Originalmente Colocado por veterano
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Hoje com o dowsizing,tens um motor turbinado de 1.5L com a mesma potência,mais binário e em vez de levar os 8 litros de lubrificante que leva o 3.0L (o que é normal),leva 4/5.5 litros de lubrificante,o qual é submetido a uma maior carga térmica,um desgaste maior,não só por isto,mas também por outras razões (por isto os lubrificantes evoluiram,mais aditivados,sintéticos,100% sintéticos,técnologia HC's,tudo dependendo da sua formulação se existem ésters ou PAO),mas isto é paro o tópico do Usos e Propriedades dos Lubrificantes.
Também a este downsizing e materiais usados na fabricação dos motores (e não só)cada vez mais se recomendam óleos com graduações mais baixas
SAE tipo 0w30,0w20,mesmo 0w16,depois as normas cada construtor tem a sua.
Tudo se deve a economizar energia (menos consumo,mesmo que sejam umas décimas,estas vezes 1000000 de veículos representa algumas Toneladas a menos de CO2),anticongelantes SI OAT,podem andar dentro de um sistema de refrigeração uma década,passar 200000km,dependendo do construtor,que se traduz por menos impacto ambiental na fabricação (produz-se menos,e na sua reciclagem).
Tudo isto para dizer que tudo evolui,motores mais pequenos e mais potentes,e os lubrificantes vão na corrida,mas imfelizmente ainda não se inventaram motores térmicos com lubrificantes à vida destes mesmos.
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