Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor a "grilar"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DL Ver Post
    No limite, pode furar alguns êmbolos (pistons/pistões é linguagem de Zé Manel da Esquina):


    Então será uma válvula a romper o piston/êmbolo?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Muscle Car Ver Post
      Então será uma válvula a romper o piston/êmbolo?
      Não. Simplesmente a detonação pode provocar temperaturas tão elevadas (trata-se de uma explosão descontrolada) que poderão ultrapassar a temperatura de fusão do material de que são feitos os êmbolos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DL Ver Post
        Não. Simplesmente a detonação pode provocar temperaturas tão elevadas (trata-se de uma explosão descontrolada) que poderão ultrapassar a temperatura de fusão do material de que são feitos os êmbolos.
        Ah! Então essa explosão descontrolada provoca o "grilar"?!!! E esse "grilar" é o êmbolo a embater nas paredes onde percorre?!!!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DL Ver Post
          Na faz mal, eu sou mesmo Zé Manel e moro numa esquina.
          E os gajos das motas são todos da esquina. É só prost...

          Comentário


            #35
            Não. A detonação consiste na ignição de parte da mistura gasosa longe da frente de chama normal da combustão (normal), por um dos motivos (ou combinação de vários) já referidos anteriormente.

            Essa ignição espontânea, descontrolada, provoca um aumento enorme da pressão interna e gera ondas de choque com velocidades supersónicas que batem contra as paredes dos cilindros, êmbolos e cabeça e são reflectidas (novamente contra os cilindros, cabeça e êmbolos). O grilar é o som produzido por essas ondas de choque desordenadas.

            Este gráfico mostra bem a diferença entre um ciclo de combustão normal (em que a frente de chama queima sequencialmente toda a mistura) e um com detonação elevada:







            E esta imagem reflecte muito bem os esforços acrescidos ao nível de cambota e bielas:

            Comentário


              #36
              aparentemente o "grilar" que te referes é apenas o ponto do distribuidor que está desajustado ( tal como já foi dito )

              demora cerca de 5 minutos a colocar isso no ponto.

              nada de grave e qualquer mecanico te faz isso em pouco tempo.

              exprimenta com o carro parado, e o motor a trabalhar, dar uma aceleradela a fundo.

              vais notar que o "grilar" aparece, caso não então podes ter o avanço automático com problemas.

              boa sorte.

              Comentário


                #37
                Continuo a apostar na afinação das válvulas, acontecia muito no meu corsa e quando ia á revisão o mecanico afinava aquilo e deixava de fazer.
                Penso que isso acontece muito nos motores com pouca força

                Comentário


                  #38
                  O meu Rover 400, faz auto-detonação se andar com gasolina SC95.
                  Noto um grilado se, por exemplo, entrar numa subida em 5ª, a baixas rotações (sempre abaixo das 1500rpm), piso o pedal a fundo (ou quase), e enquanto não atinge ali a barreira das 1500+/- vai a grilar ligeiramente. Só noto com o vidro aberto.

                  Com SC98 / Ultimate, até posso pisar 5ª a fundo às 900rpm que não grila nada!

                  Comentário


                    #39
                    O Bravo cá de casa está sempre a cantar, tem as válvulas a bater, segundo o que apurámos, um mecânico colocou a correia de distribuição e ela "soltou-se", parecia uma carro a gasóleo, daí(segundo relatos) as vávulas ficaram maradas e dá um grilar do caraças e o carro tem ligeiras falhas e os gazes do escape saem ao soluços, o meu mecânico disse que é as válvulas a bater e que a solução é mesmo reconstrução do motor, mas disse-me caso não me importasse para andar assim com ele, até dar berro, porque o que ia gastar agora, ou mais tarde será a mesma coisa.

                    Caso alguém suspeite de algo, que se prenuncie, por favor .

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                      O Bravo cá de casa está sempre a cantar, tem as válvulas a bater, segundo o que apurámos, um mecânico colocou a correia de distribuição e ela "soltou-se", parecia uma carro a gasóleo, daí(segundo relatos) as vávulas ficaram maradas e dá um grilar do caraças e o carro tem ligeiras falhas e os gazes do escape saem ao soluços, o meu mecânico disse que é as válvulas a bater e que a solução é mesmo reconstrução do motor, mas disse-me caso não me importasse para andar assim com ele, até dar berro, porque o que ia gastar agora, ou mais tarde será a mesma coisa.

                      Caso alguém suspeite de algo, que se prenuncie, por favor .
                      quer dizer, valvulas a bater resolve-se com a afinação, dai a ter de reconstruir o motor...

                      será que o motor não está um pouco descomandado?

                      estar fora do ponto cambota/veio excentrico pode levar ao que dizes, e aliado a valvulas a baterem tens o cenário criado para te repararem o motor.

                      tenta uma segunda opinião a ver se confirmas a primeira.

                      boa sorte.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                        o clio I com o mesmo motor de vez em quando faz exactamente a mesma coisa, ja la vai os anos que faz isso e sp a bombar
                        é um barulho de 2/3 segundos certo?
                        Estás a falar da vaca ou do grilo?

                        De qualquer maneira, qualquer que seja o animal, é sempe coisa para 2 segundos, sim...

                        Comentário


                          #42
                          Não. A detonação consiste na ignição de parte da mistura gasosa longe da frente de chama normal da combustão (normal), por um dos motivos (ou combinação de vários) já referidos anteriormente.

                          Essa ignição espontânea, descontrolada, provoca um aumento enorme da pressão interna e gera ondas de choque com velocidades supersónicas que batem contra as paredes dos cilindros, êmbolos e cabeça e são reflectidas (novamente contra os cilindros, cabeça e êmbolos). O grilar é o som produzido por essas ondas de choque desordenadas.

                          Este gráfico mostra bem a diferença entre um ciclo de combustão normal (em que a frente de chama queima sequencialmente toda a mistura) e um com detonação elevada:

                          Detonação acontece sempre que existe um ciclo de combustão normal. agora estás a falar de auto-detonação, em que a explosão acontece antes da ingnição pela vela. Pode acontecer devido a taxas de compressão demasiado elevadas, carvão acumulado na camara de combustão, que mantem pontos quentes e provoca q a gasolina se inflame antes do tempo, gasolina de má qualidade, etc. Basicamente o que tu disseste mas mais picuinhas

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                            Detonação acontece sempre que existe um ciclo de combustão normal. agora estás a falar de auto-detonação, em que a explosão acontece antes da ingnição pela vela. Pode acontecer devido a taxas de compressão demasiado elevadas, carvão acumulado na camara de combustão, que mantem pontos quentes e provoca q a gasolina se inflame antes do tempo, gasolina de má qualidade, etc. Basicamente o que tu disseste mas mais picuinhas
                            Não. Num ciclo normal de combustão não existe detonação. O que chamas de auto-detonação é a auto-ignição, essa sim ocorre antes de saltar a faísca e poderá até ser ocasionada pela detonação excessiva, caso se permita que o motor funcione durante demasiado tempo nessas condições anómalas de funcionamento.

                            A detonação ocorre numa região ainda não atingida pela frente de chama mas já depois de ter saltado a faísca e é provocada pelo aumento de pressão e temperatura ocasionado pela queima da mistura durante o ciclo normal.


                            Temos aqui as 3 situações distintas:





                            Figura 1) Ciclo de combustão normal em que há uma faísca a saltar de uma (ou várias) vela(s) e que provoca uma queima progressiva da mistura com uma única frente de chama a varrer todo o espaço da câmara de combustão.

                            Figura 2) Auto-ignição em que a ignição se inicia algures num ponto quente e ainda antes de ter saltado a faísca da vela. As frentes de chama irão colidir.

                            Figura 3) Detonação. Por acção do aumento de pressão e temperatura normais ocasionados pelo ciclo de combustão (normal), parte da mistura ainda distante da frente de chama (e por motivos anómalos já apontados alguns posts atrás) irá explodir aleatoriamente no tempo e provocar um enorme aumento da pressão do ciclo e temperatura (funcionando como uma deflagração e não como uma queima rápida mas controlada da totalidade da mistura disponível).

                            Comentário


                              #44
                              Obrigado a todos.
                              Tou mais esclarecido.
                              Vou ver se ponho o meu boguinhas a 100%.

                              Obg e disponham smp q necessário!

                              Comentário


                                #45
                                Não presta...

                                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                O meu Rover 400, faz auto-detonação se andar com gasolina SC95.
                                Noto um grilado se, por exemplo, entrar numa subida em 5ª, a baixas rotações (sempre abaixo das 1500rpm), piso o pedal a fundo (ou quase), e enquanto não atinge ali a barreira das 1500+/- vai a grilar ligeiramente. Só noto com o vidro aberto.

                                Com SC98 / Ultimate, até posso pisar 5ª a fundo às 900rpm que não grila nada!

                                Isso é porque tens o carro todo desafinado , esse carro não presta abaixo das 1500 rpm , e é crónico nos ROVER não beberem de tudo o que lhes dão. Só funcionam de 98r.o.n para cima, em suma deita fora (mas avisa onde )

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por jcc Ver Post
                                  Isso é porque tens o carro todo desafinado , esse carro não presta abaixo das 1500 rpm , e é crónico nos ROVER não beberem de tudo o que lhes dão. Só funcionam de 98r.o.n para cima, em suma deita fora (mas avisa onde )
                                  Vocês juntem-se os 2 e deitem esses Rover todos fora, mas já agora digam-me onde...

                                  Isso acelera benzinho a partir aí das 1.300 rpm e com gasolina de 95 da mais barata que encontrarem (por acaso uso da BP porque é mesmo a mais barata que encontro para as minhas bandas, mas só em alguns dias da semana ).

                                  Claro que não é meter 5ª a 1.200 rpm e acelerar pata a fundo para subir a Serra dos Candeeiros, para isso já inventaram os motores diesel.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                    quer dizer, valvulas a bater resolve-se com a afinação, dai a ter de reconstruir o motor...

                                    será que o motor não está um pouco descomandado?

                                    estar fora do ponto cambota/veio excentrico pode levar ao que dizes, e aliado a valvulas a baterem tens o cenário criado para te repararem o motor.

                                    tenta uma segunda opinião a ver se confirmas a primeira.

                                    boa sorte.
                                    Yep, deve ser mesmo isso, já tive várias opiniões , até chegar a esta conclusão, até a 2 oficinas da marca fui(numa delas, diziam que era normal ), o carro foi á máquina e tudo OK , troquei desde, cabos/velas, até foi aberto o motor e nada fizeram e já se percorreu com ele assim 32000 km´s .

                                    Comentário


                                      #48
                                      curiosamente o meu uno fire tb grila quando vou em 4ª ou 5ª em esforço!" uso gas 98!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tive o mesmo problema no meu carro, o tal grilar no motor ou batida de pino como lhe chamam. E no meu caso, nada tinha a ver com o combustível. O problema estava no sensor e válvula de pressão...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                          Vocês juntem-se os 2 e deitem esses Rover todos fora, mas já agora digam-me onde...

                                          Isso acelera benzinho a partir aí das 1.300 rpm e com gasolina de 95 da mais barata que encontrarem (por acaso uso da BP porque é mesmo a mais barata que encontro para as minhas bandas, mas só em alguns dias da semana ).

                                          Claro que não é meter 5ª a 1.200 rpm e acelerar pata a fundo para subir a Serra dos Candeeiros, para isso já inventaram os motores diesel.
                                          Atmosféricos e de alta cilindrada! Porque com os outros também não vais muito longe, ou começas a andar para trás!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                            Atmosféricos e de alta cilindrada! Porque com os outros também não vais muito longe, ou começas a andar para trás!
                                            Pois... O que é preciso é binário alto em rpm baixas, coisa que alguns dieseis modernos perderam...




                                            Metem motores do Fiat 600 a puxar combóios...

                                            Comentário


                                              #52
                                              ualquer carro grila, com maior ou menor intensidade, se for colocado muito stress no motor, conduzindo com mudanças altas, poucas rpms e muita carga de acelerador.
                                              engraçado eu noto o contrário no meu motor...

                                              se andar muito devagar e com rpm baixas, ele soluça, não desenvolve bem e faz um barulho irregular...
                                              quando ando com as rpm lá por cima, fica mais certinho e sem hesitações algumas!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Grande baralhada..
                                                Um motor grilar (fazer detonação), ter as válvulas ferradas (justas, ruidosas, a bater) ou desferradas (não se ouve nada) em ambos os casos a necessitar afinação, ou com touches a bater (desgaste), ter válvulas empenadas, estar mal comandado, estar fora de ponto (de ignição) mal afinado ou por avaria de um componente, ter um piston ou biela com batida,

                                                são tudo casos diferentes!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                  O meu Rover 400, faz auto-detonação se andar com gasolina SC95.
                                                  Noto um grilado se, por exemplo, entrar numa subida em 5ª, a baixas rotações (sempre abaixo das 1500rpm), piso o pedal a fundo (ou quase), e enquanto não atinge ali a barreira das 1500+/- vai a grilar ligeiramente. Só noto com o vidro aberto.

                                                  Com SC98 / Ultimate, até posso pisar 5ª a fundo às 900rpm que não grila nada!
                                                  Tou a ver que isso é máquina. O carro do meu pai tem o binário máximo às 2500rpm (é a gasolina também) e tudo o que seja abaixo das 1800rpm em 5ª é castigar o motor...
                                                  Editado pela última vez por LuisMiguelC; 20 June 2007, 21:37.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                    O Bravo cá de casa está sempre a cantar, tem as válvulas a bater, segundo o que apurámos, um mecânico colocou a correia de distribuição e ela "soltou-se", parecia uma carro a gasóleo, daí(segundo relatos) as vávulas ficaram maradas e dá um grilar do caraças e o carro tem ligeiras falhas e os gazes do escape saem ao soluços, o meu mecânico disse que é as válvulas a bater e que a solução é mesmo reconstrução do motor, mas disse-me caso não me importasse para andar assim com ele, até dar berro, porque o que ia gastar agora, ou mais tarde será a mesma coisa.

                                                    Caso alguém suspeite de algo, que se prenuncie, por favor .
                                                    AN?? O carro da minha mãe (Punto 55) faz isso há uma série de anos. Mas com uma aceleradela a fundo em seco isso passa-lhe...

                                                    (mas nunca grilou... Aquele que grilava era o Autobianchi Y10 1.0 Fire 45cv... Esse a subir, por exemplo, em 3ª a 40Km/h grilava...)
                                                    Editado pela última vez por LuisMiguelC; 20 June 2007, 21:42.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                                      AN?? O carro da minha mãe (Punto 55) faz isso há uma série de anos. Mas com uma aceleradela a fundo em seco isso passa-lhe...
                                                      O meu também tem o mesmo mal, mas não é normal e sempre que isso acontece, estou sempre a acelarar (em seco).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                        os motores renault mais antigos tinham tendência a fazer isso, principalmente em baixas de prego a fundo!
                                                        A 4L cá de casa é uma coisa doida a fazer esse barulho, e mesmo assim já foi afinada mesmo na Renault.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          "Grilar" em VW Polo 1.4 Tdi ano 2000

                                                          Boas tardes,

                                                          Tenho um VW Polo 1.4 Tdi (75 cv) e ultimamente a baixas rotações - entre 1200 rpm e 2000 rpm - e em 5ª oiço um "toc-toc" que passa assim que as rotações passam as 2000 rpm. Presumo que seja o tal "grilar" do motor ou batida de pino.
                                                          Alguém aqui me pode dar umas dicas relativamente a este barulho?

                                                          Obrigado!

                                                          Ciao a tutti!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Normalmente e pelo que tenho ouvido, o grilar deve-se à pouca potência, normalmente pelo ponto do motor não estar OK.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ponto do Motor não OK - VW Polo 1.4 Tdi (2000)

                                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                              Normalmente e pelo que tenho ouvido, o grilar deve-se à pouca potência, normalmente pelo ponto do motor não estar OK.
                                                              Titanio, podes explicar-me o que significa o ponto do motor não estar OK? É grave? Como se pode "arranjar"?

                                                              Obrigado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X