Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Civic com problema de aquecimento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Civic com problema de aquecimento

    Bom dia a todos,

    tenho um honda civic 1.4 de 99 com 190 mil km, sendo que eu só sou dono há 30 mil.

    nos últimos dias (temperaturas elevadas), o ponteiro da temperatura tem tido oscilações que, até agora, nunca tinham acontecido.

    Um exemplo: nomalmente o ponteiro indica 1/3 relativamente ao máximo. Mesmo quando a ventoinha dispara, o ponteiro pouco ou nada mexe.

    Agora, a subir a A5 lx >> cascais, segundos depois de começar a subir, começa também o ponteiro a subir até ao máximo de 3/4, nunca atingindo a zona vermelha. Quando começa a descer, baixa a temperatura até 1/3.

    A impressão que tenho é que o ponteiro sobe em qualquer subida e baixa em descidas. Em fila, não sobe tanto como em subidas, sendo que a ventoinha dispara sempre.

    Já verifiquei o líquido do radiador (é verde e está cheio) e o óleo do motor está dentro do normal.

    Estará na altura de mudar o líquido do radiador? (nunca mudei e duvido que o antigo dono tenha mudado antes de vender o carro)

    Ou será algo mais que isso?


    Obrigado pela vossa atenção.

    cumps,
    André

    #2
    Termostato marado. Não chega a abrir o circuito para a agua ir ao radiador logo começas com essas oscilações

    Comentário


      #3
      Já tive um civic de 96, o 1.5 ils, e acontecia o seguinte: qd o carro tava parado o ponteiro ficava no sitio normal, ligeiramente abaixo de meio. Qd começava a andar o ponteiro descia, às vezes quase até baixo.
      Às vezes subia um pouco mais do meio.

      O problema era o termostato que partiu ou ficou aberto ou qq coisa assim. Ou era um problema de afinacao de uma coisa qq.

      Desculpa lá mas nao me lembro ao certo. Sei que andei assim uns anos com ele pq via se claramente que aquilo era um bug qq que nada tinha a ver com a temperatura. Depois lá resolvi mas nao me lembro ao certo o que era.

      Claro que o teu caso pode ser diferente.

      Comentário


        #4
        Isso como foi dito deve ser o termostato e aconselhava-te a trocar o quanto antes.

        Nestes civics (tenho um 1.5) a temperatura deverá estar sempre sensivelmente a meio, sem qualquer oscilação.

        Comentário


          #5
          Ja foi feito o diagnóstico...

          Tenho o mesmo motor 1.4 de 98 e até á data tudo perfeito no que toca á temperatura...Alias sábado á tarde debaixo de uns bons 30 e tal graus fez a A5 a velocidade proibitivas e nem mexeu o ponteiro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mannollo Ver Post
            Bom dia a todos,

            tenho um honda civic 1.4 de 99 com 190 mil km, sendo que eu só sou dono há 30 mil.

            nos últimos dias (temperaturas elevadas), o ponteiro da temperatura tem tido oscilações que, até agora, nunca tinham acontecido.

            Um exemplo: nomalmente o ponteiro indica 1/3 relativamente ao máximo. Mesmo quando a ventoinha dispara, o ponteiro pouco ou nada mexe.

            Agora, a subir a A5 lx >> cascais, segundos depois de começar a subir, começa também o ponteiro a subir até ao máximo de 3/4, nunca atingindo a zona vermelha. Quando começa a descer, baixa a temperatura até 1/3.

            A impressão que tenho é que o ponteiro sobe em qualquer subida e baixa em descidas. Em fila, não sobe tanto como em subidas, sendo que a ventoinha dispara sempre.

            Já verifiquei o líquido do radiador (é verde e está cheio) e o óleo do motor está dentro do normal.

            Estará na altura de mudar o líquido do radiador? (nunca mudei e duvido que o antigo dono tenha mudado antes de vender o carro)

            Ou será algo mais que isso?


            Obrigado pela vossa atenção.

            cumps,
            André
            Sem sarcasmo. Penso que está na altura de ir à oficina com urgência, antes de queimar a junta da cabeça ou até gripar o motor.
            A questão não me parece de fácil resposta.
            Se a ventoinha dispara não deve ser do termostato. Se o liquido de refrigeração é verde e está ao nivel
            A única coisa que me ocorre foi uma experiência com um carro bastante antigo que aquecia, apesar do vaso de expansão estar cheio. Quando estava a olhar para o dito vaso na bomba de gasolina exibindo a minha melhor cara de parvo, subitamente a água desapareceu! Depois demorou quase um minuto de mangueira para repor o nivel. Isto foi o suficiente para o fazer chegar à oficina, mas não mais que isso.
            O calcário tinha-se depositado e ao longo do tempo tinha criado uma obstrução no circuito.
            Não digo que seja a mesma coisa mas os sintomas podem ser esses.
            De qualquer forma penso que só um técnico, desmontando o sistema, pode dar uma resposta definitiva.

            Hondas are damn good. Not eternal!

            Comentário


              #7
              eu fiz as onze da noite e a temperatura subia nas subidas e depois baixava em plano ou descidas.

              Mas o engraçado é que isso também aconteceu a baixa veocidade (40, 50 km/h)

              Aconselham a trocar em conc. honda ou qualquer oficina faz isso?

              Pergunto isto porque já li que os liquidos de refrigeração que pôem na marca são diferentes dos normalmente usados em oficinas tipo norauto, etc


              Obrigado pela ajuda.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mannollo Ver Post
                eu fiz as onze da noite e a temperatura subia nas subidas e depois baixava em plano ou descidas.

                Mas o engraçado é que isso também aconteceu a baixa veocidade (40, 50 km/h)

                Aconselham a trocar em conc. honda ou qualquer oficina faz isso?

                Pergunto isto porque já li que os liquidos de refrigeração que pôem na marca são diferentes dos normalmente usados em oficinas tipo norauto, etc


                Obrigado pela ajuda.
                Na Honda vais pagar uma nota grande. Vai a um mecanico de confiança e faz uma diagnostico.

                Eu desde que tenho o carro nunca pus o liquido do radiador da Honda...e até agora não fez mal. Ja fiz mais de 110.000km e no total tem 211.000km

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mannollo Ver Post
                  Bom dia a todos,

                  tenho um honda civic 1.4 de 99 com 190 mil km, sendo que eu só sou dono há 30 mil.

                  nos últimos dias (temperaturas elevadas), o ponteiro da temperatura tem tido oscilações que, até agora, nunca tinham acontecido.

                  Um exemplo: nomalmente o ponteiro indica 1/3 relativamente ao máximo. Mesmo quando a ventoinha dispara, o ponteiro pouco ou nada mexe.

                  Agora, a subir a A5 lx >> cascais, segundos depois de começar a subir, começa também o ponteiro a subir até ao máximo de 3/4, nunca atingindo a zona vermelha. Quando começa a descer, baixa a temperatura até 1/3.

                  A impressão que tenho é que o ponteiro sobe em qualquer subida e baixa em descidas. Em fila, não sobe tanto como em subidas, sendo que a ventoinha dispara sempre.

                  Já verifiquei o líquido do radiador (é verde e está cheio) e o óleo do motor está dentro do normal.

                  Estará na altura de mudar o líquido do radiador? (nunca mudei e duvido que o antigo dono tenha mudado antes de vender o carro)

                  Ou será algo mais que isso?


                  Obrigado pela vossa atenção.

                  cumps,
                  André
                  Aposto no termoestato, pelas razões acima sublinhadas.

                  O meu em descidas em AE, sem acelerar, também perdia temperatura. No entanto em andamento normal mantinha-se sempre com o ponteiro a meio.

                  Isso é barato e rápido de mudar, e evita muitas chatices.

                  Comentário


                    #10
                    boas,

                    ao falar deste problema da carrinha com um amigo, este disse-me que poderia ser alguma obstrução nas tubagens que ligam o termostato ao colector de admissão ou uma avaria electrica.

                    E que também não é ma ideia alterar o líquido da refrigeração.

                    Amanhã vou à Honda "sondar" o custo de um diagnóstico....

                    Espero não me assustar!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mannollo Ver Post
                      boas,

                      ao falar deste problema da carrinha com um amigo, este disse-me que poderia ser alguma obstrução nas tubagens que ligam o termostato ao colector de admissão ou uma avaria electrica.

                      E que também não é ma ideia alterar o líquido da refrigeração.

                      Amanhã vou à Honda "sondar" o custo de um diagnóstico....

                      Espero não me assustar!
                      Isso já me parece invenção.

                      Trocar o líquido não faz sentido nenhum, a menos que o queiras trocar por esse estar lá há muito tempo.
                      Em matéria de aquecimento, ou seja, do problema que está a manifestar , ter esse líquido, chá ou outro líquido lá dentro era igual.

                      Qualquer mecânico te examina o termostato com facilidade e rapidez.

                      Comentário


                        #12
                        Como já foi mais que respondido, em primeiro lugar verificar o termostato.
                        Este tem um pequeno orifício que deixa passar alguma água, daí que a temp. não vai para o vermelho mesmo quando fica colado (avaria quando deixa de abrir).
                        Quanto à junta de colaça não é preocupante esse aquecimento ligeiro.
                        Essas juntas são em chapa, quase indestrutíveis.
                        Relativamente ao líquido de refrigeração, verificar mesmo no tampão do radiador, este deverá estar cheio até acima.
                        No vaso de expansão pode estar no máx. mas faltar água no radiador.
                        Também existe a possibilidade desses tubos mais finos estarem entupidos e ainda de haver fuga no tubo de ferro da bomba de água, por trás do motor.
                        Mas aposto 95% no termostato colado.
                        Nada de grave nem complicado, portanto.

                        Comentário


                          #13
                          mannollo,

                          Presta atenção ao que o telmauto disse.

                          Aqui a maioria dos posts vem de curiosos (incluindo o meu), mas o telmauto sabe mesmo o que diz.

                          Comentário


                            #14
                            Idem ibidem, também concordo com o telmauto - palavra de curioso.

                            Comentário


                              #15
                              Em termos de custos, n te preocupes, n será nenhuma exorbitância... o termoestato deve ficar por uns 25€, e na loja de peças pede um refrigerante com etilenoglicol, o que comprei foi 8€ dps misturei com 5L de água destilada... e com o calor que se tem sentido, o ponteiro anda sempre ali a 1/3...

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Boa noite!

                                bem, era mesmo termóstato.

                                "Troquei" o dito mais uma válvula do circuito de refrigeração (junto ao termóstato) e está tudo perfeito novamente.

                                Ficou tudo por 60 e poucos euros.

                                A temperatura agora está impecável. Está um pouco abaixo do 1/3.

                                Obrigado pelas vossas dicas.

                                Abraço

                                Boa noite

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelo que tenho ouvido, é relativamente comum ter que se mudar tanto o termostato como essa tal valvula nessa geração de hondas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora pergunto... que valvula é essa, é que eu só mudei o termoestato.

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      É uma válvula que está perpendicular ao tubo que "encaixa" no bloco. Tem uma parte em forma de rosca.

                                      É a minha explicação possível...não sei mt bem o nome das peças em concreto......

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X