Quando está quente e não pega, desliga a ficha do sensor de temperatura do anticongelante e verifica se agora já pega.
Se ele pegar e funcionar normalmente a quente sem o sensor... substitui o sensor de temperatura (são 10-15€...).
Se não resultar... fazer os 2 testes de compressão! 1º a frio, quando tudo está comprimido, com folgas! e óleo mais viscoso, não interessa!
E depois o teste com o motor morno... deixar aquecer até à temperatura normal... ir dar uma volta com o carro... voltar à oficina... deixar passar uns 15-20 minutos e fazer o mesmo teste de compressão, agora que o óleo está menos viscoso mas todas as superfícies dilataram e todos os cilindros deverão estar muito mais estanques.
Com 400 mil km é de prever que haja aí mais do que um problema. Claro que a solução mais fácil será sempre a compra de um carro novo... mas nem sempre será a mais viável nem a mais económica!
O cheiro a queimado é muito "volátil"... para mim, o cheiro a queimado é dos travões ou da embraiagem... tirando isso só conheço o cheiro a queimado dos incêndios florestais ou de plásticos queimados nos carros que a gente vê à beira da estrada...
Tudo correndo bem... a pressão a frio deverá ser superior do que a quente em todos os cilindros (uns 5-7%). Se não correr bem... já se descobriu mais um problemazito...
Se ele pegar e funcionar normalmente a quente sem o sensor... substitui o sensor de temperatura (são 10-15€...).
Se não resultar... fazer os 2 testes de compressão! 1º a frio, quando tudo está comprimido, com folgas! e óleo mais viscoso, não interessa!
E depois o teste com o motor morno... deixar aquecer até à temperatura normal... ir dar uma volta com o carro... voltar à oficina... deixar passar uns 15-20 minutos e fazer o mesmo teste de compressão, agora que o óleo está menos viscoso mas todas as superfícies dilataram e todos os cilindros deverão estar muito mais estanques.
Com 400 mil km é de prever que haja aí mais do que um problema. Claro que a solução mais fácil será sempre a compra de um carro novo... mas nem sempre será a mais viável nem a mais económica!
O cheiro a queimado é muito "volátil"... para mim, o cheiro a queimado é dos travões ou da embraiagem... tirando isso só conheço o cheiro a queimado dos incêndios florestais ou de plásticos queimados nos carros que a gente vê à beira da estrada...
Tudo correndo bem... a pressão a frio deverá ser superior do que a quente em todos os cilindros (uns 5-7%). Se não correr bem... já se descobriu mais um problemazito...
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