Não parece nada preocupante, mas nunca notei os meus fazerem isso e já cá passaram 3 1.3jtdm, num deles fiz 260.000 sem mudar corrente e não fazia isso, fazia sim, como já foi dito aqui, um trabalhar mais "estrampalhado" durante alguns segundos.
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Barulho motor 1.3 CDTi normal?
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Greetings!
Eu que já tive um 1.3 multijet versão 1 recomendava:
Óleo 0w30 para chegar ainda mais rápido ao turbo e etc. É a viscosidade que agora muitos carros novos estão a usar.
https://texoleo.com/product/selenia-...nergy-0w-30-2l
https://www.autopartslogistic.com/rp...P141V55_ta-REP
No óleo actual que colocaste há pouco tempo podes meter Ceratec (25€) para dentro do motor.
Este produto oferece proteção extra durante 50.000km dentro do motor.
Como banha as paredes do motor com uma película anti-fricção pode ajudar nesses 2, 3 segundos que o óleo demora a chegar a todo o motor, e ouves o tal ruido estranho.
https://www.feuvert.pt/cera-tec-liqui-moly-300ml-84910
Marcas de óleo fazem diferença no trabalhar a frio. No meu motor Shell era horrível em termos de ruído a frio. Mobil era espectacular.
Os problemas do tensor da corrente aconteciam mais nos motores até meados de 2007. A partir dai esse defeito foi melhorado.
O 1.3 multijet é o motor adorado na India. Muitos modelos o usam e tem muito boa reputação mesmo em locais inóspitos.
CumprimentosEditado pela última vez por pgainf; 26 March 2019, 11:43.
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Originalmente Colocado por jogador Ver PostTambém me parece normal apenas é estranho o timing.
E também é estranho ter desaparecido durante 2 semanas e depois voltou.
Atenção ao nível do óleo sempre perto do máximo esses motores são picuinhas nesse aspecto
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Todos os cancaros vão bater à porta do eblase...
Eh pá! Um dia ainda lá hei-de ir levar-te o meu!
Nem que seja para polir os faróis!
E depois quero ver esses restaurantes aí da zona que não conheço nada... Pode ser o mesmo da última vez! E agora conduzes tu para veres a "maravilha" daquele selector da caixa...
E a ver se me metes mais arranque naquele carro... das 4 mil para cima está fixe... quer-se dizer... dá para andar...
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Originalmente Colocado por CL Ver PostTodos os cancaros vão bater à porta do eblase...
Eh pá! Um dia ainda lá hei-de ir levar-te o meu!
Nem que seja para polir os faróis!
E depois quero ver esses restaurantes aí da zona que não conheço nada... Pode ser o mesmo da última vez! E agora conduzes tu para veres a "maravilha" daquele selector da caixa...
E a ver se me metes mais arranque naquele carro... das 4 mil para cima está fixe... quer-se dizer... dá para andar...
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Pelo áudio diria que não é nada de preocupante.
O maior problema desses blocos, acaba por ser a excessiva contaminação de óleo devido às regenerações.
E como tem um cárter pequeno (cerca de 2.8L) não há óleo em quantidade suficiente para fazer frente à contaminação.
Ou seja, não sei que trajetos fazes e qual a quilometragem anual, mas deves ter em atenção ao nível do óleo, e encurtar as mudanças caso não faças 30kkm por ano.
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Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver PostÉ normal, todos fazem a frio nos primeiros 3s.
Já tive 2 motores 1.3M-jet e sempre fizeram desde novos o barulho e nunca tive problemas, alias, foram os que menos problemas me deram até hoje, ou seja, 0 problemas em quase 200mil kms.
No outro dia começou a chiar ao acelerar, parecia turbo mas foi só dar um aconchego nos parafusos do colector de escape.
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Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver PostAndo diariamente com um da empresa, 316.000km, revisoes a cada 30.000km desde novo e ja levou tudo a volta do motor, o motor em si nunca foi mexido.
No outro dia começou a chiar ao acelerar, parecia turbo mas foi só dar um aconchego nos parafusos do colector de escape.
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostFábio e o teu da empresa faz aquilo ao ligar?
Um parece ser touches/válvulas o que diria que é normal nos primeiros segundos em que o motor começou a trabalhar e o óleo está todo no cárter.
O outro ruído, pareceu ser um ruído mais "aborrachado", proveniente da correia de acessórios.
Penso não haver motivo para preocupações.
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Hoje o carro esteve 12 horas parado (costuma ficar parado mais algumas horas). Curiosamente não fez aquele ruído ao ligar. Há alguma explicação lógica para isto? Hoje o tempo esteve mais quente, em vez de pegar o carro pelas 17h peguei pelas 15h. Pode a temperatura ambiente influenciar?
Já sei que ao ligar, é normal aquele ruído, que é o tempo que o óleo demora a ganhar pressão para ativar os tensores, que não é instantâneo.
Obrigado
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Carlos, eu não conheço o motor mas pelo que o pessoal que conhece está a comentar, parece que sim, é normal, e no teu lugar deixaria de me preocupar.
Só te posso dar um exemplo de como sim, a temperatura pode influenciar isso e outras coisas, até à precisão de 1º a mais ou a menos:
Tive um 206 hdi que, durante os 8 anos na minha posse, sempre que fazia um arranque a frio abaixo dos 12ºC, os primeiros 10 a 20 segundos fazia um barulho de vibração metálica na distribuição... Bastava estar 13ºC ou mais para nunca ouvir esse barulho.
Quando lhe troquei o kit da distribuição, esse problema (que seria o rolamento do tensor com defeito) desapareceu.
Mas é muito comum numa variedade imensa de carros que os primeiros 1 a 5 segundos depois de arranque a frio (sobretudo quanto mais frio ambiente estiver) tenham um ruído estranho, mais metálico, etc - o óleo ainda não teve tempo de chegar a todo o lado.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostCarlos, eu não conheço o motor mas pelo que o pessoal que conhece está a comentar, parece que sim, é normal, e no teu lugar deixaria de me preocupar.
Só te posso dar um exemplo de como sim, a temperatura pode influenciar isso e outras coisas, até à precisão de 1º a mais ou a menos:
Tive um 206 hdi que, durante os 8 anos na minha posse, sempre que fazia um arranque a frio abaixo dos 12ºC, os primeiros 10 a 20 segundos fazia um barulho de vibração metálica na distribuição... Bastava estar 13ºC ou mais para nunca ouvir esse barulho.
Quando lhe troquei o kit da distribuição, esse problema (que seria o rolamento do tensor com defeito) desapareceu.
Mas é muito comum numa variedade imensa de carros que os primeiros 1 a 5 segundos depois de arranque a frio (sobretudo quanto mais frio ambiente estiver) tenham um ruído estranho, mais metálico, etc - o óleo ainda não teve tempo de chegar a todo o lado.
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostMuito obrigado pela tua opinião! Realmente apenas 1 grau de diferença é impressionante... nunca pensei que com a diferença de 1 grau pudesse fazer tanta diferença
Foram muitas observações para reparar qual era a "fronteira" [emoji16]
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post?????????
O eblase já lá tem tido alguns desses... parece que nem todos chegam mesmo ao fim... quando vão à oficina ver as correntes e as cremalheiras!
Mas pode ser apenas do óleo utilizado!
Ou do mais um grau ou menos um grau na temperatura ambiente... Tipo assim... hoje estou em Lisboa e isto não faz barulho mas amanhã estou no Porto e isto parte-se tudo!
Imagina se fosse depois de amanhã para a Sibéria!Editado pela última vez por CL; 20 March 2019, 20:29.
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Originalmente Colocado por CL Ver PostPensei que já tinhas visto o tópico mais abaixo sobre o que pode fazer esse ruído...
O eblase já lá tem tido alguns desses... parece que nem todos chegam mesmo ao fim... quando vão à oficina ver as correntes e as cremalheiras!
Mas pode ser apenas do óleo utilizado!
Ou do mais um grau ou menos um grau na temperatura ambiente... Tipo assim... hoje estou em Lisboa e isto não faz barulho mas amanhã estou no Porto e isto parte-se tudo!
Imagina se fosse depois de amanhã para a Sibéria!
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Originalmente Colocado por diogocoelho Ver PostNunca dei conta de tal barulho no meu, mas acho que nao esta ai nada preocupante. Pior é o barulho metalico que indique que a corrente esteja larga.
Como esta a correia dos acessorios? Por norma a correia apanha muito pó e sujidade. Ate pode vir dai o barulho
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Uns fazem... outros não! Conduzo de vez em quando um Corsa já com uns simpáticos 220.000 que sempre gostou de óleo (não muito, mas sempre bebeu e á ainda pré FAP) que não se ouve nada, mas tenho aqui uma pessoa que tem esse motor num Punto e ouve sempre que liga o carro e o motor está frio. Foi à marca e tudo e disseram que é normal, mas ela não ficou lá muito contente!
Vou um bocado na toada da opinião global: não me preocupava muito, enquanto for apenas 2 ou 3 segundos que é o tempo que levar o tensor a ganhar pressão...
Tive em tempos uma KTM 450 que tinha um "problema" parecido e o ruído era mesmo mau nos primeiros segundos. Mandei vir dos EUA um tensor que era um misto de hidráulico e mecânico e resolveu de vez o problema.
Resumindo, vai andando normalmente com o carro, mas fica atento para o caso do ruído se alterar. Cuidado ainda com a norma do óleo e fica atento se o cárter começar a subir de nível como que por milagre! A acontecer é gasóleo... não óleo!
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Já tive de substituir a corrente num motor igual mas o barulho que o meu fazia era mais "metálico", tipo isto: https://www.youtube.com/watch?v=FOOeWKsys2k
Fazia apenas nos primeiros segundos após ligar e para referência foi trocada aos 190k km.
Esse barulho não me parace ser bem o mesmo... Com 30k assumo que seja recente, não tens garantia para reclamar?
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Já disse num outro lado, acho que é preocupação a mais, já andas há uns tempos a pensar nisso, já devias ter ido à marca se te procupa assim tanto.
Por outro lado, podias ter pensado antes de comprar o carro, há inumeros sites e tópicos sobre os 1.3cdti e as correntes, se era para ficares assim, não deverias ter avançado.
Ninguém está livre de problemas, esses carros têm o factor extra, no entanto com atenção e um pouco mais de cuidados, eles aguentam-se, só que se é para andares nessa dúvida, esse nao é com certeza o melhor.
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Na marca dizem ser normal. Há carros em que se nota mais, noutros menos. Depende muito do óleo utilizado. O óleo GM 5w30 dexos 2 torna o carro menos ruidoso. Já o óleo Galp torna o carro muito ruidoso. Há concessionários a usar GM, outros Galp, outros Castrol...depende dos acordos. A maioria das pessoas não nota o ruído... Pior é o ruído dos astras cdti, esse sim metálico...
Como este ruido apenas faz a frio no primeiro arranque do dia, é o tempo do tensor hidráulico da corrente ganhar pressão e ajustar a corrente. Quando a luz do óleo se apaga o ruído já acabou.
Aconselham a andar com o óleo muito perto do máximo e a não abortar regenerações.
Nao fiquei satisfeito, mas enfim.
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