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    #91
    Manual Manutenção OPEL CORSA A TD/D

    Serve este tópico para dar a conhecer alguns cuidados de manutenção e como fazer, no Modelo referido.

    Sempre que os trabalhos executados sejam similares a outras versões OPEL CORSA A darei conta de tal facto.


    As operações e manobras descritas neste tópico são meramente indicativas, não pessupôem nenhum vinculo ou obrigatoriedade.
    O autor e por inerência o FORUM AHO não podem ser responsabilizados pelo mau uso ou aplicação das mesmas.

    Em caso de duvida o autor aconselha a não execução de tais operações recorrendo a profissionais.



    1ª Parte Mudança de Óleo


    Depois de rodar o motor ao relanti ou de preferência em regime médio ( 1500~2000 rpm)durante 5 minutos, drenar o óleo pelo bujão de carter.



    Retirar o Bujão com Chave de 20mm, de preferência Chave de Luneta


    Deixar correr o Óleo (durante este periodo podem optar por executar os trabalhos descritos na parte 2; 3; 4)


    Não esquecer de verificar o estado da Anilha de Vedação, NORMALMENTE é usada uma anilha maciça de latão macio (recozido) - á esquerda na foto-, em alternativa usar uma anilha de esmagamento - centro.


    Seguir os passos inversos ao acima descrito, colocar óleo e verificar nivel.

    Tampão para colocação de óleo á esquerda e vareta de nivel á direita.

    Encontra-se terminada a substituição de óleo


    Após os primeiros 100 km's reconfirmar o nivel de óleo

    Válido para motores ISUZU - Refª 4EC1 e T4EC1 (similar nos motores 4EEC1 e T4EEC1 1.7)

    Comentário


      #92
      2ª Parte - Substituição do Filtro de òleo


      Para se substituir o filtro de óleo, temos de obter acesso ao mesmo, para facilitar a tarefa termos de remover alguns componentes que são de fácil remoção.

      a) - Deposito do Limpa Vidros, puxar para cima para desencaixar


      b) - Desapertar as braçadeiras da conduta de admissão e retirar a mesma.




      Esta deverá ser a imagem que têm do local e do filtro de òleo.


      Encaixar e usar a chave de filtros de óleo na posição indicada e depois de fixa empurrar para baixo para desapertar o mesmo.


      Depois de de retirado o filtro, ocorre algum escorrimento de óleo que "empoça" na parte superior do Motor de Arranque que convem limpar.


      Colocar e encaixar o filtro de ar á mão, até este ficar justo, apertando o máximo possivel sem recorrer á chave de filtro, posteriormente, ajustar com a chave SOMENTE 1/4 de volta.


      E fica concluída a operação de substituição do Filtro de Óleo.

      Válido para motores ISUZU - Refª 4EC1 e T4EC1 (similar nos motores 4EEC1 e T4EEC1 1.7)

      Nota - Após os primeiros KM's convem verificar a eventualidade da ocorrência de alguma fuga de óleo pela vedação ou devido a algum defeito de fabrico do filtro, não é comum mas não é impossível.

      Comentário


        #93
        3ª Parte - Substituir Filtro de Gasóleo


        A substitução do filtro de gasóleo no local é de todo uma tarefa impossivel, como tal a exemplo dos concessionários opta-se por retirar o conjunto completo e substituir fora da viatura.

        Desapertar os tubos e tubagens de gasóleo - Chave 19mm




        Desapertar o suporte do Filtro de Gasóleo - Chave 17mm


        Soltar as fichas e contactos eléctricos



        Num torno de bancada fixar o suporte e desapertar o filtro com recurso á Chave de Filtros.


        Verfificar vedantes e o estado do suporte que se divide em duas partes (metalica/aliminio e material composito) sendo a fixação de ambas pelo casquilho central roscado.


        Roscar manualmente o filtro no suporte e apertar também de forma manual até o mesmo deixar de roscar, como existem dois vedantes de borracha não será necessário reaperto com recurso á chave de filtros.



        Voltar a colocar o suporte no local executando as operações de forma inversa ao descrito acima.


        Pormenor dos parafusos roscados e das anilhas de vedação.
        As anulhas de vedação tem a mesma medida da anilha do Bujão de oleo e são também de Latão maciço macio(recozido)


        Dadas as caracteristicas dos parafusos de ligação das tubagens de gasóleo, não é conveniente o uso de força excessiva sob pena de danificar ou partir os mesmos.

        O sistema de Alimentação de Gasóleo nesta versão, ferra sempre é accionada a chave de ignição, contudo e devido á existência de ar no sistema é frequente haver um trabalhar irregular do motor, após a colocação do motor em funcionamento, nos primeiros 2~3 minutos acelarar ligeiramente até que o motor readquira um trabalhar regular.

        Válido para motores ISUZU - Refª 4EC1 e T4EC1 (similar nos motores 4EEC1 e T4EEC1 1.7)

        Comentário


          #94
          4ª Parte - Substituição Filtro de AR

          Desapertar os 4 parafusos que fixam a tampa/suporte do filtro de ar/admissão.


          Desapertar a braçadeira da ligação ao colector do Turbo.


          Remover a tampa/suporte do Filtro de Ar.


          Retirar as peças que fixam/encaixam o filtro á tampa/suporte


          Limpar a tampa/suporte e recolocar o filtro


          Recolocar as peças de fixação/encaixe do filtro á tampa/suporte.


          Voltar a recolocar e apertar os parafusos da tampa/suporte e da braçadeira do Colector ao Turbo.



          Está concluida a substituição do Filtro de Ar

          Válido para motores ISUZU - Refª 4EC1 e T4EC1 (similar nos motores 4EEC1 e T4EEC1 1.7)

          Comentário


            #95
            Substituição de pastilhas de Travão.

            A versão aqui colocada é do Corsa A TD/D Versão até Agosto 1991, posterior a esta data os Modelos Corsa A Começaram a montar Pinças/Bombas do Opel Corsa Modelo B.

            Este exemplo é válido para os Corsas A GT.

            Conjunto completo Montado


            Começar por retirar as duas cavilhas elásticas com recurso a martelo e punção/ponteiro de ponta romba.

            Alinhar o punção com a cavilha e o respectivo orificio e desferir umas pancadas no punção com o martelo de forma a empurrar a cavilha.

            Aqui podemos verfificar que as cavilhas estão já fora do seu local, estando já uma das pastilhas solta.


            Recorrendo a um alicate extensivo/pressão pressionamos o embolo da bomba de forma a que este recue e crie folgas para que sejam retiradas as pastilhas.


            Usar uma chave de fendas para soltar as pastilhas que podem estar "coladas" á bomba.


            Retirar as pastilhas velhas


            Recorrendo ao alicate, pressionar o embolo/pistão de forma a criar o espaço necessário para montar as pastilhas novas.


            Colocar as pastlihas novas


            Depois de colocadas as pastilhas vamos recolocar as cavilhas elásticas com recurso ao martelo e ao punção de ponta romba.


            Coloquem primeiro a cavilha de baixo de forma a poderem montar mais fácilmente as molas anti vibração.



            Na fase final da colocação das cavilhas para facilitar alinhar a cavilha/orificio com o Punção.


            Este será o aspecto final


            Desgaste das pastilhas velhas comparativamente com as novas.



            ATENÇÃO: Após a realização das operações descritas neste post ter atenção o seguinte.

            - Nas primeiras travagens o pedal está esponjoso e sem pressão, convem bombar algumas vezes até atingir pressão de travagem.

            - O conjunto Pastilhas / Discos não se encontram "emparelhados" ou "acamados" pelo que a pastilha não assenta perfeitamente na superficie do disco, isto resulta em perda da eficácia de travagem nos Km's iniciais, nos primeiros 200~300 kms convem efectuar uma condução suave sem travagens bruscas.

            Comentário


              #96
              Para executar os trabalhos de manuetnção descritos nos Post's anteriores , foram usados os seguintes equipamentos e utensilios.



              - Tabuleiro para para evitar derrames acidentais no solo
              - Recipiente para recolha do óleo de motor usado.
              - Chave rodas em Cruz
              - Chave de rodas extensível
              - Alicate extensivel
              - Chave de Fendas
              - Chave de roquete 1/4 com chave 10mm e 7 mm
              - Chave de filtros
              - Chave Boca/Luneta 17mm
              - Chave Boca/Luneta 19mm
              - Chave Luneta 20mm
              - Martelo
              - Punção de ponta Romba



              O uso de um macaco de oficina facilita o trabalho de substituição das Pastilhas, contudo o mesmo pode ser executado com recurso ao vulgar macaco da viatura. CHAMA-SE A ATENÇÃO para que sempre que levantem o eixo da frente, usarem calços nas rodas traseiras para evitar o deslizar inadvertido, evitando acidentes pessoais.


              O Uso de rampas permite aumentar a altura da frente da viatura ao solo, é assim possivel fazer reapertos, verificar a linha de escape suspensão e executar as mudanças de óleo sem recurso a elevador.
              Este tipo de artigo pode ser encontrado por exemplo na Norauto.


              A "Sucata"


              O óleo queimado é colocado numa embalagem antiga de óleo, e os restantes materiais usados colocados nas suas embalagens de origem - escorrer os filtros convenientemente.
              Pessolamente recorro a uma oficina de automóveis para entregar os artigos usados.

              Comentário


                #97
                Granda DIY.


                1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                Comentário


                  #98
                  Peças necessárias para 1ª; 2ª ; 3ª; 4ª Parte

                  Peças da marca Mahle

                  Filtro de Ar refª LX 307
                  Filtro de Óleo refª OC196
                  Filtro de Gasóleo refª KC68

                  Óleo Mobil S Turbo Diesel (semi sintético) W10/40

                  Pastilhas de travão Marca Pagid Eixo Frontal

                  Refª T0375 - Até Agosto 1991 (Nas fotos de cima)
                  Refª T1045 - Desde Setembro de 1991


                  Valor total aproximado- 120€

                  Comentário


                    #99
                    Exelente.
                    Muito Obrigado.
                    [^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]
                    Um abraço do Algarve.
                    Bom trabalho.

                    Comentário


                      Manual Peugeot 406 Coupé - HELP!!!

                      Boas - precisava do Manual do Utilizador em Português do Peugeot 406 Coupé 1998...

                      Sim, já fui à Peugeot mas em PT já não existe só em Húngaro, Espanhol, Alemão, etc. etc...

                      Alguém me consegue arranjar isto (via site ou mesmo papel) - se alguém tiver para vender é uma questão de se discutir.

                      Tou mesmo um bocado "desesperado" com isto... [xx(]

                      Comentário


                        Já tentaste no e-mule ?

                        Comentário


                          Já tentei à um tempo atrás e não encontrei nada... a Peugeot aconselhou-me um site que é http://public.infotech.peugeot.com mas esta porcaria paga-se €10 à hora por estar ligado!!!

                          Ainda por cima quem me telefonou da Peugeot disse que tinha andado lá à procura do Manual e não encontrou... que eu com "mais tempo" podia conseguir encontrar... mas a €10 à hora não me parece...

                          Comentário


                            Talvez eu arranje... mas em fotocópia. Pode ser? ;)

                            Comentário


                              Isso era lindo! Por favor - eu mando-te uma PM para combinarmos isso melhor.

                              Muito obrigado!!

                              Comentário


                                Se o lino desenrrascar tudo bem.

                                Se precisares lá em casa existe um igual ao do teu avatar, tira-se copia sem problema, demora é mais um bocadinho.

                                Comentário


                                  Dias, grande barraca, nem me lembrei de ti, man! [8)][8)][8)]


                                  Sem eu querer descartar-me, é melhor seres tu a arranjar, porque a pessoa que eu estava a pensar, para além de ser de Viana do Castelo, não é do fórum e não é muito fácil entrar em contacto com ele! ;)

                                  Comentário


                                    :D, isso deve-se arranjar sem xatice, só pode é ser em Dezembro que é quando vou lá em cima.

                                    De qualquer forma é uma questão de combinar

                                    Comentário


                                      Ok, agradecia então que não se esquecessem.. assim que souberem qualquer coisa, mandem-me uma PM ou postem aqui!
                                      Obrigado!!

                                      Comentário


                                        Diz la para quando o queres? em dezembro tá bom?

                                        Se eu tirar copia daquilo como te dou? de onde és?

                                        Comentário


                                          Mandei-te uma PM

                                          Comentário


                                            Classe C W203 service manual

                                            Boas.

                                            Alguém me pode dar uma ideia de onde posso encontrar o manual de instruções para um Classe C de 2002?


                                            Gracias

                                            Comentário


                                              Até te dou duas, ou na mercedes ou no ebay

                                              Comentário


                                                era preferível não pagar... muito menos pela net.

                                                Comentário


                                                  obrigado a todos pela ajuda. saquei do emule.

                                                  Comentário


                                                    Manuais do SMART em Português

                                                    Alguém conhece algum site donde os possa descarregar?

                                                    Obrigado.

                                                    Comentário


                                                      http://forum.smartistas.com/viewtopic.php?t=2780

                                                      Abraço ;)

                                                      Comentário


                                                        Muito obrigado!

                                                        Comentário


                                                          manual audi A6 All-road 2001 em portugues

                                                          o meu sogro tem uma audi allroad de 01/2001 aduirida nova mas que tem o livro de instruçoes em alemão...sera que existe alguma pagina em que o dload seja possivel do livro de instruçoes.[8D]bom ano

                                                          Comentário


                                                            Tenta aqui tambem:
                                                            http://audipt.com/forum/index.php

                                                            (E já agora depois faz lá a apresentação da A6)

                                                            Comentário


                                                              MANUAL INSTRUÇÕES

                                                              agradecia a ken m conseguisse arranjar um manual de instruções do passat confortline tdi 130cv 2002!!
                                                              n consegui encontrar na net!!

                                                              Comentário

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