Pois e’. Este Sábado o meu Rover (214 Si de 96) morreu!
O carro andava a gastar muito liquido de refrigeração há já algum tempo, tinha que o atestar de 2 em 2 semanas, mas sempre pensei que fosse uma fuga, e arranjar aqui na Holanda e' impensável (caríssimo). Bom, no Sábado ia na AE, prai' a 110, e o carro estava a aquecer um pouco, como tem sido normal. Pensei que tinha que abastecer de liquido outra vez quando tivesse oportunidade.
Passados 5 min... puf!, montes de fumo a sair da traseira em plena AE!! Desengatei logo o carro, e comecei a encostar na berma. O motor parou (desligou-se) e eu pensei "pronto, esta m*rda gripou e fiquei sem carro"! Deixei o carro continuar a ‘deslizar’ porque estava mesmo junto a uma saída da AE, e fui andando já com o carro desligado, em ponto morto, pois sabia que logo ‘a saída da AE havia uma bomba de gasolina.
Bom, o carro la' deslizou ate' 'a bomba, onde parei. Abri o capot e vi que o deposito de expansão estava sem uma gota de liquido de refrigeração (pouco normal, porque o nível andava a baixar mas nunca secou assim tão de repente). Fui ‘a loja da bomba comprar mais liquido, 4L, e enchi. Esperei um bocado para deixar arrefecer, tentei ligar… nada.
Voltei a pensar que o motor estava "colado" (gripado) e fui falar com o rapaz que estava a atender na loja (um turco porreiro). Ele disse-me que tinha acontecido o mesmo ao BMW dele, quando um tubo do circuito de refrigeração rebentou. Disse-me para encher o deposito do liquido, esperar, mais uns minutos e tentar ligar, insistindo. Desconfiei, mas ele garantiu que funcionava, e la tentei. Ao fim de algumas tentativas pegou, deitando muito fumo outra vez (meio azulado = óleo queimado). Ele disse para deixar estar ao ralenti que ja arrefecia, e deixava de deitar fumo.
Tive que atestar mais algumas vezes, pois o nível ia baixando com o motor a trabalhar (ele disse que era porque o radiador tinha ar, tinha que deixar o vaso de expansão aberto). Ao todo levou quase 8 L de liquido de refrigeração, mas ao fim de uns minutos a trabalhar realmente arrefeceu e deixou de deitar fumo, estabilizou… ficou normal! Pensei: “pronto, parece que ele tinha razão, e ainda bem que o motor desligou antes que gripasse”. Por acaso era de dia e eu vi o fumo, porque se fosse de noite não sei não...
Então la' segui viagem, mais uns 10 km de AE ate' ao destino. Cheguei ao destino com o carro normal, estacionei e desliguei. Estive la’ uns 20 min a tratar de uns assuntos, ate’ me meter a caminho de volta, para casa. Ao fim de 1 km, parei num semáforo, e… puf. O motor desligou-se outra vez (foi abaixo), mas mesmo antes de se desligar, acendeu a luz do óleo. A partir dai’ já não ligou mais. La’ tive que empurrar o carro para fora do cruzamento (o que vale e' que e' tudo plano) e enfiei-o numa estrada lateral para tractores. Abri o capot, e mais uma vez o liquido de refrigeração tinha “evaporado” (desta vez após levar 8L e andar cerca de 10/12 km!). Fui ver o óleo (outra vez, pois já tinha visto na bomba e estava normal) e desta vez estava bem acima do nível MAX e cor de galão (café com leite)!
Bom, claramente o liquido de refrigeração estava a entrar para o motor e a escafiar aquilo tudo. Telefonei a um conhecido que morava ali perto, que veio ter comigo com o seu tractor (Audi A4 2.5 TDI quattro) e rebocou-me ate' ao pé da casa dele. La’, experimentei por o motor a funcionar, e funcionou, mas desliguei-o logo porque o óleo continuava ranhoso (isto depois de meia hora desligado, enquanto era rebocado).
E pronto, deixei la' o carro (tive de voltar para casa de comboio) pois era Sábado de fim-de-semana prolongado, ao fim do dia, e as duas oficinas que ele conhecia ali perto estavam fechadas. Ja’ me tinham dito aqui no fórum (quando me queixei de estar com uma fuga no radiador), e depois estive a ver melhor na net, já em casa, e parece que e' um problema comum deste motor da Rover (1.4 103cv, K-series): queima a junta da cabeça e o liquido de refrigeração contamina o óleo. Quando a malta repara já e' tarde, já gripou o motor.
O meu motor não parece estar gripado, porque ligou e trabalhou bem quando arrefeceu, mas li que o arranjo anda pelos 600 euros em Portugal (aqui deve ir para os 1000). Agora, a questão e' se mando mesmo arranjar um carro que não vale 1000 euros! Ainda por cima o carro e' Português. Para o levar para Portugal a andar (eram os meus planos, leva-lo em Agosto e depois dar a troca por um novo, para alguém da família), tenho que arranjar (o que e’ caro). Posso mandar por reboque/transporte, mas também e’ caro. Por outro lado, para o registar aqui tenho de pagar impostos (300 euros), mas tem de passar a inspecção (não passa porque a panela de escape esta' rota, alem do estado do motor/sistema de refrigeração que descrevi).
Alem disso, o carro esta' a envelhecer rapidamente, embora eu tenha cada vez mais cuidado: o forro do tecto descolou, esta' 'as ondas; o forro da porta do meu lado descolou, não sei como colar aquilo; partiu uma dobradiça do porta-luvas, cada vez que se abre quase cai no chão; partiu um dos suportes da chapeleira, cada vez que abro a mala tenho de segurar a chapeleira para não cair; gamaram-lhe, ainda em Portugal, uma tampa (onde se poem as luzes de nevoeiro) do para-choques da frente (esta' feio); deu um toque com a panela de escape numa árvore, a estacionar, e meteu-lhe o tubo da panela de escape para dentro e para o lado, e estalou a tinta no para-choques; a luz do travão-de-mão esta' sempre acesa, embora eu tenha substituído os travões na Norauto antes de vir para a Holanda (há 6000 km) - antes de mexerem, estava bom.
Enfim, a única solução que vejo e' tentar vender cá para uma sucata, mas não sei se e' possível por ser um carro estrangeiro (isto aqui e' tudo conforme as regras, não há "jeitinhos" ou "fechar os olhos"). Entretanto contei o que aconteceu ao meu cunhado, e ele lembrou-se que um amigo dele tinha um igual ao meu, mas 3 volumes (414) e lhe aconteceu e exactamente o mesmo…
Para já, amanha (hoje não tenho tempo) vou ao mecânico para ver o que ele diz. Os meus colegas já me disseram que devo pagar uns 100 euros só para orçamento!
Estou mesmo só ‘a espera que saia o novo Mazda 3 e a carrinha Megane com o 1.4 TCe para poder experimentar, decidir, e encomendar um carro de jeito! Entretanto tenho o Twingo (novo) da minha mulher, mas como ela precisa, tenho andado de mota. Va la’ que não tem chovido, mas para amanha já dão “molha”.
O carro andava a gastar muito liquido de refrigeração há já algum tempo, tinha que o atestar de 2 em 2 semanas, mas sempre pensei que fosse uma fuga, e arranjar aqui na Holanda e' impensável (caríssimo). Bom, no Sábado ia na AE, prai' a 110, e o carro estava a aquecer um pouco, como tem sido normal. Pensei que tinha que abastecer de liquido outra vez quando tivesse oportunidade.
Passados 5 min... puf!, montes de fumo a sair da traseira em plena AE!! Desengatei logo o carro, e comecei a encostar na berma. O motor parou (desligou-se) e eu pensei "pronto, esta m*rda gripou e fiquei sem carro"! Deixei o carro continuar a ‘deslizar’ porque estava mesmo junto a uma saída da AE, e fui andando já com o carro desligado, em ponto morto, pois sabia que logo ‘a saída da AE havia uma bomba de gasolina.
Bom, o carro la' deslizou ate' 'a bomba, onde parei. Abri o capot e vi que o deposito de expansão estava sem uma gota de liquido de refrigeração (pouco normal, porque o nível andava a baixar mas nunca secou assim tão de repente). Fui ‘a loja da bomba comprar mais liquido, 4L, e enchi. Esperei um bocado para deixar arrefecer, tentei ligar… nada.
Voltei a pensar que o motor estava "colado" (gripado) e fui falar com o rapaz que estava a atender na loja (um turco porreiro). Ele disse-me que tinha acontecido o mesmo ao BMW dele, quando um tubo do circuito de refrigeração rebentou. Disse-me para encher o deposito do liquido, esperar, mais uns minutos e tentar ligar, insistindo. Desconfiei, mas ele garantiu que funcionava, e la tentei. Ao fim de algumas tentativas pegou, deitando muito fumo outra vez (meio azulado = óleo queimado). Ele disse para deixar estar ao ralenti que ja arrefecia, e deixava de deitar fumo.
Tive que atestar mais algumas vezes, pois o nível ia baixando com o motor a trabalhar (ele disse que era porque o radiador tinha ar, tinha que deixar o vaso de expansão aberto). Ao todo levou quase 8 L de liquido de refrigeração, mas ao fim de uns minutos a trabalhar realmente arrefeceu e deixou de deitar fumo, estabilizou… ficou normal! Pensei: “pronto, parece que ele tinha razão, e ainda bem que o motor desligou antes que gripasse”. Por acaso era de dia e eu vi o fumo, porque se fosse de noite não sei não...
Então la' segui viagem, mais uns 10 km de AE ate' ao destino. Cheguei ao destino com o carro normal, estacionei e desliguei. Estive la’ uns 20 min a tratar de uns assuntos, ate’ me meter a caminho de volta, para casa. Ao fim de 1 km, parei num semáforo, e… puf. O motor desligou-se outra vez (foi abaixo), mas mesmo antes de se desligar, acendeu a luz do óleo. A partir dai’ já não ligou mais. La’ tive que empurrar o carro para fora do cruzamento (o que vale e' que e' tudo plano) e enfiei-o numa estrada lateral para tractores. Abri o capot, e mais uma vez o liquido de refrigeração tinha “evaporado” (desta vez após levar 8L e andar cerca de 10/12 km!). Fui ver o óleo (outra vez, pois já tinha visto na bomba e estava normal) e desta vez estava bem acima do nível MAX e cor de galão (café com leite)!
Bom, claramente o liquido de refrigeração estava a entrar para o motor e a escafiar aquilo tudo. Telefonei a um conhecido que morava ali perto, que veio ter comigo com o seu tractor (Audi A4 2.5 TDI quattro) e rebocou-me ate' ao pé da casa dele. La’, experimentei por o motor a funcionar, e funcionou, mas desliguei-o logo porque o óleo continuava ranhoso (isto depois de meia hora desligado, enquanto era rebocado).
E pronto, deixei la' o carro (tive de voltar para casa de comboio) pois era Sábado de fim-de-semana prolongado, ao fim do dia, e as duas oficinas que ele conhecia ali perto estavam fechadas. Ja’ me tinham dito aqui no fórum (quando me queixei de estar com uma fuga no radiador), e depois estive a ver melhor na net, já em casa, e parece que e' um problema comum deste motor da Rover (1.4 103cv, K-series): queima a junta da cabeça e o liquido de refrigeração contamina o óleo. Quando a malta repara já e' tarde, já gripou o motor.
O meu motor não parece estar gripado, porque ligou e trabalhou bem quando arrefeceu, mas li que o arranjo anda pelos 600 euros em Portugal (aqui deve ir para os 1000). Agora, a questão e' se mando mesmo arranjar um carro que não vale 1000 euros! Ainda por cima o carro e' Português. Para o levar para Portugal a andar (eram os meus planos, leva-lo em Agosto e depois dar a troca por um novo, para alguém da família), tenho que arranjar (o que e’ caro). Posso mandar por reboque/transporte, mas também e’ caro. Por outro lado, para o registar aqui tenho de pagar impostos (300 euros), mas tem de passar a inspecção (não passa porque a panela de escape esta' rota, alem do estado do motor/sistema de refrigeração que descrevi).
Alem disso, o carro esta' a envelhecer rapidamente, embora eu tenha cada vez mais cuidado: o forro do tecto descolou, esta' 'as ondas; o forro da porta do meu lado descolou, não sei como colar aquilo; partiu uma dobradiça do porta-luvas, cada vez que se abre quase cai no chão; partiu um dos suportes da chapeleira, cada vez que abro a mala tenho de segurar a chapeleira para não cair; gamaram-lhe, ainda em Portugal, uma tampa (onde se poem as luzes de nevoeiro) do para-choques da frente (esta' feio); deu um toque com a panela de escape numa árvore, a estacionar, e meteu-lhe o tubo da panela de escape para dentro e para o lado, e estalou a tinta no para-choques; a luz do travão-de-mão esta' sempre acesa, embora eu tenha substituído os travões na Norauto antes de vir para a Holanda (há 6000 km) - antes de mexerem, estava bom.
Enfim, a única solução que vejo e' tentar vender cá para uma sucata, mas não sei se e' possível por ser um carro estrangeiro (isto aqui e' tudo conforme as regras, não há "jeitinhos" ou "fechar os olhos"). Entretanto contei o que aconteceu ao meu cunhado, e ele lembrou-se que um amigo dele tinha um igual ao meu, mas 3 volumes (414) e lhe aconteceu e exactamente o mesmo…
Para já, amanha (hoje não tenho tempo) vou ao mecânico para ver o que ele diz. Os meus colegas já me disseram que devo pagar uns 100 euros só para orçamento!
Estou mesmo só ‘a espera que saia o novo Mazda 3 e a carrinha Megane com o 1.4 TCe para poder experimentar, decidir, e encomendar um carro de jeito! Entretanto tenho o Twingo (novo) da minha mulher, mas como ela precisa, tenho andado de mota. Va la’ que não tem chovido, mas para amanha já dão “molha”.
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