Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regeneração de FAP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Diesel particulate filter fix. - YouTube

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post

      Ate que calhou bem ter visto este video pois pelo menos ja fiquei com a certeza do aspecto do bicho :-) ja calculei que tivesse esse aspect mas e das tais coisas que nunca me deu para pesquisar...
      Pelo andar da carruagem esse video e o futuro :-)

      Comentário


        #63
        Só uma questão, já ouvi dizer que o liquido utilizado é extremamente carcinógenico, como tal, é de esperar que o resto esteja "infectado" com o mesmo. Não é um bocado perigoso manusear este tipo de material fora das condições ideais?

        Comentário


          #64
          Nah! aquilo até dá para moer e misturar no café.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
            Só uma questão, já ouvi dizer que o liquido utilizado é extremamente carcinógenico, como tal, é de esperar que o resto esteja "infectado" com o mesmo. Não é um bocado perigoso manusear este tipo de material fora das condições ideais?
            O liquido utilizado é composto por nanoparticulas de oxido de cério, ainda pouco se sabe acerca da sua toxicidade, mas uma coisa se sabe, ao ser um nanomaterial pode ir até ao interior de qualquer célula do organismo e é um metal, por isso...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
              tenho FAP no meu carro, faz as regenerações que deve fazer, quando as tem de fazer....
              zero problemas. só tenho a preocupação de não desligar carro quando a mesma está a funcionar.
              não aparece nenhuma luz..apenas sei porque os consumos sobem muitissimo no CB instantaneo. P.E., ao relantim. o normal é 0.4, passa para 3.1...e o barulho do carro é mais "grosso"
              Astra Sport 1.7cdti 125cv
              Hey! Sei que ja passou algum tempo desde que publicaste isto mas aproveito para perguntar! Nesse casso deixas estar ao relantim ate acabar a regeneração ou vais dar uma volta para a AE ou assim? Cumps!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por MarkBr93 Ver Post
                Hey! Sei que ja passou algum tempo desde que publicaste isto mas aproveito para perguntar! Nesse casso deixas estar ao relantim ate acabar a regeneração ou vais dar uma volta para a AE ou assim? Cumps!
                Idealmente um percurso a velocidade estabilizada entre as 2000 e 2500 rpms, mas se não dá é melhor deixar ao ralenti do que desligar o carro. Neste caso, por vezes aborta a regeneração, pelo que costumo elevar as rpms para os valores que referi.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Idealmente um percurso a velocidade estabilizada entre as 2000 e 2500 rpms, mas se não dá é melhor deixar ao ralenti do que desligar o carro. Neste caso, por vezes aborta a regeneração, pelo que costumo elevar as rpms para os valores que referi.
                  Ok! Muito obrigado [emoji2]

                  Comentário


                    #69
                    Nunca tive um diesel de ultima geração, pelo que peço uma ajudinha a quem tem experiência nesta matéria, alguém me pode explicar se o processo de regeneração é percetivel e quais os sintomas? Obrigado.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                      Nunca tive um diesel de ultima geração, pelo que peço uma ajudinha a quem tem experiência nesta matéria, alguém me pode explicar se o processo de regeneração é percetivel e quais os sintomas? Obrigado.
                      Depende dos casos, mas sim é perceptível, embora com alguma atenção.

                      Regra geral, quando o filtro começa a regenerar, nota-se um trabalhar um pouco mais "grave" do motor (por outras palavras, faz um bocadinho mais de barulho), quando parado pode-se ouvir a ventoinha do radiador a funcionar, eventualmente algum fumo negro e um ligeiro cheiro a queimado.

                      Fora isto, é questão se o carro avisa ou não a regeneração. A esmagadora maioria não avisa. Por exemplo, na Astra H da minha mãe (1.7 CDTI), quando começa, para não ter dúvidas vejo o consumo instantâneo, em que normalmente indica 0.5 l/h mas a regenerar passa a 3.0 l/h. Outras vezes, quando levo os vidros abertos, apercebo-me do tal cheiro a queimado e, por vezes também, do trabalhar mais grosso do motor. Vou ao CB e lá estão os tais 3 l/h.

                      O fundamental é, uma vez iniciada a regeneração, não a interromper. O que acontece é que, nas voltinhas, não estão reunidas as condições ideias (andamento estável a uma rotação não abaixo das 2000, segundo os manuais de instruções). O que costumo fazer quando isto acontece é: nas voltinhas, enquanto estou em andamento, é ir a 40/50 a puxar a 2ª para ir penso que às 2500/3000. É uma mudança baixa, certo, mas é um mal menor. Se já estiver estacionado, acelero o motor às 2000 e pouco.

                      Um por menor curioso sobre a Astra: quando regenera, reparei que anda ligeiramente melhor, porque aumenta a pressão do turbo. Não sei se é comum aos Astras H 1.7 CDTI ou se é só de mim.
                      Editado pela última vez por DiSantos; 21 August 2015, 13:32.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                        Depende dos casos, mas sim é perceptível, embora com alguma atenção.

                        Regra geral, quando o filtro começa a regenerar, nota-se um trabalhar um pouco mais "grave" do motor (por outras palavras, faz um bocadinho mais de barulho), quando parado pode-se ouvir a ventoinha do radiador a funcionar, eventualmente algum fumo negro e um ligeiro cheiro a queimado.

                        Fora isto, é questão se o carro avisa ou não a regeneração. A esmagadora maioria não avisa. Por exemplo, na Astra H da minha mãe (1.7 CDTI), quando começa, para não ter dúvidas vejo o consumo instantâneo, em que normalmente indica 0.5 l/h mas a regenerar passa a 3.0 l/h. Outras vezes, quando levo os vidros abertos, apercebo-me do tal cheiro a queimado e, por vezes também, do trabalhar mais grosso do motor. Vou ao CB e lá estão os tais 3 l/h.

                        O fundamental é, uma vez iniciada a regeneração, não a interromper. O que acontece é que, nas voltinhas, não estão reunidas as condições ideias (andamento estável a uma rotação não abaixo das 2000, segundo os manuais de instruções). O que costumo fazer quando isto acontece é: nas voltinhas, enquanto estou em andamento, é ir a 40/50 a puxar a 2ª para ir penso que às 2500/3000. É uma mudança baixa, certo, mas é um mal menor. Se já estiver estacionado, acelero o motor às 2000 e pouco.

                        Um por menor curioso sobre a Astra: quando regenera, reparei que anda ligeiramente melhor, porque aumenta a pressão do turbo. Não sei se é comum aos Astras H 1.7 CDTI ou se é só de mim.

                        A viatura em causa é um Focus 1.5, é de um familiar próximo, tem 6.000km, pelo que presumo já tenha passado por um processo desses.

                        A questão era mais na ótica de perceber para tomar alguma providência em caso de inicio de um ciclo de regeneração, pois sei que não há aviso do automóvel.

                        Obrigado pelas respostas.

                        Comentário


                          #72
                          Há que começar por tentar identificar os tais indícios de uma eventual regeneração e saber quando se manifestam, lá está, porque o facto de o carro não avisar é bastante inteligente

                          Uma vez identificados, e com a certeza de que está mesmo a regenerar, o principal cuidado, como foi sendo referido ao longo do tópico, é não a interromper.

                          Caso se esteja em andamento numa via rápida (AE, IP, etc), é escolher a relação de caixa que faça o motor ir entre as 2000 e as 2500 rpm. Não é preciso esticar na velocidade, basta meter uma abaixo, na maioria dos casos. Manter estas condições aí durante uns 20 minutos, se possível; é tempo mais que suficiente para a regeneração completar.

                          Em andamento urbano, a coisa piora um pouco, na medida em que o tal andamento estável não abaixo das 2000 é perto do impossível. Basicamente o melhor que se poderá fazer aqui é o truque que mencionei no meu post. Acelerar o motor ou manter o ralenti quando se pára não fará grande diferença; ao ralenti já está a gastar mais propositadamente por causa da regeneração. O acelerar aqui apenas poderá encurtar um pouco o tempo total de regeneração. Óbvio que uma regeneração em ambiente urbano levará mais tempo a completar.

                          Esse Focus, com essa quilometragem, possivelmente até já poderá ter feito mais que uma. Também depende dos casos, mas por uma questão de comparação, a Astra da minha mãe regenera em média a cada 600/700 km's, salvo erro. Apenas houve umas semanas em que regenerou várias vezes passados só uns 150/200 km's, muito provavelmente derivado do facto de a minha mãe, por descuido, ter interrompido algumas, pois na vez seguinte que se liga o motor, pelo menos neste caso, a regeneração anterior não é retomada, fazendo com que o filtro vá enchendo mais que o normal, daí ter regenerado mais vezes em menos km's.

                          Muito basicamente as providências a tomar são estas. Mais qualquer questão que tenhas chuta

                          Comentário


                            #73
                            Podem saber mais aqui:

                            http://tv.tenneco-emea.info/categori...ideo_pt_hd.mp4

                            e aqui:

                            http://tv.tenneco-emea.info/categori...stem_pt_hd.mp4

                            Quem foi ao Tenneco On Tour? Quem foi?

                            Comentário


                              #74
                              desenterrar um topico.

                              Alguém sabe +/- o nº de Kms de cada ciclo de regeneração do FAP da renault?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                desenterrar um topico.

                                Alguém sabe +/- o nº de Kms de cada ciclo de regeneração do FAP da renault?
                                os ciclos em carros com FAP diferem do tipo de percurso que fazem, logo se fizeres estrada com freq, a regenerações podem-se dar por ex: de 400\500km de cada vez, se for maioritariamente citadino podem andar frequentemente a acontecer em metade dos km's se tanto...

                                isto é valido para todos os motores com FAP não só Renault... mas problema é saber em muitos carros quando o mesmo reinicia a regeneração e deixa-la ir até ao fim, pois andar a fazer abortagens a regenerações mais tarde ou mais cedo acaba-te por ter problemas...

                                Comentário


                                  #76
                                  Pedido de Ajuda

                                  Caros senhores
                                  Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas).Obrigado

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por freigada Ver Post
                                    Caros senhores
                                    Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas).Obrigado
                                    Não é longe e tem créditos firmados.
                                    https://m.facebook.com/vcpower.pt/about

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por freigada Ver Post
                                      Caros senhores
                                      Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas).Obrigado
                                      Porque não colocar uma FAP nova ou mesmo recondicionada?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por gonxme4 Ver Post
                                        Porque não colocar uma FAP nova ou mesmo recondicionada?
                                        ele não tem problemas com FAP, simplesmente , quer remove-lo só porque sim, para andar á vontade e não ter mais chatices a longo prazo...

                                        um dia quando começarem a fiscalizar é que eu quer ver como é que vai ser...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                          ele não tem problemas com FAP, simplesmente , quer remove-lo só porque sim, para andar á vontade e não ter mais chatices a longo prazo...

                                          um dia quando começarem a fiscalizar é que eu quer ver como é que vai ser...
                                          As Oficinas que hoje ganham dinheiro a retirar o FAP, nessa altura vão ganhar dinheiro a colocar novos ou recondicionados, deve ser algo por aí.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Tirar o filtro é mau especialmente porque o catalisador e EGR costumam também sair. Sem filtro quase não se nota a diferença sem aparelhos mas com as reprogramações ou carros com avarias na injecção vê-se a nuvem negra que fica no ar, só gostava de saber os valores desses carros e porque é que continuam a passar nas inspeções impunemente.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                              Tirar o filtro é mau especialmente porque o catalisador e EGR costumam também sair. Sem filtro quase não se nota a diferença sem aparelhos mas com as reprogramações ou carros com avarias na injecção vê-se a nuvem negra que fica no ar, só gostava de saber os valores desses carros e porque é que continuam a passar nas inspeções impunemente.
                                              Cinzeiro?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                Tirar o filtro é mau especialmente porque o catalisador e EGR costumam também sair. Sem filtro quase não se nota a diferença sem aparelhos mas com as reprogramações ou carros com avarias na injecção vê-se a nuvem negra que fica no ar, só gostava de saber os valores desses carros e porque é que continuam a passar nas inspeções impunemente.
                                                porque no IPO só medem o CO2 não medem as partículas de nox por isso é que continuam a passar no IPO, e o FAP vai lá montado na mesma mas sem nada no seu interior e a EGR a mesma coisa, mas leva uma junta fica nó cega e deixa de funcionar e depois é tudo desactivado electronicamente para não acusar erros...

                                                alguns IPO's já tem maquina para isso, simplesmente não há autorização para as usar, porquê ninguém sabe o certo, enquanto não houver alterações em que obriguem a ter de ver as emissões de nox, isto vai continuar...

                                                mas claramente por mais bem feita que fique a reprogramação depois de retirado o FAP deita sempre algum fumo ligeiro quando se aperta com o motor, logo o pessoal do IPO também não é parvo, mas sem efectuar medições de NOX não podem dizer nada, e visivelmente as peças estão lá, mesmo que não estejam funcionais...

                                                já nem falo das locomotivas que nem devem por os pés no IPO...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                  porque no IPO só medem o CO2 não medem as partículas de nox por isso é que continuam a passar no IPO, e o FAP vai lá montado na mesma mas sem nada no seu interior e a EGR a mesma coisa, mas leva uma junta fica nó cega e deixa de funcionar e depois é tudo desactivado electronicamente para não acusar erros...

                                                  alguns IPO's já tem maquina para isso, simplesmente não há autorização para as usar, porquê ninguém sabe o certo, enquanto não houver alterações em que obriguem a ter de ver as emissões de nox, isto vai continuar...

                                                  mas claramente por mais bem feita que fique a reprogramação depois de retirado o FAP deita sempre algum fumo ligeiro quando se aperta com o motor, logo o pessoal do IPO também não é parvo, mas sem efectuar medições de NOX não podem dizer nada, e visivelmente as peças estão lá, mesmo que não estejam funcionais...

                                                  já nem falo das locomotivas que nem devem por os pés no IPO...
                                                  O filtro de partículas recolhe as partículas dos diesel(fumo negro) e mais tarde incenera-as libertando as partículas mais pequenas resultantes do processo, na prática vai tudo para a atmosfera e está provado que as partículas mais pequenas são mais perigosas pois entram directamente para a corrente sanguínea ao contrário das maiores que ficam presas antes de lá chegar.
                                                  O NOX é outra coisa, é uma gás produzido tanto por diesel como gasolina, parte é neutralizado pela egr (volta a ser queimado) e pelo catalisador mas grande parte é libertado e não há máquinas no ipo que o consigam detectar só com um sistema sofisticado que é instalado no carro chamado de RDE, na sigla em inglês, bem como um ensaio laboratorial aperfeiçoado (o chamado procedimento de ensaio harmonizado a nível mundial para veículos ligeiros, ou WLTP).

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                    Tirar o filtro é mau especialmente porque o catalisador e EGR costumam também sair. Sem filtro quase não se nota a diferença sem aparelhos mas com as reprogramações ou carros com avarias na injecção vê-se a nuvem negra que fica no ar, só gostava de saber os valores desses carros e porque é que continuam a passar nas inspeções impunemente.
                                                    Muito simples:

                                                    Em primeiro, passam pela porta do cavalo.
                                                    Em segundo, os diesel não são sujeitos a medição de gases, apenas à opacidade.
                                                    Em terceiro, era muito fácil aldrabar a máquina porque esta não pedia o registo de RPM na medição à opacidade, que agora é necessário.
                                                    Editado pela última vez por brkncrss; 10 August 2018, 16:22.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                      O filtro de partículas recolhe as partículas dos diesel(fumo negro) e mais tarde incenera-as libertando as partículas mais pequenas resultantes do processo, na prática vai tudo para a atmosfera e está provado que as partículas mais pequenas são mais perigosas pois entram directamente para a corrente sanguínea ao contrário das maiores que ficam presas antes de lá chegar.
                                                      O NOX é outra coisa, é uma gás produzido tanto por diesel como gasolina, parte é neutralizado pela egr (volta a ser queimado) e pelo catalisador mas grande parte é libertado e não há máquinas no ipo que o consigam detectar só com um sistema sofisticado que é instalado no carro chamado de RDE, na sigla em inglês, bem como um ensaio laboratorial aperfeiçoado (o chamado procedimento de ensaio harmonizado a nível mundial para veículos ligeiros, ou WLTP).
                                                      Aquilo que me foi explicado em tempos não é bem isso, ou melhor isso está explicado de uma forma incompleta o que leva a uma interpretação errada. De facto tudo vai para a atmosfera na mesma, mas de outra forma, outro produto que é melhor para a saúde pública.

                                                      A questão das partículas pequenas vs grandes é explicada da seguinte foram: as pequenas o FAP não consegue filtrar e passam directamente para a atmosfera, ou seja, ficam retidas e não são incineradas. Só a partir de certa dimensão é que as partículas fazem o ciclo do FAP. Portanto, o que temos que ver, é que num carro sem FAP temos partículas de todas as dimensões e andamos a respirar aquilo tudo, mas num carro com FAP só as pequenas é que são expelidas para atmosfera. Mais uma vez, é melhor para a saúde pública.

                                                      Eu não sei explicar melhor este processo, mas isto foi basicamente a informação que me veicularam e que tenho como certa.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                        Tirar o filtro é mau especialmente porque o catalisador e EGR costumam também sair. Sem filtro quase não se nota a diferença sem aparelhos mas com as reprogramações ou carros com avarias na injecção vê-se a nuvem negra que fica no ar, só gostava de saber os valores desses carros e porque é que continuam a passar nas inspeções impunemente.
                                                        Há esse estigma, de facto, e com um fundo de verdade, como é óbvio.

                                                        Conheço, no entanto alguns carros reprogramados, sem FAP, catalisador EGR anulada e sem ponta de fumo, mesmo a esticar.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Há esse estigma, de facto, e com um fundo de verdade, como é óbvio.

                                                          Conheço, no entanto alguns carros reprogramados, sem FAP, catalisador EGR anulada e sem ponta de fumo, mesmo a esticar.
                                                          De certo que mesmo sem fumo devem ter emissões mais altas.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Aquilo que me foi explicado em tempos não é bem isso, ou melhor isso está explicado de uma forma incompleta o que leva a uma interpretação errada. De facto tudo vai para a atmosfera na mesma, mas de outra forma, outro produto que é melhor para a saúde pública.

                                                            A questão das partículas pequenas vs grandes é explicada da seguinte foram: as pequenas o FAP não consegue filtrar e passam directamente para a atmosfera, ou seja, ficam retidas e não são incineradas. Só a partir de certa dimensão é que as partículas fazem o ciclo do FAP. Portanto, o que temos que ver, é que num carro sem FAP temos partículas de todas as dimensões e andamos a respirar aquilo tudo, mas num carro com FAP só as pequenas é que são expelidas para atmosfera. Mais uma vez, é melhor para a saúde pública.

                                                            Eu não sei explicar melhor este processo, mas isto foi basicamente a informação que me veicularam e que tenho como certa.
                                                            Numa regeneração, estão a queimar as partículas, ao mesmo tempo mais gasóleo extra e ainda as emissões normais, se fossem medidas as emissões quando se está a efectuar deviam rebentar a escala.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                              Numa regeneração, estão a queimar as partículas, ao mesmo tempo mais gasóleo extra e ainda as emissões normais, se fossem medidas as emissões quando se está a efectuar deviam rebentar a escala.
                                                              Não de todo

                                                              Quando o filtro regenera,é injetado na câmara de combustão mais combustivel sim senhor,mas são micro injeções,ou seja,pequenas quantidades de cada vez.

                                                              O que tens a mais durante o ocorrer de uma regeneração a nivel de gases é um pequeno aumento de emissão de Nox.

                                                              Algo que a partir da norma Euro 6 obrigou a baixar muito,algumas marcas tiveram que recorrer a acrescentar um sistema de "de-NOX" através de um sistema de injeção de Ad Blue em algumas motorizações.

                                                              Já vamos na norma EURO 6 C atualmente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X