Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ligar cabos de bateria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    Nada de mais! Uma faíscazita!

    Ok, ainda bem, é que eu sem querer liguei os cabos trocados, pensando que lliguei negativo com negativo, mas liguei negativo com positivo, resultado, alternador começou a deitar fuma, e os cabos atingiram uma temperatura tal que não se podia tocar...mas felizmente apercebi-me a tempo.... axo que não estragou nada....

    Comentário


      #32
      se o alternador deitou fumo, não podes dizer que te apercebeste a tempo. alguma coisa deve ter queimado. mas, se tentares ligar mal os cabos, faz uma "faíscazita", não te apercebeste logo que algo estava mal?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
        Ok, ainda bem, é que eu sem querer liguei os cabos trocados, pensando que lliguei negativo com negativo, mas liguei negativo com positivo, resultado, alternador começou a deitar fuma, e os cabos atingiram uma temperatura tal que não se podia tocar...mas felizmente apercebi-me a tempo.... axo que não estragou nada....
        Ermmm... eu estava na brincadeira! A faísca é o mínimo que pode acontecer... se os cabos aqueceram e o alternador deitou fumo é porque houve algo mais para além da faísca!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          se o alternador deitou fumo, não podes dizer que te apercebeste a tempo. alguma coisa deve ter queimado. mas, se tentares ligar mal os cabos, faz uma "faíscazita", não te apercebeste logo que algo estava mal?
          Por acaso não me apercebi....pk pensei que tava a ligar ambos ao mesmo polo....
          penso que não estragou o alternador, pois, depois de pôr o carro a trabalhar deixei-o a trabalhar durante 10min e carregou alguma coisa a bateria, é logico que como a bateria estava mesmo descarregada ele não carregou completamente, mas a luzes do painel já dão fortes, mas ainda não dá para pôr o carro a trabalhar...logo vou voltar a pô-lo a trabalhar mais uns 10 min....vamos ver....mas agora sem distrações nas ligações dos cabos....

          Comentário


            #35
            Boas pessoal, ontem aconteceu-me uma coisa estranha. Estava a fazer uma mama como tantas vezes fiz, cabos ligados pela ordem certa tudo direitinho, vou para ligar o carro sem bateria, as luzes de estado acendem (tudo normal) quando rodo a chave para dar ignição ouço um estalo e vejo uma faisca no positivo do carro dador e não acontece nada!

            Nunca mais deu sinal de vida. Os fusiveis estão bem. Que terá acontecido? Queimado algum componente electrico?

            Acham que tente por o carro a trabalhar de empurrão?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por j0Ny Ver Post
              Boas pessoal, ontem aconteceu-me uma coisa estranha. Estava a fazer uma mama como tantas vezes fiz, cabos ligados pela ordem certa tudo direitinho, vou para ligar o carro sem bateria, as luzes de estado acendem (tudo normal) quando rodo a chave para dar ignição ouço um estalo e vejo uma faisca no positivo do carro dador e não acontece nada!

              Nunca mais deu sinal de vida. Os fusiveis estão bem. Que terá acontecido? Queimado algum componente electrico?

              Acham que tente por o carro a trabalhar de empurrão?
              isso é o cabo a fazer mau contacto, vê se não há verdete nos bornes e certifica-te de que a pinça fica bem presa no borne

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                isso é o cabo a fazer mau contacto, vê se não há verdete nos bornes e certifica-te de que a pinça fica bem presa no borne
                Ok vou experimentar outra vez mas na altura verifiquei e pareceu-me estar tudo direito (pinças bem presas e sem oleos/impurezas nos bornes).

                Eu pensei que como a bateria estava muito descarregada, talvez tenha havido uma diferença muito grande de energia no momento da ignição e teria queimado qualquer coisa.

                Já agora, após ligados os cabos e ligado o carro dador, há um minimo de tempo que o devemos deixar a trabalhar antes de ligar o carro sem bateria?

                Comentário


                  #38
                  O cabo de carga da bateria(conhecido aqui como cabo chupeta), o vermelho deve estar no borne positivo e o preto no negativo.

                  Primeiro coloca-se no borne negativo do seu carro e do doador de carga, depois uma garra do cabo vermelho no borne positivo da bateria do carro doador e logo depois a outra garra no seu. Pode acontecer faíscas.

                  Ao ligar o carro doador, acelera-se em ponto morto(ralenti) pra passar carga para a outra bateria do carro receptor.

                  Espera um tempo e tenta ligar o receptor. Tendo êxito, retire primeiro as garras do cabo preto de ambos os carros, depois o vermelho.

                  Quanto a retirar a bateria, o certo é tirar o cabo negativo do borne da bateria primeiro, depois o cabo do borne positivo.

                  Aproveite quando a bateria estiver fora do carro, dê uma limpeza nos bornes com uma escova de cerdas flexível e macia. Passe um pano úmido no corpo da bateria, para tirar a poeira.

                  Monte a bateria, seguindo o mesmo processo de desmontagem. Primeiro o negativo e depois o positivo. Aperte os cabos nos bornes com uma chave de boca.

                  Pulverize WD-40 nos bornes, pra evitar ferrugem.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                    O cabo de carga da bateria(conhecido aqui como cabo chupeta), o vermelho deve estar no borne positivo e o preto no negativo.

                    Primeiro coloca-se no borne negativo do seu carro e do doador de carga, depois uma garra do cabo vermelho no borne positivo da bateria do carro doador e logo depois a outra garra no seu. Pode acontecer faíscas.

                    Ao ligar o carro doador, acelera-se em ponto morto(ralenti) pra passar carga para a outra bateria do carro receptor.

                    Espera um tempo e tenta ligar o receptor. Tendo êxito, retire primeiro as garras do cabo preto de ambos os carros, depois o vermelho.

                    Quanto a retirar a bateria, o certo é tirar o cabo negativo do borne da bateria primeiro, depois o cabo do borne positivo.

                    Aproveite quando a bateria estiver fora do carro, dê uma limpeza nos bornes com uma escova de cerdas flexível e macia. Passe um pano úmido no corpo da bateria, para tirar a poeira.

                    Monte a bateria, seguindo o mesmo processo de desmontagem. Primeiro o negativo e depois o positivo. Aperte os cabos nos bornes com uma chave de boca.

                    Pulverize WD-40 nos bornes, pra evitar ferrugem.
                    Esse procedimento não está correcto!!!
                    Primeiro deve ligar-se o POSITIVO (Vermelho)!



                    Ver procedimento correcto aqui: http://alarmescobra.com/como-usar-os-cabos-de-bateria/
                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...mergencia.html
                    Editado pela última vez por ASAS; 05 April 2013, 14:53.

                    Comentário


                      #40
                      Por uma questáo de segurança , dos componentes eletrónicos, o negativo liga-se sempre a massa do motor ou se possivel diretamente no motor de arranque, nunca ao borne negativo. Tal como no desenho acima. Já foi referido atrás , uma troca de polaridade, atenção que é muito perigoso pode provocar a explosão da bateria.
                      Editado pela última vez por sailor; 05 April 2013, 20:30.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por j0Ny Ver Post
                        Ok vou experimentar outra vez mas na altura verifiquei e pareceu-me estar tudo direito (pinças bem presas e sem oleos/impurezas nos bornes).

                        ...
                        vê se os terminais estão bem apertados nos bornes

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                          vê se os terminais estão bem apertados nos bornes
                          Tinhas razão. Um dos bornes não estava bem apertado, de qualquer forma tirei-os e limpei com uma lixa e voltei a apertá-los bem e borrifei com wd-40 (não tenho massa). O carro pegou mas não sei se a bateria vai recuperar, tal foi a descarga e os dias parado.

                          Fui andar com ele durante mais de 1h mas as baterias demoram imenso a carregar...amanha veremos se pega.

                          A bateria tem as seguintes referencias: 45 AH 12v 400A-EN

                          Por quanto andam estas baterias? Alguma dica especial ao comprar bateria (ha umas que não têm liquido não é..)?

                          Comentário


                            #43
                            Há dias, tentei dar corrente de bateria para bateria. Liguei preto com preto, vermelho com vermelho, fez faísca e queimou o alternador.

                            Comentário


                              #44
                              Se for Mercedes tem cuidado com isso, passados poucos km pode-se incendiar.

                              Se for um carro de outra marca qualquer não há problema nenhum. Preto no (-) e Vermelho no (+).

                              Carro que dá a "mama" deve estar a trabalhar.

                              Dar à chave no outro e voilá.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por j0Ny Ver Post
                                Tinhas razão. Um dos bornes não estava bem apertado, de qualquer forma tirei-os e limpei com uma lixa e voltei a apertá-los bem e borrifei com wd-40 (não tenho massa). O carro pegou mas não sei se a bateria vai recuperar, tal foi a descarga e os dias parado.

                                Fui andar com ele durante mais de 1h mas as baterias demoram imenso a carregar...amanha veremos se pega.

                                A bateria tem as seguintes referencias: 45 AH 12v 400A-EN

                                Por quanto andam estas baterias? Alguma dica especial ao comprar bateria (ha umas que não têm liquido não é..)?
                                Bateria pequena, esse motor é gasolina certo?

                                Na casa dos 40€.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                  Por uma questáo de segurança , dos componentes eletrónicos, o negativo liga-se sempre a massa do motor ou se possivel diretamente no motor de arranque, nunca ao borne negativo. Tal como no desenho acima. Já foi referido atrás , uma troca de polaridade, atenção que é muito perigoso pode provocar a explosão da bateria.
                                  Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.
                                    Ao finalizar o contacto pode soltar-se uma ligeira faísca junto à última pinça a ser ligada. Como nas imediações da bateria pode haver vapores de electrólito (especialmente se o artista abriu as tampas para inspeccionar e não as fechou) mais vale que esse fecho de circuito não seja feito próximo da bateria.

                                    Por outro lado, se houver alguma deficiência na ligação da bateria ao chassis, a ligação no motor assegura uma boa conexão ao negativo do motor de arranque (que é a sua carcaça).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.
                                      Porque, tal como o ClioII explicou, podem haver vapores à volta da bateria que, com a faisca (arco eléctrico) provocada ao colocar os cabos, podem explodir!!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                        Esse procedimento não está correcto!!!
                                        Primeiro deve ligar-se o POSITIVO (Vermelho)!



                                        Ver procedimento correcto aqui: Como usar os cabos de bateria
                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...mergencia.html
                                        Errado? Tá bom

                                        No manual do meu fala que tira-se o negativo, depois o positivo.

                                        Aqui ensina o inverso


                                        http://www.dblbaterias.com.br/dica.asp?nr=4

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                          Errado? Tá bom

                                          No manual do meu fala que tira-se o negativo, depois o positivo.

                                          Aqui ensina o inverso


                                          http://www.dblbaterias.com.br/dica.asp?nr=4
                                          Sim, está errado!
                                          Já expliquei porquê, mas, aqui fica novamente o procedimento correcto e a explicação: Como usar os cabos de bateria

                                          Não acredito que o seu manual tenha isso...
                                          Esse link, mostra como retirar a bateria, não como ligar cabos de um carro a outro!
                                          Nesse caso, sim o procedimento correcto é desligar primeiro o negativo, pois o negativo está presente em quase todas a peças metálicas do veiculo!
                                          Editado pela última vez por ASAS; 11 April 2013, 03:15.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                            Bateria pequena, esse motor é gasolina certo?

                                            Na casa dos 40€.
                                            Tks. Afinal não foi preciso comprar outra bateria, a bateria recuperou:D

                                            Outra pergunta, faz mal colocar o carro em marcha sempre sem rodar a chave, ou seja, deixando-o numa descida e fazendo com que ele se ligue após ganhar balanço?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Nem sempre o positivo é vermelho e o negativo é preto, guiem-se pelos simbolos representados na bateria.

                                              Por norma ligo o negativo primeiro e depois o positivo, com os carros desligados sempre.

                                              O pior que pode acontecer? A mim foi um pequeno fumo vindo do alternador e o alternador foi-se à vida. Isto porque guiei-me pelas cores e não pelos simbolos.
                                              Editado pela última vez por kpt; 20 June 2013, 19:34.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Quem quiser ligar o último cabo ao terminal de massa (negativo) da bateria "doente", basta pensar que poderá haver vapores de hidrogénio nas imediações e que se irá provocar uma faísca. Por norma, hidrogénio e uma faísca dá uma explosão gira! Até inventaram a bomba H à conta disso!

                                                Desde que não o façam no meu carro ou perto de mim... eu estarei seguro!

                                                Quanto às cores dos cabos, eles até poderão ser um azul cueca e o outro verde com bolinhas amarelas ou cor-de-rosinha... desde que sejam ligados + com + e - com uma boa massa do outro carro (não o terminal - da bateria, pelos motivos referidos), tanto faz! A electricidade não é racista!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Boa tarde, hoje carreguei a bateria da mota e quando a coloquei, troquei os cabos positivo negativo, deu uma faísca muito pequena, depois reparei voltei a colocar bem os cabos e quando liguei a mota não deu sinal nenhum, não entendo o que se terá passado pois não ouvi mais barulho nenhum nem cheiro de queimado

                                                  alguém poderá me indicar o que será? vi fusíveis e estão bons. (é mota, o fórum é de carros mas julgo que baterias dá igual)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O site do Autohoje tem um artigo com conselhos úteis sobre a bateria. Vale a pena ver » http://www.autohoje.com/noticias/not...m_source=forum

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Boas pessoal .
                                                      O carro de um amigo não pegava e ele ligou um booster á bateria porque estava fraca só que inverteu os o positivo e o negativo , a bateria do carro parece que morreu de vez terá estragado mais alguma coisa ?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Talvez o fusível principal...... se tiver.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X