Encontrei uma página interessante de um fabricante independente de lubrificantes no Japão.
Está tudo em japonês, como acredito que não seja a língua que a maioria domine comigo incluído, podem utilizar a ferramenta "traduzir" do Google Chrome para traduzir para inglês.
Estive a dar uma vista de olhos e tens artigos muito porreiros...
Embora já o vá fazer agora na próxima muda de óleo...e também como recomendação/dica do amigo PSoares...gostei do artigo com o título: "Sobre o desgaste do motor Parte 1, Parte 2 e Parte 3: Como prevenir o desgaste?"...e da conclusão que vai directamente para mim: ...substituir 0W20 por 5W30 reduzirá o desgaste. (Para ser exato, a viscosidade HTHS é mais importante).
Vou deixar de usar o 0W20 que sempre usei desde os 0km do meu 1.3 TCE (agora com quase 70kkm)...para passar a usar o 5W30, mais propriamente o Fuchs TITAN GT1 FLEX C23 SAE 5W-30 com as especificações ACEA C2, C3 e API SP.
Irei perder alguma "coisita" em relação ao consumo de combustível...talvez...mas irei ganhar na maior protecção do motor.
Além do nosso clima, cada vez mais, ter dias de calor e elevado calor...e na zona onde moro, não ter no Inverno temperaturas assim tão baixas que precise do 0W20.
Tinha ideia que por aqui se recomendava viscosidades mais baixas 0W-XX para o óleo circular mais rapidamente nos arranques a frio.
Nos meus carros (compro sempre usados) todos vinham a "gastar" 5W30, quando faço a revisão passo sempre para 0W30 com as normas exigidas pelo fabricante
Estou a fazer mal? Deveria manter o 5W30?
Tinha ideia que por aqui se recomendava viscosidades mais baixas 0W-XX para o óleo circular mais rapidamente nos arranques a frio.
Nos meus carros (compro sempre usados) todos vinham a "gastar" 5W30, quando faço a revisão passo sempre para 0W30 com as normas exigidas pelo fabricante
Estou a fazer mal? Deveria manter o 5W30?
Se não tens consumo de óleo, deixa-te estar que estás bem ;)
Tinha ideia que por aqui se recomendava viscosidades mais baixas 0W-XX para o óleo circular mais rapidamente nos arranques a frio.
Nos meus carros (compro sempre usados) todos vinham a "gastar" 5W30, quando faço a revisão passo sempre para 0W30 com as normas exigidas pelo fabricante
Estou a fazer mal? Deveria manter o 5W30?
Não tem nada a ver.
Tudo tem a ver com o HTHS a quente.
Temos que ver a parte de óleos de economia de combustivel,sobretudo os Xw20,Xw16,Xw12,Xw8,Xw4.
Mesmo a Toyota e Honda recomendam viscosidades "maiores" consoante o clima e condições de uso do veículo,seja na Europa,mercado norte-americano,japonês e coreano.
O resto do mundo devido à qualidade dos combustiveis a viscosidade aumenta e a recomendação de serviço é mais curta em km percorrida e tempo.
A longo termo o desgaste vai acontecer devido à perda,ou aumento da viscosidade devido à contaminação do lubrificante pelo combustivel,e isto sobretudo em motorizações a gasolina de injeção direta ciclo Otto e Atkinson,ciclo Miller menos mal mas acontece na mesma.
Regra de ouro,em motorizações japonesas manter-se fiél ao recomendado,europeias sobretudo o grupo Stellantis fugir do grupo HTHS >/= 2,6.
A viscosidade só desce para poupar uns gramos de Co2 e gases de escape.
No teu CRDI mantém um 0w30 à vontade,norma ACEA C2/C3.
Atualmente o mais importante quer seja em motores a gasolina,ou diesel é antecipar as mudas de óleo e filtro,tentar encontrar um meio termo e estabelecer um serviço severo.
Pedi à Norauto para me dar fichas de dados sobre o lubrificante Norauto 0W30 PSA, que na verdade deve ser baseado no Quartz Ineo First 0W30, se não for simplesmente igual.
Nada mau para um lubrificante que agora custa 42€ conter PAO.
Tudo tem a ver com o HTHS a quente..
Regra de ouro,em motorizações japonesas manter-se fiél ao recomendado,europeias sobretudo o grupo Stellantis fugir do grupo HTHS >/= 2,6.
Excelente post Psoares, só uma dúvida quando falas de fugir do "grupo HTHS >/= 2,6" quais sao a normas (acea C1?!) que pedem esse requisito!? como consultar o HTHS??
As normas ACEA C2 e a A5/B5 acho pedem um HTHS ">/= 2,6"
Neste caso que óleos devemos evitar com "grupo HTHS >/= 2,6"??
Excelente post Psoares, só uma dúvida quando falas de fugir do "grupo HTHS >/= 2,6" quais sao a normas (acea C1?!) que pedem esse requisito!? como consultar o HTHS??
As normas ACEA C2 e a A5/B5 acho pedem um HTHS ">/= 2,6"
Neste caso que óleos devemos evitar com "grupo HTHS >/= 2,6"??
A ACEA C1 já não existe,quem necessita desta norma passa a usar ACEA C2,ou as respetivas normas construtores.
O HTHS é fácil,depende da viscosidade.
O HTHS num ACEA C1 é igual à ACEA C2,que se situa entre >2.9 / <3.5.
A única diferença que existe é no teor de cinzas sulfatadas.
Continuando...,não é que se deva evitar lubrificantes com HTHS >/< 2.6,mas depende do uso que se dá ao mesmo motor e condições.
Vou-te dar um exemplo,o novo Classe A A177 AMG 45S.
Deve usar norma MB229.71 (ACEA C6),viscosidade 0w20,mas só vem com este de fábrica,depois posso confirmar-te que nos próximos serviços em qualquer concessão por esta europa fora utilizam 0w30 MB 229.51/52 ACEA C3,mas será um ACEA que data da tabela de 2022,ou seja já protege contra LSPI e abrange também API SP e ILSAC GF-6.
Outro exemplo e este pessoal,o meu Duster 1.3 TCe 150,deve usar 5w30 RN17,ou 0w20 RN17 FE.
Uso um lubrificante que abrange normas VW 504 00,MB 229.51/52,mas que já pertence à nova formulação ACEA C3 2022.
Aqui a dar uma ajuda a comprar óleo para mudar tudo o que são óleos numa Navara de 2017.
Se para o óleo do motor não há dúvidas para os oleos da caixa de velocidade e diferenciais tenho algumas questões.
O manual da Nissan diz so para utilizar o óleo deles em algumas coisas (diferenciais e caixas), mas noutros usos (motor por ex) diz que usar Nissan X ou equivalente.
Sei que não vou mudar os oleos dos diferenciais e caixas assim com tanta frequência, mas encontro alternatives mais (bem mais!) baratas que o óleo da Nissan.
Devo-me manter no oleos da Nissan para estas coisas já que só se mudam daqui a não sei quantos anos ou posso usar alternativas sem qualquer receio?
Lembro-me que quando tive uma Mercedes automática era mais ou menos consensual que para o óleo da caixa, o original era a melhor opção.
Temos que ver a parte de óleos de economia de combustivel,sobretudo os Xw20,Xw16,Xw12,Xw8,Xw4.
Mesmo a Toyota e Honda recomendam viscosidades "maiores" consoante o clima e condições de uso do veículo,seja na Europa,mercado norte-americano,japonês e coreano.
O resto do mundo devido à qualidade dos combustiveis a viscosidade aumenta e a recomendação de serviço é mais curta em km percorrida e tempo.
A longo termo o desgaste vai acontecer devido à perda,ou aumento da viscosidade devido à contaminação do lubrificante pelo combustivel,e isto sobretudo em motorizações a gasolina de injeção direta ciclo Otto e Atkinson,ciclo Miller menos mal mas acontece na mesma.
Regra de ouro,em motorizações japonesas manter-se fiél ao recomendado,europeias sobretudo o grupo Stellantis fugir do grupo HTHS >/= 2,6.
A viscosidade só desce para poupar uns gramos de Co2 e gases de escape.
No teu CRDI mantém um 0w30 à vontade,norma ACEA C2/C3.
Atualmente o mais importante quer seja em motores a gasolina,ou diesel é antecipar as mudas de óleo e filtro,tentar encontrar um meio termo e estabelecer um serviço severo.
Pelo meu lado são 6 meses/10kkm.
Aproveitando o teor e conteúdo muito interessante do post do PSoares, aproveito para colocar uma dúvida:
Tenho um Toyota Corolla 1.2T de 2022 que vem de fábrica com o óleo ow20, sendo esse mesmo óleo que está recomendado pela marca para futuros serviços.
Acontece que o óleo que as concessões colocam por defeito é o 5w30, que aparece no manual como a alternativa caso o 0w20 mas apenas se não for possível colocar o recomendado.
Nas revisões tenho pedido para colocar o 0w20, O que acham? Devo continuar a colocar o 0w20 ou mudo para 5w30? E qual a periodicidade ideal para a troca do óleo? Eu tenho feito revisão anual...
Temos que ver a parte de óleos de economia de combustivel,sobretudo os Xw20,Xw16,Xw12,Xw8,Xw4.
Mesmo a Toyota e Honda recomendam viscosidades "maiores" consoante o clima e condições de uso do veículo,seja na Europa,mercado norte-americano,japonês e coreano.
O resto do mundo devido à qualidade dos combustiveis a viscosidade aumenta e a recomendação de serviço é mais curta em km percorrida e tempo.
A longo termo o desgaste vai acontecer devido à perda,ou aumento da viscosidade devido à contaminação do lubrificante pelo combustivel,e isto sobretudo em motorizações a gasolina de injeção direta ciclo Otto e Atkinson,ciclo Miller menos mal mas acontece na mesma.
Regra de ouro,em motorizações japonesas manter-se fiél ao recomendado,europeias sobretudo o grupo Stellantis fugir do grupo HTHS >/= 2,6.
A viscosidade só desce para poupar uns gramos de Co2 e gases de escape.
No teu CRDI mantém um 0w30 à vontade,norma ACEA C2/C3.
Atualmente o mais importante quer seja em motores a gasolina,ou diesel é antecipar as mudas de óleo e filtro,tentar encontrar um meio termo e estabelecer um serviço severo.
Pelo meu lado são 6 meses/10kkm.
Aproveitando o teor e conteúdo muito interessante do post do PSoares, aproveito para colocar uma dúvida:
Tenho um Toyota Corolla 1.2T de 2022 que vem de fábrica com o óleo ow20, sendo esse mesmo óleo que está recomendado pela marca para futuros serviços.
Acontece que o óleo que as concessões colocam por defeito é o 5w30, que aparece no manual como a alternativa caso o 0w20 mas apenas se não for possível colocar o recomendado.
Nas revisões tenho pedido para colocar o 0w20, O que acham? Devo continuar a colocar o 0w20 ou mudo para 5w30? E qual a periodicidade ideal para a troca do óleo? Eu tenho feito revisão anual...
Aproveitando o teor e conteúdo muito interessante do post do PSoares, aproveito para colocar uma dúvida:
Tenho um Toyota Corolla 1.2T de 2022 que vem de fábrica com o óleo ow20, sendo esse mesmo óleo que está recomendado pela marca para futuros serviços.
Acontece que o óleo que as concessões colocam por defeito é o 5w30, que aparece no manual como a alternativa caso o 0w20 mas apenas se não for possível colocar o recomendado.
Nas revisões tenho pedido para colocar o 0w20, O que acham? Devo continuar a colocar o 0w20 ou mudo para 5w30? E qual a periodicidade ideal para a troca do óleo? Eu tenho feito revisão anual...
A Toyota em Portugal é um caso de estudo tou a ver.
Nos hibridos é tudo corrido a 0w20 com o manual a recomendar 0w16, tu dizes que no 1.2t eles recomendam 5w30.
Em Portugal qualquer concessão oficial de qualquer marca é especial... .
Tenho um Sandero para as férias em Portugal, na Renault usavam 10w40 e o que é certo é que em motores TCe é proibido utilizar 10w40 à parte o mercado do médio-oriente e África.
Tive que lhes apresentar uma atestação da casa mãe a indicar o mesmo.
A ACEA C1 já não existe,quem necessita desta norma passa a usar ACEA C2,ou as respetivas normas construtores.
O HTHS é fácil,depende da viscosidade.
O HTHS num ACEA C1 é igual à ACEA C2,que se situa entre >2.9 / <3.5.
A única diferença que existe é no teor de cinzas sulfatadas.
Continuando...,não é que se deva evitar lubrificantes com HTHS >/< 2.6,mas depende do uso que se dá ao mesmo motor e condições.
Vou-te dar um exemplo,o novo Classe A A177 AMG 45S.
Deve usar norma MB229.71 (ACEA C6),viscosidade 0w20,mas só vem com este de fábrica,depois posso confirmar-te que nos próximos serviços em qualquer concessão por esta europa fora utilizam 0w30 MB 229.51/52 ACEA C3,mas será um ACEA que data da tabela de 2022,ou seja já protege contra LSPI e abrange também API SP e ILSAC GF-6.
Outro exemplo e este pessoal,o meu Duster 1.3 TCe 150,deve usar 5w30 RN17,ou 0w20 RN17 FE.
Uso um lubrificante que abrange normas VW 504 00,MB 229.51/52,mas que já pertence à nova formulação ACEA C3 2022.
Obrigado pela informação e esclarecimento.
Sim, a ACEA C1 já está descatologada, passou a C2, quando disse que ACEA C2 pedia 2.6 era para colocar "HTHS >/= 2,9" (eu pensava que ACEA C1 era 2.6)
Eu utilizo a norma PSA B71 2312, (0W30) (penso que deve ser um simples ACEA C2) e quando saiu essa norma não havia praticamente nenhuns óleos com essa norma/Aprovação ou Certificação (com os óleos para PSA sempre foi (e ainda é) um filme para encontrar alternativa há total)
Felizmente agora para a norma B71 2312 já há bastantes alternativas. (Já usei Kroon oil Avanza MSP, 0W30 e agora Ravenol FES) sempre que mando vir óleo é sempre aos 15Lt para manutenções de 2 anos (para dois carros) (troco óleo todos os anos ou entre os 15mil e 20mil Km) 3.75Lt cada muda de óleo e filtro.
Este mês já fiz a manutenção aos dois e acabei com o Ravenol FES, agora vou esperar pela black friday para dps ver o que há em termos de preço/qualidade e mandar vir 15Lt (3 packs de 5Lt)
Foi mais por usar as normas PSA que fiquei com essa dúvida do HTHS, eles são muito esquisitos nas normas, para caixa de velocidades ja nem falo praticamente só ha óleo Total e Mobil a cumprir as normas.
Editado pela última vez por MafiaBoy; 23 April 2024, 22:52.
Em Portugal qualquer concessão oficial de qualquer marca é especial... .
Tenho um Sandero para as férias em Portugal, na Renault usavam 10w40 e o que é certo é que em motores TCe é proibido utilizar 10w40 à parte o mercado do médio-oriente e África.
Tive que lhes apresentar uma atestação da casa mãe a indicar o mesmo.
Ainda me lembro de em 2008 a Renault meter também 10w40 no dci 105cv que passou aqui por casa.
Em geral sim,MAS esta regra não é geral a todas as marcas e motores.
Como eu disse anteriormente,motores japoneses utilizem o indicado.
Motores europeus,sobretudo gauleses (Stellantis sobretudo) quando o construtor dá uma segunda opção de lubrificante é ir para a segunda.
Entendam que não é uma viscosidade de 0w20/0w16 que não vai lubrificar o motor,muito pelo contrário,lubrificará mais depressa e vai ajudar a que as calorias sejam expulsas,dissipadas mais depressa.
Mas é a diluição do combustivel que vai detiorar a viscosidade do lubrificante precocemente,sobretudo em motores a injeção direta,isto falando mais para motorizações a gasolina.
Mas em híbridos digo para manter o que o construtor recomenda,aí viscosidades "baixas" serão melhores para o motor térmico.
A regra de ouro como também já referi anteriormente é adaptar o serviço e manutenções ao uso do veículo.
Idém para circuito de arrefecimento e caixas de velocidades,quer automáticas ou manuais.
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