Originalmente Colocado por Movyk
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Repros... Pq nao de origem?
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Postaumentar a potencia e reduzir consumos é uma coisa que nunca percebi como se faz...nem eu nem as marcas que produzem os motores
fumo=poluição???
não...aquilo preto é oxigénio.
A combustão envolve a mistura de combustivel ( gasolina ou gasóleo...) e...Oxigénio, entre outras variaveis !!!
Pois bem, podes enriquecer a combustão aumentando o aporte de oxigénio nessa mistura.
Ou seja, tens mais potência sem aumentar a «injecção» de combustível.
Como o motor produz mais trabalho ( mais binário) com igual quantidade de combustivel, os consumos finais irão diminuir.
Só uma curiosidade...há alguns anos, alguém conseguiu reduzir os consumos e, ao mesmo tempo, aumentar a potência de determinado motor, injectando...ÁGUA !!! ...na câmara de combustão.
Só mais uma...já comparaste os consumos dum motor sem turbo com os consumos desse mesmo motor...com turbo?
Estás a ver...mais potência com menos combustível...
Como vês...nunca sabemos tudo.
Consegui ajudar?
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Originalmente Colocado por RuiP Ver PostPonto numero 1: TODOS os carros saem de fábrica com o motor em cerca de 70% das suas capacidades. Pk? é um ponto de equilíbrio entre a fiabilidade futura e as prestações. Qualquer pessoa pode aproximar esses 70% dos 100%, com as devidas responsabilidades inerentes. Agora, ninguém faz trabalho SOBRENATURAL!
Ponto numero 2: Lembro-me que os TDI de 90cv chegaram aos 170cv se não me engano. Pelo menos até aos 150cv foi sempre o mesmo motor.
Na melhor das hipóteses o bloco era o mesmo, eventualmente reforçado para as cargas extras.
Mas de versão para versão mudaram quase tudo o que está à volta.
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Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Postcom o aumento de potencia e de binario... o motor em algumas faixas de rotacao fica com mais binario logo vai fazer
menos esforco... isso reduz os consumos do carro...
falo em andamento normal...em andamento apressado aka pe a fundo o consumo é superior.
um carro que entre as 1500 e as 2000 tem binario de 180 e um que tenha binario de 240 na mesma faixa de rotacao em andamento normal o carro com mais binario..nessa rotacao..consome menos...
no caso do meu carro... 1 2 3 tinha de puxar rotacao ate as 2500 para ele dps cair nas 1800 e conseguir andar...
agora troco as 1800 caindo la pas 1300 e desenvolve bem...nao esforca tanto o motor e nao calcas o acelerador...
Secalhar o que tu querias mesmo era mais potencia porque achavas que ele se arrastava nas primeiras rotaçoes, e conseguiste adaptar o teu estilo de condução a esse binario extra, mas tal como eu disse com mais binario existe mais potencia e maiores consumos. Nao te esqueças que fizeste repro mas a caixa continua a mesma, por isso para manteres a mesma velocidade que mantinhas com o carro sem repro, por exemplo 120, tens de ir na mesma rotação nos dois casos, e com repro mais binario é mais consumo por isso nao vejo onde esteja essa diminuição de consumos.
Originalmente Colocado por Mrs X Ver PostNota-se que deves ser um expert em repros para dizeres isso!
Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver PostAi não...então vou tentar ajudar-te.
A combustão envolve a mistura de combustivel ( gasolina ou gasóleo...) e...Oxigénio, entre outras variaveis !!!
Pois bem, podes enriquecer a combustão aumentando o aporte de oxigénio nessa mistura.
Ou seja, tens mais potência sem aumentar a «injecção» de combustível.
Quando adicionas ar tem de haver combustivel para essa quantidade!
Essa quantidade é estequiométrica e tem de se manter para um mesmo motor!
Sabes o que acontece quando ha ar em excesso num motor? A mistura fica demasiado rica (oxigenio em excesso) e o motor vai abaixo! Principios básicos da mecanica.
Só uma curiosidade...há alguns anos, alguém conseguiu reduzir os consumos e, ao mesmo tempo, aumentar a potência de determinado motor, injectando...ÁGUA !!! ...na câmara de combustão.
Só mais uma...já comparaste os consumos dum motor sem turbo com os consumos desse mesmo motor...com turbo?
Estás a ver...mais potência com menos combustível...
Existem dois tipos de turbo. Baixa pressao e alta pressao.
Os primeiros a serem adaptados foram de alta pressao, em carros a gasolina.
A renault usou estes motores para as suas versões desportivas da decada de 80, e não, não eram muito economicos
Os de baixa pressao surgiram mais tarde para motores a diesel, e de facto está provado que baixam o consumo para o mesmo motor sem turbo.
Mas não o fazem porque metem ar em excesso para o motor para a mesma quantidade de combustivel!! Isso é falso! O motor tem SEMPRE de compensar mais entrada de ar com mais combustivel!
Com estes sistemas electronicos é complicado entender isto, é tudo controlado por computador...
Mas antes de aparecer a injecção electronica, eram os carburadores que faziam a gestão (mecanica) da entrada de combustivel (sendo o ar controlado pela borboleta que está ligada ao pedal do acelerador).
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostPodias ter argumentado qualquer coisa...
Se uma repro implica invariavelmente mais débito, logo maior consumo, então explica-me como é que no meu carro as médias baixaram de 6,5 para 5,5, sensivelmente... A condução é sempre feita pela mesma pessoa, +/- sempre às mesmas velocidades, mesmo percurso, mesma hora, mesmo afluxo de trânsito. A diferença é que no antes estava de origem e no depois tinha uma repro em cima.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
sim mas o binario aparece donde? do céu? Nao! Esse binario extra vem do aumento da injecção de combustivel. Ja agora, podias ir ao Forum Geral e procurar um topico onde se discutem graficos de potencia/binario, e dar uma olhadela
mais binario significa mais potencia, mais consumo. Não é possivel arranjar potencia (ou binario, porque estão intrinsecamente ligados) sem aumentar o consumo, para um mesmo motor.
bem neste ponto isso já depende do teu estilo de conduçao, e principalmente do carro. Mas se for a gasoleo, nenhum motor a gasoleo precisa de ir nas 1800 para puxar. O binario nesta nova saga de motores TD é enorme, e começa logo nas baixas, para facilitar a condução citadina.
Secalhar o que tu querias mesmo era mais potencia porque achavas que ele se arrastava nas primeiras rotaçoes, e conseguiste adaptar o teu estilo de condução a esse binario extra, mas tal como eu disse com mais binario existe mais potencia e maiores consumos. Nao te esqueças que fizeste repro mas a caixa continua a mesma, por isso para manteres a mesma velocidade que mantinhas com o carro sem repro, por exemplo 120, tens de ir na mesma rotação nos dois casos, e com repro mais binario é mais consumo por isso nao vejo onde esteja essa diminuição de consumos.
Podias ter argumentado qualquer coisa...
Bem obrigado! Não sabia que a combustão exigia combustivel e oxigenio! Transpiras conhecimento.
Tens noçao da porcaria que acabaste de dizer?
Quando adicionas ar tem de haver combustivel para essa quantidade!
Essa quantidade é estequiométrica e tem de se manter para um mesmo motor!
Sabes o que acontece quando ha ar em excesso num motor? A mistura fica demasiado rica (oxigenio em excesso) e o motor vai abaixo! Principios básicos da mecanica.
Não duvido. O motor é que nao deve ter gostado. Andam as gasolineiras a tentarem tudo por tudo para tirar a humidade dos seus combustiveis por alguma razão.
Ora bem, esta generalização é muito má.
Existem dois tipos de turbo. Baixa pressao e alta pressao.
Os primeiros a serem adaptados foram de alta pressao, em carros a gasolina.
A renault usou estes motores para as suas versões desportivas da decada de 80, e não, não eram muito economicos
Os de baixa pressao surgiram mais tarde para motores a diesel, e de facto está provado que baixam o consumo para o mesmo motor sem turbo.
Mas não o fazem porque metem ar em excesso para o motor para a mesma quantidade de combustivel!! Isso é falso! O motor tem SEMPRE de compensar mais entrada de ar com mais combustivel!
Com estes sistemas electronicos é complicado entender isto, é tudo controlado por computador...
Mas antes de aparecer a injecção electronica, eram os carburadores que faziam a gestão (mecanica) da entrada de combustivel (sendo o ar controlado pela borboleta que está ligada ao pedal do acelerador).
Depois do teu longo post, que li com muita atenção, fico contente, pois aquilo que defendo esta correcto.
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O colega Diogo_Coelho deu uma boa explicação de como e possival aumentar a potencia e gastar menos.
A nivel de fumo, tambem nao noto mais fumo, está no mesmo.
Atenção, que não fiz uma repro maluca, apenas meti mais 30 ou 40 CV. O objectivo foi o carro ficar com mais binario, assim, atinge a velocidade de de cruseiro mais rapido, consequentemente consume menos.Editado pela última vez por romeiroa; 29 February 2008, 14:32.
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Estas conversas vão acabar sempre no mesmo!
Mas vamos tentar explicar algo que ainda não parece claro na cabeça de muitos.
REPROGRAMAÇÕES DO CONSTRUTOR/MARCA
Uma marca raramente lança/apresenta um novo motor recorrendo apenas a uma reprogramação dos mapas. Quando o faz é sempre acompanhado por uma série de evoluções/modificações/adaptações, mesmo que sejam “invisíveis, ou quando são aumentos de apenas 5cv.
Os aumentos de potência feitos à posteriori devem-se a recalls ou a pedido do cliente, e esses aumentos nunca são grandes.
REPROGRAMAÇÕES DO IMPORTADOR
Alguns importadores mantêm a garantia dos carros que comercializa, quando os mesmos fazem acordos com casas conceituadas de tuning/chiptuning. Os casos mais conhecidos/falados são a ABT (SIVA) e Schnitzer (Baviera).
Estas reprogramações são conservadoras e raramente ultrapassam o limite do seguro para esse motor. São consideradas seguras e mantém-se a fiabilidade num bom nível.
REPROGRAMAÇÕES DO CONCESSIONÁRIO
Pois, aqui tanto podem apanhar uma pessoa que saiba bem o que está a fazer, como podem apanhar um sapateiro…
A única vantagem é a manutenção da garantia…. se forem sempre aquele concessionário.
Quanto ao consumo, se há menos carga de acelerador, gasta menos, tão simples como isto.
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Repros... Pq nao de origem?
Conheco o Engenheiro Miguel Patrocinio.
Veio ao Açores fazer umas quantas repros. O preço não foi mau, porque ele fez várias. Sabes como é... quantidade baixa o preço.
Ele disse que o motor do 1.7 é uma "besta".
Só te posso dizer que... é como se tivesse outro carro. Agora tenho mesmo prazer em conduzir a máquina.
Com relativamente pouco dinheiro, está quase igual ao de 150 CV, que custava na altura que comprei o meu 1.7 100CV, mais quase 5000 mil euros.
Por isso, estou MARAVILHADO !
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