Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Independentemente do que diga o livro de manutenção, eu não ando mais do que 1 ano com o mesmo óleo. Para mim, o preço da muda não justifica, ainda que haja bons óleos (e motores) que aguentem bem mudas estendidas no tempo.

    Portanto o conselho que te posso dar, é o que eu faria se comprasse um carro novo com mudas a cada 30 mil Kms/2 anos, que é, trocava ao fim de 1 ano (óleo e filtro), mas na concorrência (até podia ser num Manel GT, desde que escolhesse o óleo) e quando fizesse os 2 anos iria à marca para não "perder a garantia" (está entre aspas porque o tema é delicado, já que podes fazer cá fora noutra oficina e desde que respeitem as normas, não perdes a garantia). E repetia o processo na manutenção seguinte (aos 3 fazia cá fora, e aos 4 lá ía à marca) e assim sucessivamente. Mas isso sou eu, e como parece que não tens acatado os meus conselhos (não é uma crítica, mas sim a constatação de um facto), também me quer parecer que não vai ser desta.
    Possivelmente não vou seguir o conselho

    Os óleos hoje em dia nada tem haver com o passado, tem evoluído e são muito mais resistentes, estou falar deste:
    http://www.seat.pt/content/medialib/...-b2c-dl-pt.pdf

    Por um lado, tendo a viatura 4 anos de garantia, irá a marca fazer as manutenção, eu sei que este tema leva a uma vasta discussão, a quem as faça cá fora, outros como eu gostam de ir a marca.
    Por outro lado quando acabar o leasing despacho a viatura e compro outra, sempre tenho o argumento na venda (manutenção sempre feita na marca, de uma senhora que usava para levar os putos a escola )

    Comentário


      Ecoflex, olha para o mundo há 10 ou 20 anos atrás. Vê os carros, os telemóveis, os computadores, as televisões e toda a tecnologia que existia na altura. Agora compara com a actual. Não evolui tudo?

      Com os lubrificantes a mesma coisa aconteceu! Não estou a dizer que é o teu caso, mas é engraçado ver pessoas que dizem que apesar do fabricante indicar 2 anos trocam sempre o óleo do motor ao fim de um ano, mas já o óleo dos travões nunca é trocado .

      Quanto a esses exemplos dados de concessões oficiais que recomendaram a troca de óleo aos 1500km a coisa tanto pode dar para um lado como para o outro. Ou se preocupam tanto com o cliente para recomendarem a muda de óleo ou então aproveitam-se dos medos/"pieguices" do dono para ganhar mais uns €'s...

      Eu seguia a recomendação que te deram e não trocava o óleo.

      Quanto ao Castrol EDGE Professional LongLife III 5W-30 acho que é um óleo um pouco dificil de encontrar em lojas. As embalagens deste óleo tem o simbolo da VW e é dito no site da Castrol que é feito em parceria com a VW blá blá blá.

      Tu não és obrigado a utilizar este óleo. É o óleo que a VW recomenda, mas pode-se usar qualquer um que cumpra as normas 504.00/507.00. Aliás, existem concessionários em Portugal que usam óleo Galp em vez de Castrol.

      Já li ali algures no tópico dos óleos o draper ou o nto (se a memória não me falha ), que a diferença entre o Edge "normal" e o professional é que o professional tem uma coisa qualquer que o torna reagente ao UV podendo assim ser diferenciado do normal.

      EDIT: Nem de propósito, abri o pdf que o teamlxmar colocou e falam naquilo do ultravioleta e dizem que este óleo é especifico para oficinas autorizadas de marcas automóveis... Da ultima vez que fui à VW perguntei por curiosidade o preço deste óleo e apresentaram-me um preço (sem qualquer desconto, acho que podiam fazer qualquer coisa) de cerca de 26€ já com IVA por litro.

      É caro é verdade, mas existem ai óleos muito mais caros. Já vi em foruns pessoas a falarem de GM Dexos 2 cobrado a 30€ + IVA por litro.
      Editado pela última vez por TheWolfMan; 19 November 2013, 14:17.

      Comentário


        Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
        Eu seguia a recomendação que te deram e não trocava o óleo.

        Quanto ao Castrol EDGE Professional LongLife III 5W-30 acho que é um óleo um pouco dificil de encontrar em lojas. As embalagens deste óleo tem o simbolo da VW e é dito no site da Castrol que é feito em parceria com a VW blá blá blá.

        Tu não és obrigado a utilizar este óleo. É o óleo que a VW recomenda, mas pode-se usar qualquer um que cumpra as normas 504.00/507.00. Aliás, existem concessionários em Portugal que usam óleo Galp em vez de Castrol.

        Já li ali algures no tópico dos óleos o draper ou o nto (se a memória não me falha ), que a diferença entre o Edge "normal" e o professional é que o professional tem uma coisa qualquer que o torna reagente ao UV podendo assim ser diferenciado do normal.

        EDIT: Nem de propósito, abri o pdf que o teamlxmar colocou e falam naquilo do ultravioleta e dizem que este óleo é especifico para oficinas autorizadas de marcas automóveis... Da ultima vez que fui à VW perguntei por curiosidade o preço deste óleo e apresentaram-me um preço (sem qualquer desconto, acho que podiam fazer qualquer coisa) de cerca de 26€ já com IVA por litro.

        É caro é verdade, mas existem ai óleos muito mais caros. Já vi em foruns pessoas a falarem de GM Dexos 2 cobrado a 30€ + IVA por litro.
        O concessionário onde comprei a viatura utiliza o Castrol EDGE Professional LongLife III 5W-30, até tenho um autocolante no motor com essa informação que foi colocado por eles.

        O reagente ao UV é uma maneira para apanhar aqueles que fazem trocas na concorrência e depois só se levam da marca para reclamar em caso de algum problema.

        Comentário


          Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
          Possivelmente não vou seguir o conselho

          Já estava à espera Só não percebo para quem vens para um fórum tirar uma dúvida, mas já estás com ideias pré-concebidas...

          Os óleos hoje em dia nada tem haver com o passado, tem evoluído e são muito mais resistentes, estou falar deste:
          http://www.seat.pt/content/medialib/...-b2c-dl-pt.pdf

          Nunca disse o contrário...

          Por um lado, tendo a viatura 4 anos de garantia, irá a marca fazer as manutenção, eu sei que este tema leva a uma vasta discussão, a quem as faça cá fora, outros como eu gostam de ir a marca.

          Claro, mas nunca te falei nas manutenções programadas, certo? Foi basicamente a troca de óleo e filtro aos 1500 Kms, não foi?

          Por outro lado quando acabar o leasing despacho a viatura e compro outra, sempre tenho o argumento na venda (manutenção sempre feita na marca, de uma senhora que usava para levar os putos a escola )

          Se é para trocar ao fim de 4 anos, a nossa troca de posts não faz muito sentido...
          Respostas a azul.

          Comentário


            Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
            Ecoflex, olha para o mundo há 10 ou 20 anos atrás. Vê os carros, os telemóveis, os computadores, as televisões e toda a tecnologia que existia na altura. Agora compara com a actual. Não evolui tudo?

            Com os lubrificantes a mesma coisa aconteceu! Não estou a dizer que é o teu caso, mas é engraçado ver pessoas que dizem que apesar do fabricante indicar 2 anos trocam sempre o óleo do motor ao fim de um ano, mas já o óleo dos travões nunca é trocado .
            Não encaixo a carapuça, mas posso explicar-te, sem problemas.

            A manutenção que pratico nos meus carros é mais rigorosa que o plano, e não poupo muito nisso, é certo. Não a faço nas marcas (só quando não tenho hipótese), mas também não tenho comprado carros novos, em periodo de garantia.

            Mas vamos ao que interessa (óleo dos travões foi um exemplo, mas troco-o com regularidade, assim como o da caixa de velocidades, ainda que menos frequente):

            Tenho um diesel com FAP que a marca aconselha 30mil Kms/1 ano. Basicamente faço perto dos 30 mil (27, 28, por aí), logo ao fim de 1 ano, vai uma revisão. Aqui não há dúvida alguma.

            O outro é um otto com plano de 30mil Kms/2 anos. Quando o comprei tinha feito a revisão dos 4 anos na marca, e 1 ano depois tive que mudar bobines e velas. O mecânico, que é da minha inteira confiança, viu o carro todo (ainda não lhe tinha pegado) e o óleo estava completamente contaminado por gasolina, fruto dos percursos muito curtos que o carro pratica diariamente (e só tinha 10 mil Kms). Foi trocado o óleo, e os restantes filtros que estavam intragáveis, diga-se, ou seja, fez-se uma revisão que não estava no plano. Foi-me aconselhado fazer sempre as revisões anuais dada a utilização do carro.

            O que te quero dizer é que aceito que os óleos sejam completamente diferentes do que há 10 anos, mas há muitas variáveis a ter em consideração também. Não podemos aplicar uma chapa 7 a todos só porque é assim que a marca diz. Até porque a manutenção é uma média de utilizações aplicada num livro. Se em alguns casos poderíamos esticar a manutenção, noutros é o contrário.

            Tens, em muitos casos, marcas que admitem óleos vitalícios (de caixa) que é uma barbaridade, ou óleos de travão de 5 em 5 anos, a Opel há uns tempos tinha um plano de 2 anos ou 50 mil Kms entre revisões (com o mesmo óleo????) e por aí fora. O melhor é algo que nós podemos fazer, tendo por base o plano e depois adaptando à nossa realidade e conhecimento. Decerto que deves concordar comigo...

            A situação em causa, do user, reporta ao que já foi falado, que são as limalhas criadas pela rodagem de um motor novo. Para mim, faz todo o sentido pagar 100-150 € para fazer essa muda (na concorrência e com o óleo indicado), só não sei a que quilometragem seria o mais indicado, mas 1500kms parece-me pouco.

            Cumps.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Já estava à espera Só não percebo para quem vens para um fórum tirar uma dúvida, mas já estás com ideias pré-concebidas...

              Venho ao fórum exatamente para tirar dúvidas, e na sequência da mesma fiquei elucidado

              Claro, mas nunca te falei nas manutenções programadas, certo? Foi basicamente a troca de óleo e filtro aos 1500 Kms, não foi?

              Sim foi, nunca falamos de manutenções programadas, essa era a minha dúvida ter que efectuar uma troca de óleo e filtro aos 1500km e ter que gastar logo 2 semanas depois de ter o carro cerca de 200€

              Se é para trocar ao fim de 4 anos, a nossa troca de posts não faz muito sentido...

              Não disse que o ia trocar ao fim de 4 anos, esse é o tempo de garantia, mas sim quando o leasing acabar, era bom sinal que o pudesse trocar antes...
              respostas a azul

              Comentário


                Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
                Venho ao fórum exatamente para tirar dúvidas, e na sequência da mesma fiquei elucidado

                Sim foi, nunca falamos de manutenções programadas, essa era a minha dúvida ter que efectuar uma troca de óleo e filtro aos 1500km e ter que gastar logo 2 semanas depois de ter o carro cerca de 200€

                Não disse que o ia trocar ao fim de 4 anos, esse é o tempo de garantia, mas sim quando o leasing acabar, era bom sinal que o pudesse trocar antes...
                Está certo, ficaste elucidado, my bad, precipitei-me e peço-te desculpa por isso.

                Não precisas de gastar 200 €, mesmo usando esse óleo, se o fizeres na concorrência (mas isso já sabes).

                Eu é que assumi 4 anos de leasing, já que é o mais usual, mas se for 5 ou 6 é igual. O que estava a tentar dizer, é que para esse tempo, troques ou não o óleo entre revisões, nunca vais notar nada de especial. Se me falasses que era carro para durar "uma vida", a questão era outra.

                Comentário


                  Carassimos,

                  Li o tópico todo e confesso que não encontrei uma resposta directa para a minha dúvida. Neste sentido, creio que faz sentido "desfibrilhar" o tema, adormecido desde 2013.

                  Pese embora já se tenham dado várias dicas sobre como fazer uma rodagem bem feita que garanta a longevidade do motor, gostava de perceber se há alguma forma de previligiar a performance, mesmo que no longo prazo possa vir a afectar a duração.

                  Ou seja, imaginando que há alguem que não pensa em fazer 300 ou 400mil kms (ou mais) com o carro, a rodagem deve ser a mesma? Ou tendo em conta isso, poderia eventualmente apertar mais com carro logo com poucos kms para que o motor ficasse mais solto? Ou a melhor forma de motor ficar mais solto é mesmo fazer uma rodagem cuidada sem apertar muito com o carro?

                  A objecivo aqui é trocar ideias construtivas. Dizer para consultar o livro de instruções, dispensa-se. Caso contrário não haveriam tópicos como estes nem partilha e discussão de ideias.

                  Comentário


                    Não deves apertar pela rotações nos primeiros 5000kms. Encurta as mudanças de óleo e filtro se queres que o carro chegue aos 400000kms. Se tem FAP, vai passear o cão a cada 500kms

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Não deves apertar pela rotações nos primeiros 5000kms. Encurta as mudanças de óleo e filtro se queres que o carro chegue aos 400000kms. Se tem FAP, vai passear o cão a cada 500kms
                      Que disparate

                      Pareces saber bastante de mecânica e bricolage automóvel mas depois com uma resposta destas, demonstras claramente que perceber de mecânica é uma coisa e de carros e condução é outra.

                      Quando se pretende que o carro em termos de performance esteja o mais "aberto" possível tem que se abusar repetidamente das rpms. Pode-se fazer algumas centenas de km em ritmos moderados de inicio (mas nunca 5 mil se não o carro fica todo atrofiadinho) e depois é abusar e abusar e abusar, respeitando apenas aquecimentos e arrefecimentos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                        Que disparate

                        Pareces saber bastante de mecânica e bricolage automóvel mas depois com uma resposta destas, demonstras claramente que perceber de mecânica é uma coisa e de carros e condução é outra.

                        Quando se pretende que o carro em termos de performance esteja o mais "aberto" possível tem que se abusar repetidamente das rpms. Pode-se fazer algumas centenas de km em ritmos moderados de inicio (mas nunca 5 mil se não o carro fica todo atrofiadinho) e depois é abusar e abusar e abusar, respeitando apenas aquecimentos e arrefecimentos.

                        Desde que andes com uma latinha de óleo no carro, podes fazer isso

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                          Carassimos,

                          Li o tópico todo e confesso que não encontrei uma resposta directa para a minha dúvida. Neste sentido, creio que faz sentido "desfibrilhar" o tema, adormecido desde 2013.

                          Pese embora já se tenham dado várias dicas sobre como fazer uma rodagem bem feita que garanta a longevidade do motor, gostava de perceber se há alguma forma de previligiar a performance, mesmo que no longo prazo possa vir a afectar a duração.

                          Ou seja, imaginando que há alguem que não pensa em fazer 300 ou 400mil kms (ou mais) com o carro, a rodagem deve ser a mesma? Ou tendo em conta isso, poderia eventualmente apertar mais com carro logo com poucos kms para que o motor ficasse mais solto? Ou a melhor forma de motor ficar mais solto é mesmo fazer uma rodagem cuidada sem apertar muito com o carro?

                          A objecivo aqui é trocar ideias construtivas. Dizer para consultar o livro de instruções, dispensa-se. Caso contrário não haveriam tópicos como estes nem partilha e discussão de ideias.
                          Acho que a tua pergunta é se existe alguma rodagem que permita privilegiar a performance futura do motor, em vez da sua longevidade... é isso?

                          Eu penso que não. Uma rodagem ideal seria mesmo fazer esses km iniciais (5000?? 3000??) em viagens longas, a rotações médias, com poucos tempos de paragem e com poucos ciclos de aquecer-arrefecer.

                          Depois disso sim começar a puxar pelo motor gradualmente.

                          A manutenção que fizeres ao carro vai ter muito maiores implicações na sua performance que propriamente o "puxar" pelo motor. A não ser que seja carro de cidade, alguns atrofiam mesmo.

                          Comentário


                            Abusar e abusar ?! Se estiveres a falar em andar em diversas rpms, utilizar toda a faixa de rotação, etc sim é verdade, agora abusar e logo desde novo...esquece lá isso !

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Desde que andes com uma latinha de óleo no carro, podes fazer isso
                              Tu não leste bem o que ele escreveu, ele disse que estava disposto a abdicar da longevidade em detrimento da performance

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                Que disparate

                                Pareces saber bastante de mecânica e bricolage automóvel mas depois com uma resposta destas, demonstras claramente que perceber de mecânica é uma coisa e de carros e condução é outra.

                                Quando se pretende que o carro em termos de performance esteja o mais "aberto" possível tem que se abusar repetidamente das rpms. Pode-se fazer algumas centenas de km em ritmos moderados de inicio (mas nunca 5 mil se não o carro fica todo atrofiadinho) e depois é abusar e abusar e abusar, respeitando apenas aquecimentos e arrefecimentos.
                                Falas genericamente? É que nesse aspecto motores diesel e gasolina são muito diferentes.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                  Tu não leste bem o que ele escreveu, ele disse que estava disposto a abdicar da longevidade em detrimento da performance
                                  Bom... desde que depois não o venda "como novo" num stand perto de si...

                                  Comentário


                                    Voçês de competição não sabem nada !?

                                    Então como é que são feitas as rodagens dos carros de troféu, rally, etc ? ritmos constantes e rpms médias não potenciam as performances.

                                    Comentário


                                      O user Veritati não especificou se era um motor diesel ou gasolina.

                                      Não vejo como um motor diesel possa ganhar cv a andar a abrir. Pode é ganhar menos carvão... e mesmo assim tenho dúvidas. Aí volto a dizer que uma boa manutenção e manter o motor "limpo" e desobstruído.

                                      A mecânica Otto é completamente diferente, entram em causa fenómenos térmicos mais complexos como a "velocidade de chama" que já dependem do tratamento a que o carro é sujeito.

                                      De qualquer maneira as pessoas confundem um motor sujo com atrofiado.

                                      Comentário


                                        No caso, estava a pensar em motor diesel. Mas creio que também cria valor para o tópico falar da vertente a gasolina.

                                        Nota: já rodei alguns motores a apertar desde o início (repeitando sempre o aqecimento) e nunca tive poblemas. No entanto, queria perceber se o poderia fazer ainda melhor e se apertar no inicio é um mito (ou seja, caso não tivesse apertado com os motores, se poderiam sair ainda melhores em termos de performance).

                                        Comentário


                                          Se vissem a rodagem que os motores levam na fábrica antes de serem montados......

                                          Não digo que não sejamos um pouco comedidos ao inicio mas não há razão para não utilizar o motor nas suas potencialidades.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                            Voçês de competição não sabem nada !?

                                            Então como é que são feitas as rodagens dos carros de troféu, rally, etc ? ritmos constantes e rpms médias não potenciam as performances.
                                            Infelizmente não há assim tanto que se possa extrapolar desses motores para os nossos.

                                            Esses motores são esganados desde sempre para garantir misturas ricas, frentes de chama eficazes, etc. Os nossos carros vêm com lambdas, mapeamentos precisos, sensores de knock...

                                            Estás a comparar o demónio com uma freira.

                                            Repara, um motor de rally tem uma vida mais curta que a própria rodagem de que estamos a falar. Portanto eles não são "esganados" para criar corpo... nem teriam tempo para isso. É mesmo para manter a afinação top. A afinação dos nossos não dá para fugir.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Não deves apertar pela rotações nos primeiros 5000kms. Encurta as mudanças de óleo e filtro se queres que o carro chegue aos 400000kms. Se tem FAP, vai passear o cão a cada 500kms
                                              Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                              Que disparate

                                              Pareces saber bastante de mecânica e bricolage automóvel mas depois com uma resposta destas, demonstras claramente que perceber de mecânica é uma coisa e de carros e condução é outra.

                                              Quando se pretende que o carro em termos de performance esteja o mais "aberto" possível tem que se abusar repetidamente das rpms. Pode-se fazer algumas centenas de km em ritmos moderados de inicio (mas nunca 5 mil se não o carro fica todo atrofiadinho) e depois é abusar e abusar e abusar, respeitando apenas aquecimentos e arrefecimentos.
                                              Não encontro nenhum disparate na resposta do eblase.

                                              É uma resposta curta, completa, fácil de perceber e melhor, em tão poucas palavras, era difícil ser.

                                              "Rodagem" e "tem que se abusar repetidamente das rpms" é que não faz sentido estarem na mesma frase/conversa.

                                              Quem não perceber nada disto e ler o q foi dito fica a pensar q a rodagem foi inventada para deixar os carros atrofiadinhos.

                                              É o contrário, ou seja, se a rodagem for bem feita o motor depois é que vai ter todo o seu potencial pq não vai ter problemas de cilindros riscados, segmentos gastos, consumo excessivo de óleo, baixa compressão, etc (problemas que fazem com q o motor tenha menos performance).

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Infelizmente não há assim tanto que se possa extrapolar desses motores para os nossos.

                                                Esses motores são esganados desde sempre para garantir misturas ricas, frentes de chama eficazes, etc. Os nossos carros vêm com lambdas, mapeamentos precisos, sensores de knock...

                                                Estás a comparar o demónio com uma freira.

                                                Repara, um motor de rally tem uma vida mais curta que a própria rodagem de que estamos a falar. Portanto eles não são "esganados" para criar corpo... nem teriam tempo para isso. É mesmo para manter a afinação top. A afinação dos nossos não dá para fugir.


                                                Eu não me referia a carros exclusivamente criados para competição, tipo fórmula, mas a carros normais adaptados para competir.

                                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                Não encontro nenhum disparate na resposta do eblase.

                                                É uma resposta curta, completa, fácil de perceber e melhor, em tão poucas palavras, era difícil ser.

                                                "Rodagem" e "tem que se abusar repetidamente das rpms" é que não faz sentido estarem na mesma frase/conversa.

                                                Quem não perceber nada disto e ler o q foi dito fica a pensar q a rodagem foi inventada para deixar os carros atrofiadinhos.

                                                É o contrário, ou seja, se a rodagem for bem feita o motor depois é que vai ter todo o seu potencial pq não vai ter problemas de cilindros riscados, segmentos gastos, consumo excessivo de óleo, baixa compressão, etc (problemas que fazem com q o motor tenha menos performance).
                                                Creio que em nenhum veículo faz sentido uma rodagem 5 mil km. Mas mesmo passando por cima desse enorme exagero, voçês ainda me parecem estar na fase em que os motores ao fim de uns km mudavam o óleo por causa das limalhas

                                                Ainda recentemente vi uma corrida promovida por uma entidade que disponibiliza Porsches GT3 RS tal como se vendem com matriculas, os participantes pagam (não deve ser pouco) para alugar o carro e toda a sua manutenção.

                                                Obviamente que da parte do promotor deste evento há todo o interesse em que a fiabilidade seja o maior possível, porque recebe um valor fixo e todos os custos associados ao carro estão a seu cargo.

                                                Sabes como fizeram a rodagem dos novos GT3 quando foram entregues, branquinhos ainda sem patrocínios ? em pista, a fundo desde os zero km.

                                                Comentário


                                                  Puxar ou não pelo carro ainda na rodagem?

                                                  Alguns entendidos, depois dos 1.000 km, convém puxar um pouco por ele. Entendendo-se como breves acelerações a maiores rotações, progressivamente. Agora uns segundos, amanhã 10 segundos, para a semana 30 seg, etc. Claro que não é ir em altas até ao Porto...

                                                  Opiniões?

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=oklqJnm7_TY

                                                  Comentário


                                                    Xiça, participei nesta pérola.

                                                    Comentário


                                                      Já agora:


                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Teste mostra evolução de rodagem num carro e porque fazer (5000km)













                                                      in: http://forum.autohoje.com/showthread...post1067484233

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X