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Supostamente o meu carro devia fazer 12 dos 0 aos 100KM/H! Resolvido (Era a MAF...)

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    #31
    Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
    A culpa é do teu peso. Toda gente sabe que os valores de fabrica são testados com um gajo de 40kg e deposito na reserva. Mete a mulher a testar isso e sai do carro. Lol

    Agora a serio, qual é o problema de fazer mais 3 segundos? compraste a carrinha para isso? Para mandar mais um bitaite, será que o gasoleo utilizado não tem influencia?
    Pah... eu ando sempre devagar com a família mas de vez em quando ando sozinho e em estrada livre faço o gosto ao pé... Depois... há polacos que me irritam!

    Os três ou quatro segundo a mais é o menos, o problema é saber se não é alguma avaria, será que os meus 90 kg influenciam a aceleração???

    Comentário


      #32
      experimenta meter um produto para limpar injectores.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        As medições 0-100 são feitas em cima dos rolos, portanto recriar aqueles tempos em estrada é muito dificil, para não dizer impossível.
        Surpreende-me este post vindo de ti. Quase que é uma pérola do fórum AH...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
          Prometo que quando vir uma VW dessas vou pensar em ti e ter mais respeito...afinal so tenho 130(1) poneis e esses TDI´s chipados dao luta...mesmo sendo de um "camiao" com o VW a frente
          É melhor nunca substimar um furgão.
          Ainda no outro dia andei numa enorme Mercedes Sprinter 318CDI. Não atingia grande velocidade, mas o poder de aceleração do V6 de 3.0L é grande.

          Comentário


            #35
            Aqui tens a resposta que procuras!

            Isso está a precisar de ser "esticado!"

            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
            Eu sei, sempre fui um "racing" de primeira água mas acalmei com a idade...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
              Aqui tens a resposta que procuras!

              Isso está a precisar de ser "esticado!"
              ihihihihi

              Deve ser carvão no motor...

              Comentário


                #37
                Isso é claramente o medidor de massa de ar nas couves.

                Comentário


                  #38
                  concordo que deve ser o sensor de massa de ar

                  esses motores mexem-se muito bem

                  Comentário


                    #39
                    Espero que seja a MAF do que o turbo ou a bomba-injectora.

                    Pergunto mais uma vez. A MAF avariada não devia acender uma luz avisadora "check engine" no quadrante?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Quanto ao VW Transporter... sacanas dos motores TDI... e não aplaudas muito que ainda levas um bigode de uma!

                      De um carro que tem sensívelmente o mesmo peso do teu, com mais potência e com uma caixa de velocidades mais curta, não querias levar bigode ?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                        Obrigado a todos

                        Pois... terei mesmo de fazer o teste à compressão do motor, já há algum tempo que ando para o fazer... o carro foi comprado usado com 168.000 km portanto pode ter acontecido muita coisa antes de ter passado para as minhas mãos, inclusive ter mais que 168.000 km.

                        Mais uma desculpa para o vender e ter a versão 1.8 a gasolina que me arrependo amargamente de não ter comprado...
                        Por isso aqui há uns anos comprei um Passat 1.6(103cv) com 50.000 em vez de um TDI(110cv).
                        Não faço muitos kms(30 a 40 kms/dia), na altura um tdi do mesmo ano custava o DOBRO de um 1.6, sendo que tinham o triplo dos kms....
                        Para poupar 20 € por depósito?
                        O tdi pode ser um pouco mais rápido e ter melhores recuperações, mas em estrada aberta não anda mais...
                        Agora tem 100.000 e estou muito satisfeito com ele

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                          De um carro que tem sensívelmente o mesmo peso do teu, com mais potência e com uma caixa de velocidades mais curta, não querias levar bigode ?
                          Nem digas nada... Vou mas é comprar uma carripana com motor TDI!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                            A MAF avariada não devia acender uma luz avisadora "check engine" no quadrante?
                            não, nunca acendem

                            há muitas probabilidades de ser isso

                            turbo geralmente quando dá problemas o carro continua a viagem num reboque

                            nada como procurares algum amigo com um JTD que te deixe experimentar a MAF no teu ves logo se é isso ou não

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                              Nem digas nada... Vou mas é comprar uma carripana com motor TDI!
                              Nada disso..

                              continuas a ter problemas e com peças ao dobro do preço..

                              JTD sao motores bons

                              Comentário


                                #45
                                Furgão a andar é isto:

                                http://www.mercedes-benz.pt/content/...l_engines.html

                                V6 a gasolina, 3498cc
                                258cv @ 5.900rpm
                                340Nm @ 2.500 - 5.000rpm

                                O V6 CDi tambem é muito bom.

                                A Transporte 2.5 TDI tambem anda muito bem. Uma vez vi um teste em que o anunciado dos 0-100km/h ficava abaixo dos 10s.

                                http://www.volkswagen-vans.co.uk/tra...specification/
                                2.460cv
                                174cv @ 3.500rpm
                                400Nm @ 2.000rpm

                                Levar coça de furgões destes é muito normal para a maioria dos carros a circular.

                                Comentário


                                  #46
                                  http://www.um.co.za/specifications/v...wb_(2005).aspx

                                  0-100km/h 9.6s
                                  188km/h

                                  São números de respeito.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                    Espero que seja a MAF do que o turbo ou a bomba-injectora.

                                    Pergunto mais uma vez. A MAF avariada não devia acender uma luz avisadora "check engine" no quadrante?
                                    Nao...

                                    Comentário


                                      #48
                                      se são

                                      (ja tou a ver a minha vidinha(carripana) a andar para trás)

                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por the_killer Ver Post
                                        não, nunca acendem

                                        há muitas probabilidades de ser isso

                                        turbo geralmente quando dá problemas o carro continua a viagem num reboque

                                        nada como procurares algum amigo com um JTD que te deixe experimentar a MAF no teu ves logo se é isso ou não
                                        À partida não precisas de testar outra.

                                        Desliga a ficha da tua MAF e testa o carro.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Isso pode ser do motor estar preso...pode ser falta de manutenção a uma rodagem mal feita.

                                          Os meus carros dantes andavam mais na minha mão que nas especificações de fabrica , actualmente não ligo a isso...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            À partida não precisas de testar outra.

                                            Desliga a ficha da tua MAF e testa o carro.
                                            Queria fazer isso mas surgem duas questões...

                                            A primeira é que me parece que a MAF da Lybra fica debaixo do suporte da bateria o que implica desligar os bornes, remover a bateria, desmontar o suporte da mesma e recolocar os códigos do rádio e navegação.

                                            Depois, pergunto: Como desligar a ficha??? É tipo "plug & play" ou temos de usar chave torx especial?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                              Uma Lancia Lybra 1.9 JTD com motor de 105 cv (Common Rail)...

                                              Depois de levar um bigode de uma VW Transporter TDI e de um Punto 1.4 MKII comecei a pensar que algo está podre no reino da Lancia Lybra...
                                              Txiii, realmente, que vergonha, ser assim ultrapassado por uma carrinha de trolhas e por um italianozeco de meia tigela.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Um amigo tinha precisamente os mesmos sintomas num Libra com esse motor (aquilo quase não conseguia fazer recuperações..).

                                                O problema foi MAF.

                                                Após reparação, parecia um carro novo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                  Queria fazer isso mas surgem duas questões...

                                                  A primeira é que me parece que a MAF da Lybra fica debaixo do suporte da bateria o que implica desligar os bornes, remover a bateria, desmontar o suporte da mesma e recolocar os códigos do rádio e navegação.

                                                  Depois, pergunto: Como desligar a ficha??? É tipo "plug & play" ou temos de usar chave torx especial?
                                                  A MAF está ligada a um tubo preto que contorna a bateria... se calhar a ficha está mesmo por baixo dela... mas não sei.

                                                  Nesse caso será trabalhoso, mas o facto de eliminares (ou não) essa hipótese acaba por valer a pena.

                                                  É uma ficha em plástico normal, está desligada em 5s e ao desligares a mesma, a ECU assume valores pré-definidos, que não sendo óptimos, deixam-te perceber se o problema vem, ou não, daí.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                    A MAF está ligada a um tubo preto que contorna a bateria... se calhar a ficha está mesmo por baixo dela... mas não sei.

                                                    Nesse caso será trabalhoso, mas o facto de eliminares (ou não) essa hipótese acaba por valer a pena.

                                                    É uma ficha em plástico normal, está desligada em 5s e ao desligares a mesma, a ECU assume valores pré-definidos, que não sendo óptimos, deixam-te perceber se o problema vem, ou não, daí.
                                                    Obrigado

                                                    Localizei a MAF, fica logo acima do filtro do ar e em local relativamente acessível mas não consigo desligar a ficha...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                      Obrigado

                                                      Localizei a MAF, fica logo acima do filtro do ar e em local relativamente acessível mas não consigo desligar a ficha...
                                                      Não será só puxar tipo quando se desliga uma tomada da parede? Ou tem uns parafusos à volta?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Jorge vê lá se a MAF não é a bola vermelha (nº. 27)
                                                        Segundo vi na descrição isso é o sensor de medição do ar.


                                                        Sem título.jpg

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A MAF, no motor 1.9 JTD do Lancia Lybra, está localizada logo acima da caixa do filtro do ar e entre um tubo mas a ficha está de tal forma presa que não consigo puxar, com certeza que deve ter alguma maneira de o fazer sem grande esforço mas não descobri ainda.

                                                          Se retirar os parafusos, que ainda por cima são do tipo torx de segurança, (o centro tem um espigão e obriga à compra de uma chave especial) o que vai sair é o conjunto electrónico onde se encontra o filamento que mede o caudal de ar e transmite a informação à centralina.

                                                          De qualquer modo vale a pena desligar a MAF? O carro não irá entrar em "safe mode"?

                                                          Estive a pesquisar na net e aqui em Łódź há uma oficina oficial do serviço Bosch, talvez façam o diagnóstico ao motor.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                            A MAF, no motor 1.9 JTD do Lancia Lybra, está localizada logo acima da caixa do filtro do ar e entre um tubo mas a ficha está de tal forma presa que não consigo puxar, com certeza que deve ter alguma maneira de o fazer sem grande esforço mas não descobri ainda.

                                                            Se retirar os parafusos, que ainda por cima são do tipo torx de segurança, (o centro tem um espigão e obriga à compra de uma chave especial) o que vai sair é o conjunto electrónico onde se encontra o filamento que mede o caudal de ar e transmite a informação à centralina.

                                                            De qualquer modo vale a pena desligar a MAF? O carro não irá entrar em "safe mode"?

                                                            Estive a pesquisar na net e aqui em Łódź há uma oficina oficial do serviço Bosch, talvez façam o diagnóstico ao motor.
                                                            Normalmente a ficha tem um apoio, que deverá ser pressionado (dedo ou chave de fendas) para que a possas desligar. Olha com mais atenção para a ficha.

                                                            Não vai entrar em safe-mode.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                              Normalmente a ficha tem um apoio, que deverá ser pressionado (dedo ou chave de fendas) para que a possas desligar. Olha com mais atenção para a ficha.

                                                              Não vai entrar em safe-mode.
                                                              Obrigado Bruno!

                                                              Comentário

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