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    #31
    Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Boa tarde
    Á 15/20 anos a trás ou mais, usava-se mais o oléo mineral do que os sintéticos ...já existiam carros com turbo e muitos CVs ...o manual dizia trocar o óleo anualmente ou 10.000/15.000 quilómetros +- hoje todos usamos os sintéticos e os semi-sintéticos ..devemos trocar o óleo 12 em 12 meses.
    Os motores evoluiram em tudo..mas os óleos tambem evoluiram...nesse sentido eu troco o óleo aos 18 meses ou mais sem problemas.
    Já tive um Diesel DCI vendi com 101 mil quilómetros e gasóleo do mais barato. Os óleos que por vezes se compra nas grandes superficies tem anos e são vendidos .. é uma opinião baseada em conversa de amigos amantes, dos carros e não uma informação técnica..não sou contra quem siga o manual do carro...
    Antigamente,existiam por exemplo motores de 3.0 L de 6 cilindros com 190 cv atmosféricos que tinham um cárter motor com uma capacidade maior

    Hoje com o dowsizing,tens um motor turbinado de 1.5L com a mesma potência,mais binário e em vez de levar os 8 litros de lubrificante que leva o 3.0L (o que é normal),leva 4/5.5 litros de lubrificante,o qual é submetido a uma maior carga térmica,um desgaste maior,não só por isto,mas também por outras razões (por isto os lubrificantes evoluiram,mais aditivados,sintéticos,100% sintéticos,técnologia HC's,tudo dependendo da sua formulação se existem ésters ou PAO),mas isto é paro o tópico do Usos e Propriedades dos Lubrificantes.

    Também a este downsizing e materiais usados na fabricação dos motores (e não só)cada vez mais se recomendam óleos com graduações mais baixas
    SAE tipo 0w30,0w20,mesmo 0w16,depois as normas cada construtor tem a sua.

    Tudo se deve a economizar energia (menos consumo,mesmo que sejam umas décimas,estas vezes 1000000 de veículos representa algumas Toneladas a menos de CO2),anticongelantes SI OAT,podem andar dentro de um sistema de refrigeração uma década,passar 200000km,dependendo do construtor,que se traduz por menos impacto ambiental na fabricação (produz-se menos,e na sua reciclagem).

    Tudo isto para dizer que tudo evolui,motores mais pequenos e mais potentes,e os lubrificantes vão na corrida,mas imfelizmente ainda não se inventaram motores térmicos com lubrificantes à vida destes mesmos.

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      #32
      Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
      Boa noite Veterano,desculpa e desculpem desde já o offtopic.

      Sim,estava a falar dum motor estacionário,mas,a mecânica não deixa de ser a mesma,e no que toca a lubricantes e periocidades de manutenção e serviços também não,todos os motores têm um plano de manutenção,especificações técnicas de todos os tipos.

      A única diferença é que nestes motores a periocidade é traduzida em horas (tempo),não em km (distância),mas também,no exemplo que dei anteriormente,o serviço é anual.
      Boa noite PSoares
      Não precisas de pedir desculpa...eu entendi e sei diferenciar essa situação ...abraço

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