Alguém sabe como funciona este extra nos automoveis?
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Originalmente Colocado por smithico Ver PostMas este sistema tem uma boa precisão, ou é só quando o pneu está mesmo com uma pressão muito anormal?
No A3 pedem 66€ por este extra ... estou a achar muito barato ...
:-P
;-)
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Originalmente Colocado por smithico Ver PostAlguém sabe como funciona este extra nos automoveis?
No entanto, quando enches os pneus e tens a certeza que a pressão certa é aquela... tens um botão no interior do teu carro que te permite memorizar essa pressão. Quando alguma das válculas detecta uma pressão inferior, envia um sinal para o computador de bordo do teu carro que te mostra no ecrã essa informação. Nalguns modelos, até distingue qual a roda em situação anormal... pode ser sonora ou não, por aí...
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O sensor do carro cá de casa detecta perda de pressão, pressão baixa e furo. Pressão a mais nunca assinalou, mas já um par de vezes avisou de pressão baixa quando visualmente os pneus estavam ok, portanto são relativamente precisos. Suponho q sejam de semelhante funcionamento em todas as marcas.
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Originalmente Colocado por Edge Ver PostPressão a mais nunca assinalou, mas já um par de vezes avisou de pressão baixa quando visualmente os pneus estavam ok, portanto são relativamente precisos.
Quando visualmente nos apercebemos que a pressão é baixa então é porque ela já está mesmo muito baixa, do género de metade da pressão recomendada.
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Originalmente Colocado por Edge Ver PostO sensor do carro cá de casa detecta perda de pressão, pressão baixa e furo. Pressão a mais nunca assinalou, mas já um par de vezes avisou de pressão baixa quando visualmente os pneus estavam ok, portanto são relativamente precisos. Suponho q sejam de semelhante funcionamento em todas as marcas.
Idem idem
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Boas,
Actualmente existem dois sistemas semelhantes mas com acessórios diferentes. Renault, VW, mercedes, ferrari não é igual ao BMW (por exemplo)
Geralmente existe dois sistemas de detecção de anomalia de pressão. Um envolve um sensor fixo na jante (Válvula), no interior do pneu. O outro utiliza o sistema de ABS do veículo, que detecta a velocidade diferida da circunferência realizada pela roda do veículo causada pela redução de pressão do pneu.
Em termos de funcionalidade o da Renault é mais preciso porque indica qual a roda que está com uma anomalia enquanto do BMW quando informa reflecte apenas que rodas a perder ar.
Salvo melhor explicação
Gostava de colocar fotografias dos dois sistemas mas por burrice minha não consigo mas curiosamente a minha newsletter explica isso derivado ao tema que escolhi sobre pneus RFT/SSR/DSST/eufori/ZP/ROF.
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Originalmente Colocado por smithico Ver PostMas este sistema tem uma boa precisão, ou é só quando o pneu está mesmo com uma pressão muito anormal?
No A3 pedem 66€ por este extra ... estou a achar muito barato ...
Aconselho vivamente. Aquilo identifica uma perda de ar ligeira, ou perda de ar por furo, e dá o diferente aviso em função disso. Alem disso tem a particularidade de identificar a carga do veículo e avisar se tens a pressão adequada à carga, ou não.
O aviso é dado quando desce 0,2 Kg do valor nominal.
É porreiro, até consegues ver, por exemplo, ao andar a apertar numa rotunda, o pneu da frente do lado direito irá ser submetido a maior esforço, logo aumenta a temperatura, e consequentemente a pressão, indo ao menu vês logo a diferença daquele para os outros.
Há, e é preciso, bem mais que os manómetros das bombas que se compram por aí.
No Vectra é assim, e no A3 também deve ser, é tudo Alemão, isso deve ser Siemens ou Bosh.
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Originalmente Colocado por PSerra Ver PostOs novos sistemas usam os sensores do ABS/ESP para verificar a pressão dos pneus, visto que um pneu vazio faz a roda dar mais voltas do que as outras.
No meu não deve usar os sensores do ABS / ESP, já que o extra custa 200 e tal Euros.
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Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver PostIsso não será mito? É que para isso, o desgaste normal do pneu, iria provocar essa situação. Ou então, depois de ter já os 4 muito gastos, colocar, por exemplo, só pneus novos à frente... o sistema iria ser "enganado".
No meu não deve usar os sensores do ABS / ESP, já que o extra custa 200 e tal Euros.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostO meu no manual tbem diz q é através da diferença de circunferÊncia do pneu! Mas curiosamente tbem tem a tal valvula wireless, pq em Beja contaram-me q um dos clientes do concessionário tinha uma avariada, mas dps de sunstituida ficou dentro do carro a antiga e por isso continuou a dizer q tinha menos ar.
Essa questão da circunferência é mesmo estranha. No manual do meu não fala nisso, fala apenas nos sensores das válvulas. É que, por exemplo, em curva, as rodas de dentro rodam a velocidade diferente das de fora, como é que o sistema interpreta? E se o carro andar com a direcção desalinhada e desgastar mais um pneu que o outro, como é que ele faz?
É esquisito.
A necessidade do rodar para funcionar, isso até tem lógica, já que a válvula pode ter uma espécie de pequeno gerador em com a força centrifuga, com a rotação, gera energia suficiente para fazer funcionar o sistema.
Agora, medir através do perímetro do pneu... é estranho...
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nem todos os carros trazem sensores.
a minha esposa tem um B180 de 04.2013 e na semana passada vinha a sair da ponte e acendeu uma luz a avisar perda de pressão ( não referiu a que roda ).
parei e de facto tinha um furo.
como este carro não tem pneu suplente chamei o reboque e quando tiraram o pneu para remendar não vi qualquer sensor.
como o carro já tem 22.000 kms e rodei com o pneu cerca de 1 km sem ar, achei que devia aproveitar e trocar todos.
o tipo meteu válvulas novas e voltei a confirmar que nada tem no interior da jante.
portanto, tem de haver outra forma do CB saber que existe perda de pressão
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Postnem todos os carros trazem sensores.
a minha esposa tem um B180 de 04.2013 e na semana passada vinha a sair da ponte e acendeu uma luz a avisar perda de pressão ( não referiu a que roda ).
parei e de facto tinha um furo.
como este carro não tem pneu suplente chamei o reboque e quando tiraram o pneu para remendar não vi qualquer sensor.
como o carro já tem 22.000 kms e rodei com o pneu cerca de 1 km sem ar, achei que devia aproveitar e trocar todos.
o tipo meteu válvulas novas e voltei a confirmar que nada tem no interior da jante.
portanto, tem de haver outra forma do CB saber que existe perda de pressão
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Josémanuel, provavelmente terá sistema de medição indirecto tal como o Erbium explicou. As 1ªas gerações de TPMS eram assim. Mas o meu tem uma válvula/transdutor em cada pneu.... daí não saber bem o que fazer...
Queria trocar as rodas mas provavelmente depois fico com os sensores trocados....
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de acordo.
Originalmente Colocado por mrmike Ver PostJosémanuel, provavelmente terá sistema de medição indirecto tal como o Erbium explicou. As 1ªas gerações de TPMS eram assim. Mas o meu tem uma válvula/transdutor em cada pneu.... daí não saber bem o que fazer...
Queria trocar as rodas mas provavelmente depois fico com os sensores trocados....
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Originalmente Colocado por mrmike Ver PostJosémanuel, provavelmente terá sistema de medição indirecto tal como o Erbium explicou. As 1ªas gerações de TPMS eram assim. Mas o meu tem uma válvula/transdutor em cada pneu.... daí não saber bem o que fazer...
Queria trocar as rodas mas provavelmente depois fico com os sensores trocados....
Ainda vou confirmar isso, pode ser que o receptor do sinal seja perto de cada roda e a identificação seja feita por este receptores localizados (se existirem).
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