Aqui está um integrado (555) que se farta de mostrar o que vale ... após tantos anos ainda dá cartas em muitas aplicações e, com a qualidade e fiabilidade a que nos tem habituado, penso que vai por cá continuar por mais alguuuum tempo.
Este dispositivo funciona como retardador mas, se o relé for de três contactos é bem provável que servisse
A resistencia tem de ser tal que permita que o relé desative o contacto quando o condensador carrega. Este é apenas um exemplo que testei na banca com uma bateria de automóvel e com os -12v directos (sem qualquer sensor). A resistencia da bobine foi medida com o ohmimetro e no caso de um relé de potencia para automóvel (nº 85/86) ela era de cerca de 80 ohm. Espero ter ajudado.
desde já muito obrigado pela sua ajuda ...
se não for abuso da minha parte daria para o esquema mencionar o que liga ao :
85
86
87
30
desde já muito obrigado pela sua ajuda ...
se não for abuso da minha parte daria para o esquema mencionar o que liga ao :
85
86
87
30
desculpe e grande obrigado
Pois então os nº 85 e 86 são os terminais da bobina e a polaridade não interessa... O 30 que é o comum pode ir ao +12v e o 87 (NA) vai alimentar o "besouro", isto a título exemplar, claro. Estes 30 e 87 não fazem parte do esquema que apresentei pois não entram na "autotemporização".
E não, não é abuso... disponha
amigo no seu esquema , você faz referencia a um condensador e a resistências , e eu queria saber onde ligaria então o condensador e as resistências ...
exemplo uma perna do condensador ligo no 86 a outra no 85 ...
era este tipo de informação / esquema que necessitava ...
amigo no seu esquema , você faz referencia a um condensador e a resistências , e eu queria saber onde ligaria então o condensador e as resistências ...
exemplo uma perna do condensador ligo no 86 a outra no 85 ...
era este tipo de informação / esquema que necessitava ...
obrigado
O condensador e a resistencia estão ligados um ao outro nos dois terminais. Um par de terminais C+R (cond. + res. ) liga ao nº 86 (bobine) e o outro par de terminais C+R liga ao sensor, reed, etc.
eu não tenho que fabricar nada , só tenho que arranjar algo que me sirva , aquela célula não me serviu , não foi pior porque estava no circuito dos médios e o fusível fez o trabalho dele ...
já lá tenho uma outra adaptada e até agora , sempre a bombar ... ok ?
Esse retardador baseado no 555 deve ser a toda a prova... já agora , retardar os médios porquê ? Para facilitar o arranque ? É só curiosidade minha
E a ldr "ligada" aos médios é para quê ? Ligarem automáticamente tipo interruptor crepuscular ? Um circuito de comando é normalmente seguro, mas para queimar fusível e das lampadas, parece que havia aí um curto circuito. É também só por curiosidade
eu não usei um retardador , usei um LDR ( peça do mesmo fabricante - mas peça diferente , pois como disse a minha era uma célula LDR ) para fazer um sistema de quando é noite ou entro em parques o carro acende as luzes sozinhas ...
e tudo estava bem montado ....
hoje está lá outra , e como disse sempre a bombar , há pois é !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu não usei um retardador , usei um LDR ( peça do mesmo fabricante - mas peça diferente , pois como disse a minha era uma célula LDR ) para fazer um sistema de quando é noite ou entro em parques o carro acende as luzes sozinhas ...
e tudo estava bem montado ....
hoje está lá outra , e como disse sempre a bombar , há pois é !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Calculei que fosse para isso . E peço desculpa por ter juntado duas questões de uma só vez , mas a qestão do retardador era para o fokemon
Calculei que fosse para isso . E peço desculpa por ter juntado duas questões de uma só vez , mas a qestão do retardador era para o fokemon
amigo não tem que pedir desculpa ...
estamos aqui no único sentido de ajudar e sermos ajudados ...
eu por caso dei-me mal com a célula , mas o user deu-se bem com o tal retardador , fixe para ele ...
pouco ou mais nada há para se dizer ...
Esse retardador baseado no 555 deve ser a toda a prova... já agora , retardar os médios porquê ? Para facilitar o arranque ? É só curiosidade minha
retardar pra poupar o motor de arranque.
a mota liga os medios assim que dou ao start, desta forma poupa se o material , tenho ajustado para 15 segundos.
retardar pra poupar o motor de arranque.
a mota liga os medios assim que dou ao start, desta forma poupa se o material , tenho ajustado para 15 segundos.
É boa ideia. Eu, há dois anos, fiz mais ou menos o contrário nas velas do meu carro (a gasóleo,claro) pela mesma razão e por causa de más experiências no passado.
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