nesse 1.2 nao ganhas nada a nao ser uma ligeirazita resposta em baixas melhor
bem em relação aos consumos é assim....
se o filtro apanhar muito ar quente, diminui o rendimento e o consumo aumenta
se o filtro ficar a apanhar ar frio, aumenta o rendimento e o consumo mantém.se ou talvez diminua um pouco (mas quase imperceptivel)
ah e compra o kit de limpeza...e limpa de 8.000km e 8 mil!!!!senao perdes rendimento e entra impurezas
Não uses tubos de má qualidade para encaixar o filtro no buraco da admissao!!! nem tentes puxar o filtro para a frente com tubos do exaustor!!!!
Verifica se os tubos nao tocam em partes do bloco...pois pode fazer um buraco no tubo e aspirar ar quente para admissao , e depois o carro pára!!!ehehehe já me aconteceu há alguns anos!
Muito obrgado PauloFVF, é que eu realmente gosto de este tipo de upgrades mas n tenho carro para isso, e sergem-me duvidas... Obrigado Será
que ha alguem que tenha instalado um filtro num carro 1.2L de 60 ou semelhante?
olha eu já tive uma admissao directa instalada em 4 carros
Um renault 9 :D:D:D 1.1 48cv
toyota corolla 1.3 XL
Nissan sunny N14 1.4 87CV
Nissan sunny gti
e digo te ....o obvio...quanto mais potencia o carro tiver mais sentes!
no r9 nao fazia grande diferença....nem grande ronco...era mais porque comprei o filtro e tubo por 15€ e o original era isso tbem!!
Nos sunny os kits eram especificos....e faziam um barulho vai lá vai....
no gti notava-se imenso o ganho em baixas....!!
uma das vantagens da admissao directa é que só dás cagaçal se quiseres...pois só ouves o rugido quando tens o peda quase totalmente no fundo!!
Agora no r9 apesar de nao fazer ronco nenhum...obviamente que tinha de andar sempre a fundo.... mas este carro tinha muito espaço no motor e o filtro estava sempre bem refrigerado!
No corolla é que usei um tubo do exaustor [8][8] tinha eu 18 anos...era um pequeno infanteloide...e o tubo ao roçar no bloco...fez um buraco e entrou ar quente....então ia eu numa avenida na madeira...e o carro perde potencia e pára.....desligando-se....abri o capot e verifiquei que eu tinha sido um asneirão!
tenho um amigo que instalou um filtro desses num fiesta 1.25 de 75 cv e diz ele que ganhou uns kmzitos de velocidade de ponta ...e sente algo mais forte em baixas.....
mas........
é o que te digo....nao metas isso a pensar que tás a dar nitro!![}]
Muito e muito obrigado pessoal...
A minha ideia agora sera talvez instalar um filtro no mesmo bloco de origem, mas um filtro dito de rendimento. Vou é alterar os tubos para uns com mais diametro, que não deixem o ar aquecer com a temperatura do motor, ja vi que não pode ser nada disso de filtros do exaustor
Ja vi filtro para o meu modelo a 50€ é caro... mas se nc mais o trocar... Costumo trocar de filtro de ar de 15 mil em 15 mil klm... O que pretendia mesmo é ganhar ligeiramente ao consumo, porque faço média de 100klm por dia em auto-estrada e cidade tambem e o combustivel ta carissimo...
Obrigado mais uma vez pelas vossas opinioes ABc
Boas, já tive um filtro da JR que é exactamente a mesma coisa que o K&N á excepção da cor instalado num AX 11TRE, o que posso dizer é que a potencia não se altera, os consumos também não, o que realmente notei foi uma resposta mais pronta a nível de subida de rotação o que pode induzir em erro ao dar a ideia de mais potencia.
De qualquer maneira se aliar o filtro a umas boas velas da Brisk por ex: como tinha na altura ai a resposta do motor é muito mais pronta mas potencia nicles.
Atenção que muita gente diz mal das velas Brisk porque quem as vende nem sempre tem a preocupação de escolher uma vela com a temperatura adequada ao carro.
Quanto aos tubos de aluminio conheço um mecanico que usou num BMW 316, deu uma volta a abrir e a seguir teve foi de abrir o motor porque o tubo foi engolido!
Um pequeno reparo... Com admissão directa o carro ganha em resposta e perde velocidade de ponta, com o filtro K&N ou outro do género para colocar no compartimento de origem o carro ganha em velocidade de ponta mas a resposta é em tudo identica ao de origem para um carro com essa cilindrada/potencia.
obrigado fellow, de facto o top speed não me diz muito, mas as recuperações ja me interessa mais
devo alterar apenas os tubos de admissão de ar e o filtro no compartimento de origem.
Quanto as velas Brisk sei onde vende e tb axo k deve ser boa cena mas nem me informei acerca de preços... Vou fazer revisão ao carro mudar filtros oleo e velas talvez, queria melhorar um bocado o que ele é A pouco tempo dei-lhe um banho de pintura ficou fixe
Acho que antes de optar por novas velas também tem esta opção da splitfire que já comercializei também com bons resultados em carros de baixa potência e na altura vendia barato.
lol... nephilim uma admissao directa só faz barulho quando o pedal está literalmente no fundo, quando nao está nao ouves absolutamente nada a nao ser um respirar mais forte!
eu meti hoje um K&N de caixa no meu primera!!! o filtro antigo original já tinha 40.000km e estava porquissimo ...(os filtros originais do primera sao pa serem trocados de 40 em 40 mil!!)
acho que um de caixa era a melhor opcção para ti!!!
obrigado pela vossa opinião, pois eu tambem não quero mesmo que o carro fique a fazer mais barulho ate pk a mh namorava passava-se k n curte nada isso...lol
mas por outro lado gostava de algo diferente. Então a melhor opção sera o filtro de caixa e não os conicos?
pois o de caixa é bem mais facil de instalar...
é assim,em termos gerais o de caixa não é tão performante como o cónico, mas no teu caso o cónico deve ser praticamente tão perfomante como o de caixa ...
e pelo menos nao ficas com o carro a uivar quando metes o pé a fundo...ao seres passado por uma velhinha de fiesta!ehehehe
mete um de caixa sim, em principio deverá ser especifico....e deve custar á volta de 50 € um pouco mais ou pouco menos....
será lavável, o que significa que provavelmente vai te acompanhar o resto da vida do carro (presumindo que faças até uns 80 mil ou 100) .....
tens de comprar o kit de limpeza depois....e antes de instalares o filtro de caixa, limpa a caixa por dentro com um pano humido!!!
Mas sinceramente se o filtro original do teu carro for baratuxo como o do meu R9 era, se eu fosse a ti nao gastava dinheiro nisso!!
comprei um de caixa para o meu primera porque o original e nao reutilizavel do meu primera custa quase 40 € e o k&n custa 60 e é lavável!
se o teu original ou marca branca custar 15 € nao sei se compensará!
lembra te que os ganhos vao ser praticamente nulos ....
obrigado, pois por isso é que na hora de ir comprar penso nisso... De marca branca comprava a 18€ mais ou menos.
no que eu queria ganhar, era do tipo condução em auto-estrada a 100 klm/h reduzir um pouco ao consumo. Do genero não vou de pé a fundo, com esse tipo de filtros penso que posso ganhar algo em termos de consumos, mas pelo que me tem dito, o consumo será o msm e so ganho mais um barulho lol
pois é isso mesmo, é uma loja de material do tipo, jantes, filtros admissoes directas. Eu ja lhes enviei um mail e eles disseram que tinham mas certamente que mandam vir depois é que vou buscar.
nao, sou do porto, tem site na net é www.coralcar.pt, pois eu perguntei acerca da disponibilidade e do preço, eles tem um especifico para o meu carro por 50€ da tecnifilter e um conico universal R.evolution por 40€. Mas o especifico talvez sera melhorpara o meu carro.
ya tem de ser especifico para a caixa! E ficas mais bem servido que um cónico acredita!! um dia quando tiveres um animal que seja mais vigoroso e ai se ainda quiseres melhorar a prestação do carro.....uma admissao directa será das primeiras coisas a fazer!
pois calculo que sim, pelo que tenho aprendido aki
este carrito que tenho tenho bastante estima por ele e muito dificilmente o vou vender, penso mesmo em guarda-lo para no futuro ser tipo classico...
pode ser uma ideia estupida mas é verdade lol
tenho as peças todas d origem k troko
é um twingo de 98, eu não gostava do carro antes de o comprar, contudo kd vi era preto, jante especial, tecto panoramico...comprei lgo. E então quando vi a posição cama fiquei maluco....lol E cm eu faço mei d 100 klm por dia é economico a rondar os 5,8L se pisar claro k sobe, mas tenho condução cuidada...
pois eu sei, nao tem nada a ver, por isso é que tambem nao quero por a roncar demasiado fica mal...lol
com o filtro de caixa tambem faz barulho?
pois tb axava msm isso, carro a gaja, mas o meu... ou é por ser preto c tudo a cor, nao sei...lol
o tablier de facto n é nada simpatico, é original
abraço
Filtro de ar
O filtro de ar é uma das modificações mas fáceis de efectuar num automóvel, é também uma das primeiras a realizar, devido ao baixo preço e às vantagens que advém da utilização de um filtro não convencional. A função do filtro de ar é limpar as impurezas do ar, antes que o ar entre no motor. Teoricamente, quanto mais ar entrar no motor, mais potência produzirá o motor a determinada rotação, desde que o sistema de gestão do motor consiga garantir a correcta mistura ar/combustível. A mínima resistência à entrada do ar no motor vai fazer com que a curva de potência desça. Contudo não espere ganhos de potência milagrosos com a simples adopção do filtro de ar!
Filtros originais
Os filtros originais, de papel são muito restritivos pois são feitos de varias fibras comprimidas e o espaço para a passagem de ar é pequeno. À medida que o filtro vai ficando mais sujo, o espaço para a passagem das partículas do ar será cada vez menor, o que leva a que o rendimento do motor desça. Estes filtros são substituídos nas revisões periódicas.
Filtros de susbtituição
Se substituirmos o filtro original por um que permita que entre mais ar no motor, garantindo a filtragem, então o motor produzirá mais potência, embora os ganhos não sejam muito grandes e andarão à volta dos 2cv dependendo do carro. Existem várias marcas a propor filtros de substituição e que permitem esse maior fluxo de ar para o motor. Para além disso estes filtros são reutilizáveis e laváveis, o que permite que possam ser usados durante praticamente toda a vida útil do automóvel. Isto compensa o investimento que se faz neste filtro. Estes filtros de substituição são ou de fibras de algodão embebidas em óleo ou de espuma com uma ou várias camadas. Os primeiros têm como vantagem em relação aos de espuma o terem uma superfície cerca de 5 vezes maior. Nos filtros de algodão, as partículas de poeira são paradas pelas fibras de algodão cruzadas e retidas pelo óleo. Nos de espuma, várias camadas de poliuretano criam uma rede que serve para agarrar as partículas de pó. A duração destes últimos é maior do que os de algodão.
À medida que o filtro vai ficando sujo a influencia no fluxo de ar é menor porque os orifícios não ficam bloqueados. Com um produto de limpeza específico e água limpam-se todas as impurezas, deixa-se secar e aplica-se novamente o óleo. O filtro fica pronto para mais uns 15000 km. No caso do filtro ser de espuma o intervalo entre lavagens pode ir até 30000km e a lavagem apenas é feita com água.. Ao contrário do que se possa pensar esta alteração não afecta a garantia do automóvel.
Com a alteração do filtro de ar nota-se um aumento ligeiro no binário e na potência do automóvel e uma diminuição ligeira nos consumos. A resposta do acelerador também fica ligeiramente melhor.
Admissão directa
Também se pode trocar o sistema da caixa + filtro de ar por um kit de admissão directa. As vantagens de um sistema destes estão na potência extra que se ganha e na aparência que vai ter o compartimento do motor com um destes kits. Os ganhos de potência com um sistema destes é maior podendo ir até aos 15cv, dependendo do carro e do tipo de filtro. Contudo, os ganhos de potência são difíceis de medir pois estes sistemas trabalham melhor em estrada quando o fluxo de ar é maior. Estes Kits de admissão, permitem que entre um fluxo de ar muito maior para o motor podendo aumentar esse ar em cerca de 40%. A desvantagem é que normalmente são mais difíceis de aplicar e obrigam a retirar a caixa de ar e a ligar alguns cabos ao kit. É necessário ter em atenção que o motor pode passar a receber ar mais quente proveniente do motor, o que não é conveniente e leva a um decréscimo na potência, isto porque o ar frio é mais denso, logo o motor recebe mais ar se este for frio Para resolver este problema, aplica-se uma conduta que faça passar o ar do exterior directamente para o filtro e isola-se este do resto do compartimento do motor. A aparência do compartimento do motor melhora bastante com um destes kits.
Admissão dinâmica
A admissão dinâmica consiste num sistema composto por uma entrada de ar situada na grelha ou no pára-choques, que faz passar o ar por uma conduta até à caixa de ar. Desta forma os ganhos variam em função da velocidade a que se desloca o carro. Existem alguns kits à venda para determinadas marcas de carros ou então podem ser facilmente fabricados por vós.
Por exemplo, num Golf 3 pode-se adquirir umas entradas de ar da Kamei para aplicação ao lado dos piscas da frente e fazer passar um tubo para a caixa de ar. A Bonrath possui um sistema completo com as entradas de ar para o pára-choques, o tubo e as braçadeiras. Outras marcas dispõem de kits completos para aplicar em diversos modelos de automóveis.
Outros
Existe ainda um tipo de filtro diferente da OMP, em espuma que com uma tampa da caixa de ar diferente permite a entrada de mais ar para o motor. Não existe para todas as marcas e modelos de automóveis. Pode ser consultado o site da OMP para mais informações. Em baixo alguns dos mais modernos sistemas de admissão de ar existentes. O objectivo cada vez mais, para além de se conseguir a maior eficiência no volume de ar/performance, é que o sistema tenha um estilo muito próprio e que realce o aspecto do motor.
Algumas das marcas de filtros de substituição e de kits são: K&N, JR, Pipercross, Green, Kingdragon, OMP, Ramair, Jamex, Sprint Filter, Kelk, Jetex, ITG, Tecnofilter, Sparco, OMP, Simota, HKS, DC Sports, entre outras. Para mais informação sobre estas marcas e produtos podem consultar a nossa secção de links para aceder aos sites das marcas.
Para verificar que realmente a modificação da sistema de admissão de ar tem resultados práticos ao nível da potência e binário pode verificar os resultados obtidos em testes realizados pela revista Francesa Auto Fun. Nota: estes testes são apenas exemplificativos, não são testadas todas as marcas de filtros e o teste apenas é efectuado sobre um modelo de carro. Existem mais testes do género publicados regularmente em revistas da especialidade.
Filtro de ar
O filtro de ar é uma das modificações mas fáceis de efectuar num automóvel, é também uma das primeiras a realizar, devido ao baixo preço e às vantagens que advém da utilização de um filtro não convencional. A função do filtro de ar é limpar as impurezas do ar, antes que o ar entre no motor. Teoricamente, quanto mais ar entrar no motor, mais potência produzirá o motor a determinada rotação, desde que o sistema de gestão do motor consiga garantir a correcta mistura ar/combustível. A mínima resistência à entrada do ar no motor vai fazer com que a curva de potência desça. Contudo não espere ganhos de potência milagrosos com a simples adopção do filtro de ar!
Filtros originais
Os filtros originais, de papel são muito restritivos pois são feitos de varias fibras comprimidas e o espaço para a passagem de ar é pequeno. À medida que o filtro vai ficando mais sujo, o espaço para a passagem das partículas do ar será cada vez menor, o que leva a que o rendimento do motor desça. Estes filtros são substituídos nas revisões periódicas.
Filtros de susbtituição
Se substituirmos o filtro original por um que permita que entre mais ar no motor, garantindo a filtragem, então o motor produzirá mais potência, embora os ganhos não sejam muito grandes e andarão à volta dos 2cv dependendo do carro. Existem várias marcas a propor filtros de substituição e que permitem esse maior fluxo de ar para o motor. Para além disso estes filtros são reutilizáveis e laváveis, o que permite que possam ser usados durante praticamente toda a vida útil do automóvel. Isto compensa o investimento que se faz neste filtro. Estes filtros de substituição são ou de fibras de algodão embebidas em óleo ou de espuma com uma ou várias camadas. Os primeiros têm como vantagem em relação aos de espuma o terem uma superfície cerca de 5 vezes maior. Nos filtros de algodão, as partículas de poeira são paradas pelas fibras de algodão cruzadas e retidas pelo óleo. Nos de espuma, várias camadas de poliuretano criam uma rede que serve para agarrar as partículas de pó. A duração destes últimos é maior do que os de algodão.
À medida que o filtro vai ficando sujo a influencia no fluxo de ar é menor porque os orifícios não ficam bloqueados. Com um produto de limpeza específico e água limpam-se todas as impurezas, deixa-se secar e aplica-se novamente o óleo. O filtro fica pronto para mais uns 15000 km. No caso do filtro ser de espuma o intervalo entre lavagens pode ir até 30000km e a lavagem apenas é feita com água.. Ao contrário do que se possa pensar esta alteração não afecta a garantia do automóvel.
Com a alteração do filtro de ar nota-se um aumento ligeiro no binário e na potência do automóvel e uma diminuição ligeira nos consumos. A resposta do acelerador também fica ligeiramente melhor.
Admissão directa
Também se pode trocar o sistema da caixa + filtro de ar por um kit de admissão directa. As vantagens de um sistema destes estão na potência extra que se ganha e na aparência que vai ter o compartimento do motor com um destes kits. Os ganhos de potência com um sistema destes é maior podendo ir até aos 15cv, dependendo do carro e do tipo de filtro. Contudo, os ganhos de potência são difíceis de medir pois estes sistemas trabalham melhor em estrada quando o fluxo de ar é maior. Estes Kits de admissão, permitem que entre um fluxo de ar muito maior para o motor podendo aumentar esse ar em cerca de 40%. A desvantagem é que normalmente são mais difíceis de aplicar e obrigam a retirar a caixa de ar e a ligar alguns cabos ao kit. É necessário ter em atenção que o motor pode passar a receber ar mais quente proveniente do motor, o que não é conveniente e leva a um decréscimo na potência, isto porque o ar frio é mais denso, logo o motor recebe mais ar se este for frio Para resolver este problema, aplica-se uma conduta que faça passar o ar do exterior directamente para o filtro e isola-se este do resto do compartimento do motor. A aparência do compartimento do motor melhora bastante com um destes kits.
Admissão dinâmica
A admissão dinâmica consiste num sistema composto por uma entrada de ar situada na grelha ou no pára-choques, que faz passar o ar por uma conduta até à caixa de ar. Desta forma os ganhos variam em função da velocidade a que se desloca o carro. Existem alguns kits à venda para determinadas marcas de carros ou então podem ser facilmente fabricados por vós.
Por exemplo, num Golf 3 pode-se adquirir umas entradas de ar da Kamei para aplicação ao lado dos piscas da frente e fazer passar um tubo para a caixa de ar. A Bonrath possui um sistema completo com as entradas de ar para o pára-choques, o tubo e as braçadeiras. Outras marcas dispõem de kits completos para aplicar em diversos modelos de automóveis.
Outros
Existe ainda um tipo de filtro diferente da OMP, em espuma que com uma tampa da caixa de ar diferente permite a entrada de mais ar para o motor. Não existe para todas as marcas e modelos de automóveis. Pode ser consultado o site da OMP para mais informações. Em baixo alguns dos mais modernos sistemas de admissão de ar existentes. O objectivo cada vez mais, para além de se conseguir a maior eficiência no volume de ar/performance, é que o sistema tenha um estilo muito próprio e que realce o aspecto do motor.
Algumas das marcas de filtros de substituição e de kits são: K&N, JR, Pipercross, Green, Kingdragon, OMP, Ramair, Jamex, Sprint Filter, Kelk, Jetex, ITG, Tecnofilter, Sparco, OMP, Simota, HKS, DC Sports, entre outras. Para mais informação sobre estas marcas e produtos podem consultar a nossa secção de links para aceder aos sites das marcas.
Para verificar que realmente a modificação da sistema de admissão de ar tem resultados práticos ao nível da potência e binário pode verificar os resultados obtidos em testes realizados pela revista Francesa Auto Fun. Nota: estes testes são apenas exemplificativos, não são testadas todas as marcas de filtros e o teste apenas é efectuado sobre um modelo de carro. Existem mais testes do género publicados regularmente em revistas da especialidade.
Muito boa esta explicação de filtros. Eu estou interessado em comprar um filtro de substituição para o meu carro,Mazda 3 1.6 MZ-CD. Já agora onde está a secção de links que te referes no teu post para aceder aos sites das marcas de filtros?
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