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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

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    E que continuem assim. Depois os clientes fogem para o privado [emoji41]

    Comentário


      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Sim...
      Enfim...lamentável.

      Comentário


        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Obrigado.

        Comentário


          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
          Mas um proprietário já questionou a Caetano acerca do manual falar em 0w16 e a Toyota cá meter 0w20, e a Caetano responde-lhe que ( e ele tem contrato de manutenção) que se ele quiser 0w16 a Toyota mete, mas ele terá que pagar a diferença em relação ao 0w20.
          Ambas as viscosidades podem ser aplicadas.

          Entre o 0w20 e 0w16 pouca diferença existe.

          Comentário


            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
            Coisas que não se percebe com o importador de cá.

            Mas também, o Megane que por cá passou levava 10w40 na Renault (1.5 dci).
            Isso não é culpa do importador,é da concessão.

            Comentário


              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
              Isso não é culpa do importador,é da concessão.
              No caso do Megane, não sei se eram todas as concessões que utilizavam o 10w40 ou só aquela.

              O que é certo é que o carro de origem devia trazer 5w40 que ele depois da 1ª revisão ficou sempre a gastar mais do que até então.

              Comentário


                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Sim, é de todo lamentável a atitude das oficinas/concessões.


                Os "importadores" acabam por passar ao "lado", já que as oficinas é que acabam por decidir.
                ainda hoje num tópico dos diários de bordo li um caso dum user com um BMW que usa BMW LL-17FE e a oficina de marca mete LL-04.
                e colocar a questão?
                Editado pela última vez por Insignia; 16 September 2022, 14:13. Razão: +info

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                  Isso não é culpa do importador,é da concessão.
                  Eu presumo que a concessão siga as indicações que o importador diz.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                    Eu presumo que a concessão siga as indicações que o importador diz.
                    O importador não diz nada,é a própria marca,o importador só serve de "ponte" entre os dois.

                    As oficinas das concessões oficiais carimbam A e metem B.

                    Em Portugal infelizmente vê-se muito disso.

                    Aliás Portugal e Itália devem ser os campeões de levarem gato por lebre ao cliente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                      O importador não diz nada,é a própria marca,o importador só serve de "ponte" entre os dois.

                      As oficinas das concessões oficiais carimbam A e metem B.

                      Em Portugal infelizmente vê-se muito disso.

                      Aliás Portugal e Itália devem ser os campeões de levarem gato por lebre ao cliente.
                      O importador é a representação da marca no pais. É a voz da marca. É a ligação com a casa mãe a nível comercial,técnico e a nível de garantia.
                      Cabe a ele auditar, formar (entre outras coisas), os concessionários.
                      Como o nome indica, os concessionários são concessões (venda e assistência ou só uma delas). Têm de cumprir o contrato de concessão da marca (até no design do espaço por exemplo).

                      Um exemplo:

                      Sai o motor TCE que usa o novo óleo 0w20 norma RN17FE. Informa os agentes da marca (muitas vezes são os próprios a vender o próprio novo óleo, tal como peças e outras coisa - a supply chain de após venda da marca).
                      Os agentes da marca passam a aplicar.
                      Muitas vezes não é a marca Castrol ou Elf, mas Galp ou outra. Mas tem de cumprir a norma especificada.

                      No caso Toyota estão dentro do preconizado pelo que o stand não estará em falta, e sempre vai gastando stock. Pode ser que na próxima revisão já tenha 0w-16

                      Nota: Num futuro próximo este tipo de distribuição mudará com as marcas a assumirem o controlo das vendas pela internet.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                        Boas,Senhor não,podes tratar-me por tu.8

                        Óleo motor qualquer lubrificante RN0720 ou ACEA C4,quantidade 4.5 litros,a marca diz para mudar aos 20000km/1 ano,pessoalmente se fizeres muitos km em cidade não ultrapassaria os 15000km.

                        Lubrificante de caixa 75w80,75W API GL4,2.5 litros penso que tens uma caixa de 6 velocidades se não for o caso diz.

                        Fluido de travões DOT 4 CLASSE 6 mudar a marca diz que se pode mudar a cada 3 anos,pessoalmente mudaria a cada 2 anos ou 40000km o que vier primeiro,um litro deverá chegar.

                        Circuito de arrefecimento,capacidade de 6.5 litros,Renault Type D,ou qualquer anticongelante orgânico tipo G12.

                        Decerto nesta altura do campeonato,o melhor será também trocar o corpo do termostato e verificar o estado dos tubos do circuito do mesmo.

                        O óleo Elf em resposta à tua pergunta é o Elf Full-Tech FE 5W30.

                        Boa noite! Desde já agradeço a sua ajuda! O caixa de velocidades é só de 5.
                        Relativamente à questão do filtro do gasóleo, sabe quando normalmente se deve trocar?

                        Muito obrigado!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por aidos Ver Post
                          Bom dia amigos. Desde já peço desculpa pelo incómodo.Gostaria de poder tirar algumas dúvidas caso fosse possível. Já tentei pesquisar aqui no fórum, mas não encontrei a resposta que procuro.Tenho um Renault Clio III 1.5 DCI 88 Cavalos de 2011. Queria agora mudar-lhe o óleo. Qual é o óleo aconselhado pela marca? Para quantos km dá?

                          Muito obrigado pela ajuda!
                          Originalmente Colocado por aidos Ver Post
                          Boa noite! Desde já agradeço a sua ajuda! O caixa de velocidades é só de 5.
                          Relativamente à questão do filtro do gasóleo, sabe quando normalmente se deve trocar?

                          Muito obrigado!



                          Intervalos de troca


                          RENAULT CLIO III 1.5 dCi; kW: 65/88CV
                          K9K766/K9K770/K9K772/750


                          Para dados do serviço
                          Correia dentada – comanda do motor intervalo de mudança
                          A cada 160.000 km / 6 anos


                          Intervalo de troca da polia tensora do controlo do motor
                          A cada 160.000 km / 6 anos


                          Intervalo de troca da correia dos agregados
                          A cada 160.000 km / 6 anos


                          Intervalo de troca da correia dos agregados - polia de desvio
                          A cada 160.000 km / 6 anos

                          Intervalo de troca da polia tensora da correia dos agregados
                          A cada 160.000 km / 6 anos

                          Filtro de ar (intervalo de manutenção)
                          todos 60.000 km / 4 anos
                          Referência do filtro: WA9469

                          Filtro de combustível (intervalo de manutenção)
                          todos 60.000 km / 4 anos
                          Referência do filtro: WF8364 ou WF8400 conforme existência do sensor de água


                          Líquido de travões (intervalo de manutenção)
                          todos 120.000 km / 4 anos
                          - DOT4+ ou DOT4 Classe 6


                          Intervalo de troca do agente de refrigeração do motor
                          A cada 160.000 km / 4 anos
                          Renault Type D (amarelo)


                          Óleo do motor e filtro (intervalo de manutenção)
                          todos 30.000 km / 2 anos ou 15000Kms/12Meses em utilização intensiva; O QUE OCORRER PRIMEIRO
                          - Óleo motor: 5W30 com norma RN0720 ou ACEA C4-16 ou superior
                          - Referência do filtro de óleo: WL7427


                          Filtro do habitáculo (intervalo de manutenção)
                          todos 30.000 km / 2 anos
                          Referência do filtro: WP6991 (carvão activo) ou WP6990(normal)


                          Óleo da caixa de velocidade:
                          Caixa com referência JH3 2,80 litros
                          Caixa com referência JR5 2,50 litros
                          75W80 GL-4
                          Compilei a informação que procuras.

                          Comentário


                            Cá está ima resposta maos do que completa.

                            Mas onde eu vi a info técnica houve uma redução de periocidade para certos fluídos nomeadamente o de travões.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                              Cá está ima resposta maos do que completa.

                              Mas onde eu vi a info técnica houve uma redução de periocidade para certos fluídos nomeadamente o de travões.
                              É jogar pelo seguro e reduzir prazos

                              Comentário


                                Misturei um copo de shot de óleo 5w30 no motor que segundo a fatura tem óleo 0w30.

                                Não fiz cagada pois não?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                  Misturei um copo de shot de óleo 5w30 no motor que segundo a fatura tem óleo 0w30.

                                  Não fiz cagada pois não?
                                  Já agora, o min-max da vareta num motor Fiat 1.6 mjet 120cv corresponderá a quanto de óleo?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                    Já agora, o min-max da vareta num motor Fiat 1.6 mjet 120cv corresponderá a quanto de óleo?
                                    Normalmente acho que entre o min/máximo é 1LT

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                      Misturei um copo de shot de óleo 5w30 no motor que segundo a fatura tem óleo 0w30.

                                      Não fiz cagada pois não?
                                      Está perto da revisão, certo?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Está perto da revisão, certo?
                                        Sim será em Novembro, vai fazer 5 anos e tem 34k km, e não sei se na última mudou.

                                        Mas vou fazer uma road trip para a semana secalhar devo comprar um litrinho 0w30 indicado e colocar lá mais ou menos 1/4 litro?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                          Sim será em Novembro, vai fazer 5 anos e tem 34k km, e não sei se na última mudou.

                                          Mas vou fazer uma road trip para a semana secalhar devo comprar um litrinho 0w30 indicado e colocar lá mais ou menos 1/4 litro?
                                          Mete o suficiente para atingir o máximo e agenda a revisão. É perfeitamente normal haver algum consumo de óleo entre revisões!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                            Sim será em Novembro, vai fazer 5 anos e tem 34k km, e não sei se na última mudou.

                                            Mas vou fazer uma road trip para a semana secalhar devo comprar um litrinho 0w30 indicado e colocar lá mais ou menos 1/4 litro?
                                            Com tão pouca quilometragem anual não tens tido stress com o FAP?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                              Misturei um copo de shot de óleo 5w30 no motor que segundo a fatura tem óleo 0w30.

                                              Não fiz cagada pois não?
                                              Não te preocupes,os óleos são misciveis.

                                              Se tiver a mesma norma não há problema algum.

                                              Até meio litro é que não tens stress nenhum.

                                              Só é lixado quando misturas um full saps a um mid/low saps e mesmo assim tens direito a 5% sem alterares as propriedades físicas/químicas do que está dentro do motor.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                Não te preocupes,os óleos são misciveis.

                                                Se tiver a mesma norma não há problema algum.

                                                Até meio litro é que não tens stress nenhum.

                                                Só é lixado quando misturas um full saps a um mid/low saps e mesmo assim tens direito a 5% sem alterares as propriedades físicas/químicas do que está dentro do motor.
                                                Sim, é subentendido que os 2 são ACEA C2 ( Fiat qualquer coisa)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                  Com tão pouca quilometragem anual não tens tido stress com o FAP?
                                                  Até agora nada, quando anda geralmente o mínimo que faz são quase 50km de de manhã e outros ao final do dia.

                                                  Muito pouca vez ando com ele para fazer apenas meia dúzia de quilómetros, mas de vez em quando lá acontece.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                    Até agora nada, quando anda geralmente o mínimo que faz são quase 50km de de manhã e outros ao final do dia.

                                                    Muito pouca vez ando com ele para fazer apenas meia dúzia de quilómetros, mas de vez em quando lá acontece.
                                                    É a boa utilização para um diesel DPF.
                                                    Eu faço o mesmo tipo de utilização, e até agora também sem problemas.

                                                    Comentário


                                                      Eu também tenho um diesel DPF para uso pessoal e faço apenas entre 7 a 10K/ano.

                                                      Como só uso ao fim de semana, é apenas para dar umas voltas maiores. PAra voltinhas tenho o da empresa que depois faz muitos KM durante a semana

                                                      Comentário


                                                        Eu tenho um diesel com FAP desde 2011 e independente se faço muitos ou poucos kms anuais ou mensais ou semanais não sei o que é problemas com FAP .

                                                        Ainda bem que assim o é ,mesmo que seja um componente extremamente chato e aborrecido mas enfim .....

                                                        Comentário


                                                          Vocês têm conhecimento de algum problema em carros gasolina com GPF?
                                                          No meu astra nem se dá pela sua existência (odor, consumo, etc)

                                                          Comentário


                                                            Boas, qual o óleo que recomendam para um Toyota Aygo 1.0 de 2010?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                                                              Boas, qual o óleo que recomendam para um Toyota Aygo 1.0 de 2010?
                                                              Ow30 /5w30 ACEA C2.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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