E que continuem assim. Depois os clientes fogem para o privado [emoji41]
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostMas um proprietário já questionou a Caetano acerca do manual falar em 0w16 e a Toyota cá meter 0w20, e a Caetano responde-lhe que ( e ele tem contrato de manutenção) que se ele quiser 0w16 a Toyota mete, mas ele terá que pagar a diferença em relação ao 0w20.
Entre o 0w20 e 0w16 pouca diferença existe.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PSoares Ver PostIsso não é culpa do importador,é da concessão.
O que é certo é que o carro de origem devia trazer 5w40 que ele depois da 1ª revisão ficou sempre a gastar mais do que até então.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostSim, é de todo lamentável a atitude das oficinas/concessões.
Os "importadores" acabam por passar ao "lado", já que as oficinas é que acabam por decidir.
e colocar a questão?
Comentário
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostEu presumo que a concessão siga as indicações que o importador diz.
As oficinas das concessões oficiais carimbam A e metem B.
Em Portugal infelizmente vê-se muito disso.
Aliás Portugal e Itália devem ser os campeões de levarem gato por lebre ao cliente.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PSoares Ver PostO importador não diz nada,é a própria marca,o importador só serve de "ponte" entre os dois.
As oficinas das concessões oficiais carimbam A e metem B.
Em Portugal infelizmente vê-se muito disso.
Aliás Portugal e Itália devem ser os campeões de levarem gato por lebre ao cliente.
Cabe a ele auditar, formar (entre outras coisas), os concessionários.
Como o nome indica, os concessionários são concessões (venda e assistência ou só uma delas). Têm de cumprir o contrato de concessão da marca (até no design do espaço por exemplo).
Um exemplo:
Sai o motor TCE que usa o novo óleo 0w20 norma RN17FE. Informa os agentes da marca (muitas vezes são os próprios a vender o próprio novo óleo, tal como peças e outras coisa - a supply chain de após venda da marca).
Os agentes da marca passam a aplicar.
Muitas vezes não é a marca Castrol ou Elf, mas Galp ou outra. Mas tem de cumprir a norma especificada.
No caso Toyota estão dentro do preconizado pelo que o stand não estará em falta, e sempre vai gastando stock. Pode ser que na próxima revisão já tenha 0w-16
Nota: Num futuro próximo este tipo de distribuição mudará com as marcas a assumirem o controlo das vendas pela internet.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PSoares Ver PostBoas,Senhor não,podes tratar-me por tu.8
Óleo motor qualquer lubrificante RN0720 ou ACEA C4,quantidade 4.5 litros,a marca diz para mudar aos 20000km/1 ano,pessoalmente se fizeres muitos km em cidade não ultrapassaria os 15000km.
Lubrificante de caixa 75w80,75W API GL4,2.5 litros penso que tens uma caixa de 6 velocidades se não for o caso diz.
Fluido de travões DOT 4 CLASSE 6 mudar a marca diz que se pode mudar a cada 3 anos,pessoalmente mudaria a cada 2 anos ou 40000km o que vier primeiro,um litro deverá chegar.
Circuito de arrefecimento,capacidade de 6.5 litros,Renault Type D,ou qualquer anticongelante orgânico tipo G12.
Decerto nesta altura do campeonato,o melhor será também trocar o corpo do termostato e verificar o estado dos tubos do circuito do mesmo.
O óleo Elf em resposta à tua pergunta é o Elf Full-Tech FE 5W30.
Boa noite! Desde já agradeço a sua ajuda! O caixa de velocidades é só de 5.
Relativamente à questão do filtro do gasóleo, sabe quando normalmente se deve trocar?
Muito obrigado!
Comentário
-
Originalmente Colocado por aidos Ver PostBom dia amigos. Desde já peço desculpa pelo incómodo.Gostaria de poder tirar algumas dúvidas caso fosse possível. Já tentei pesquisar aqui no fórum, mas não encontrei a resposta que procuro.Tenho um Renault Clio III 1.5 DCI 88 Cavalos de 2011. Queria agora mudar-lhe o óleo. Qual é o óleo aconselhado pela marca? Para quantos km dá?
Muito obrigado pela ajuda!Originalmente Colocado por aidos Ver PostBoa noite! Desde já agradeço a sua ajuda! O caixa de velocidades é só de 5.
Relativamente à questão do filtro do gasóleo, sabe quando normalmente se deve trocar?
Muito obrigado!
Intervalos de troca
RENAULT CLIO III 1.5 dCi; kW: 65/88CV
K9K766/K9K770/K9K772/750
Para dados do serviço
Correia dentada – comanda do motor intervalo de mudança
A cada 160.000 km / 6 anos
Intervalo de troca da polia tensora do controlo do motor
A cada 160.000 km / 6 anos
Intervalo de troca da correia dos agregados
A cada 160.000 km / 6 anos
Intervalo de troca da correia dos agregados - polia de desvio
A cada 160.000 km / 6 anos
Intervalo de troca da polia tensora da correia dos agregados
A cada 160.000 km / 6 anos
Filtro de ar (intervalo de manutenção)
todos 60.000 km / 4 anos
Referência do filtro: WA9469
Filtro de combustível (intervalo de manutenção)
todos 60.000 km / 4 anos
Referência do filtro: WF8364 ou WF8400 conforme existência do sensor de água
Líquido de travões (intervalo de manutenção)
todos 120.000 km / 4 anos
- DOT4+ ou DOT4 Classe 6
Intervalo de troca do agente de refrigeração do motor
A cada 160.000 km / 4 anos
Renault Type D (amarelo)
Óleo do motor e filtro (intervalo de manutenção)
todos 30.000 km / 2 anos ou 15000Kms/12Meses em utilização intensiva; O QUE OCORRER PRIMEIRO
- Óleo motor: 5W30 com norma RN0720 ou ACEA C4-16 ou superior
- Referência do filtro de óleo: WL7427
Filtro do habitáculo (intervalo de manutenção)
todos 30.000 km / 2 anos
Referência do filtro: WP6991 (carvão activo) ou WP6990(normal)
Óleo da caixa de velocidade:
Caixa com referência JH3 2,80 litros
Caixa com referência JR5 2,50 litros
75W80 GL-4
Comentário
-
Originalmente Colocado por eblase Ver PostEstá perto da revisão, certo?
Mas vou fazer uma road trip para a semana secalhar devo comprar um litrinho 0w30 indicado e colocar lá mais ou menos 1/4 litro?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Varycela Ver PostSim será em Novembro, vai fazer 5 anos e tem 34k km, e não sei se na última mudou.
Mas vou fazer uma road trip para a semana secalhar devo comprar um litrinho 0w30 indicado e colocar lá mais ou menos 1/4 litro?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Varycela Ver PostSim será em Novembro, vai fazer 5 anos e tem 34k km, e não sei se na última mudou.
Mas vou fazer uma road trip para a semana secalhar devo comprar um litrinho 0w30 indicado e colocar lá mais ou menos 1/4 litro?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Varycela Ver PostMisturei um copo de shot de óleo 5w30 no motor que segundo a fatura tem óleo 0w30.
Não fiz cagada pois não?
Se tiver a mesma norma não há problema algum.
Até meio litro é que não tens stress nenhum.
Só é lixado quando misturas um full saps a um mid/low saps e mesmo assim tens direito a 5% sem alterares as propriedades físicas/químicas do que está dentro do motor.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PSoares Ver PostNão te preocupes,os óleos são misciveis.
Se tiver a mesma norma não há problema algum.
Até meio litro é que não tens stress nenhum.
Só é lixado quando misturas um full saps a um mid/low saps e mesmo assim tens direito a 5% sem alterares as propriedades físicas/químicas do que está dentro do motor.
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostCom tão pouca quilometragem anual não tens tido stress com o FAP?
Muito pouca vez ando com ele para fazer apenas meia dúzia de quilómetros, mas de vez em quando lá acontece.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Varycela Ver PostAté agora nada, quando anda geralmente o mínimo que faz são quase 50km de de manhã e outros ao final do dia.
Muito pouca vez ando com ele para fazer apenas meia dúzia de quilómetros, mas de vez em quando lá acontece.
Eu faço o mesmo tipo de utilização, e até agora também sem problemas.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário