobines não digo que seja 1 por ano mas que aquilo dura muito pouco tempo. A unidade de comando avaria com regularidade e desconheço que tenham reparação. A sua localização apertada ao motor é o factor primordial que contribui para a sua degradação. Ideias que não tem ponta por onde se lhe pegue! Linha de pensamento: já sei, vamos apertar uma peça electrónica sensível e essencial ao motor para se sujeitar às variações de temperatura e vibrações. Ainda por cima devem ter decrescido a qualidade pois no X14XE ela está no mesmo local e nem por isso sofre tantas falhas como Z14XE. O bloco 1.7DTi tem o mesmo problema.
As sondas lambda também dão o ar da sua graça e a EGR igualmente. Se não me falha esta versão já passou também a utilizar MAF mas também desconheço falhas crónicas.
O motor em si não é mau pois tem força e é agradável de utilizar. A fiabilidade do bloco também é boa, algum consumo de óleo mas tudo dentro do aceitável. Os consumos são outro aspecto particular pois se no X14XE conseguimos médias de 6,1l, já no Z14XE 6,8l para o mesmo trajecto.
Para quem tem o X14XE, como é o caso aqui apresentado pois este vendeu-se sensivelmente até Setembro de 2000, acho que ainda vale a pena reparar. O Z14XE é a tal questão...............compensa vender ou abater porque aquilo é um poço sem fundo. Literalmente.
Cumprimentos.
Comentário
-
Depende..............se não estiver nas melhores condições. No entanto quando digo com força, refiro-me obviamente a um motor de 1400cc 16v atmosférico. A versão C14NZ de 8v de 82cv é tem outra alma a baixas mas depois falta-lhe lá em cima. Nota pessoal: prefiro as 8v pois o dia a dia favorece os consumos e a facilidade de utilização.
Uma situação que está novamente a ser favorecida pelos construtores embora o turbo tenha vindo mudar novamente este cenário.
Cumprimentos.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário