Amigos,
Eu não tenho sido um participante activo por motivos de tempo e, infelizmente, por desmotivação em relação ao mundo automóvel. Fui co-fundador do clubeMEGANE, pois era proprietário de um Megane II 1,5 dCi 80CV, carro que me deixou saudades, apesar de alguns pequenos contratempos. Em termos de histórico automóvel posso adiantar que fui proprietário, ou melhor os meus pais foram proprietários de um Nissan Primera de 1993, que recentemente foi abatido e substituído por um Kia CEED. Possui ainda um Fiesta de 1999 e possuo ainda um CLIO III 1,5 dCi 105CV, cujo conjunto motor / caixa dá abada ao Focus, o que me não me surpreende. Já postei na irmandade focus e pensei várias vezes antes de postar aqui, mas prevaleceu a ideia que o que está mal tem de ser divulgado.
Vamos então ao triste histórico do Focus (1.6 TDCI 109CV DPF, SETEC, XENON, ESP, PACK LUMINOSIDADE) e da assistência FORD. É triste o histórico, pois se somar os dias de imobilização extraordinários, isto é, que nada têm a ver com a manutenção regular do carro, duas semanas não chegam.
- por duas vezes foram oferecidas notas de crédito pela concessão Intermotor em Gaia, que nunca me foram entregues;
- contra entrega da viatura nova e após poucos quilómetros percorridos verifiquei uma anomalia na borracha de isolamento do pára-brisas. Para reparação ficou a viatura imobilizada um dia, findo o qual o problema estava por resolver, tendo ainda o pára-brisas sido destruído tantos eram os riscos. Mais parecia ter sido polido com palha-de-aço. Foi accionada a garantia para substituição do pára-brisas, tendo o carro ficado imobilizado mais dois dias;
- desde há muito que me queixo de folgas e ruídos nos bancos da frente. Nem na revisão dos 20.000Km, na Intermotor em Gaia, nem na dos 40.000Km, nos Irmãos Monteiro em Arouca, corrigiram as anomalias. Só aos cerca de 50.000Km, após exposição escrita á Ford Lusitânea, à qual não foi dado seguimento e resposta, a concessão Intermotor minimizou as folgas e ruídos. Mais dois dias de imobilização e pedido de nova peça, cuja montagem levará a mais um dia de imobilização. No entanto, pelo menos o banco do passageiro mostra sintomas de voltar à situação que despoletou a minha reclamação;
- em Julho de 2009 fui inesperada e, na minha opinião, infundadamente convocado para substituição do botão ESP. Após a dita intervenção verifiquei que o trabalho foi feito sem qualquer profissionalismo, já que o painel, onde o botão encaixa, foi deixado num estado lastimável. Não compreendo como é possível riscar e cortar o painel e não alertar a chefia para que esta possa de forma proactiva tratar da sua substituição e, mais importante, pedir desculpa ao cliente pelo sucedido e pela perda de tempo que a nova visita à concessão provocará;
- desde a revisão dos 40.000Km nos Irmãos Monteiro em Arouca que me queixo de uma anomalia no sistema de travagem / ESP. Esporadicamente, a curvar para a esquerda sentia um roçar e correspondente ruído na frente do carro. Simultaneamente o carro abrandava por momentos. À excepção de uma vez em que todos os sintomas foram mais fortes, nunca surgiu qualquer aviso no computador de bordo, nem a luz do ESP acendeu. Foram inúmeras as vezes que falei no assunto, mas nunca foi detectada qualquer anomalia. Mais recentemente, simultaneamente à última intervenção nos bancos da frente, a Intermotor alega ter invertido as posições dos sensores ESP da frente. Curiosamente, a partir daí os sintomas acima mencionados começaram a manifestar-se de forma menos intensa, mas mais frequente, nas curvas para a direita, isto é, contrárias à situação inicial. Numa nova visita à Intermotor em Gaia descrevi o sucedido e a concessão terá substituído os sensores e actuadores. Infelizmente, poucos dias depois, voltei a sentir o roçar numa curva e de novo para a esquerda, isto é, tal qual sucedia antes da alegada inversão dos sensores. Devo salientar que em caso algum a anomalia se manifestou em situações em que fosse sequer possível ponderar a hipótese de se tratar da função normal do ESP. E sim, sei como funciona o ESP e quando deve actuar. A Ford e/ou seus funcionários parte da premissa que o cliente é burro e ignorante. Em 29.07.2009 o computador de bordo começou a apresentar a mensagem de que o sistema ESP está avariado. Tendo feito alguma pesquisa na Internet, tenho conhecimento que pelo mundo fora são muitos os casos de clientes CMAX e Focus que tiveram de pagar avultadas despesas para substituição do módulo ESP, já que a FORD, apesar de saber que se trata de uma anomalia recorrente, apenas se propõe comparticipar a reparação da avaria. Como se não bastasse, um dia depois ouvi um ruído na roda da frente direita. Resultado: o disco tem três rasgos profundos provocados pelo apoio do calço que encostou ao disco. E como se ainda não bastasse, surgiu o aviso de avaria no motor, que tanto pode ser avaria como o depósito do líquido dpf a precisar do precioso. Acontece que o carro tem 55.000Km! Deixei-o no estaleiro para reparação, correndo em simultâneo uma reclamação para que a Ford se responsabilize por tudo, já que a garantia deixou de o ser a semana passada.
Este relato não é exaustivo, já que o volante actual já não é o original (mais um dia de estaleiro), a caixa da direcção já sofreu um complexo processo de ajuste para eliminação de vibrações e folgas, etc. Peço desculpa pela extensão do texto, mas como referido, trata-se da versão resumida da saga.
Eu não tenho sido um participante activo por motivos de tempo e, infelizmente, por desmotivação em relação ao mundo automóvel. Fui co-fundador do clubeMEGANE, pois era proprietário de um Megane II 1,5 dCi 80CV, carro que me deixou saudades, apesar de alguns pequenos contratempos. Em termos de histórico automóvel posso adiantar que fui proprietário, ou melhor os meus pais foram proprietários de um Nissan Primera de 1993, que recentemente foi abatido e substituído por um Kia CEED. Possui ainda um Fiesta de 1999 e possuo ainda um CLIO III 1,5 dCi 105CV, cujo conjunto motor / caixa dá abada ao Focus, o que me não me surpreende. Já postei na irmandade focus e pensei várias vezes antes de postar aqui, mas prevaleceu a ideia que o que está mal tem de ser divulgado.
Vamos então ao triste histórico do Focus (1.6 TDCI 109CV DPF, SETEC, XENON, ESP, PACK LUMINOSIDADE) e da assistência FORD. É triste o histórico, pois se somar os dias de imobilização extraordinários, isto é, que nada têm a ver com a manutenção regular do carro, duas semanas não chegam.
- por duas vezes foram oferecidas notas de crédito pela concessão Intermotor em Gaia, que nunca me foram entregues;
- contra entrega da viatura nova e após poucos quilómetros percorridos verifiquei uma anomalia na borracha de isolamento do pára-brisas. Para reparação ficou a viatura imobilizada um dia, findo o qual o problema estava por resolver, tendo ainda o pára-brisas sido destruído tantos eram os riscos. Mais parecia ter sido polido com palha-de-aço. Foi accionada a garantia para substituição do pára-brisas, tendo o carro ficado imobilizado mais dois dias;
- desde há muito que me queixo de folgas e ruídos nos bancos da frente. Nem na revisão dos 20.000Km, na Intermotor em Gaia, nem na dos 40.000Km, nos Irmãos Monteiro em Arouca, corrigiram as anomalias. Só aos cerca de 50.000Km, após exposição escrita á Ford Lusitânea, à qual não foi dado seguimento e resposta, a concessão Intermotor minimizou as folgas e ruídos. Mais dois dias de imobilização e pedido de nova peça, cuja montagem levará a mais um dia de imobilização. No entanto, pelo menos o banco do passageiro mostra sintomas de voltar à situação que despoletou a minha reclamação;
- em Julho de 2009 fui inesperada e, na minha opinião, infundadamente convocado para substituição do botão ESP. Após a dita intervenção verifiquei que o trabalho foi feito sem qualquer profissionalismo, já que o painel, onde o botão encaixa, foi deixado num estado lastimável. Não compreendo como é possível riscar e cortar o painel e não alertar a chefia para que esta possa de forma proactiva tratar da sua substituição e, mais importante, pedir desculpa ao cliente pelo sucedido e pela perda de tempo que a nova visita à concessão provocará;
- desde a revisão dos 40.000Km nos Irmãos Monteiro em Arouca que me queixo de uma anomalia no sistema de travagem / ESP. Esporadicamente, a curvar para a esquerda sentia um roçar e correspondente ruído na frente do carro. Simultaneamente o carro abrandava por momentos. À excepção de uma vez em que todos os sintomas foram mais fortes, nunca surgiu qualquer aviso no computador de bordo, nem a luz do ESP acendeu. Foram inúmeras as vezes que falei no assunto, mas nunca foi detectada qualquer anomalia. Mais recentemente, simultaneamente à última intervenção nos bancos da frente, a Intermotor alega ter invertido as posições dos sensores ESP da frente. Curiosamente, a partir daí os sintomas acima mencionados começaram a manifestar-se de forma menos intensa, mas mais frequente, nas curvas para a direita, isto é, contrárias à situação inicial. Numa nova visita à Intermotor em Gaia descrevi o sucedido e a concessão terá substituído os sensores e actuadores. Infelizmente, poucos dias depois, voltei a sentir o roçar numa curva e de novo para a esquerda, isto é, tal qual sucedia antes da alegada inversão dos sensores. Devo salientar que em caso algum a anomalia se manifestou em situações em que fosse sequer possível ponderar a hipótese de se tratar da função normal do ESP. E sim, sei como funciona o ESP e quando deve actuar. A Ford e/ou seus funcionários parte da premissa que o cliente é burro e ignorante. Em 29.07.2009 o computador de bordo começou a apresentar a mensagem de que o sistema ESP está avariado. Tendo feito alguma pesquisa na Internet, tenho conhecimento que pelo mundo fora são muitos os casos de clientes CMAX e Focus que tiveram de pagar avultadas despesas para substituição do módulo ESP, já que a FORD, apesar de saber que se trata de uma anomalia recorrente, apenas se propõe comparticipar a reparação da avaria. Como se não bastasse, um dia depois ouvi um ruído na roda da frente direita. Resultado: o disco tem três rasgos profundos provocados pelo apoio do calço que encostou ao disco. E como se ainda não bastasse, surgiu o aviso de avaria no motor, que tanto pode ser avaria como o depósito do líquido dpf a precisar do precioso. Acontece que o carro tem 55.000Km! Deixei-o no estaleiro para reparação, correndo em simultâneo uma reclamação para que a Ford se responsabilize por tudo, já que a garantia deixou de o ser a semana passada.
Este relato não é exaustivo, já que o volante actual já não é o original (mais um dia de estaleiro), a caixa da direcção já sofreu um complexo processo de ajuste para eliminação de vibrações e folgas, etc. Peço desculpa pela extensão do texto, mas como referido, trata-se da versão resumida da saga.
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