Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Simplesmente porque o óleo, ou melhor, as mudanças de óleo, são estupidamente caras e portanto tento rentabilizar ao máximo o lubrificante aplicado…

    Má política...

    Comentário


      Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
      Simplesmente porque o óleo, ou melhor, as mudanças de óleo, são estupidamente caras e portanto tento rentabilizar ao máximo o lubrificante aplicado…

      Má política...
      Esta é uma discussão bem antiga…
      Não me parece má política. Repara que não faço nada que não esteja nos standards aconselhados pela marca.
      O 1.6Multijet faz a mudança de óleo de 2 em 2 anos ou quando o computador de bordo o pede, devido a deterioração do lubrificante (algo que nunca me aconteceu…).

      A minha margem de segurança supera os padrões recomendados pela FIAT porque mudo de 2 em 2 anos ou se atingir os 35.000km. Não espero pelo aviso do CB.
      Como não faço muitos km acabo por trocar aos 2 anos, por volta dos 25.000/30.000km, o que me parece muito razoável para o motor em causa e óleo aplicado.

      Mas aceito perfeitamente que existam outras opiniões/procedimentos.

      Comentário


        Isso é muito bonito mas a realidade é outra. A Opel chegou a recomendar 50.000km. E os óleos de caixas manuais continuam a ser "vitalícios" quando todos sabemos que isso é uma treta. Mais vale um óleo "rasca" que cumpra as normas da marca mudado a cada 10-15k do que um óleo xpto durante 30.000km. Se as revisões são caras faz fora da marca. As prioridades das marcas já não são as mesmas que eram.

        Uma intervenção mais profunda no motor ou filtro de partículas anula logo qualquer rentabilização que faças.

        Mas isto é apenas a minha perspectiva.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
          Simplesmente porque o óleo, ou melhor, as mudanças de óleo, são estupidamente caras e portanto tento rentabilizar ao máximo o lubrificante aplicado…

          Má política...


          Originalmente Colocado por CarreraAce Ver Post
          Esta é uma discussão bem antiga…
          Não me parece má política. Repara que não faço nada que não esteja nos standards aconselhados pela marca.
          O 1.6Multijet faz a mudança de óleo de 2 em 2 anos ou quando o computador de bordo o pede, devido a deterioração do lubrificante (algo que nunca me aconteceu…).

          A minha margem de segurança supera os padrões recomendados pela FIAT porque mudo de 2 em 2 anos ou se atingir os 35.000km. Não espero pelo aviso do CB.
          Como não faço muitos km acabo por trocar aos 2 anos, por volta dos 25.000/30.000km, o que me parece muito razoável para o motor em causa e óleo aplicado.

          Mas aceito perfeitamente que existam outras opiniões/procedimentos.
          Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.

          Comentário


            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
            Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
            O Opel corsa C 1.3cdti cá da casa faz a volta de 12000km por ano e como tal mudo de 2 em 2 anos e o motor já com 122000km não bebe óleo em demasia talvez 0,1L ao fim de 10000km...E portanto um diesel serve perfeitamente para fazer poucos km por ano até porque a mecânica é mais robusta e dura mais...

            Comentário


              Originalmente Colocado por CarreraAce Ver Post
              Obrigado pela resposta LuckyPixie.



              Simplesmente porque o óleo, ou melhor, as mudanças de óleo, são estupidamente caras e portanto tento rentabilizar ao máximo o lubrificante aplicado…

              Depois, se o problema do consumo excessivo não for devido ao tipo de óleo em uso, então deverá existir outra causa e não fará sentido estar a precipitar a mudança. Resta agora saber que causa será essa...

              Uma "simples" fuga ou algo mais complexo e dispendioso? Estava a "agarrar-me" ao episódio da troca do óleo na anterior revisão para conseguir justificar este consumo, mas já vi que será melhor começar a equacionar outros cenários…

              O motor apresenta-se um pouco babado na zona inferior, mas não sei se é anormal para um motor com 7 anos e mais de 100.000km.

              Dizer ainda que tive o meu primeiro e único azar mecânico com este carro há cerca de 1 mês: uma fuga do líquido de refrigeração numa tampa da EGR.

              Amanhã vou atestar novamente o nível do óleo e depois tenho de ir acompanhando o consumo, mas o mais certo é ter de regressar à oficina para uma avaliação mais precisa. Parece que a passagem dos 100.000km lhe fez mal.

              Quanto aos óleos alternativos, agradeço as recomendações, no entanto ainda faço a manutenção deste carro na marca e o óleo aplicado só pode ser o Selenia. Por outro lado, sempre considerei este como um excelente lubrificante, logo não vejo muita necessidade em mudar de marca…

              Obrigado uma vez mais.
              Não terá nenhuma fuga a nivel da junta do cárter,ou mesmo o bujão deste mesmo mal apertado,basta terem apertado demais e fissurado a rosca do cárter,uma junta do bujão que não é adequada,ou usada/defeituosa.

              Se antes tudo ia bem e agora consome,alguma coisa não bate bem,e decerto não é o facto de terem usado (supostamente) um 0w30 que iria influênciar o consumo de óleo.

              Leva o carro a um mecânico de confiança mas que tenha direito a tocar num Fiat,tipo oficina multimarcas que garantam a garatia e intervenções como na marca,ou a outra oficina da Fiat oara averiguarem isso.

              Se fizeram asneira nessa concessão sempre poderás argumentar com eles e possivelmente reparar o dano feito por eles.

              Comentário


                Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
                Here we go again…

                O custo do carro em novo (0km) foi equivalente ou inferior a muitos modelos do mesmo segmento com motor otto.

                Além disso, tenho o carro há 7 anos e, se tudo correr bem, conto ficar com ele mais uns aninhos, pelo que a rentabilidade do investimento inicial estará mais do que garantida…

                Claro que poderei ter um problema mecânico (mais ou menos grave), contudo não me parece que seja devido a fazer 15.000km/ano.

                De qualquer forma, isto já é off topic.

                Comentário


                  Boas Malta,

                  Sabem-me dizer qual o óleo indicado (norma e viscosidade) para um Mercedes CLK 230 kompressor 193cv de 1999?

                  Obrigado

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                    Não terá nenhuma fuga a nivel da junta do cárter,ou mesmo o bujão deste mesmo mal apertado,basta terem apertado demais e fissurado a rosca do cárter,uma junta do bujão que não é adequada,ou usada/defeituosa.

                    Se antes tudo ia bem e agora consome,alguma coisa não bate bem,e decerto não é o facto de terem usado (supostamente) um 0w30 que iria influênciar o consumo de óleo.

                    Leva o carro a um mecânico de confiança mas que tenha direito a tocar num Fiat,tipo oficina multimarcas que garantam a garatia e intervenções como na marca,ou a outra oficina da Fiat oara averiguarem isso.

                    Se fizeram asneira nessa concessão sempre poderás argumentar com eles e possivelmente reparar o dano feito por eles.
                    Muito obrigado PSoares.

                    Também já pensei na junta do cárter. Mas se fosse isso ou a junta do bujão não seria de esperar que encontrasse óleo no chão? É que não encontro óleo derramado, só mesmo babado na zona inferior (penso que seja mesmo próximo da junta do cárter mas como não domino a mecânica, não posso afirmar com certeza).

                    Claro que para quem não sabe, o melhor é procurar um profissional e deverá ser esse o próximo passo depois de confirmar com maior precisão o consumo de óleo real.

                    Já pensei na junta da cabeça queimada, mas não encontro outros sintomas típicos como fumo no escape, óleo ou líquido de refrigeração contaminado, etc...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por CarreraAce Ver Post
                      Muito obrigado PSoares.

                      Também já pensei na junta do cárter. Mas se fosse isso ou a junta do bujão não seria de esperar que encontrasse óleo no chão? É que não encontro óleo derramado, só mesmo babado na zona inferior (penso que seja mesmo próximo da junta do cárter mas como não domino a mecânica, não posso afirmar com certeza).

                      Claro que para quem não sabe, o melhor é procurar um profissional e deverá ser esse o próximo passo depois de confirmar com maior precisão o consumo de óleo real.

                      Já pensei na junta da cabeça queimada, mas não encontro outros sintomas típicos como fumo no escape, óleo ou líquido de refrigeração contaminado, etc...
                      Mandei-te PM

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
                        O Opel corsa C 1.3cdti cá da casa faz a volta de 12000km por ano e como tal mudo de 2 em 2 anos e o motor já com 122000km não bebe óleo em demasia talvez 0,1L ao fim de 10000km...E portanto um diesel serve perfeitamente para fazer poucos km por ano até porque a mecânica é mais robusta e dura mais...
                        essa teoria é apenas aplicável a modelo pré-DPF/FAP
                        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                        Não terá nenhuma fuga a nivel da junta do cárter,ou mesmo o bujão deste mesmo mal apertado,basta terem apertado demais e fissurado a rosca do cárter,uma junta do bujão que não é adequada,ou usada/defeituosa.

                        Se antes tudo ia bem e agora consome,alguma coisa não bate bem,e decerto não é o facto de terem usado (supostamente) um 0w30 que iria influênciar o consumo de óleo.

                        Leva o carro a um mecânico de confiança mas que tenha direito a tocar num Fiat,tipo oficina multimarcas que garantam a garatia e intervenções como na marca,ou a outra oficina da Fiat oara averiguarem isso.

                        Se fizeram asneira nessa concessão sempre poderás argumentar com eles e possivelmente reparar o dano feito por eles.
                        Não querendo fomentar discussões off-topic, mas quem compra um FIAT nunca é enganado...
                        Originalmente Colocado por Omoreirinha Ver Post
                        Boas Malta,

                        Sabem-me dizer qual o óleo indicado (norma e viscosidade) para um Mercedes CLK 230 kompressor 193cv de 1999?

                        Obrigado
                        MB 229.3 ou superior
                        A marca recomenda o PETRONAS SYNTIUM 7000 0W40 (5L custam 26€+portes na Oscaro.pt)

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                          Parece-me que o principal problema foi a opção de um motor diesel para fazer menos de 15.000km por ano.
                          como deves saber e bem , não são 15 mil kms por ano ou até muito menos que vai fazer com que o carro consuma óleo , o problema dele é perceber o motivo do consumo de óleo

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CarreraAce Ver Post
                            Muito obrigado PSoares.

                            Também já pensei na junta do cárter. Mas se fosse isso ou a junta do bujão não seria de esperar que encontrasse óleo no chão? É que não encontro óleo derramado, só mesmo babado na zona inferior (penso que seja mesmo próximo da junta do cárter mas como não domino a mecânica, não posso afirmar com certeza).

                            Claro que para quem não sabe, o melhor é procurar um profissional e deverá ser esse o próximo passo depois de confirmar com maior precisão o consumo de óleo real.

                            Já pensei na junta da cabeça queimada, mas não encontro outros sintomas típicos como fumo no escape, óleo ou líquido de refrigeração contaminado, etc...
                            essas marcas de babado será mesmo óleo do motor ? é que as vezes pode ser de outro componente e que depois escorrendo pela tralha toda que envolve o motor pode acabar por levar a pensar que seja do motor .

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
                              MB 229.3 ou superior
                              A marca recomenda o PETRONAS SYNTIUM 7000 0W40 (5L custam 26€+portes na Oscaro.pt)
                              Obrigado! Sabes-me dizer já agora quantos litros de óleo leva este motor?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Omoreirinha Ver Post
                                Obrigado! Sabes-me dizer já agora quantos litros de óleo leva este motor?
                                Leva 5,5L de óleo.
                                Editado pela última vez por gmrg; 07 October 2018, 19:46.

                                Comentário


                                  Obrigado! ;)

                                  Abraço
                                  Editado pela última vez por Omoreirinha; 08 October 2018, 10:00.

                                  Comentário


                                    Caríssimos, qual o óleo indicado para um Panda 1.3 m-jet de 2005?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Caríssimos, qual o óleo indicado para um Panda 1.3 m-jet de 2005?

                                      5W30 a respeitar a norma ACEA C2... ou mais concretamente a norma FIAT 9.55535-S1

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        5W30 a respeitar a norma ACEA C2... ou mais concretamente a norma FIAT 9.55535-S1
                                        Isto dá?

                                        https://www.texoleo.com/product/mann...m-psa-5w-30-4l

                                        Ou tem. Mesmo que ser a norma FIAT?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Isto dá?

                                          https://www.texoleo.com/product/mann...m-psa-5w-30-4l

                                          Ou tem. Mesmo que ser a norma FIAT?


                                          Sendo C2 dá.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Sendo C2 dá.
                                            Muito obrigado!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Muito obrigado!
                                              Tem DPF?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
                                                Tem DPF?
                                                Julgo que não. Se tivesse já tinha "voado"... Foi carro de escola de condução durante 10 anos e já vai no 2o filho do dono da escola.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Julgo que não. Se tivesse já tinha "voado"... Foi carro de escola de condução durante 10 anos e já vai no 2o filho do dono da escola.


                                                  Sendo versão sem FAP, siga par 5W40.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Julgo que não. Se tivesse já tinha "voado"... Foi carro de escola de condução durante 10 anos e já vai no 2o filho do dono da escola.
                                                    Sendo assim podes usar um 5w40 como o mannol Extreme 5w40 q já tem a norma da Fiat.
                                                    Editado pela última vez por gmrg; 10 October 2018, 21:12.

                                                    Comentário


                                                      Oh diabo, acabei de dar um resto de 5w30 que aqui tinha ao miúdo...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                        Isso é muito bonito mas a realidade é outra. A Opel chegou a recomendar 50.000km. E os óleos de caixas manuais continuam a ser "vitalícios" quando todos sabemos que isso é uma treta. Mais vale um óleo "rasca" que cumpra as normas da marca mudado a cada 10-15k do que um óleo xpto durante 30.000km. Se as revisões são caras faz fora da marca. As prioridades das marcas já não são as mesmas que eram.

                                                        Uma intervenção mais profunda no motor ou filtro de partículas anula logo qualquer rentabilização que faças.

                                                        Mas isto é apenas a minha perspectiva.
                                                        Eu tive um Astra 1.9 de 150cv durante 9 anos que fazia as mudanças de óleo como referiste acima e nunca tive qualquer problema no motor.

                                                        Comentário




                                                          PSA B71 2010 -> Para motores 1.5 BlueHdi (DV5R) e motores 1.2 Puretech Turbo com GPF.
                                                          Editado pela última vez por LuckyPixie; 14 October 2018, 11:46. Razão: +info

                                                          Comentário


                                                            Boas a todos. Qual é o recomendado para um Grande Punto 1.9 mjet 130cv, de 2007?

                                                            Já vi que é 5w30 e que se escolher um xxx-S1 é ok, mas há mais alguma norma que deva procurar sem ser a oficial? (pouca oferta do que vou vendo)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                                                              Boas a todos. Qual é o recomendado para um Grande Punto 1.9 mjet 130cv, de 2007?

                                                              Já vi que é 5w30 e que se escolher um xxx-S1 é ok, mas há mais alguma norma que deva procurar sem ser a oficial? (pouca oferta do que vou vendo)
                                                              Qualquer ACEA C2, isso já ajuda muito mais na oferta.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X