Boa tarde. Este é o meu 1º Post aqui no forum e não sei bem onde colocar a minha questão, o ideal seria num dos topicos bloqueados mas estão... bloqueados.
A situação é a seguinte:
Comprei um Seat Ibiza GT TDI de 90 cavalos no qual o antigo dono me assegurou que sempre fez as revisões na marca ( e estão assinaladas no livro e tudo em ordem) e que usa oleo sintético no motor.
Tenho também uma VW Passat GL TDI de 90 cavalos (os motores são iguais), uma Toyota Hilux 2.4D e um Opel Corsa 1.3GT nos quais sempre usei um oleo mineral de origem Shell, 15-W40 com estas especificações:
API (diesel): CI-4 Plus, CI-4, CH-4, CG-4, CF-4, CF
API (gasolina): SL, SJ, SH.
(de origem Shell porque não é comercializado pela Shell)
A minha dúvida é a seguinte:
Posso trocar o óleo sintético do Ibiza pelo mineral sem vir a ter problemas?
Disseram-me há uns dias que isso me ia papar os segmentos em menos de nada porque o mineral não ia lubrificar em condições mas se usasse mineral e passasse para sintético já não havia problema...
É mesmo assim que funciona? Se for verdade não há modo de "desintoxicar" o motor do oleo sintético para mineral?
Não me estava mesmo nada a apetecer andar a comprar oleo com quase 50l de oleo em casa...
Muito obrigado por qualquer ajuda,
Filipe Nobre
A situação é a seguinte:
Comprei um Seat Ibiza GT TDI de 90 cavalos no qual o antigo dono me assegurou que sempre fez as revisões na marca ( e estão assinaladas no livro e tudo em ordem) e que usa oleo sintético no motor.
Tenho também uma VW Passat GL TDI de 90 cavalos (os motores são iguais), uma Toyota Hilux 2.4D e um Opel Corsa 1.3GT nos quais sempre usei um oleo mineral de origem Shell, 15-W40 com estas especificações:
API (diesel): CI-4 Plus, CI-4, CH-4, CG-4, CF-4, CF
API (gasolina): SL, SJ, SH.
(de origem Shell porque não é comercializado pela Shell)
A minha dúvida é a seguinte:
Posso trocar o óleo sintético do Ibiza pelo mineral sem vir a ter problemas?
Disseram-me há uns dias que isso me ia papar os segmentos em menos de nada porque o mineral não ia lubrificar em condições mas se usasse mineral e passasse para sintético já não havia problema...
É mesmo assim que funciona? Se for verdade não há modo de "desintoxicar" o motor do oleo sintético para mineral?
Não me estava mesmo nada a apetecer andar a comprar oleo com quase 50l de oleo em casa...
Muito obrigado por qualquer ajuda,
Filipe Nobre
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