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Desmontar consola central em Opel Astra G.

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    Desmontar consola central em Opel Astra G.

    Bom, já não é a primeira vez que me colocam esta questão, e como explicar apenas não é o mais perceptível, decidi criar um tópico a explicar como se faz este trabalho.

    Já tirei estas fotos à algum tempo, são ainda do Astra do meu pai, mas aqui fica uma tentativa de explicação. Espero ser claro, mas qualquer duvida que haja, estejam à-vontade.

    Uma coisa a ter sempre em conta, é preciso calma, é preciso olhar para as coisas, compreender como estão montadas, como funcionam, para que se possa desmontar sem estragar, sem riscar, sem criar folgas. Para dessa forma, quando formos a montar, não surgirem os irritantes ruídos parasitas, ou as folgas e os desalinhamentos.

    Nada de forçar as coisas, é preciso calma.

    Bom, aqui está a consola central do Astra G do meu pai. (Só por curiosidade, já tem 8 anos, e está no estado em que se vê, mesmo já tendo sido desmontada várias vezes para alterações minhas a nível da electrónica).



    Ferramenta necessária:

    • Chaves de fendas,
    • Chaves Torx (com acessório de extensão),
    • Grampos de tirar o rádio,
    • Chave umbraco.







    Bom, para começar ha que abrir o cinzeiro, retirar o suporte de dentro e o isqueiro.



    Agora, com a chave de fendas grande, tirar o canto que envolve a zona do isqueiro. É facil, com calma torcer ligeiramente a chave para "lá" para que a tampa salte fora. Não é preciso ter receio.





    Ali está, indicado a vermelho um dos parafusos da consola central.

    Agora, baixando a tampa de cima do cinzeiro, é possível ver os outros parafusos, o esquerdo é o segundo parafuso da consola central.



    Ainda não é preciso retirar já os parafusos, vamos continuar a preparar a desmontagem. Agora retirar o tapete da caixinha de arrumações.



    Tapete retirado, é possível ver os pequenos encaixes que fixam a caixinha das arrumações.

    Com a chave de fendas, levantar os de baixo, baixar os de cima e puxar a caixa para fora em simultâneo. Pode-se puxar primeiro de um lado e depois do outro, ou primeiro em cima, e depois em baixo, uma vez que uma pessoa sozinha não consegue pressionar os 4 encaixes.









    Retirada a caixa, vamos desapertar os parafusos, utilizando a chave torx.





    Chega a hora de retirar o rádio. [u]Atenção</u>, o rádio está codificado, portanto quando for montado de novo, é preciso inserir o código para que este volte a funcionar. O código encontra-se no Car Pass do carro.

    Utilizar a chave umbraco para desapertar os pequenos parafusos que tapam os orifícios do rádio.



    Retirados os parafusos, colocar os grampos nos orifícios para retirar o rádio. É só colocar lá para dentro até ouvir um Click e depois puxar.



    Retirado o rádio, é fácil verificar que há um parafuso ao fundo do chassis que suporta o rádio. Retirar esse parafuso com a extensão da chave Torx.





    Retirado o parafuso, vamos desencaixar o chassis do rádio. É preciso "torcer" ligeiramente os encaixes laterais.





    De seguida, puxar para fora, com firmeza o chassis do rádio.





    Atenção à ficha de ligações. É intuitivo o seu desencaixe. Basta pressionar as patilhas na direcção das setas.



    Com o chassis separado, encontramos mais 2 parafusos, que estavam por trás deste.





    Desapertar estes parafusos, e preparar para desencaixar o conjunto da soufagem.

    Existem 4 encaixes destes, dois em cima, dois em baixo. Basta proceder como a foto representa. Ou seja, levantar as patilhas, e empurrar para trás o conjunto dos comandos da soufagem, e este desencaixar-se-á facilmente.











    Se puxarmos agora a consola central, esta já se solta, menos na zona do display.



    Com firmeza, agarrar na consola como mostra a fotografia, e puxar firmemente. A consola desencaixar-se-á.



    Aqui está ela desencaixada.



    Está desencaixada, mas ainda não se solta. Está segura pela ficha do display, e pelas saídas de ar centrais.

    Para desencaixar a fixa do display, tem que se rodar a patilha que lá está 90º no sentido da seta da fotografia. (Seja com o sem computador de bordo, o procedimento é o mesmo).







    De seguida, é só desencaixar as saídas de ar centrais. Existem 4 encaixes, dois em cima, dois em baixo. O procedimento, é o representado pela fotografia.





    E pronto, desencaixadas as saídas de ar, finalmente é possível retirar a consola central.



    E pronto, para montar é precisamente o mesmo procedimento, mas no sentido inverso. Apenas uma chamada de atenção para o seguinte:

    Ao colocar a consola central de novo no sitio, ela começará por encaixar pela parte de cima, portanto, não esquecer de baixar a tampa do cinzeiro, senão esta fica por trás da consola, e depois tem que se forçar para a colocar no sitio.



    O resto, é tudo intuitivo, prático, e fácil de montar. Os encaixes não geram problemas de folgas ou coisas do género, continuaram a encaixar de forma sólida e eficaz. No que toca ao aperto dos parafusos, não há que ter medo, pode-se apertar bastante que a rosca não se danifica.

    Voltar a montar tudo com cuidado, e com calma para não riscar nada.

    Já agora, ao retirar e ao colocar o chassis do rádio, uma vez que este é em ferro e tem esquinas, cuidado para não raspar ou bater na consola central para não riscar.

    Depois de montado, cá está tudo novamente no sítio, e direitinho! ;)



    Espero que esteja explicito, e que o tópico vos ajude caso seja necessário desmontar a consola. Seja para alterar ligações do rádio, o ecrã, substituir lâmpadas etc.

    Qualquer questão, estejam à-vontade.

    Bom trabalho!

    Paulo André Bandeira.

    #2
    Oh Tub, curti no fim a foto de tudo montado ser a primeira foto antes de desmontar. A mim não me enganas! [}]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por ciber007

      Oh Tub, curti no fim a foto de tudo montado ser a primeira foto antes de desmontar. A mim não me enganas! [}]
      [}][}][}]

      Difamador [}][}][}]

      Por acaso essa foto foi tirada no dia da entrega Foi das ultimas De notar que já perdi a conta às vezes que isso foi desmontado. Portanto não ha que ter medo, porque quando os materiais têm qualidade, e a montagem é boa, fica tudo como estava.

      É por estas e por outras, que dou tanto valor à qualidade.

      Se fosse outros carros que já desmontei, e até de marcas com mais nome que a Opel (pelo menos na comunidade jovem, mas não vou referir), diria para terem cuidado para não partir os encaixes, ou para não apertar demais os parafusos para não os moer, e ainda diria que o aparecimento de ruídos parasitas, ou as folgas, e o não conseguir encaixar da mesma forma as coisas, era [u]normal</u>. [xx(]

      Comentário


        #4
        Fantástico trabalho, ajudou imenso!
        Fiz passo a passo tal qual como mencionas nas fotos! Só faltou dizeres como sacar a ficha eléctrica do botão dos 4 piscas!
        Obrigado!

        Comentário


          #5
          brutal!
          obrigado, isto vai-me dar um jeitão

          já agora, se comprar um "ecran" novo (a parte do cb e informação do rádio) é só tirar um e meter outro - falo substituir por um igual - ?

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