Boas,
tenho um Peugeot 206 1.1 e ultimamente reparei no seguinte: a temperatura normal do líquido de refrigeração do motor ronda os 80ºC, ou seja, para quem conhece o quadrante dos 206, o ponteiro da temperatura está no traço entre a marcação dos 70 e dos 90º e assim se mantém se circular a velocidades normais.
Há uns tempos, comecei a reparar que, se andar um pouco mais depressa em IC ou AE, a temperatura começa a baixar e chega a estar abaixo dos 70ºC. A principio achei que poderia ser devido ao ar mt frio derivado das temperaturas baixas em Lisboa (4a 7ºc), mas como agora subiram para 15-17ºc, essa "desculpa" já não faz sentido. E como já tenho o carro desde 2000 e o conheço como a palma da mão, sei que este comportamento não é normal, ou seja, a temperatua não é sensível a essas mudanças de velocidade ou de temperatura do ar. O que acham que pode ser? Já me lembrei que fosse o termostato com algum problema, que não "fecha" o circuito e não mantém a temperatura.
Com td isto, já notei que a média de consumo subiu quase 1 litro face ao normal e suspeito que é por andar com a temperatura baixa e consequentemente, a mistura ar-gasolina estar mais rica do que o desejavel.
O que acham?
Obrigado e votos de um Feliz 2010 a todos
tenho um Peugeot 206 1.1 e ultimamente reparei no seguinte: a temperatura normal do líquido de refrigeração do motor ronda os 80ºC, ou seja, para quem conhece o quadrante dos 206, o ponteiro da temperatura está no traço entre a marcação dos 70 e dos 90º e assim se mantém se circular a velocidades normais.
Há uns tempos, comecei a reparar que, se andar um pouco mais depressa em IC ou AE, a temperatura começa a baixar e chega a estar abaixo dos 70ºC. A principio achei que poderia ser devido ao ar mt frio derivado das temperaturas baixas em Lisboa (4a 7ºc), mas como agora subiram para 15-17ºc, essa "desculpa" já não faz sentido. E como já tenho o carro desde 2000 e o conheço como a palma da mão, sei que este comportamento não é normal, ou seja, a temperatua não é sensível a essas mudanças de velocidade ou de temperatura do ar. O que acham que pode ser? Já me lembrei que fosse o termostato com algum problema, que não "fecha" o circuito e não mantém a temperatura.
Com td isto, já notei que a média de consumo subiu quase 1 litro face ao normal e suspeito que é por andar com a temperatura baixa e consequentemente, a mistura ar-gasolina estar mais rica do que o desejavel.
O que acham?
Obrigado e votos de um Feliz 2010 a todos
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