Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Puxar" de vez em quando pelo carro faz bem? ("Italian Tune-Up" inside)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por trtl Ver Post
    Faça mal ou bem é o tratamento que dou ao meu!

    Pelo menos ao espírito garanto que faz maravilhas

    ora nem mais!

    acho que com o carro quente e em condições só lhe faz é bem levar umas esfregas de vez em quando!

    Comentário


      #32
      O meu pai tem um Punto 1.2 de 60cv e nunca passa das 2500...

      Quando eu pego nele, estico uma 2ª, 3ª e às vezes até a 4ª e no final a resposta ao acelerador não tem nada a ver, muito mais nervoso e notoriamente mais rápido (ok, menos lento )...

      Cortar mudanças acho que é mau, só o fiz uma vez, para ver quanto dava a 2ª (100Km/h de ponteiro)

      Cumps

      Comentário


        #33
        A grosso modo, puxar o carro de vez enquando faz bem, sim.
        Sobretudo:
        Quando o motor está já quente e quando já demos algumas aceleradelas preliminares mais leves ou usámos um pouco da parte «alta» do taquímetro.
        E isto poderá ser feito para limpar as impurezas ( tirar o carvão lol). Quem anda com o carro sempre na reserva, deve pôr uma quantidade maior de gasolina e depois puxar um bom bocado pelo carro, pois acreditem que se podem estar a safar de problemas bem mais graves.

        A quem anda sempre a pisar ovos, o motor desabitua-se e isto pode tornar o carro mais pastelão, gastador e com o motor a acumular mais resíduos. Acelerar um pouco de vez enquando pode, tornar o carro mais rodado, solícito e limpo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
          E eu a pensar que já tinha uma desculpa para de vez em quando mandar umas cargas valentes naquilo

          Estava a brincar, Ok
          Sim, e depois chegas ao Sr. da BT e dizes:

          "Eh pá, eu só estava a tirar o carvão! Quer dizer, depois quem me paga limpeza aos injectores? Hmm? São vocês, seus patifes?"

          Comentário


            #35
            1 vez por dia 1 esticadela valente não faz mal
            Em carros a carburador é que se torna quase obrigatorio isto

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Du Ver Post
              1 vez por dia 1 esticadela valente não faz mal
              Em carros a carburador é que se torna quase obrigatorio isto

              grande ideia que tu me deste! vou arranjar um que tenha carburador..ja tenho desculpa para dar à maria quando assapar

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                Sim, e depois chegas ao Sr. da BT e dizes:

                "Eh pá, eu só estava a tirar o carvão! Quer dizer, depois quem me paga limpeza aos injectores? Hmm? São vocês, seus patifes?"

                Patifes?!?

                Exemplo de um carro atrofiado é o da minha mãe. Um Peugeot 207, 1.4 cc de 75 cv a gasolina.
                De Abril de 2007 até à um mês tinha feito 7200 km quase sempre a nunca passar dos 60km/h.

                Só no último mês já fez 2000 km, cerca de 50% em AE. Mesmo assim o carro nota-se preso.
                Vai sendo esticado aos poucos.

                Uma coisa que acho neste carro é por exemplo, venho de Lx para a margem sul, cerca de 35 km, e quando chego a casa o raio da ventoinha já vem a trabalhar. O ponteiro da temperatura até está no normal, mas a ventoinha dispara logo e nem venho a abrir, faço o caminho a 100 km/h.

                Num Mégane II 1.9 dCI muitas vezes fazia o caminho sempre a abusar (160 km/h para cima) e não chegava a casa com a ventoinha ligada.

                Comentário


                  #38
                  Nos meus dois carros é muito notório a diferença de estarem soltos ou presos.

                  O meu Corolla 1.3 de 92, nestas alturas, como eu e a minha esposa estamos ferias, ás vezes fica parado numa garagem 1 mês ou mais…a ultima vez, no ano passado, estava muito preso mesmo…não desenvolvia nada, nem em baixas nem altas. Com puxões fortes e uns quantos kms seguidos a fundo em AE resolvi logo, só que cometi 2 erros: comecei cedo logo a puxar até quase ao red line, a temperatura do motor estava muito abaixo do normal, mas isto foi mais culpa da porcaria do termóstato…se tivesse gasto 20 €, mais cedo, o motor estava com mais saúde agora.

                  Quanto ao outro carro, um C220 CDI, noto que o motor fica claramente mais solto depois de uma viagem a puxar (com contenção claro, que nestes motores não se pode exagerar…).

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Desculpa mas isso não é correcto pois não é obrigatório ser na última relação e a fundo.

                    .
                    Até nem convém, para retirar o "carvão" é preciso elevar as rotações sem injectar muito combustível, pois é o excesso de combustível na queima que provoca esses ditos depósitos de carvão dentro do motor, por isso calma com o acelerador. e também depende do tipo de aditivos que o combustível tem.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por jacksparrow Ver Post
                      Patifes?!?

                      Exemplo de um carro atrofiado é o da minha mãe. Um Peugeot 207, 1.4 cc de 75 cv a gasolina.
                      De Abril de 2007 até à um mês tinha feito 7200 km quase sempre a nunca passar dos 60km/h.

                      Só no último mês já fez 2000 km, cerca de 50% em AE. Mesmo assim o carro nota-se preso.
                      Vai sendo esticado aos poucos.

                      Uma coisa que acho neste carro é por exemplo, venho de Lx para a margem sul, cerca de 35 km, e quando chego a casa o raio da ventoinha já vem a trabalhar. O ponteiro da temperatura até está no normal, mas a ventoinha dispara logo e nem venho a abrir, faço o caminho a 100 km/h.

                      Num Mégane II 1.9 dCI muitas vezes fazia o caminho sempre a abusar (160 km/h para cima) e não chegava a casa com a ventoinha ligada.

                      A ventoinha ligar a 100 Kmh? Impossível sem que haja algum problema grave. Convém averiguar

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                        Por exemplo: Se fores à inspecção e te reprovarem o carro por excesso de emissões, basta ires dar umas puxadelas bem dadas, para 'desentupir' e sair aquele carvão acumulado.
                        Exactamente, isto foi o que aconteceu com o carro da minha maria, casa trabalho casa ( tipo 5 km ) se tanto, chegou a inspecção zona das emissoes , alto e para o barco.....o inspector para ela - " olhe faça o seguinte, vá aperta-lo numa autoestrada um tempinho e volte cá que a gente continua eheheh...e foi assim.

                        PP

                        Comentário


                          #42
                          Nunca mais me esqueço quando fui buscar o meu Ibiza 1.9 TDI 130cv. O carro c*gava-se todo para passar dos 160km/h e aí já estava a tremer por tudo quanto é sitio, tipo Fiat Uno. Depois de ter levado uns quantos "puxões", já não queria outra coisa!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
                            Nunca mais me esqueço quando fui buscar o meu Ibiza 1.9 TDI 130cv. O carro c*gava-se todo para passar dos 160km/h e aí já estava a tremer por tudo quanto é sitio, tipo Fiat Uno. Depois de ter levado uns quantos "puxões", já não queria outra coisa!
                            E deixou de tremer? É que as tremuras nada têm a ver com isso...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                              E deixou de tremer? É que as tremuras nada têm a ver com isso...
                              Sim deixou de tremer, é que o carro vinha super agarrado. Não sei se do uso calmo que o antigo dono lhe dava, se por ter estado muito tempo parado.
                              Mas o problema foi resolvido dessa maneira, e tive o carro durante um ano e meio e não tive qualquer problema, por isso presumo que fosse esse o problema.

                              Comentário


                                #45
                                Olá meus senhores,
                                Vim só confirmar se o meu marido tem razão e se calhar tem...

                                Tenho um chasso de 91, mais concretamente um Polo Coupé a gasolina (isto deve ser um pleonasmo, mas tenho perdão porque sou uma mulher, ok?) todo podre que comprei há um ano só para não ir ao hipermercado a pé e para me levar de casa ao terminal de camionagem onde apanho o autocarro para o emprego.

                                Entretanto passou na inspecção e tudo, no passado mês de Junho, raios o partam!

                                Tanto quanto sei o carro já teve aí uns 8 proprietários por isso é uma sucata de impor respeito. Custou-me 500 eurinhos. Acho que tá bom para o que é.

                                O uso que faço do carro é diário, apenas em cidade, cerca de 4 kms de manhã e 4 km ao fim do dia quando regresso do trabalho. As viagens mais longas que o carro fez na minha mão foram para aí de 15km (ida) + 15km (volta) até à praia. Até porque como o radiador tem uma fuga tenho de ter mais atenção ao depósito de água do que ao depósito de gasolina. É ridículo.

                                Ultimamente o chasso prega-me umas partidas. Já conto aí umas 6 vezes que me deixa pendurada.

                                Passo a explicar.
                                A primeira vez que ligo o carro de manhã ele pega sempre à primeira, na boa. Rodo a chave e pega. Até me emociono só de falar disto. My precious.

                                Ando uns 5 kms com ele para ir ao super. Quando acabo de fazer as compras volto ao carro e o gajo insiste em não pegar. Rodo a chave, faz tá, tá, tá, tá, tá, começa a cheirar a gasolina e esquece lá isso. Já irritada começo a pisar um bocado o acelerador para ver se o gajo pega à força e entretanto já afoguei o carro todo. A partir deste ponto é lindo de se ver. Rodo a chave e do tubo de escape saem explosões de fumo preto, com um sonzinho que envergonha qualquer um num parque de estacionamento de um hipermercado. PÁHH!! PÁHHH! PÁHHH!

                                Solução 1:
                                Espero uns 15 ou 20 minutos, vou tomar café e coçar a micose para a esplanada, e quando volto - eventualmente! - o carro vai pegar na boa.

                                Solução 2:
                                Chamo o marido, que chega lá fulo, pega naquele chasso da treta e consegue à 3ª tentativa por o gajo a funcionar. Quando o carro pega acelera a fundo que até parece que o carro vai levantar vôo. Tem um lado positivo porque assim eu levo a carrinha dele que é a gasóleo e tem ar condicionado . Só tem um problema, aquela carrinha tens uns travões tão bons que sempre que dou um cheirinho de travão arrisco-me a sair disparada pelo vidro.

                                Ontem aconteceu uma destas cenas e o meu maridinho querido disse-me uma cena que me intrigou: "estes carros a gasolina, com carburador, não são carros para mulheres. Precisam de ser esticados e eu não percebo como é que tu consegues pôr uma 5ª a 50kms/hora dentro da cidade!"

                                Será que tenho um carro só de ida? Ou tenho de me meter dentro daquela lata e ir esticá-lo para a autoestrada? Aquilo na autoestrada a 100 à hora desmonta-se tudo, de certeza.

                                Comentário


                                  #46
                                  Isso em carros velhos é sempre uma aventura. Lembro-me que no meu Renault5 muitas vezes tinha de o meter por uma descida e engatá-lo para o motor ligar...

                                  E quando não pega ao rodar a chave, fazer múltiplas tentativas ainda vai afogar mais o carro se carregar no acelerador. Esse não tem o sistema de "puxar o ar"? No meu com o ar puxado (que na realidade é fornecer mais gasolina do que ar) ele pegava quase sempre...depois passados uns instantes é que tinha de "desligar o ar" senão afogava-se.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por isabel_vw_1991 Ver Post
                                    Olá meus senhores,
                                    Vim só confirmar se o meu marido tem razão e se calhar tem...

                                    Tenho um chasso de 91, mais concretamente um Polo Coupé a gasolina (isto deve ser um pleonasmo, mas tenho perdão porque sou uma mulher, ok?) todo podre que comprei há um ano só para não ir ao hipermercado a pé e para me levar de casa ao terminal de camionagem onde apanho o autocarro para o emprego.

                                    Entretanto passou na inspecção e tudo, no passado mês de Junho, raios o partam!

                                    Tanto quanto sei o carro já teve aí uns 8 proprietários por isso é uma sucata de impor respeito. Custou-me 500 eurinhos. Acho que tá bom para o que é.

                                    O uso que faço do carro é diário, apenas em cidade, cerca de 4 kms de manhã e 4 km ao fim do dia quando regresso do trabalho. As viagens mais longas que o carro fez na minha mão foram para aí de 15km (ida) + 15km (volta) até à praia. Até porque como o radiador tem uma fuga tenho de ter mais atenção ao depósito de água do que ao depósito de gasolina. É ridículo.

                                    Ultimamente o chasso prega-me umas partidas. Já conto aí umas 6 vezes que me deixa pendurada.

                                    Passo a explicar.
                                    A primeira vez que ligo o carro de manhã ele pega sempre à primeira, na boa. Rodo a chave e pega. Até me emociono só de falar disto. My precious.

                                    Ando uns 5 kms com ele para ir ao super. Quando acabo de fazer as compras volto ao carro e o gajo insiste em não pegar. Rodo a chave, faz tá, tá, tá, tá, tá, começa a cheirar a gasolina e esquece lá isso. Já irritada começo a pisar um bocado o acelerador para ver se o gajo pega à força e entretanto já afoguei o carro todo. A partir deste ponto é lindo de se ver. Rodo a chave e do tubo de escape saem explosões de fumo preto, com um sonzinho que envergonha qualquer um num parque de estacionamento de um hipermercado. PÁHH!! PÁHHH! PÁHHH!

                                    Solução 1:
                                    Espero uns 15 ou 20 minutos, vou tomar café e coçar a micose para a esplanada, e quando volto - eventualmente! - o carro vai pegar na boa.

                                    Solução 2:
                                    Chamo o marido, que chega lá fulo, pega naquele chasso da treta e consegue à 3ª tentativa por o gajo a funcionar. Quando o carro pega acelera a fundo que até parece que o carro vai levantar vôo. Tem um lado positivo porque assim eu levo a carrinha dele que é a gasóleo e tem ar condicionado . Só tem um problema, aquela carrinha tens uns travões tão bons que sempre que dou um cheirinho de travão arrisco-me a sair disparada pelo vidro.

                                    Ontem aconteceu uma destas cenas e o meu maridinho querido disse-me uma cena que me intrigou: "estes carros a gasolina, com carburador, não são carros para mulheres. Precisam de ser esticados e eu não percebo como é que tu consegues pôr uma 5ª a 50kms/hora dentro da cidade!"

                                    Será que tenho um carro só de ida? Ou tenho de me meter dentro daquela lata e ir esticá-lo para a autoestrada? Aquilo na autoestrada a 100 à hora desmonta-se tudo, de certeza.
                                    Sim, de facto é verdade que um carro que anda demasiado em cidade ou apenas em cidade, convém de vez em quando levar um "esticão".

                                    Todavia, como disse que tinha uma fuga no radiador se puxar por ele vai aquecer em excesso com quase toda a certeza, por isso é necessário cuidado.

                                    Cumpts

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pois, já disseram tudo.

                                      1º - arranjar a fuga do radiador. Isso pode ser "suportável" a 50km/h. Mas em AE a fuga por mais pequena que seja pode ser coisa para ficar apeado facilmente. E é preferível prevenir chatices maiores.

                                      2º - esticá-lo numa AE, mas com calma. Não é logo na primeira vez a levá-lo aos limites que isso já tem idade para ser tratado com respeitinho.

                                      Comentário


                                        #49
                                        R's 5 sei bem o que isso é Ricardo, tive um 1.1 TL de 82.

                                        Quando este foi para sucata, o carro que o substitui, foi um Vw Polo Coupe de 89, comprado em 98 e mantido até 2003. Não sei é se é a mesma geração do Polo da Isabel. O meu ainda tinha caixa de 4 velocidades...não tinha "puxada de ar manual"...penso que nesta altura, isso já estava ultrapassado.
                                        Em relação a questão do pegar não tinha qqr problema...pegava sempre a primeira e bem rápido, mesmo que estivesse muito frio...não tinha nenhuma tendência para afogar. Ás vezes até ficava admirado.

                                        Ter sempre muita atenção a temperatura do motor quando esticar o Polo, Isabel! :D

                                        Cumprimentos.
                                        Editado pela última vez por ELVTMB; 17 August 2008, 16:45.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sim já sei que desenterranço

                                          Se faz bem ou não não sei, sei que fazia um barulho estranho vindo do alternador, a quente, e desde que começou a picar o redline nunca mais fez

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                            A questão é que muitos dos carros de "velhinhos e senhoras" são de pouca utilização e de curtos trajectos, com a consequente humidade excessiva no escape e algum carvão na câmara.
                                            Falta-lhes por lsso algumas rotações altas e uma viagem comprida.
                                            Mas há alguns mecânicos com teorias mirabolantes, como aqueles que dizem que se um carro não for bem puxado na rodagem, os pistões ficam sem chegar bem a cima.
                                            LOL!! Os pistões devem ser de borracha...!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por isabel_vw_1991 Ver Post
                                              Olá meus senhores,
                                              Vim só confirmar se o meu marido tem razão e se calhar tem...

                                              Tenho um chasso de 91, mais concretamente um Polo Coupé a gasolina (isto deve ser um pleonasmo, mas tenho perdão porque sou uma mulher, ok?) todo podre que comprei há um ano só para não ir ao hipermercado a pé e para me levar de casa ao terminal de camionagem onde apanho o autocarro para o emprego.

                                              Entretanto passou na inspecção e tudo, no passado mês de Junho, raios o partam!

                                              Tanto quanto sei o carro já teve aí uns 8 proprietários por isso é uma sucata de impor respeito. Custou-me 500 eurinhos. Acho que tá bom para o que é.

                                              O uso que faço do carro é diário, apenas em cidade, cerca de 4 kms de manhã e 4 km ao fim do dia quando regresso do trabalho. As viagens mais longas que o carro fez na minha mão foram para aí de 15km (ida) + 15km (volta) até à praia. Até porque como o radiador tem uma fuga tenho de ter mais atenção ao depósito de água do que ao depósito de gasolina. É ridículo.

                                              Ultimamente o chasso prega-me umas partidas. Já conto aí umas 6 vezes que me deixa pendurada.

                                              Passo a explicar.
                                              A primeira vez que ligo o carro de manhã ele pega sempre à primeira, na boa. Rodo a chave e pega. Até me emociono só de falar disto. My precious.

                                              Ando uns 5 kms com ele para ir ao super. Quando acabo de fazer as compras volto ao carro e o gajo insiste em não pegar. Rodo a chave, faz tá, tá, tá, tá, tá, começa a cheirar a gasolina e esquece lá isso. Já irritada começo a pisar um bocado o acelerador para ver se o gajo pega à força e entretanto já afoguei o carro todo. A partir deste ponto é lindo de se ver. Rodo a chave e do tubo de escape saem explosões de fumo preto, com um sonzinho que envergonha qualquer um num parque de estacionamento de um hipermercado. PÁHH!! PÁHHH! PÁHHH!

                                              Solução 1:
                                              Espero uns 15 ou 20 minutos, vou tomar café e coçar a micose para a esplanada, e quando volto - eventualmente! - o carro vai pegar na boa.

                                              Solução 2:
                                              Chamo o marido, que chega lá fulo, pega naquele chasso da treta e consegue à 3ª tentativa por o gajo a funcionar. Quando o carro pega acelera a fundo que até parece que o carro vai levantar vôo. Tem um lado positivo porque assim eu levo a carrinha dele que é a gasóleo e tem ar condicionado . Só tem um problema, aquela carrinha tens uns travões tão bons que sempre que dou um cheirinho de travão arrisco-me a sair disparada pelo vidro.

                                              Ontem aconteceu uma destas cenas e o meu maridinho querido disse-me uma cena que me intrigou: "estes carros a gasolina, com carburador, não são carros para mulheres. Precisam de ser esticados e eu não percebo como é que tu consegues pôr uma 5ª a 50kms/hora dentro da cidade!"

                                              Será que tenho um carro só de ida? Ou tenho de me meter dentro daquela lata e ir esticá-lo para a autoestrada? Aquilo na autoestrada a 100 à hora desmonta-se tudo, de certeza.
                                              O problema desse carro não deve ser a necessidade de ser esticado,mas sim a revisão que ele já deve andar a implorar à muito tempo,e que algumas senhoras,(e alguns senhores) simplesmente ignoram.Há para aí muitos meninos que a manutencão se resume a meter combustivel,desde que não passe muito da reserva.
                                              Afinar e limpar carburador,cabos e placa de distribuição novos,platinados velas,filtro de ar,isto só para ele pegar,fora o resto.Claro que cada um é que sabe o que quer e pode gastar,mas pelo menos não se queixem.

                                              Comentário


                                                #53
                                                voces aconselhem tambem algum aditivo para limpeza dos injectores daqueles que se misturam na gasolina como o stp?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por vezao Ver Post
                                                  voces aconselhem tambem algum aditivo para limpeza dos injectores daqueles que se misturam na gasolina como o stp?
                                                  YouTube - ‪Fifth Gear - Do Fuel Additives really make you faster?‬‎

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Bom link!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      obrigado
                                                      é gasolina para dentro do deposito e andar

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                        Sim já sei que desenterranço

                                                        Se faz bem ou não não sei, sei que fazia um barulho estranho vindo do alternador, a quente, e desde que começou a picar o redline nunca mais fez
                                                        Não faz mal, tens direito a prémio!


                                                        O motor deve ser capaz de circular em toda a faixa de rotações, o calo do cilindro é para ser evitado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por vezao Ver Post
                                                          voces aconselhem tambem algum aditivo para limpeza dos injectores daqueles que se misturam na gasolina como o stp?
                                                          Mete-lhe aditivo mete,e depois quando ele te desencrustar a porcaria que está no depósito e te for entupir os injectores,admira-te.
                                                          A limpeza de injectores é feita com uma máquina própia,como deverias saber.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                            A questão é que muitos dos carros de "velhinhos e senhoras" são de pouca utilização e de curtos trajectos, com a consequente humidade excessiva no escape e algum carvão na câmara.
                                                            Falta-lhes por lsso algumas rotações altas e uma viagem comprida.
                                                            Mas há alguns mecânicos com teorias mirabolantes, como aqueles que dizem que se um carro não for bem puxado na rodagem, os pistões ficam sem chegar bem a cima.
                                                            Nem mais.

                                                            O meu carro foi comprado com 114 000 e poucos e agora, perto dos 119 000, ainda não está mesmo limpinho, mas está muito melhor.

                                                            A resposta em baixas melhorou (antes usava 4ª onde agora uso 5ª para fazer a mesma coisa). Em regimes altos, como não ando a fazer medições, é difícil dizer.

                                                            Também me parece que isso, somado aos filtros e óleo novos, fizeram com que rapidamente a média caísse sensivelmente 1 L/100 kms.

                                                            O tratamento consiste apenas em algumas 2ªs e 3ª a regimes mais elevados e alguns kms de AE a 150-160 km/h constantes.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Esta "limpeza" faz sentido tanto nos carros a gasóleo como a gasolina?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X