Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor da scenic 1.5 dci de 100cv partido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O 1.5 dCi de 100 aqui em casa já passou alegremente os 120.000 km e até ver, nada de nada...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      O 1.5 dCi de 100 aqui em casa já passou alegremente os 120.000 km e até ver, nada de nada...
      A minha foi 5.000 depois desses.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
        A minha foi 5.000 depois desses.
        Já estão feitos...




        E se partir, garantia com ele ! Portanto, que parta agora...

        Comentário


          #34
          Venho aqui a pensar que o redliner tinha banido alguem e nao vejo acontecer nada demais

          Comentário


            #35
            Também conheço um caso com um problema numa biela... Pensei que tivesse sido só azar...

            Comentário


              #36
              Já vai algum tempo desde que coloquei este post, mas venho relatar o que aconteceu de novo ao meu colega na scénic dele. Ao fim de 30mil km com o motor novo (reconstruído), o motor berrou de novo com exactamente o mesmo problema. Ao que parece, estes motores de 100cv têm um problema de fabrico que tem a ver com a falta de lubrificação das bielas (dito por um ex-mecânico da renault) e que no programa de manutenção da renault está prevista aos 120mil km a troca das capas das bielas, mas a Renault oculta este facto para não ter de admitir o problema. Só espero que o motor da minha mégane (105cv) já tenha este problema resolvido. Está neste momento c/ 75 mil km e 4 anos de serviço.

              Comentário


                #37
                Deixa-me adivinhar, mudanças de 15k em 15k com o 10w40 ou mesmo os 30k com o mesmo óleo???

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                  Deixa-me adivinhar, mudanças de 15k em 15k com o 10w40 ou mesmo os 30k com o mesmo óleo???

                  Fossem de 15.000 ou 30.0000 em 30.000 não devia existir problemas, desde que o sistema de lubrificação funcione como deva..
                  Conheço carros que só mudam oleo quando o dono/a se lembra e têm kilometragens elevadas, nunca cuspiram peças ou agarraram.

                  Espero que o user consiga que a marca se responsabilize se não no total, pelo menos em metade do preço da reparação.
                  Eu se acontecesse algo assim já me tinha desfeito do carro.
                  Pensando bem esse motor reconstruido tem garantia.

                  Comentário


                    #39
                    A realidade é que sempre que vou a uma oficina multimarcas vejo meganes com os motores abertos será o bloco acima dos 80cv assim tão fiável? Embora pese a desculpa do numero de unidades vendidas...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Liquidsnake Ver Post
                      Já vai algum tempo desde que coloquei este post, mas venho relatar o que aconteceu de novo ao meu colega na scénic dele. Ao fim de 30mil km com o motor novo (reconstruído), o motor berrou de novo com exactamente o mesmo problema. Ao que parece, estes motores de 100cv têm um problema de fabrico que tem a ver com a falta de lubrificação das bielas (dito por um ex-mecânico da renault) e que no programa de manutenção da renault está prevista aos 120mil km a troca das capas das bielas, mas a Renault oculta este facto para não ter de admitir o problema. Só espero que o motor da minha mégane (105cv) já tenha este problema resolvido. Está neste momento c/ 75 mil km e 4 anos de serviço.
                      1º, as mudanças de oleo não devem ser feitas de 30 em 30.000
                      2º essa situação dos bronzes das bielas, se não me engano (já cá não tenho o meu para ver), até vem descrita no livro de manutenção!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        1º, as mudanças de oleo não devem ser feitas de 30 em 30.000
                        2º essa situação dos bronzes das bielas, se não me engano (já cá não tenho o meu para ver), até vem descrita no livro de manutenção!
                        O que diz no livro da marca?

                        No site da mobil e da motul recomendam mudanças de 30 000 em 30 000, no da liqui moly de 20 000 em 20 000.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                          O que diz no livro da marca?

                          No site da mobil e da motul recomendam mudanças de 30 000 em 30 000, no da liqui moly de 20 000 em 20 000.
                          Referia-me aos bronzes das bielas.

                          Relativamente às mudanças de óleo, no livro de revisões, fala em mudanças de 30 em 30 mil, eu, pessoalmente, acho demais, o meu megane (apesar de ser de 80cv) fez nas minhas mãos 200.000km sem problemas, e aí anda para as curvas, conheço alguns de 100 e de 105 cv que, com a devida manutenção e mudanças de óleo em intervalos racionais, têm já quilometragens consideráveis se qualquer problema.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            Venho aqui a pensar que o redliner tinha banido alguem e nao vejo acontecer nada demais
                            Sou assim tão perigoso?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                              1º, as mudanças de oleo não devem ser feitas de 30 em 30.000
                              Podem e devem ser feitas a cada 30.000 km caso a utilização do veículo assim o permita, ou seja,as ditas condições normais.

                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                              2º essa situação dos bronzes das bielas, se não me engano (já cá não tenho o meu para ver), até vem descrita no livro de manutenção!
                              Não vem !

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Podem e devem ser feitas a cada 30.000 km caso a utilização do veículo assim o permita, ou seja,as ditas condições normais.



                                Não vem !
                                Amigo, faça como entender, quanto a mim, e olhe que já vendi muitos carros bem acima dos 200.000 km, faço como disse e não me tenho dado mal.
                                Relativamente à mudança de bronzes nas bielas, estava convencido que vinha no manual, de qualquer das formas já sabia da recomendação da sua mudança, infelizmente só tive conhecimento disso de pois de ter mudado as correias e tensores, quando soube disso ainda pensei que teria sido por isso que paguei tanto por essa revisão (à beira de mil euros) mas afinal, depois de olhar para a factura, não mudaram nada disso.
                                Editado pela última vez por luissousa6; 30 January 2012, 17:08.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Liquidsnake Ver Post
                                  Ele já se foi informar acerca de um motor novo e o melhor preço que lhe fizeram foi 2500€ c/ montagem.
                                  E está à espera de...

                                  (se for usado/recondicionado com garantia o preço também não é mau de todo, embora ainda haja margem para chorar...)


                                  Para fazer render as pipocas... comprem Opel ou CDTIs

                                  Cumps!

                                  Comentário


                                    #47
                                    E mais uma para rir, a Renault só dá um ano de garantia para os motores substituídos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                      Sou assim tão perigoso?
                                      Txi esse post é tão antigo eheh.

                                      Quer dizer, tendo em conta o meu tempo cá no tasco. Lembro-me de ter dito aquilo porque num tópico qualquer tu e o Ruisoad "fizeram" com que mais do que um fossem de férias.

                                      Isto porque eles picaram-se tanto que pronto.
                                      Para mim não és perigoso

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Por esse preço de certeza que não é um motor novo.
                                        Deve ser uma política muito manhosa que eles têm... Vendem motores velhos reparados com garantia de 2 anos...

                                        Conheço quem já tenha trocado numa Laguna, e até ver estão a acabar os 2 anos de garantia e ainda deu problemas. Vamos ver como é depois de acabar a garantia...

                                        Comentário


                                          #50
                                          É verdade que tem que se mudar os bronzes aos 120000km, um vizinho meu ex-mecânico tem um Mégane e já encomendou isso, porque leu na net que costuma dar problemas...

                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                          E mais uma para rir, a Renault só dá um ano de garantia para os motores substituídos.
                                          E para as chaves novas

                                          Comentário


                                            #51
                                            Não acredito muito que se tenha de trocar os bronzes a esses km, mas podem ter defeito nunca se sabe.
                                            Conheço uma 105cv ja passou dos 190 mil/km e continua a andar sem problemas nenhuns, zero problemas e não tem cuidado é esticadelas a frio etc.
                                            E preciso ter sorte ;)

                                            Comentário


                                              #52
                                              Bem vamos por partes!

                                              O motor 1.5 dci 80cv tem turbo fixo
                                              O motor de 100 cv tem geometria variável.
                                              O oleo no 100cv aquece muito mais que o 80cv.

                                              Agora a explicação técnica e ver se toda a gente se aclara na situação do 100cv.

                                              Basta passar no tópico dos óleos ( http://forum.autohoje.com/boxes/335-...dos-oleos.html
                                              ) e perceber que existem muitas diferenças e propriedades entre um 10w40 e 5w40 no que toca a resistências a altas temperaturas.

                                              Um 10w40 nunca na sua vida aguenta 30.000 poderá eventualmente aguentar 15.000, se fizer muita autoestrada.(km vs horas de serviço)
                                              O que passa é que já no final da sua vida útil o óleo cria bastantes resíduos(devido ás altas temperaturas a que está sujeito) (crostas e afins) e ao fim de X quilómetros essas impurezas vão sendo depositadas no cárter.
                                              Ora a bomba de óleo "chupa-o" e arrasta essas impurezas que ficam retidas na rede do "chupador" diminuindo assim o caudal de óleo e não a sua pressão, isto leva a que seja sempre o 4 cilindro a gripar, porque é o que está mais longe da bomba.

                                              Não é um erro de concepção mas sim um erro de manutenção!
                                              O bloco de 100cv deve e recomendo o 5w40 a cada 15.000.
                                              Assim o bloco está sempre limpo e não dá tempo do óleo se queimar criando a nefasta "carbonização"
                                              Daí também provem a carbonização da geometria do turbo porque um óleo demasiado quente/queimado emite mais vapores(entram na admissão via egr)

                                              Ps: Já abri vários blocos 100cv e sei ver muito bem as causas.

                                              Ps2:
                                              A mudança dos bronzes se dá quando o veiculo entra para a revisão e o mecânico detecta o bater das bielas, não é e nem nunca foi parte de serviço de manutenção.
                                              Editado pela última vez por mectec; 02 February 2012, 13:56. Razão: ps2

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                O 1.5 dCi de 100 aqui em casa já passou alegremente os 120.000 km e até ver, nada de nada...
                                                A minha megane tem 75 000 kms e até agora fora os ruidos parasitas, mais nenhum defeito.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Mal de ti se com 75 000 km's estivesses já com problemas...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Ora bem, mais uma Scenic aqui com o motor partido.
                                                    Scenic 1.5 Dci de 105cv de 2004, 198.000 km, com revisões sempre em dia e mãozinhas cuidadosas a conduzir.
                                                    Motor entregou a alma ao criador...
                                                    Começa-se a ouvir um ruido que vai aumentando de intensidade e de repente pára, com aviso de baixa pressão de óleo. É morte subita mesmo.
                                                    Vem-se cá fora, não se vê nada de especial, mas nota-se um cheiro intenso a óleo. Tenta-se colocar a trabalhar, faz ruido do motor de arranque, e ouve-se chocalhar, mas parece que nao tem compressão ou a distribuição partida.

                                                    Colocada na oficina, segue-se o diagnóstico :

                                                    Assim que se retira o resguardo inferior caem bocados de metal. Olha-se um bocadinho mais e vê-se logo um buraco no bloco, na zona frontal um pouco abaixo do filtro de óleo. Motor todo rebentado por dentro.

                                                    Conclusão : Irreparável. Precisa de motor novo.

                                                    Causa : Desgaste das capas dos cilindros provoca folga numa ou mais bielas,que vão acentuando o ruido de funcionamento do motor com o uso e acabam por partir. Quando isso acontece, aquilo lá dentro fica um bocado caótico, e dependendo de onde parte pode fazer chicote contra as paredes do bloco, abrindo buracos, como foi o caso.

                                                    Isto é aparentemente sintoma generalizado, parece que surge com frequência nestes motores.
                                                    Só se pode concluir que isto é material fraco e de fiabilidade duvidosa.

                                                    Precavenham-se.
                                                    Editado pela última vez por JCSPOWER; 18 December 2012, 22:14.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por JCSPOWER Ver Post
                                                      Ora bem, mais uma Scenic aqui com o motor partido.
                                                      Scenic 1.5 Dci de 105cv de 2004, 198.000 km, com revisões sempre em dia e mãozinhas cuidadosas a conduzir.
                                                      Motor entregou a alma ao criador...
                                                      Começa-se a ouvir um ruido que vai aumentando de intensidade e de repente pára, com aviso de baixa pressão de óleo. É morte subita mesmo.
                                                      Vem-se cá fora, não se vê nada de especial, mas nota-se um cheiro intenso a óleo. Tenta-se colocar a trabalhar, faz ruido do motor de arranque, e ouve-se chocalhar, mas parece que nao tem compressão ou a distribuição partida.

                                                      Colocada na oficina, segue-se o diagnóstico :

                                                      Assim que se retira o resguardo inferior caem bocados de metal. Olha-se um bocadinho mais e vê-se logo um buraco no bloco, na zona frontal um pouco abaixo do filtro de óleo. Motor todo rebentado por dentro.

                                                      Conclusão : Irreparável. Precisa de motor novo.

                                                      Causa : Desgaste das capas dos cilindros provoca folga numa ou mais bielas,que vão acentuando o ruido de funcionamento do motor com o uso e acabam por partir. Quando isso acontece, aquilo lá dentro fica um bocado caótico, e dependendo de onde parte pode fazer chicote contra as paredes do bloco, abrindo buracos, como foi o caso.

                                                      Isto é aparentemente sintoma generalizado, parece que surge com frequência nestes motores.
                                                      Só se pode concluir que isto é material fraco e de fiabilidade duvidosa.

                                                      Precavenham-se.
                                                      A serio???? Que cena dantesca...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Mais uma vez se confirma que o uso de óleos impróprios (não respeitando a norma) é um assunto a levar MUITO a sério...

                                                        Normalmente esse motores devem respeitar a norma RN700 ou RN710 sendo óleos de 5W-40 ou 5W-30...

                                                        Usar óleo 10W-40 e com espaços de muda tão grandes...é normal que alguma coisa corra mal...


                                                        Cumprs

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Citando um tópico que criei, vê:
                                                          http://forum.autohoje.com/boxes/1119...tores-dci.html

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                                            Mais uma vez se confirma que o uso de óleos impróprios (não respeitando a norma) é um assunto a levar MUITO a sério...
                                                            Normalmente esse motores devem respeitar a norma RN700 ou RN710 sendo óleos de 5W-40 ou 5W-30...
                                                            Usar óleo 10W-40 e com espaços de muda tão grandes...é normal que alguma coisa corra mal...
                                                            Cumprs
                                                            Como já foi debatido noutro tópico sobre as capas dos dCi, o defeito das capas é devido a um defeito no material das próprias capas que não têm a resistência ao desgaste que deviam ter.

                                                            Li aqui muitas teorias sobre o óleo - Todas erradas! : O óleo é o maior contributo para a performance e longevidade do motor, e cumprir as especificações do fabricante é um princípio básico.

                                                            O Vipauer fala e bem do respeito da norma RN0710 (ou RN0700 se <100cv e intervalos de 20.000km).

                                                            O facto de ser um 10w40 pode não dizer nada... pois até pode cumprir a norma RN0710 e como tal fazer as revisões a 30kkm.
                                                            Um 10w-40 que cumpre a norma RN0710:
                                                            Wolf Oil - Products - Products

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                                              Usar óleo 10W-40 e com espaços de muda tão grandes...é normal que alguma coisa corra mal...
                                                              O problema das capas de bielas não é agravado pelo tipo de óleo usado ou espaçamento entre revisões. Nem sequer é sintoma de uma versão em concreto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X