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    #31
    saí motor pifado e entra outro. Lá vai barão ...

    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
    Se a água desaparece e aparece no óleo, o bloco pode estar estalado ou não.
    Uma vez que esse motor já levou um aquecimento e uma junta, as camisas podem ter mexido especialmente se andaram com o motor à volta quando a colaça estava fora (não se deve).
    Pode ainda estar a dar passagem por baixo das camisas, onde vedam contra o sub-carter. Nessa zona o alumínio tende a ficar corroído e por vezes mesmo sem aquecimento, só com o tempo e em especial se tiver água no lugar do anticongelante, ficar a deixar passar aí água para o óleo.
    O bloco tem reparação, mas fica bastante caro (+- 500 eur só para isso).
    O ideal e mais barato é arranjar 1 motor usado prontinho a meter ao sítio.
    É isso que vai acontecer, tira um e põe outro. Contudo no que vai ser metido vai ser metida correia de destribuição entre outras coisas.

    Lamento amarguradamente o barrete que meti ao meter o carro no concessionário da Peugeot na estrada da Luz. Mas como sou burro e forrado do mesmo, caí na esparrela que nem um patinho. Aos primeiros sinais de nabice e trafulhece devia era ter tirado o carro de lá. Mas como tenho a mania que sou mais esperto que os outros e que toda a gente é seria e dencente mantive o carro lá e por isso fui lixado à grande e à francesa. Fiz queixa à Peugeot Portugal e depois disso ainda tiveram o desplante de deixar o carro sair da oficina com um arame no capot.

    Mas voltando ao assunto, a àgua não some e tão pouco desaparece, pelo menos não é essa a percepção que tenho. O que noto é que quando o carro aquece, o ponteiro da àgua oscila entre o meio e o 3/4. O do oleo vai subindo subindo subindo até ficar nos 3/4, depois não desce mais. Quando isso acontece, o colector de admissão está a escaldar e o carro fica muito lento, tão lento que parece uma lesma.

    Uma coisa é certa, o sensor do oleo está avariado ou o circuito dentro do painel de instrumentos está pifado (e eu que dei uma pipa de massa para ter tudo nos trinques). Quando se liga a chave na posição de motor ligado, mas sem se ter ainda dado à ignição, o manometro liga a luz que fica por detraz do manometro, e devia fazer a agulha ir do zero até ao fim da escala (movimento rápido) para testar a pressão de oleo e depois voltar a zero, de seguida ir do zero até à marca do nivel do oleo correcto para mostrar o nivel de oleo no carter. Uma vez dada à ignição o motor fica em funcionamento, a luz de check da centralina apaga-se e o manometro do oleo fica a medir a temperatura do oleo, pelo que o ponteiro vai subindo conforme a temperatura do oleo vai aumentanto.

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      #32
      Plano B resultou. Vamos ver depois o resultado.

      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
      Se a água desaparece e aparece no óleo, o bloco pode estar estalado ou não.
      Uma vez que esse motor já levou um aquecimento e uma junta, as camisas podem ter mexido especialmente se andaram com o motor à volta quando a colaça estava fora (não se deve).
      Pode ainda estar a dar passagem por baixo das camisas, onde vedam contra o sub-carter. Nessa zona o alumínio tende a ficar corroído e por vezes mesmo sem aquecimento, só com o tempo e em especial se tiver água no lugar do anticongelante, ficar a deixar passar aí água para o óleo.
      O bloco tem reparação, mas fica bastante caro (+- 500 eur só para isso).
      O ideal e mais barato é arranjar 1 motor usado prontinho a meter ao sítio.
      A semana passada andei a pensar na hipotese dum motor novo, mas como o novo com o meu à retoma ficava pelos 1.200 euros, recolhi um pouco as unhas e tentei umas coisas, por isso passei ao plano B.

      Substituí o quadrante por um outro em segunda mão, aí deu para ver o que estava bem e o que estava mal. Verifiquei que realmente as temperatuas andavam bastante altas. Então tentei uma nova aproximação para tirar umas duvidas.

      Meti primeiro da concorrencia 1 termostato da ventoinha do radiador de àgua e um termostato da valvula do circuito de àgua. As temperaturas baixaram logo (tanto a àgua como o oleo), só que o termostato da ventoinha ligava a uma temperaruta muito baixa o que fazia com que a ventoinha estivesse sempre ligada.

      Então no dia seguinte decidi meter mesmo material original peugeot e .... voilá ... temperaturas correctas tanto para a àgua como para o oleo. O mecanico aonde fiz isto só me dizia que não entendia porque eu estava a torrar dinheiro. Agora o carro está bem melhor. Desde à mais de 6 meses que não via o ponteiro do oleo e da àgua a fazerem o seu sobe e desce. O carro anda com muito menos problemas.

      Não há duvida, sempre tenho que ir por traz e ver tudo o que foi feito a pente fino.

      Uma coisa que não gostei nada foi ver 2 fios brancos por detras do painel de instromentos. Mas o que será que lá estão a fazer ?

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        #33
        Independentemente do oleo e da marca só tem de ser sintético 100 por cento. consumir oleo é normal visto o carro que é. Quanto ao visco 7000 eu uso o 0w40 e o 5w40 para 20 a 25 mil km sem problemas. ja tive aulas de mecanica e jungo que o problema é a camisa da cabeça do motor que esta gasta so tens de a substituir numa oficina. boa sorte

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