Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho motor 1.3 CDTi normal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Não parece nada preocupante, mas nunca notei os meus fazerem isso e já cá passaram 3 1.3jtdm, num deles fiz 260.000 sem mudar corrente e não fazia isso, fazia sim, como já foi dito aqui, um trabalhar mais "estrampalhado" durante alguns segundos.

    Comentário


      #32
      Greetings!

      Eu que já tive um 1.3 multijet versão 1 recomendava:

      Óleo 0w30 para chegar ainda mais rápido ao turbo e etc. É a viscosidade que agora muitos carros novos estão a usar.

      https://texoleo.com/product/selenia-...nergy-0w-30-2l

      https://www.autopartslogistic.com/rp...P141V55_ta-REP

      No óleo actual que colocaste há pouco tempo podes meter Ceratec (25€) para dentro do motor.
      Este produto oferece proteção extra durante 50.000km dentro do motor.

      Como banha as paredes do motor com uma película anti-fricção pode ajudar nesses 2, 3 segundos que o óleo demora a chegar a todo o motor, e ouves o tal ruido estranho.
      https://www.feuvert.pt/cera-tec-liqui-moly-300ml-84910

      Marcas de óleo fazem diferença no trabalhar a frio. No meu motor Shell era horrível em termos de ruído a frio. Mobil era espectacular.

      Os problemas do tensor da corrente aconteciam mais nos motores até meados de 2007. A partir dai esse defeito foi melhorado.
      O 1.3 multijet é o motor adorado na India. Muitos modelos o usam e tem muito boa reputação mesmo em locais inóspitos.

      Cumprimentos
      Editado pela última vez por pgainf; 26 March 2019, 11:43.

      Comentário


        #33
        Não parece assim nada de anormal... será o tempo de óleo "abraçar" as peças e esticador ficar na posição.

        Mas na próxima troca, podes sempre colocar um 0W30... que mais rápido a frio.
        Editado pela última vez por nto; 14 March 2019, 11:43.

        Comentário


          #34
          Também me parece normal.
          Eu vendi o Panda com 197000 e sem problemas de corrente. Trocava o óleo 1 vez ao ano. Isto é, a cada +- 15000 kms.

          Comentário


            #35
            Nunca notei no meu, mas pode variar de carro para carro.

            Insonorizaçoes diferentes, periféricos diferentes, n factores a considerar.

            Comentário


              #36
              Também me parece normal apenas é estranho o timing.

              E também é estranho ter desaparecido durante 2 semanas e depois voltou.

              Atenção ao nível do óleo sempre perto do máximo esses motores são picuinhas nesse aspecto

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                Também me parece normal apenas é estranho o timing.

                E também é estranho ter desaparecido durante 2 semanas e depois voltou.

                Atenção ao nível do óleo sempre perto do máximo esses motores são picuinhas nesse aspecto
                Também conheço um corsa 1.2 de 2004 que também faz esse barulho quando se liga

                Comentário


                  #38
                  Todos os cancaros vão bater à porta do eblase...

                  Eh pá! Um dia ainda lá hei-de ir levar-te o meu!

                  Nem que seja para polir os faróis!

                  E depois quero ver esses restaurantes aí da zona que não conheço nada... Pode ser o mesmo da última vez! E agora conduzes tu para veres a "maravilha" daquele selector da caixa...

                  E a ver se me metes mais arranque naquele carro... das 4 mil para cima está fixe... quer-se dizer... dá para andar...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                    Todos os cancaros vão bater à porta do eblase...

                    Eh pá! Um dia ainda lá hei-de ir levar-te o meu!

                    Nem que seja para polir os faróis!

                    E depois quero ver esses restaurantes aí da zona que não conheço nada... Pode ser o mesmo da última vez! E agora conduzes tu para veres a "maravilha" daquele selector da caixa...

                    E a ver se me metes mais arranque naquele carro... das 4 mil para cima está fixe... quer-se dizer... dá para andar...
                    ?????????

                    Comentário


                      #40
                      Pelo áudio diria que não é nada de preocupante.

                      O maior problema desses blocos, acaba por ser a excessiva contaminação de óleo devido às regenerações.

                      E como tem um cárter pequeno (cerca de 2.8L) não há óleo em quantidade suficiente para fazer frente à contaminação.

                      Ou seja, não sei que trajetos fazes e qual a quilometragem anual, mas deves ter em atenção ao nível do óleo, e encurtar as mudanças caso não faças 30kkm por ano.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                        É normal, todos fazem a frio nos primeiros 3s.

                        Já tive 2 motores 1.3M-jet e sempre fizeram desde novos o barulho e nunca tive problemas, alias, foram os que menos problemas me deram até hoje, ou seja, 0 problemas em quase 200mil kms.
                        Ando diariamente com um da empresa, 316.000km, revisoes a cada 30.000km desde novo e ja levou tudo a volta do motor, o motor em si nunca foi mexido.

                        No outro dia começou a chiar ao acelerar, parecia turbo mas foi só dar um aconchego nos parafusos do colector de escape.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                          Ando diariamente com um da empresa, 316.000km, revisoes a cada 30.000km desde novo e ja levou tudo a volta do motor, o motor em si nunca foi mexido.

                          No outro dia começou a chiar ao acelerar, parecia turbo mas foi só dar um aconchego nos parafusos do colector de escape.
                          Fábio e o teu da empresa faz aquilo ao ligar?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                            Fábio e o teu da empresa faz aquilo ao ligar?
                            Pelo áudio pareceu-me ouvir dois ruídos.

                            Um parece ser touches/válvulas o que diria que é normal nos primeiros segundos em que o motor começou a trabalhar e o óleo está todo no cárter.

                            O outro ruído, pareceu ser um ruído mais "aborrachado", proveniente da correia de acessórios.

                            Penso não haver motivo para preocupações.

                            Comentário


                              #44
                              Muito obrigado!

                              Comentário


                                #45
                                Hoje o carro esteve 12 horas parado (costuma ficar parado mais algumas horas). Curiosamente não fez aquele ruído ao ligar. Há alguma explicação lógica para isto? Hoje o tempo esteve mais quente, em vez de pegar o carro pelas 17h peguei pelas 15h. Pode a temperatura ambiente influenciar?

                                Já sei que ao ligar, é normal aquele ruído, que é o tempo que o óleo demora a ganhar pressão para ativar os tensores, que não é instantâneo.

                                Obrigado

                                Comentário


                                  #46
                                  Carlos, eu não conheço o motor mas pelo que o pessoal que conhece está a comentar, parece que sim, é normal, e no teu lugar deixaria de me preocupar.
                                  Só te posso dar um exemplo de como sim, a temperatura pode influenciar isso e outras coisas, até à precisão de 1º a mais ou a menos:
                                  Tive um 206 hdi que, durante os 8 anos na minha posse, sempre que fazia um arranque a frio abaixo dos 12ºC, os primeiros 10 a 20 segundos fazia um barulho de vibração metálica na distribuição... Bastava estar 13ºC ou mais para nunca ouvir esse barulho.
                                  Quando lhe troquei o kit da distribuição, esse problema (que seria o rolamento do tensor com defeito) desapareceu.
                                  Mas é muito comum numa variedade imensa de carros que os primeiros 1 a 5 segundos depois de arranque a frio (sobretudo quanto mais frio ambiente estiver) tenham um ruído estranho, mais metálico, etc - o óleo ainda não teve tempo de chegar a todo o lado.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                    Carlos, eu não conheço o motor mas pelo que o pessoal que conhece está a comentar, parece que sim, é normal, e no teu lugar deixaria de me preocupar.
                                    Só te posso dar um exemplo de como sim, a temperatura pode influenciar isso e outras coisas, até à precisão de 1º a mais ou a menos:
                                    Tive um 206 hdi que, durante os 8 anos na minha posse, sempre que fazia um arranque a frio abaixo dos 12ºC, os primeiros 10 a 20 segundos fazia um barulho de vibração metálica na distribuição... Bastava estar 13ºC ou mais para nunca ouvir esse barulho.
                                    Quando lhe troquei o kit da distribuição, esse problema (que seria o rolamento do tensor com defeito) desapareceu.
                                    Mas é muito comum numa variedade imensa de carros que os primeiros 1 a 5 segundos depois de arranque a frio (sobretudo quanto mais frio ambiente estiver) tenham um ruído estranho, mais metálico, etc - o óleo ainda não teve tempo de chegar a todo o lado.
                                    Muito obrigado pela tua opinião! Realmente apenas 1 grau de diferença é impressionante... nunca pensei que com a diferença de 1 grau pudesse fazer tanta diferença

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                      Muito obrigado pela tua opinião! Realmente apenas 1 grau de diferença é impressionante... nunca pensei que com a diferença de 1 grau pudesse fazer tanta diferença
                                      É como te disse - a partir de 12º para baixo, fazia (e quanto mais frio mais se notava ou mais durava)... A fronteira era ali os 13º para cima, em que deixava de fazer [emoji846]
                                      Foram muitas observações para reparar qual era a "fronteira" [emoji16]

                                      Comentário


                                        #49
                                        Nunca dei conta de tal barulho no meu, mas acho que nao esta ai nada preocupante. Pior é o barulho metalico que indique que a corrente esteja larga.

                                        Como esta a correia dos acessorios? Por norma a correia apanha muito pó e sujidade. Ate pode vir dai o barulho

                                        Comentário


                                          #50
                                          Gostava de ver uns videos (audio) com uma corrente a precisar de ser substituída. É apenas um barulho ao ligar, ou fica sempre presente, seja a frio ou quente?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                            ?????????
                                            Pensei que já tinhas visto o tópico mais abaixo sobre o que pode fazer esse ruído...

                                            O eblase já lá tem tido alguns desses... parece que nem todos chegam mesmo ao fim... quando vão à oficina ver as correntes e as cremalheiras!

                                            Mas pode ser apenas do óleo utilizado!

                                            Ou do mais um grau ou menos um grau na temperatura ambiente... Tipo assim... hoje estou em Lisboa e isto não faz barulho mas amanhã estou no Porto e isto parte-se tudo!

                                            Imagina se fosse depois de amanhã para a Sibéria!
                                            Editado pela última vez por CL; 20 March 2019, 20:29.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                              Pensei que já tinhas visto o tópico mais abaixo sobre o que pode fazer esse ruído...

                                              O eblase já lá tem tido alguns desses... parece que nem todos chegam mesmo ao fim... quando vão à oficina ver as correntes e as cremalheiras!

                                              Mas pode ser apenas do óleo utilizado!

                                              Ou do mais um grau ou menos um grau na temperatura ambiente... Tipo assim... hoje estou em Lisboa e isto não faz barulho mas amanhã estou no Porto e isto parte-se tudo!

                                              Imagina se fosse depois de amanhã para a Sibéria!
                                              Já faltava alguém para trolar o tópico...Bem vindo!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Os que tenho/tive nunca fizeram esse barulho.
                                                Têm um trabalhar mais áspero no inicio, mas esse roçar nunca fizeram.
                                                Amanhã vou ligar o carro com os vidros abertos e estar mais atento a ver se faz isso.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                  Nunca dei conta de tal barulho no meu, mas acho que nao esta ai nada preocupante. Pior é o barulho metalico que indique que a corrente esteja larga.

                                                  Como esta a correia dos acessorios? Por norma a correia apanha muito pó e sujidade. Ate pode vir dai o barulho
                                                  Pode ser realmente da correia do alternador? A correia está nova, com bom aspeto. 26 mil kms...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O meu não faz esse barulho.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Uns fazem... outros não! Conduzo de vez em quando um Corsa já com uns simpáticos 220.000 que sempre gostou de óleo (não muito, mas sempre bebeu e á ainda pré FAP) que não se ouve nada, mas tenho aqui uma pessoa que tem esse motor num Punto e ouve sempre que liga o carro e o motor está frio. Foi à marca e tudo e disseram que é normal, mas ela não ficou lá muito contente!

                                                      Vou um bocado na toada da opinião global: não me preocupava muito, enquanto for apenas 2 ou 3 segundos que é o tempo que levar o tensor a ganhar pressão...

                                                      Tive em tempos uma KTM 450 que tinha um "problema" parecido e o ruído era mesmo mau nos primeiros segundos. Mandei vir dos EUA um tensor que era um misto de hidráulico e mecânico e resolveu de vez o problema.

                                                      Resumindo, vai andando normalmente com o carro, mas fica atento para o caso do ruído se alterar. Cuidado ainda com a norma do óleo e fica atento se o cárter começar a subir de nível como que por milagre! A acontecer é gasóleo... não óleo!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Já tive de substituir a corrente num motor igual mas o barulho que o meu fazia era mais "metálico", tipo isto: https://www.youtube.com/watch?v=FOOeWKsys2k
                                                        Fazia apenas nos primeiros segundos após ligar e para referência foi trocada aos 190k km.

                                                        Esse barulho não me parace ser bem o mesmo... Com 30k assumo que seja recente, não tens garantia para reclamar?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Já disse num outro lado, acho que é preocupação a mais, já andas há uns tempos a pensar nisso, já devias ter ido à marca se te procupa assim tanto.

                                                          Por outro lado, podias ter pensado antes de comprar o carro, há inumeros sites e tópicos sobre os 1.3cdti e as correntes, se era para ficares assim, não deverias ter avançado.
                                                          Ninguém está livre de problemas, esses carros têm o factor extra, no entanto com atenção e um pouco mais de cuidados, eles aguentam-se, só que se é para andares nessa dúvida, esse nao é com certeza o melhor.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Depois de duas mp's a insistir para que te responda... tenho a dizer que não te consigo ajudar. Barulhos à distância e por multimédia ninguém te da certeza de nada.

                                                            Já te deram o melhor conselho, se andas assim tão preocupado: marca.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Na marca dizem ser normal. Há carros em que se nota mais, noutros menos. Depende muito do óleo utilizado. O óleo GM 5w30 dexos 2 torna o carro menos ruidoso. Já o óleo Galp torna o carro muito ruidoso. Há concessionários a usar GM, outros Galp, outros Castrol...depende dos acordos. A maioria das pessoas não nota o ruído... Pior é o ruído dos astras cdti, esse sim metálico...

                                                              Como este ruido apenas faz a frio no primeiro arranque do dia, é o tempo do tensor hidráulico da corrente ganhar pressão e ajustar a corrente. Quando a luz do óleo se apaga o ruído já acabou.

                                                              Aconselham a andar com o óleo muito perto do máximo e a não abortar regenerações.

                                                              Nao fiquei satisfeito, mas enfim.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X