Simplesmente porque o óleo, ou melhor, as mudanças de óleo, são estupidamente caras e portanto tento rentabilizar ao máximo o lubrificante aplicado…
Má política...
Esta é uma discussão bem antiga…
Não me parece má política. Repara que não faço nada que não esteja nos standards aconselhados pela marca.
O 1.6Multijet faz a mudança de óleo de 2 em 2 anos ou quando o computador de bordo o pede, devido a deterioração do lubrificante (algo que nunca me aconteceu…).
A minha margem de segurança supera os padrões recomendados pela FIAT porque mudo de 2 em 2 anos ou se atingir os 35.000km. Não espero pelo aviso do CB.
Como não faço muitos km acabo por trocar aos 2 anos, por volta dos 25.000/30.000km, o que me parece muito razoável para o motor em causa e óleo aplicado.
Mas aceito perfeitamente que existam outras opiniões/procedimentos.
Isso é muito bonito mas a realidade é outra. A Opel chegou a recomendar 50.000km. E os óleos de caixas manuais continuam a ser "vitalícios" quando todos sabemos que isso é uma treta. Mais vale um óleo "rasca" que cumpra as normas da marca mudado a cada 10-15k do que um óleo xpto durante 30.000km. Se as revisões são caras faz fora da marca. As prioridades das marcas já não são as mesmas que eram.
Uma intervenção mais profunda no motor ou filtro de partículas anula logo qualquer rentabilização que faças.
Esta é uma discussão bem antiga…
Não me parece má política. Repara que não faço nada que não esteja nos standards aconselhados pela marca.
O 1.6Multijet faz a mudança de óleo de 2 em 2 anos ou quando o computador de bordo o pede, devido a deterioração do lubrificante (algo que nunca me aconteceu…).
A minha margem de segurança supera os padrões recomendados pela FIAT porque mudo de 2 em 2 anos ou se atingir os 35.000km. Não espero pelo aviso do CB.
Como não faço muitos km acabo por trocar aos 2 anos, por volta dos 25.000/30.000km, o que me parece muito razoável para o motor em causa e óleo aplicado.
Mas aceito perfeitamente que existam outras opiniões/procedimentos.
Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
O Opel corsa C 1.3cdti cá da casa faz a volta de 12000km por ano e como tal mudo de 2 em 2 anos e o motor já com 122000km não bebe óleo em demasia talvez 0,1L ao fim de 10000km...E portanto um diesel serve perfeitamente para fazer poucos km por ano até porque a mecânica é mais robusta e dura mais...
Simplesmente porque o óleo, ou melhor, as mudanças de óleo, são estupidamente caras e portanto tento rentabilizar ao máximo o lubrificante aplicado…
Depois, se o problema do consumo excessivo não for devido ao tipo de óleo em uso, então deverá existir outra causa e não fará sentido estar a precipitar a mudança. Resta agora saber que causa será essa...
Uma "simples" fuga ou algo mais complexo e dispendioso? Estava a "agarrar-me" ao episódio da troca do óleo na anterior revisão para conseguir justificar este consumo, mas já vi que será melhor começar a equacionar outros cenários…
O motor apresenta-se um pouco babado na zona inferior, mas não sei se é anormal para um motor com 7 anos e mais de 100.000km.
Dizer ainda que tive o meu primeiro e único azar mecânico com este carro há cerca de 1 mês: uma fuga do líquido de refrigeração numa tampa da EGR.
Amanhã vou atestar novamente o nível do óleo e depois tenho de ir acompanhando o consumo, mas o mais certo é ter de regressar à oficina para uma avaliação mais precisa. Parece que a passagem dos 100.000km lhe fez mal.
Quanto aos óleos alternativos, agradeço as recomendações, no entanto ainda faço a manutenção deste carro na marca e o óleo aplicado só pode ser o Selenia. Por outro lado, sempre considerei este como um excelente lubrificante, logo não vejo muita necessidade em mudar de marca…
Obrigado uma vez mais.
Não terá nenhuma fuga a nivel da junta do cárter,ou mesmo o bujão deste mesmo mal apertado,basta terem apertado demais e fissurado a rosca do cárter,uma junta do bujão que não é adequada,ou usada/defeituosa.
Se antes tudo ia bem e agora consome,alguma coisa não bate bem,e decerto não é o facto de terem usado (supostamente) um 0w30 que iria influênciar o consumo de óleo.
Leva o carro a um mecânico de confiança mas que tenha direito a tocar num Fiat,tipo oficina multimarcas que garantam a garatia e intervenções como na marca,ou a outra oficina da Fiat oara averiguarem isso.
Se fizeram asneira nessa concessão sempre poderás argumentar com eles e possivelmente reparar o dano feito por eles.
Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
Here we go again…
O custo do carro em novo (0km) foi equivalente ou inferior a muitos modelos do mesmo segmento com motor otto.
Além disso, tenho o carro há 7 anos e, se tudo correr bem, conto ficar com ele mais uns aninhos, pelo que a rentabilidade do investimento inicial estará mais do que garantida…
Claro que poderei ter um problema mecânico (mais ou menos grave), contudo não me parece que seja devido a fazer 15.000km/ano.
Não terá nenhuma fuga a nivel da junta do cárter,ou mesmo o bujão deste mesmo mal apertado,basta terem apertado demais e fissurado a rosca do cárter,uma junta do bujão que não é adequada,ou usada/defeituosa.
Se antes tudo ia bem e agora consome,alguma coisa não bate bem,e decerto não é o facto de terem usado (supostamente) um 0w30 que iria influênciar o consumo de óleo.
Leva o carro a um mecânico de confiança mas que tenha direito a tocar num Fiat,tipo oficina multimarcas que garantam a garatia e intervenções como na marca,ou a outra oficina da Fiat oara averiguarem isso.
Se fizeram asneira nessa concessão sempre poderás argumentar com eles e possivelmente reparar o dano feito por eles.
Muito obrigado PSoares.
Também já pensei na junta do cárter. Mas se fosse isso ou a junta do bujão não seria de esperar que encontrasse óleo no chão? É que não encontro óleo derramado, só mesmo babado na zona inferior (penso que seja mesmo próximo da junta do cárter mas como não domino a mecânica, não posso afirmar com certeza).
Claro que para quem não sabe, o melhor é procurar um profissional e deverá ser esse o próximo passo depois de confirmar com maior precisão o consumo de óleo real.
Já pensei na junta da cabeça queimada, mas não encontro outros sintomas típicos como fumo no escape, óleo ou líquido de refrigeração contaminado, etc...
Também já pensei na junta do cárter. Mas se fosse isso ou a junta do bujão não seria de esperar que encontrasse óleo no chão? É que não encontro óleo derramado, só mesmo babado na zona inferior (penso que seja mesmo próximo da junta do cárter mas como não domino a mecânica, não posso afirmar com certeza).
Claro que para quem não sabe, o melhor é procurar um profissional e deverá ser esse o próximo passo depois de confirmar com maior precisão o consumo de óleo real.
Já pensei na junta da cabeça queimada, mas não encontro outros sintomas típicos como fumo no escape, óleo ou líquido de refrigeração contaminado, etc...
O Opel corsa C 1.3cdti cá da casa faz a volta de 12000km por ano e como tal mudo de 2 em 2 anos e o motor já com 122000km não bebe óleo em demasia talvez 0,1L ao fim de 10000km...E portanto um diesel serve perfeitamente para fazer poucos km por ano até porque a mecânica é mais robusta e dura mais...
essa teoria é apenas aplicável a modelo pré-DPF/FAP
Não terá nenhuma fuga a nivel da junta do cárter,ou mesmo o bujão deste mesmo mal apertado,basta terem apertado demais e fissurado a rosca do cárter,uma junta do bujão que não é adequada,ou usada/defeituosa.
Se antes tudo ia bem e agora consome,alguma coisa não bate bem,e decerto não é o facto de terem usado (supostamente) um 0w30 que iria influênciar o consumo de óleo.
Leva o carro a um mecânico de confiança mas que tenha direito a tocar num Fiat,tipo oficina multimarcas que garantam a garatia e intervenções como na marca,ou a outra oficina da Fiat oara averiguarem isso.
Se fizeram asneira nessa concessão sempre poderás argumentar com eles e possivelmente reparar o dano feito por eles.
Não querendo fomentar discussões off-topic, mas quem compra um FIAT nunca é enganado...
Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
como deves saber e bem , não são 15 mil kms por ano ou até muito menos que vai fazer com que o carro consuma óleo , o problema dele é perceber o motivo do consumo de óleo
Também já pensei na junta do cárter. Mas se fosse isso ou a junta do bujão não seria de esperar que encontrasse óleo no chão? É que não encontro óleo derramado, só mesmo babado na zona inferior (penso que seja mesmo próximo da junta do cárter mas como não domino a mecânica, não posso afirmar com certeza).
Claro que para quem não sabe, o melhor é procurar um profissional e deverá ser esse o próximo passo depois de confirmar com maior precisão o consumo de óleo real.
Já pensei na junta da cabeça queimada, mas não encontro outros sintomas típicos como fumo no escape, óleo ou líquido de refrigeração contaminado, etc...
essas marcas de babado será mesmo óleo do motor ? é que as vezes pode ser de outro componente e que depois escorrendo pela tralha toda que envolve o motor pode acabar por levar a pensar que seja do motor .
Isso é muito bonito mas a realidade é outra. A Opel chegou a recomendar 50.000km. E os óleos de caixas manuais continuam a ser "vitalícios" quando todos sabemos que isso é uma treta. Mais vale um óleo "rasca" que cumpra as normas da marca mudado a cada 10-15k do que um óleo xpto durante 30.000km. Se as revisões são caras faz fora da marca. As prioridades das marcas já não são as mesmas que eram.
Uma intervenção mais profunda no motor ou filtro de partículas anula logo qualquer rentabilização que faças.
Mas isto é apenas a minha perspectiva.
Eu tive um Astra 1.9 de 150cv durante 9 anos que fazia as mudanças de óleo como referiste acima e nunca tive qualquer problema no motor.
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