Bom, acerca de um ano adquiri um Opel Astra Sport Van 1.7 DTi, e como é obvio este não trazia computador de bordo. Ainda para mais sendo o 1.7 que nem como opção havia disponível. Decidi então colocar este útil extra! Apesar de várias pessoas me tentarem convencer que não era possivel, ainda para mais no 1.7, já que nem a Opel tinha isso como opção para a dita motorização. Mas a minha teimosia prevaleceu!
Agora, com alguma frequência questionam-me acerca da aplicação de computador de bordo em Astra’s G, se é fácil, se é dispendioso etc.
Então cá vai uma ajuda para os interessados neste extra.
Antes de mais o computador de Bordo divide-se em duas partes:
- computador de Bordo
- Check Control
O computador de bordo (CB) disponibiliza as seguintes informações:
1 - Horas
2 – Data
3 – Temperatura exterior
4 – Consumo médio
5 – Consumo instantâneo
6 – Consumo absoluto
6 - Autonomia
7 – Velocidade média
8 – Troço Percorrido
9 – Cronómetro
O Check Control (CC) testa o seguinte:
1- Temperatura do motor
2 – Luzes de travão
3 – Pastilhas de travão
4 – Nível de óleo do motor
5 – Nível do liquido de refrigeração
6 – Nível do liquido do limpa-vidros
7 - Fusíveis do circuito de iluminação e de travões.
8 – Iluminação (mínimos e médios)
O computador de bordo é constituído por dois módulos, MID e Check Control. O MID (Multi Info Display) tem todas as funções do CB e algumas do CC (todas menos teste a lâmpadas). O módulo do Check Control apenas verifica a parte da iluminação.
No meu caso apliquei apenas o MID, já me dá as funções mais importantes, alem disso como o segundo modulo apenas verifica as lâmpadas, seria necessário mexer em toda a cablagem do carro, o que implicaria desmontagem de todo o interior. Portanto aconselho que abdiquemos da parte do teste das lâmpadas, mas qualquer questão poderei também responder.
O MID é este equipamento:
O carro possui todas as informações necessárias para que o CB funcione a 100% o CB funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio.
Pinagem:
ATENÇÃO: Os pinos indicados a vermelho, são informações que já lá estão na ficha do Display já existente!
01 – Castanho -> Massa
02 – Aul/branco -> Temperatura
03 - Azul -> Temperatura
04 – Preto -> Sinal de Ignição
05 – Vermelho -> Positivo
06 – Verde -> Conta rotações – Pino 20 do painel de instrumentos
07 – Cinza/Amarelo – Iluminação
08 – Vermelho/Branco –> Rádio
09 – Castanho/Vermelho –> Rádio
10 – Castanho/Cinza –> Rádio
11 – Castanho/Preto –> Rádio
12 – Azul/Vermelho –> Sinal de velocidade (existe já na ficha do display original)
13 – Castanho/Verde –> Sensor de nível de oleo. *1
14 – Castanho/Branco -> Sinal de diagonostico
15 – Preto/Amarelo -> Sinal de travão – Pino com o fio na mesma cor no interruptor do travão.
16 – Preto -> Fusível de travões – Fusível nº38 (ou então ligar ao positivo, caso não se utilize)
17 – Branco/Verde -> Sinal do Check Control (ligar à massa caso não seja utilizado este modulo)
18 – Preto/amarelo -> Sinal do Check Control (deixar livre caso não seja utilizado este modulo)
19 – Amarelo/Vermelho -> Sensor das pastilhas. *2
20 – Castanho/Azul -> Nível do liquido de refrigeração. *3
21 – Não utilizado.
22 – Castanho/Amarelo -> Nível de água do Lava-Vidros. *4
23 – Castanho/Branco -> Teclas do CB – Manete do limpa-vidros (fio Branco)
24 – Castanho/Vermelho -> Teclas do CB – Manete do limpa-vidros (fio vermelho)
25 – Não utilizado.
26 – Azul/Preto -> Nível de combustível – Pino 25 do painel de instrumentos
27 – Preto/Castanho -> Sinal de consumo – Unidade de comando *5
28 – Castanho/Cinza -> Sinal de consumo – Unidade de comando *5
29 – ECC (não utilizar)
30 – ECC (não utilizar)
31 – Azul -> Temperatura do liquido de refrigeração – Pino 28 do painel de instrumentos.
32 – Não utilizado.
Chamadas de atenção:
*1 – Para utilizar este sensor, é necessário trocar o cárter do carro, e adquirir o respectivo sensor. Para as versões 1.7 DTi não há disponível uma vez que não existia nenhuma versão com CB. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*2 – Basta adquirir os sensores das pastilhas e ligar lá o fio, estas são ligadas em série, isto é, cada uma tem dois terminais, o do CB ao pino 1 da 1ª, depois sai do pino 2 outro fio directo ao pino 1 da 2ª e o pino 2 da segunda liga à massa. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*3 – Neste caso é necessário adquirir um reservatório novo, e respectivo sensor. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*4 – Mais uma vez, é necessário o reservatório, e o sensor. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*5 – Este sinal vem directamente da unidade de comando do motor. Conforme a motorização assim tem um pino correspondente. Colocarei apenas as mais comuns.
[u]1.2 16V – Z12XE – Ficha X79</u>
Pino 27 do MID -> Pino 52
Pino 28 do MID -> Pino 57
[u]1.4 16V – Z14XE – Ficha X71</u>
Pino 27 do MID -> Pino 47
Pino 28 do MID -> Pino 13
[u] 1.7DTi – Y17DT – Ficha X73</u>
Pino 27 do MID -> Pino 47
Pino 28 do MID -> Pino 13
Posto isto, basta efectuar todas as ligações para o CB funcionar a 100%.
Claro que é necessária outra alteração conforme a motorização, e o painel de instrumentos.
Configuração:
Ao pressionar ambas as teclas do MID surge o seguinte:
O número 005 é o código do motor, conforme o motor este código tem que ser alterado, senão o consumo apresentará valores completamente absurdos. Isto é alterado através do Tech II da Opel, é possível também alterar os textos, a língua, e as unidades.
1.2 e 1.4 com pneus 165/70R14 : 001
1.2, 1.4 e 1.7DTi com pneus 175/70R14 e 185/65R14: 003
1.2, 1.4 e 1.7 DTi com pneus 185/70R14, 185/65R15, 195/60R15, 205/50R16: 005
Para outras motorizações os índices de códigos são completamente diferentes. Se for preciso algum diferente, é só colocar a questão.
Voltando à imagem do MID com ambas as teclas pressionadas, surge também o numero "15385" Este valor é o numero de impulsos por quilometro, e tem que coincidir com o do painel de instrumentos.
Para verificar o do painel de instrumentos, basta com a ignição ligada pressionar a tecla de fazer reset ao contador parcial, e aguardar até que surjam dois valores (Cerca de 5 segundos) um deles deverá ser precisamente o 15385, caso seja outro, o MID terá que ser configurado para esse mesmo valor, novamente através do Tech II.
Montagem:
Para montar o MID é necessário desmontar a consola central, painel de instrumentos e porta-luvas (brevemente colocarei uma explicação detalhada acerca disso).
A consola central pode ser a mesma do display normal, uma vez que o MID apesar de maior encaixa lá à medida.
MID e o Display normal (TID)
Manete do limpa-vidros com as teclas do MID:
Cá está o que é necessário desmontar:
A ficha do painel de instrumentos está fixa numa peça plástica, tem que ser tirada! Com bastante cuidado, essa peça é frágil.
Depois é apenas ligar os fios, eu primeiro liguei todos os fios que são ligados no habitáculo, a maioria deles são os que já existem do TID, os outros vão ao Painel de Instrumentos, e um deles vai ao travão.
Para aceder à zona do travão, basta tirar o pequeno porta-luvas do lado do condutor, como se fossemos aceder à caixa de fusíveis, e depois retirar a tampa que existe por baixo do tablier (é só rodar duas rosinhas que tem, e puxar para fora essa tampa). Toda essa zona fica livre, e é apenas ligar o fio do MID ao fio Preto e Amarelo que está na ficha que liga ao interruptor do travão.
Nesta fase o CB já funciona parcialmente, conta a velocidade média, troço percorrido, e autonomia. Esta autonomia é dada em função do ultimo valor registado pelo MID, portanto não é correcta.
Posteriormente, há que passar os fios que ligam no compartimento do motor.
Eu utilizei a passagem do cabo de abertura do capot, para passar um cabo já com vários fios.
Basta fazer as respectivas ligações, em que caso não sejam usados os avisos de níveis de líquidos etc, basta ligar os fios para o sinal de consumo da unidade de comando.
De seguida, basta montar tudo no local, e cá está o MID a funcionar!
As unidades são:
Velocidade: Km\h
Troço percorrido: Km
Consumo Médio: L\100km
Consumo Absoluto: Ltr
Consumo Instantâneo: Ao ralenti L\h (uma vez que não há distancia a percorrer), em andamento L\100
Autonomia: Km
Cronometro: Minutos, Segundos, Décima de segundo. Quando chega a 59 min e 59,9 seg passa a Horas e Minutos, quando chega a 99h e 59 min, passa apenas a horas. Por exemplo: 427 h.
Bom, creio que não haverá mais nada a apontar, qualquer duvida é só colocar a questão!
Os meus agradecimentos ao fórum brasileiro Astra Club que me ajudou para a instalação do meu computador de Bordo, ao Lino Marques pela ajuda nas traduções de alguns termos em Alemão e à garagem Justino de Oliveira de Azemeis.
Paulo Bandeira.
Agora, com alguma frequência questionam-me acerca da aplicação de computador de bordo em Astra’s G, se é fácil, se é dispendioso etc.
Então cá vai uma ajuda para os interessados neste extra.
Antes de mais o computador de Bordo divide-se em duas partes:
- computador de Bordo
- Check Control
O computador de bordo (CB) disponibiliza as seguintes informações:
1 - Horas
2 – Data
3 – Temperatura exterior
4 – Consumo médio
5 – Consumo instantâneo
6 – Consumo absoluto
6 - Autonomia
7 – Velocidade média
8 – Troço Percorrido
9 – Cronómetro
O Check Control (CC) testa o seguinte:
1- Temperatura do motor
2 – Luzes de travão
3 – Pastilhas de travão
4 – Nível de óleo do motor
5 – Nível do liquido de refrigeração
6 – Nível do liquido do limpa-vidros
7 - Fusíveis do circuito de iluminação e de travões.
8 – Iluminação (mínimos e médios)
O computador de bordo é constituído por dois módulos, MID e Check Control. O MID (Multi Info Display) tem todas as funções do CB e algumas do CC (todas menos teste a lâmpadas). O módulo do Check Control apenas verifica a parte da iluminação.
No meu caso apliquei apenas o MID, já me dá as funções mais importantes, alem disso como o segundo modulo apenas verifica as lâmpadas, seria necessário mexer em toda a cablagem do carro, o que implicaria desmontagem de todo o interior. Portanto aconselho que abdiquemos da parte do teste das lâmpadas, mas qualquer questão poderei também responder.
O MID é este equipamento:
O carro possui todas as informações necessárias para que o CB funcione a 100% o CB funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio.
Pinagem:
ATENÇÃO: Os pinos indicados a vermelho, são informações que já lá estão na ficha do Display já existente!
01 – Castanho -> Massa
02 – Aul/branco -> Temperatura
03 - Azul -> Temperatura
04 – Preto -> Sinal de Ignição
05 – Vermelho -> Positivo
06 – Verde -> Conta rotações – Pino 20 do painel de instrumentos
07 – Cinza/Amarelo – Iluminação
08 – Vermelho/Branco –> Rádio
09 – Castanho/Vermelho –> Rádio
10 – Castanho/Cinza –> Rádio
11 – Castanho/Preto –> Rádio
12 – Azul/Vermelho –> Sinal de velocidade (existe já na ficha do display original)
13 – Castanho/Verde –> Sensor de nível de oleo. *1
14 – Castanho/Branco -> Sinal de diagonostico
15 – Preto/Amarelo -> Sinal de travão – Pino com o fio na mesma cor no interruptor do travão.
16 – Preto -> Fusível de travões – Fusível nº38 (ou então ligar ao positivo, caso não se utilize)
17 – Branco/Verde -> Sinal do Check Control (ligar à massa caso não seja utilizado este modulo)
18 – Preto/amarelo -> Sinal do Check Control (deixar livre caso não seja utilizado este modulo)
19 – Amarelo/Vermelho -> Sensor das pastilhas. *2
20 – Castanho/Azul -> Nível do liquido de refrigeração. *3
21 – Não utilizado.
22 – Castanho/Amarelo -> Nível de água do Lava-Vidros. *4
23 – Castanho/Branco -> Teclas do CB – Manete do limpa-vidros (fio Branco)
24 – Castanho/Vermelho -> Teclas do CB – Manete do limpa-vidros (fio vermelho)
25 – Não utilizado.
26 – Azul/Preto -> Nível de combustível – Pino 25 do painel de instrumentos
27 – Preto/Castanho -> Sinal de consumo – Unidade de comando *5
28 – Castanho/Cinza -> Sinal de consumo – Unidade de comando *5
29 – ECC (não utilizar)
30 – ECC (não utilizar)
31 – Azul -> Temperatura do liquido de refrigeração – Pino 28 do painel de instrumentos.
32 – Não utilizado.
Chamadas de atenção:
*1 – Para utilizar este sensor, é necessário trocar o cárter do carro, e adquirir o respectivo sensor. Para as versões 1.7 DTi não há disponível uma vez que não existia nenhuma versão com CB. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*2 – Basta adquirir os sensores das pastilhas e ligar lá o fio, estas são ligadas em série, isto é, cada uma tem dois terminais, o do CB ao pino 1 da 1ª, depois sai do pino 2 outro fio directo ao pino 1 da 2ª e o pino 2 da segunda liga à massa. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*3 – Neste caso é necessário adquirir um reservatório novo, e respectivo sensor. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*4 – Mais uma vez, é necessário o reservatório, e o sensor. Caso não seja para utilizar, basta ligar à massa.
*5 – Este sinal vem directamente da unidade de comando do motor. Conforme a motorização assim tem um pino correspondente. Colocarei apenas as mais comuns.
[u]1.2 16V – Z12XE – Ficha X79</u>
Pino 27 do MID -> Pino 52
Pino 28 do MID -> Pino 57
[u]1.4 16V – Z14XE – Ficha X71</u>
Pino 27 do MID -> Pino 47
Pino 28 do MID -> Pino 13
[u] 1.7DTi – Y17DT – Ficha X73</u>
Pino 27 do MID -> Pino 47
Pino 28 do MID -> Pino 13
Posto isto, basta efectuar todas as ligações para o CB funcionar a 100%.
Claro que é necessária outra alteração conforme a motorização, e o painel de instrumentos.
Configuração:
Ao pressionar ambas as teclas do MID surge o seguinte:
O número 005 é o código do motor, conforme o motor este código tem que ser alterado, senão o consumo apresentará valores completamente absurdos. Isto é alterado através do Tech II da Opel, é possível também alterar os textos, a língua, e as unidades.
1.2 e 1.4 com pneus 165/70R14 : 001
1.2, 1.4 e 1.7DTi com pneus 175/70R14 e 185/65R14: 003
1.2, 1.4 e 1.7 DTi com pneus 185/70R14, 185/65R15, 195/60R15, 205/50R16: 005
Para outras motorizações os índices de códigos são completamente diferentes. Se for preciso algum diferente, é só colocar a questão.
Voltando à imagem do MID com ambas as teclas pressionadas, surge também o numero "15385" Este valor é o numero de impulsos por quilometro, e tem que coincidir com o do painel de instrumentos.
Para verificar o do painel de instrumentos, basta com a ignição ligada pressionar a tecla de fazer reset ao contador parcial, e aguardar até que surjam dois valores (Cerca de 5 segundos) um deles deverá ser precisamente o 15385, caso seja outro, o MID terá que ser configurado para esse mesmo valor, novamente através do Tech II.
Montagem:
Para montar o MID é necessário desmontar a consola central, painel de instrumentos e porta-luvas (brevemente colocarei uma explicação detalhada acerca disso).
A consola central pode ser a mesma do display normal, uma vez que o MID apesar de maior encaixa lá à medida.
MID e o Display normal (TID)
Manete do limpa-vidros com as teclas do MID:
Cá está o que é necessário desmontar:
A ficha do painel de instrumentos está fixa numa peça plástica, tem que ser tirada! Com bastante cuidado, essa peça é frágil.
Depois é apenas ligar os fios, eu primeiro liguei todos os fios que são ligados no habitáculo, a maioria deles são os que já existem do TID, os outros vão ao Painel de Instrumentos, e um deles vai ao travão.
Para aceder à zona do travão, basta tirar o pequeno porta-luvas do lado do condutor, como se fossemos aceder à caixa de fusíveis, e depois retirar a tampa que existe por baixo do tablier (é só rodar duas rosinhas que tem, e puxar para fora essa tampa). Toda essa zona fica livre, e é apenas ligar o fio do MID ao fio Preto e Amarelo que está na ficha que liga ao interruptor do travão.
Nesta fase o CB já funciona parcialmente, conta a velocidade média, troço percorrido, e autonomia. Esta autonomia é dada em função do ultimo valor registado pelo MID, portanto não é correcta.
Posteriormente, há que passar os fios que ligam no compartimento do motor.
Eu utilizei a passagem do cabo de abertura do capot, para passar um cabo já com vários fios.
Basta fazer as respectivas ligações, em que caso não sejam usados os avisos de níveis de líquidos etc, basta ligar os fios para o sinal de consumo da unidade de comando.
De seguida, basta montar tudo no local, e cá está o MID a funcionar!
As unidades são:
Velocidade: Km\h
Troço percorrido: Km
Consumo Médio: L\100km
Consumo Absoluto: Ltr
Consumo Instantâneo: Ao ralenti L\h (uma vez que não há distancia a percorrer), em andamento L\100
Autonomia: Km
Cronometro: Minutos, Segundos, Décima de segundo. Quando chega a 59 min e 59,9 seg passa a Horas e Minutos, quando chega a 99h e 59 min, passa apenas a horas. Por exemplo: 427 h.
Bom, creio que não haverá mais nada a apontar, qualquer duvida é só colocar a questão!
Os meus agradecimentos ao fórum brasileiro Astra Club que me ajudou para a instalação do meu computador de Bordo, ao Lino Marques pela ajuda nas traduções de alguns termos em Alemão e à garagem Justino de Oliveira de Azemeis.
Paulo Bandeira.
Comentário