Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temperatura após mudar a junta da colaça

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
    Enfim companheiro, como te compreendo. Gasta-se uma pipa a pensar que se vai resolver o problema, e depois vem igual ou pior... e como sempre o mecânico lava as mãos.

    Aquecimento de motor pode ser uma infinidade de coisas.. Mas devias ter mudado a bomba de água, para aproveitar a mão de obra.. É daquelas trampas que se deve mudar sempre que se intervenciona o motor, e contra mim falo.
    Vou esta sexta feira ver isso. Na altura não se mudou porque é "facil" lá chegar e não tem de se desmontar meio carro

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
      A correia estará bem colocada? Lembro-me de há uns tempos ler aqui um tópico de alguém que acontecia isso do carro engasgar-se, tb tinha acabado de a trocar, e era a correia mal colocada...

      Edit:
      http://forum.autohoje.com/boxes/1320...resolvido.html
      Vou pedir ao mecanico para ver isso. Já que não vou mais onde ia...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
        É progressiva..

        mas ele ainda não foi ao vermelho. Ele tem 4 riscos na totalidade:

        Vamos-lhes chamar 1 (frio), 2, 3 (meio ou 90º), 4 e 5 (vermelho).

        Ele devia parar no 3º, porém oscila bastante entre o terceiro e o quarto. Ainda não o vi passar muito do 4º. A unica vez que passou um milimetro, voltou a baixar a temperatura..
        Tenho uma ZX1,5D que até à pouco tempo também o ponteiro vivia em torno do 3 salvo quando está muito frio porque ligo a sofagem no máximo e ele desce se não puxar pelo motor ou, quando está calor (maravilhoso ) e ele começa a "trepar" e só não trepa mais porque aqui o rapaz ligou um interruptor aos ventiladores (são 2) do radiador e ligo-os por precaução (gato escaldado da água fria tem medo, ehe ). Ora eu achava isso normal até agora há pouco tempo que a temperatura pareceu-me custar mais a subir logo de manhã e ao abrir o vaso de expansão após uns Kms a andar, até mudei de côr... o líquido refrigerante passou de verde a castanho . Ainda andei com o carro com algumas limitações uns 3 dias a julgar ser bomba de água. Quando no sábado me virei para a "estragação", apercebi-me após alguma trabalheira que a bomba estava e está boa, mas na zona do termostato havia ferrugem ou algo semelhante, provávelmente há já algum tempo. Resumindo, lavei o circuito, limpei os sensores de temperatura, descobri que tinha os dois radidores rotos , acho que o termostato tem uma fuga pequenina (acho !! ), e desde então o ponteiro anda por volta de um bocadinho abaixo do 3 e a estabilidade foi-se... ele depois de quente está um bocadinho abaixo do 3 e a partir daí sobe mais depressa ou devagar conforme o esforço, claro, mas desce logo a seguir... quero eu dizer que a oscilação é agora bem mais notória do que antes. Não considero isso problema pois só prova que o termostato está a fazer trabalho dele. Neste momento está sem radiador de sofagem, com água em vez de líquido (ainda há perdas), e eu deixei-o subir há uns dias ao puxar por ele sem fazer uso do tal interruptor... ele subiu em direcção ao 4 mas depois, e com o carro em andamento, desceu outra vez até ao (agora) normal. Depois de tudo reparado logo vejo como fica mas não me preocupo por agora, não vejo razão para alarme. Espero ter ajudado

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
          A correia estará bem colocada? Lembro-me de há uns tempos ler aqui um tópico de alguém que acontecia isso do carro engasgar-se, tb tinha acabado de a trocar, e era a correia mal colocada...

          Edit:
          http://forum.autohoje.com/boxes/1320...resolvido.html
          Originalmente Colocado por fEMALUSI Ver Post
          Tenho uma ZX1,5D que até à pouco tempo também o ponteiro vivia em torno do 3 salvo quando está muito frio porque ligo a sofagem no máximo e ele desce se não puxar pelo motor ou, quando está calor (maravilhoso ) e ele começa a "trepar" e só não trepa mais porque aqui o rapaz ligou um interruptor aos ventiladores (são 2) do radiador e ligo-os por precaução (gato escaldado da água fria tem medo, ehe ). Ora eu achava isso normal até agora há pouco tempo que a temperatura pareceu-me custar mais a subir logo de manhã e ao abrir o vaso de expansão após uns Kms a andar, até mudei de côr... o líquido refrigerante passou de verde a castanho . Ainda andei com o carro com algumas limitações uns 3 dias a julgar ser bomba de água. Quando no sábado me virei para a "estragação", apercebi-me após alguma trabalheira que a bomba estava e está boa, mas na zona do termostato havia ferrugem ou algo semelhante, provávelmente há já algum tempo. Resumindo, lavei o circuito, limpei os sensores de temperatura, descobri que tinha os dois radidores rotos , acho que o termostato tem uma fuga pequenina (acho !! ), e desde então o ponteiro anda por volta de um bocadinho abaixo do 3 e a estabilidade foi-se... ele depois de quente está um bocadinho abaixo do 3 e a partir daí sobe mais depressa ou devagar conforme o esforço, claro, mas desce logo a seguir... quero eu dizer que a oscilação é agora bem mais notória do que antes. Não considero isso problema pois só prova que o termostato está a fazer trabalho dele. Neste momento está sem radiador de sofagem, com água em vez de líquido (ainda há perdas), e eu deixei-o subir há uns dias ao puxar por ele sem fazer uso do tal interruptor... ele subiu em direcção ao 4 mas depois, e com o carro em andamento, desceu outra vez até ao (agora) normal. Depois de tudo reparado logo vejo como fica mas não me preocupo por agora, não vejo razão para alarme. Espero ter ajudado
          É assm, acho que após ver a bomba de água não há mais nada a fazer no circuito. Portanto sinto-me um pouco perdido. Vou testar depois rm viagens mais longas e com o tempo quente a ver como se porta.

          Estou é mais preocupado com o que às vezes sinto que seja falta de resposta imediata. Em rotação muito baixa soluça Às vezes. E umas outras quando carrego no acelerador parece que o carro exita em andar. Como se estivesse a encher um turbo e só depois disparasse.

          Estou muito desanimado com isto. Não tenho dinheiro para outro carro de manrira nenhuma e mesmo para este está muito difícil pois está a dar estes problemas. Fiquei a sismar na distribuição. Tb tenho medo que a junta tenha sido mal colocada. Parece possível?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
            Vou esta sexta feira ver isso. Na altura não se mudou porque é "facil" lá chegar e não tem de se desmontar meio carro
            Fácil? Não é essa a ideia que tenho das bombas de água, ainda vais gastar um bocado em mão de obra para fazer isso.. Por algum motivo se deve trocar sempre a bomba de água aquando da mudança da correia de distribuição.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
              Fácil? Não é essa a ideia que tenho das bombas de água, ainda vais gastar um bocado em mão de obra para fazer isso.. Por algum motivo se deve trocar sempre a bomba de água aquando da mudança da correia de distribuição.
              No peugeot 106 julgo não haver grande problema em chegar lá.
              Posso estar errado mas foi o que me disseram.

              Comentário


                #37
                Se for tão fácil como a minha... parti-lhe a aba quase toda, puxei, bati, forcei, e nada ... meti-lhe os dois parafusos a encostar com anilhas e anda assim... maluco ??... não... ainda aqueci depois o motor bem quente para tentar sacá-la a calor e constatei que para além de estar a bombear bem ela não torcia nem amolava... não arranjo outra bomba como esta... roda leve e sem ronçeiras mesmo depois deste macabro episódio... está "de pedra e cal" a fdp... deve-se achar uma raínha ou o K

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                  Fácil? Não é essa a ideia que tenho das bombas de água, ainda vais gastar um bocado em mão de obra para fazer isso.. Por algum motivo se deve trocar sempre a bomba de água aquando da mudança da correia de distribuição.
                  Nem sempre essa muda é recomendada. Tens casos em que a bomba de água corre por fora da distribuição. Não faço ideia se este é um caso destes...

                  Comentário


                    #39
                    Se for o 1.1 a gasolina que penso, é movida pela correia. Apesar de não ser muito recomendado, a bomba pode perfeitamente aguentar mais kms sem dar problemas mas atendendo ao preço (uns 30€, talvez) e ao trabalho que dá substituí-la por norma faz-se tudo de uma vez.

                    Ao user da ZX 1.5D, se já havia sinal de ferrugem no circuito então nunca devia levar água em vez de líquido de refrigeração, vai voltar ao mesmo não tarde.
                    Quanto muito, usa água destilada, mas já arranjas anti-congelantes baratos que não justifica o risco de piorar ainda mais o circuito.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                      Se for o 1.1 a gasolina que penso, é movida pela correia. Apesar de não ser muito recomendado, a bomba pode perfeitamente aguentar mais kms sem dar problemas mas atendendo ao preço (uns 30€, talvez) e ao trabalho que dá substituí-la por norma faz-se tudo de uma vez.

                      Ao user da ZX 1.5D, se já havia sinal de ferrugem no circuito então nunca devia levar água em vez de líquido de refrigeração, vai voltar ao mesmo não tarde.
                      Quanto muito, usa água destilada, mas já arranjas anti-congelantes baratos que não justifica o risco de piorar ainda mais o circuito.
                      Se for movida pela correia, é necessário desmontar a transmissão, certo?

                      É que como foi dito em cima, tenho medo que ela tenha sido mal montada, e isso é uma boa forma de eliminar essa hipotese.

                      Caso isto da temperatura não seja da bomba de água, não vejo mesmo mais nada a fazer. Valvulas e termostato novo, radiador todo revisto, liquidio de refrigeração, sangrado.. Só me resta mesmo andar assim. A não ser que o problema seja da colaça que foi mal metida.

                      Uma questão:

                      Se a colaça tiver sido mal metida, o que pode vir daí? Pode deixar escapar algo e esse aumento de temperatura vir daí? Ou o máximo que pode acontecer é falta de compressão nos cilindros? Isto porque não me parece que esteja a verter oleo, nem a deixar desaparecer o liquido de refrigeração.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Nem sempre essa muda é recomendada. Tens casos em que a bomba de água corre por fora da distribuição. Não faço ideia se este é um caso destes...
                        Pois, mas mesmo nesses casos acho que não é das peças mais fáceis/baratas de mudar. Claro que se está a servir de tensor à correia de distribuição, pior ainda e aí sim, como referes, se deve aproveitar a troca da correia para mudar.

                        Comentário


                          #42
                          nesse motor a bomba de água é movida pela correia de distribuição e é normal as pás desfazerem-se com a ferrugem, quando se troca a junta deve-se sempre ver o estado da bomba de água, outra coisa que já foi aqui falada, uma vez meti a correia de distribuição num motor igual a esse num citroen ax e o carro engasgava, estava descomandado, porque para trancar o volante do motor mete-se um parafuso num furo, mas tem um ao lado do outro e meti no furo errado

                          Comentário


                            #43
                            É bem possível que o serviço de troca de junta ter ficado mal feito, já me aconteceu num punto depois de mudar a junta o carro ficou sempre a aquecer mais que o normal chegava perto dos 3/4 do ponteiro com facilidade e sempre a cima do meio. Quando o normal era ao meio e um pouco a baixo disso.
                            Na altura mudou-se termostato, bomba de agua, válvula da temperatura e válvula que dá a informação para o manómetro e tudo ficou na mesma. O mecânico dizia que era normal ser assim, o certo é que durou pouco, andou uns 40 mil Km depois voltou a queimar novamente (misturar óleo na agua), foi feito o serviço novamente (por outro) e ficou a trabalhar à temperatura que considero normal.
                            Pela analise que faço a junta tinha ficado mal montada.
                            Editado pela última vez por DragonH; 02 April 2015, 08:59.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                              É bem possível que o serviço de troca de junta ter ficado mal feito, já me aconteceu num punto depois de mudar a junta o carro ficou sempre a aquecer mais que o normal chegava perto dos 3/4 do ponteiro com facilidade e sempre a cima do meio. Quando o normal era ao meio e um pouco a baixo disso.
                              Na altura mudou-se termostato, bomba de agua, válvula da temperatura e válvula que dá a informação para o manómetro e tudo ficou na mesma. O mecânico dizia que era normal ser assim, o certo é que durou pouco, andou uns 40 mil Km depois voltou a queimar novamente (misturar óleo na agua), foi feito o serviço novamente (por outro) e ficou a trabalhar à temperatura que considero normal.
                              Pela analise que faço a junta tinha ficado mal montada.
                              Boas,

                              O carro engasgava só em rotação baixa? Ou em alta também?

                              Já agora, sentias às vezes demora a responder quando pisavas o acelerador a mais de 50%?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                Se for o 1.1 a gasolina que penso, é movida pela correia. Apesar de não ser muito recomendado, a bomba pode perfeitamente aguentar mais kms sem dar problemas mas atendendo ao preço (uns 30€, talvez) e ao trabalho que dá substituí-la por norma faz-se tudo de uma vez.

                                Ao user da ZX 1.5D, se já havia sinal de ferrugem no circuito então nunca devia levar água em vez de líquido de refrigeração, vai voltar ao mesmo não tarde.
                                Quanto muito, usa água destilada, mas já arranjas anti-congelantes baratos que não justifica o risco de piorar ainda mais o circuito.
                                Bem, "Mea culpa", eu não pus só água ... andou de facto uns dias (os piores) só com água, mas depois foi lavado novamente, pus líquido e desde então só vou acrescentando com água o pouco que agora perde... eu sei que é malfeito e que o líquido é até acessível mas espero ser por pouco tempo... e a ferrugem que encontrei estava na zona do termostato (que era onde pingava antes) e penso que pode ser em boa parte causada pelo termostato (que também é para trocar claro) e algum "apodrecimento" do tubo de alumínio á saída do mesmo. Quando começou a anomalia eu julguei ser as alhetas da bomba a desfazerem-se de oxidação mas penso que são de alumínio e que estão ainda bem íntegras. Com tempo e "temp€" lá resolverei estes problemas. Obrgd

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                  Boas,

                                  O carro engasgava só em rotação baixa? Ou em alta também?

                                  Já agora, sentias às vezes demora a responder quando pisavas o acelerador a mais de 50%?
                                  Demora a responder pode ser normal, afinal de contas é um 1.1...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                                    Demora a responder pode ser normal, afinal de contas é um 1.1...
                                    não vejo a relação, podes explicar pf?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      não vejo a relação, podes explicar pf?
                                      O que ele diz é que estando numa mudança muito elevada demora a responder...
                                      Se não tiver potência suficiente até pode mas é perder rotações...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                        Boas,

                                        O carro engasgava só em rotação baixa? Ou em alta também?

                                        Já agora, sentias às vezes demora a responder quando pisavas o acelerador a mais de 50%?
                                        No caso não notava perda de rendimento especifica a certas rotações, talvez o carro andasse um pouco menos que o normal mas era generalizado em toda a rotação.
                                        Na altura também não sabia o que sei hoje e nunca tentei perceber se existia pressão elevada no circuito de refrigeração.

                                        Mas é uma situação relativa que muda de caso para caso, no teu caso podes estar com perda de compressão também e ter outros sintomas.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                          No caso não notava perda de rendimento especifica a certas rotações, talvez o carro andasse um pouco menos que o normal mas era generalizado em toda a rotação.
                                          Na altura também não sabia o que sei hoje e nunca tentei perceber se existia pressão elevada no circuito de refrigeração.

                                          Mas é uma situação relativa que muda de caso para caso, no teu caso podes estar com perda de compressão também e ter outros sintomas.
                                          A correia tinha um bocado de "folga". Como se mexeu para ver a bomba de água, este novo mecanico deu-lhe mais tensão e agora acho que melhorou muito nesse aspecto. Já não sinto engasgos...

                                          O carro foi à maquina e não acusou nenhum erro na centralina.

                                          A temperatura continua igual. O sistema de refrigeração foi todo revisto de uma ponta a outra e todo limpo. Daí não é nada de certeza. A unica coisa que pode ter acontecido foi a má colocação da junta da colaça. Não necessariamente pelo mecanico, mas azelhice do torneiro ao facejar a colaça...

                                          Se não passar dos 3/4 quando puxo pelo carro, não haverá problema então (acho eu!).

                                          Sinto é que o carro me consome muito mais oleo do que consumia... Vou andar e ver ao certo os consumos que me está a fazer, até porque faz fumo e não o fazia antes. Quase de certeza que será os segmentos e vedante das valvulas. Mas não me apetece, de todo, abrir novamente o motor, especialmente agora...

                                          Comentário


                                            #51
                                            3/4? Mas isso é normal em algum carro em alguma situação???

                                            Lamento se aceitas essa situação... em breve vais entrar em despesas adicionais.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                              3/4? Mas isso é normal em algum carro em alguma situação???

                                              Lamento se aceitas essa situação... em breve vais entrar em despesas adicionais.
                                              Ele já ia aos 3/4 ou quase, quando puxava em autoestrada por exemplo.

                                              A junta da colaça foi trocada porque cedeu na zona do circuito do oleo, não porque queimou...

                                              Se não puxar pelo carro ele não sai muito dos 90º

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                                Se não puxar pelo carro ele não sai muito dos 90º
                                                Não deve passar puxando muito ou pouco, é suposto ficar "quieto" nos 90ºC se não fica algo não está bem.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                  Não deve passar puxando muito ou pouco, é suposto ficar "quieto" nos 90ºC se não fica algo não está bem.
                                                  Este mecanico (diferente do mesmo que me montou a junta da colaça) diz que não encontra nada, em lado algum. Foi tudo revisto..

                                                  Alguém com um 106 que me possa dizer como se porta a temperatuda? De preferica um Open, Green ou XR..

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                                    Este mecanico (diferente do mesmo que me montou a junta da colaça) diz que não encontra nada, em lado algum. Foi tudo revisto..

                                                    Alguém com um 106 que me possa dizer como se porta a temperatuda? De preferica um Open, Green ou XR..
                                                    No Punto que falei a resposta dos mecânicos era a mesma... ninguém queria mexer na junta novamente porque não tinham certezas de nada.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                                      Este mecanico (diferente do mesmo que me montou a junta da colaça) diz que não encontra nada, em lado algum. Foi tudo revisto..
                                                      Ora pelo que li queixas-te de:
                                                      - temperatura mais alta que o normal
                                                      - consumo de óleo aumentou
                                                      - fumo também faz mais

                                                      Achas que foi "tudo revisto" como deve ser? Achas que esse motor está a funcionar como deve ser? Acho que andas a levar o carro aos mecânicos errados!
                                                      Compreendo que não queiras gastar mais dinheiro (acho que ninguém gosta...) mas como o CL disse vem ai mais despesa... talvez reparar agora antes de "partir" fique mais barato.
                                                      E se fossem pessoas honestas o mecânico que montou isso, ou torneiro, etc... quem errou portanto assumia o erro e não tinhas grande despesa.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                        Ora pelo que li queixas-te de:
                                                        - temperatura mais alta que o normal
                                                        - consumo de óleo aumentou
                                                        - fumo também faz mais

                                                        Achas que foi "tudo revisto" como deve ser? Achas que esse motor está a funcionar como deve ser? Acho que andas a levar o carro aos mecânicos errados!
                                                        Compreendo que não queiras gastar mais dinheiro (acho que ninguém gosta...) mas como o CL disse vem ai mais despesa... talvez reparar agora antes de "partir" fique mais barato.
                                                        E se fossem pessoas honestas o mecânico que montou isso, ou torneiro, etc... quem errou portanto assumia o erro e não tinhas grande despesa.
                                                        Eu tentei pagar um pouco mais, e mundei a junta numa Bosch Car Service. Após isso foi ao tira teimas num mecanico que me recomendaram, e ele realmente parece ser um bom mecanico.

                                                        O sistema de refrigeração foi todo revisto e bem revisto, isso tenho a certeza... O problema só pode vir mesmo de me terem aberto o motor..

                                                        O liquido de refrigeração foi mudado (já foi posto e tirado umas 3 vezes, não é ar no sistema); O radiador foi tirado, desentupido e a fuga reparada; bomba de água revista e está boa; termostato foi mudado; valvulas mudadas... Daí o problema não é...

                                                        Se eu tiver de abrir o motor devido a este consumo de oleo, só assim saberei o que se passa...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por comydrome Ver Post
                                                          Eu tentei pagar um pouco mais, e mundei a junta numa Bosch Car Service. Após isso foi ao tira teimas num mecanico que me recomendaram, e ele realmente parece ser um bom mecanico.

                                                          O sistema de refrigeração foi todo revisto e bem revisto, isso tenho a certeza... O problema só pode vir mesmo de me terem aberto o motor..

                                                          O liquido de refrigeração foi mudado (já foi posto e tirado umas 3 vezes, não é ar no sistema); O radiador foi tirado, desentupido e a fuga reparada; bomba de água revista e está boa; termostato foi mudado; valvulas mudadas... Daí o problema não é...

                                                          Se eu tiver de abrir o motor devido a este consumo de oleo, só assim saberei o que se passa...
                                                          Por acaso lembrei me agora que o Punto que falei nessa altura também mamava uns 2 litros de óleo no mínimo em 10 mil Km, depois de refeito o trabalho voltou ao consumo normal de +-0.5l por 10 mil Km no máximo.
                                                          Além do excesso de temperatura o consumo de óleo era outro sintoma.
                                                          Editado pela última vez por DragonH; 07 April 2015, 09:56.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Fumo a mais é outro sintoma de correia de distribuição mal colocada...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Por um lado, ainda bem que foi numa oficina conhecida e não num qualquer Manel GT da esquina, acho mais provável assim que consigas que assumam que algo falhou...
                                                              Aperta com eles, se o carro não estava assim quando entrou, nunca deveria ter saído de lá assim.

                                                              São sintomas a mais para deixar andar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X