Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qualquer óleo mineral serve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por After Ver Post
    O facto de opinares leva a entender que percebes do assunto o que realmente não me parece, de todo! Não vou estender muito a conversa, poderia confrontar-te com muitos factos que provam que estas errado apenas te digo que em todos os carros cá de casa existem várias graduações que a marca deixa o cliente optar mas depois surge sempre um aviso a dizer que o recomendado é o 5w30, isto em 3 carros de 2 marcas diferentes.
    Novamente, sugiro-te que mandes esse teu conhecimento para os fabricantes de automóveis, já que parecem não saber o que sabes.

    A mim não tens de mostrar absolutamente nada, pois estamos apenas a trocar opiniões e eu nunca disse em lado nenhum que sou algum entendido em óleo.

    No entanto, gostaria de ver explicações técnicas com provas de testes independentes a óleos que demonstrem na realidade como eles se comportam nas diversas situações.

    Aliás, é algo que eu tenho bastante curiosidade em aprender.

    Mas para eu aprender, necessito de ver/ler sobre quem realmente é profunda e indubitavelmente entendido em óleos, e digo isto com toda a humildade.

    Se tu tens nos manuais dos teus carros um óleo recomendado (como escreveste), então é esse que deves usar.

    No entanto, garanto-te (e posso inclusivamente mandar-te os pdf) que os manuais de serviço/oficina da Honda dos veículos que tenho não recomendam nenhuma viscosidade em particular, excepto a graduação em função das temperaturas e a classificação API.

    A Audi já tem indicações muito claras sobre o assunto, desde normas a viscosidade.

    Aguardo as explicações detalhadas de cada componente do óleo, e os testes independentes com avaliação do desgaste que cada motor sofreu nas mesmas condições de utilização em função dos diversos óleos utilizados, e de como os óleos preconizados pelos fabricantes prejudicam os motores.

    Eu já pesquisei um bocado sobre as TDS dos óleos, mas fiquei com diversas questões. Se me conseguires ajudar a entendê-las, eu agradeço-te.

    Um abraço
    Editado pela última vez por rca33; 21 May 2010, 21:54.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Novamente, sugiro-te que mandes esse teu conhecimento para os fabricantes de automóveis, já que parecem não saber o que sabes.

      A mim não tens de mostrar absolutamente nada, pois estamos apenas a trocar opiniões e eu nunca disse em lado nenhum que sou algum entendido em óleo.

      No entanto, gostaria de ver explicações técnicas com provas de testes independentes a óleos que demonstrem na realidade como eles se comportam nas diversas situações.

      Aliás, é algo que eu tenho bastante curiosidade em aprender.

      Mas para eu aprender, necessito de ver/ler sobre quem realmente é profunda e indubitavelmente entendido em óleos, e digo isto com toda a humildade.

      Se tu tens nos manuais dos teus carros um óleo recomendado (como escreveste), então é esse que deves usar.

      No entanto, garanto-te (e posso inclusivamente mandar-te os pdf) que os manuais de serviço/oficina da Honda dos veículos que tenho não recomendam nenhuma viscosidade em particular, excepto a graduação em função das temperaturas e a classificação API.

      A Audi já tem indicações muito claras sobre o assunto, desde normas a viscosidade.

      Aguardo as explicações detalhadas de cada componente do óleo, e os testes independentes com avaliação do desgaste que cada motor sofreu nas mesmas condições de utilização em função dos diversos óleos utilizados, e de como os óleos preconizados pelos fabricantes prejudicam os motores.

      Eu já pesquisei um bocado sobre as TDS dos óleos, mas fiquei com diversas questões. Se me conseguires ajudar a entendê-las, eu agradeço-te.

      Um abraço
      Como já disse no início do outro post já sabia qual a reacção que me esperaria e não me enganei. Cada um faz o que quer e faz as coisas como acha que são melhores.

      Comentário


        #93
        Nos meus carros faço assim, se a marca recomenda 10 w40 é o que eu meto, agora a marca do oleo nao ligo tanto faz que seja ford, bp, gm, selenia, qualquer um serve. tento ´+e usar sempre a mesma marca quando possivel

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por After Ver Post
          Como já disse no início do outro post já sabia qual a reacção que me esperaria e não me enganei. Cada um faz o que quer e faz as coisas como acha que são melhores.
          Digo-te só uma coisa:

          - Quando eu estou efectivamente certo do que estou a dizer numa área que domino bem (que não é o caso neste assunto), eu explico por A+B os motivos das minhas afirmações, fundamentadas com artigos técnicos que os comprovam.

          É isso que eu espero ver um dia sobre esta questão dos óleos, mas está a parecer-me claro que não será contigo que vou ver esta questão esclarecida, porque ou tens um conhecimento gigantesco que não queres partilhar por algum motivo, ou tens generalidades de experiências avulso com a validade que isso representa...

          Uma coisa podes verificar por ti mesmo, e é o facto de nenhuma das tuas intervenções neste tópico terem qualquer conteúdo.

          Numa coisa eu estou plenamente de acordo contigo: cada um faz o que quer e do modo que acha melhor.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Digo-te só uma coisa:

            - Quando eu estou efectivamente certo do que estou a dizer numa área que domino bem (que não é o caso neste assunto), eu explico por A+B os motivos das minhas afirmações, fundamentadas com artigos técnicos que os comprovam.

            É isso que eu espero ver um dia sobre esta questão dos óleos, mas está a parecer-me claro que não será contigo que vou ver esta questão esclarecida, porque ou tens um conhecimento gigantesco que não queres partilhar por algum motivo, ou tens generalidades de experiências avulso com a validade que isso representa...

            Uma coisa podes verificar por ti mesmo, e é o facto de nenhuma das tuas intervenções neste tópico terem qualquer conteúdo.

            Numa coisa eu estou plenamente de acordo contigo: cada um faz o que quer e do modo que acha melhor.
            Andas no tópico a opinar a opinião dos outros, eu faço-te umas questões e não me respondes como deve de ser a uma única questão e eu vou ter que responder às tuas? Quanto à parte dos artigos técnicos não sei o que andas à procura mas tens as fichas de segurança de todos os produtos na net e também a recomendação online dos fabricantes de óleos, em programas do tipo autodata também vem lá tudo explicadinho, se estás a pensar que vais encontrar alguma review sobre óleos podes esperar sentado. Agora cada um só faz asneira se quiser, se não quiser é fácil fazer as coisas como devem de ser.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por After Ver Post
              Andas no tópico a opinar a opinião dos outros, eu faço-te umas questões e não me respondes como deve de ser a uma única questão e eu vou ter que responder às tuas? Quanto à parte dos artigos técnicos não sei o que andas à procura mas tens as fichas de segurança de todos os produtos na net e também a recomendação online dos fabricantes de óleos, em programas do tipo autodata também vem lá tudo explicadinho, se estás a pensar que vais encontrar alguma review sobre óleos podes esperar sentado. Agora cada um só faz asneira se quiser, se não quiser é fácil fazer as coisas como devem de ser.
              Meu caro,

              Tu só disseste coisas vagas neste tópico, enquanto eu dei alguns exemplos concretos do que os fabricantes pedem para lubrificação, e de como isso varia de carro para carro.

              Mas honestamente não vou perder mais tempo contigo, pois claramente contigo não vou aprender nada.

              Volta lá atrás e vê quem opinou sobre o quê.

              Um abraço e bom fim-de-semana.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                No entanto, garanto-te (e posso inclusivamente mandar-te os pdf) que os manuais de serviço/oficina da Honda dos veículos que tenho não recomendam nenhuma viscosidade em particular, excepto a graduação em função das temperaturas e a classificação API.

                A Audi já tem indicações muito claras sobre o assunto, desde normas a viscosidade.
                Ou seja... tens aí a resposta às tuas duvidas, mas continuas com duvidas

                A diferença entre esses dois está apenas... na forma como a informação é disponibilizada. Ou seja dizem o mesmo... mas de forma diferente



                Em suma, relativamente ao tema do tópico, a resposta correcta é, não. Não é qq óleo que serve, nem muito menos qq óleo mineral.

                Comentário


                  #98
                  Dei uma olhada em alguns manuais de automóveis mais recentes, de vários fabricantes diferentes. Que eu me lembre, nenhum faz menção ao óleo ser mineral ou sintético. A idéia que isso passa é que ser o óleo mineral ou sintético não faz a menor diferença.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                    Dei uma olhada em alguns manuais de automóveis mais recentes, de vários fabricantes diferentes. Que eu me lembre, nenhum faz menção ao óleo ser mineral ou sintético. A idéia que isso passa é que ser o óleo mineral ou sintético não faz a menor diferença.
                    Carros recentes, óleo sintético. Provavelmente não mencionam por não fazer sentido

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                      Carros recentes, óleo sintético.
                      É uma lei? Onde está escrito isso?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                        Dei uma olhada em alguns manuais de automóveis mais recentes, de vários fabricantes diferentes. Que eu me lembre, nenhum faz menção ao óleo ser mineral ou sintético. A idéia que isso passa é que ser o óleo mineral ou sintético não faz a menor diferença.
                        Se a diferença não é nenhuma opta sempre pelo mais barato, só ficas a ganhar na carteira, ou então não...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                          É uma lei? Onde está escrito isso?
                          É a lei do bom senso mas cada um faz como quer.

                          Até podes colocar óleo Fula, é teu.

                          Só espero é que faças mesmo isso e depois tenhas coragem de vir aqui contar como ficaste com o motor agarrado ou então quando comprares um carro usado que te calhe um vindo de uma pessoa igual a ti.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                            Dei uma olhada em alguns manuais de automóveis mais recentes, de vários fabricantes diferentes. Que eu me lembre, nenhum faz menção ao óleo ser mineral ou sintético. A idéia que isso passa é que ser o óleo mineral ou sintético não faz a menor diferença.
                            Originalmente Colocado por After Ver Post
                            Se a diferença não é nenhuma opta sempre pelo mais barato, só ficas a ganhar na carteira, ou então não...



                            É que nem adianta. Mas lá está, cada um sabe de si. Que meta mineral ou sintético ou assim-assim.
                            Quando vai comprar mercearias tb deve ir sempre pelo mais barato. O médico recomenda comer fruta... mas não especificou nem qual nem a proveniência. Portantos qq uma serve!

                            Comentário


                              Vivendo e aprendendo. A Fiat do Brasil, no manual do Palio, Siena e Strada de 2004, especifica expressamente óleo sintético e semi-sintético, mas só toca na norma API, nada de norma SAE.
                              E em outra página recomenda os óleos comerciais da Selenia, marca que é de sua propriedade, só agora falando em viscosidade.
                              Meio confuso. Pode dar margem a diferentes interpretações.


                              http://666kb.com/i/bjqmohi87yeligb5e.jpg

                              http://666kb.com/i/bjqmppgx9dct8e99u.jpg
                              Editado pela última vez por Tonhovsk; 02 June 2010, 16:43.

                              Comentário


                                Já para o novíssimo motor do Novo Uno, a Fiat foi além: nem o semi-sintético aceita mais, só o sintético. E agora sim, especificou também a norma SAE, só indica o 5W30.
                                Agora não há margem para dúvidas.

                                Páginas de Uno 2010.pdf - DivShare

                                Comentário


                                  Eu conheço alguns artistas que meteram, óleo mineral em motores TDI do grupo VAG e fizeram as mudas na quilometragem recomendada para o óleo sintético, uns milhares de kms depois alguns componentes deram o peido mestre, mas lá está cada qual sabe de si

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                    É uma lei? Onde está escrito isso?
                                    Não é lei mas é o que se usa no mundo actual, no que aufere ao mundo automóvel

                                    Comentário


                                      Alguém conhece algum comparativo de desgaste do motor entre óleos mineral e sintético?
                                      Essa matéria é interessante, mas no final, deixa dúvidas ao leitor:

                                      Synthetic Versus Conventional Oil- Car Craft Magazine

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                        Alguém conhece algum comparativo de desgaste do motor entre óleos mineral e sintético?
                                        Essa matéria é interessante, mas no final, deixa dúvidas ao leitor:

                                        Synthetic Versus Conventional Oil- Car Craft Magazine

                                        Não li isso mas é lógico que num carro actual, não vamos usar óleos minerais...

                                        Comentário


                                          E por que não? Se o fabricante recomenda uma tal viscosidade, uma certa classificação API, mas não especifica se mineral ou sintético, eu usaria o mineral: até quatro vezes mais barato, segundo consta.

                                          Comentário


                                            Continua lá na tua cruzada pelo óleo mineral que cá nós vamos continuar a usar os nossos sintéticos e semi-sintéticos e dormir descansados....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                              E por que não? Se o fabricante recomenda uma tal viscosidade, uma certa classificação API, mas não especifica se mineral ou sintético, eu usaria o mineral: até quatro vezes mais barato, segundo consta.
                                              Não estou a perceber bem a tua dúvida.

                                              Relativamente a "qualquer mineral servir" para qualquer carro, só um tolo é que diz isso!
                                              Muitos motores têm requisitos de óleo específicos, e posso dar-te rapidamente dois exemplos:

                                              - No motor 1.9 TDI de injector-bomba, o óleo tem determinadas especificações rígidas para proteger os injectores;

                                              - No motor 2.0 TDI com fap, foi criada uma nova especificação (compatível com a anterior) por necessidade de protecção da FAP;


                                              Em qualquer dos casos, o índice de viscosidade destes óleos nunca permitiria utilizar um óleo mineral, pelo que nem obecede à norma exigida nem à viscosidade.

                                              Se tens no manual do carro indicações sobre o óleo a utilizar, é esse que deves usar (ou superior), seja ele sintético, semi-sintético ou mineral.

                                              Dado que a superioridade dos óleos sintéticos é globalmente reconhecida, estarás a colocar um óleo melhor do que quando colocas um mineral, ainda que possa objectivamente ser complexo avaliar o resultado prático no mundo real (os Mercedes 190D que fizeram 1.000.000 km não andavam com sintético de certeza).

                                              Ou seja, aquilo que o fabricante do carro diz no manual pode ser uma exigência (como os casos VAG que apontei) ou um requisito mínimo (as tais classificações API). Digo mínimo porque podes colocar um API SL num carro que exija API SG, ao passo que não podes colocar um API SL ou SM num VW 505.01.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                                E por que não? Se o fabricante recomenda uma tal viscosidade, uma certa classificação API, mas não especifica se mineral ou sintético, eu usaria o mineral: até quatro vezes mais barato, segundo consta.
                                                Vou tentar tornar a coisa mais simples, vai ao manual do carro e vês a norma que o contrutor diz que se deve de usar.
                                                No meu, tenho de usar VW 507.00, encontras óleo que respeite esta normal mineral ?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Relativamente a "qualquer mineral servir" para qualquer carro, só um tolo é que diz isso!
                                                  Certa vez o óleo baixou muito no meu ex Peugeot 405, já bastante rodado. Liguei pro meu mecânico perguntando que tipo de óleo deveria usar para completar o nível. E ele disse: pode comprar qualquer óleo mineral.
                                                  Completamente leigo no assunto, saí perguntando nos postos de gasolina se eles vendiam o tal óleo mineral, todo orgulhoso do meu Peugeot usar esse tipo de óleo. Imaginava que era um óleo superior à média, como a água mineral em relação á água de torneira.
                                                  Foi baseado nessa história que criei o título desse tópico, tentando também é claro chamar a atenção e provocar uma discussão a respeito do tema.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                                    . . .
                                                    Foi baseado nessa história que criei o título desse tópico, tentando também é claro chamar a atenção e provocar uma discussão a respeito do tema.
                                                    Bem, é pertinente que se discuta o tema, há pessoal que vai ao hiper mercado vê a lata de 4L do mineral a digamos 20€, vê um litro de sintético a 20€ e toca de enfiar mineral

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
                                                      Vou tentar tornar a coisa mais simples, vai ao manual do carro e vês a norma que o contrutor diz que se deve de usar.
                                                      No meu, tenho de usar VW 507.00, encontras óleo que respeite esta normal mineral ?
                                                      O que diz exatamente a norma? Não consigo encontrá-la na Internet de jeito nenhum.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                                        O que diz exatamente a norma? Não consigo encontrá-la na Internet de jeito nenhum.
                                                        Usas Gasolina de 95 octanas num avião?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                                          O que diz exatamente a norma? Não consigo encontrá-la na Internet de jeito nenhum.
                                                          Não consegues encontrar porque não queres, queres é reinar aqui com o pessoal todo mas mesmo assim vou-te mostrar para ver o que dizes:

                                                          http://my-gti.com/wp-content/uploads...ngine_oils.pdf

                                                          Volkswagen Oils (504.00 and 507.00) | my-gti.com



                                                          Edit:

                                                          "SPECIFIC 504.00 507.00 SAE

                                                          Lubrificante para Motores Gasolina e Diesel
                                                          EURO IV 100% SINTÉTICO


                                                          Aplicações

                                                          Lubrificante sintético especialmente desenvolvido para motores recentes do Grupo VAG (Volkswagen, Audi, SEAT, Skoda), equipados com motores que respondam às especificações de descontaminação da EURO IV e que exijam lubrificantes com baixos teores de Enxofre, Fósforo e Cinzas Sulfatadas.


                                                          Especificações
                                                          Normas: ACEA A3/B4/C3 - API SL/CF
                                                          Homologações: VW 504.00 / 507.00


                                                          Os motores que respondem às normas anticontaminantes são equipados com sistemas de tratamento de gases altamente sensíveis:

                                                          O Enxofre (S) e o Fósforo (P) inibem o funcionamento do catalisador e podem danificar os blocos catalíticos produzindo uma descontaminação ineficaz.
                                                          As cinzas sulfatadas obstruem os filtros de partículas: produzem um aumento na operação de limpeza, aumentando o consumo de combustível com perda no rendimento do motor.
                                                          A Volkswagen desenvolveu a Norma 504.00 / 507.00 para lubrificantes de baixo conteúdo de Enxofre, Fósforo e Cinzas Sulfatadas compatíveis com os sistemas de pós-tratamento de gases. Estes lubrificantes assim aprovados permitem maior intervalo para a troca, determinado pelo computador de bordo do veículo.


                                                          Conselhos de utilização

                                                          Troca do óleo: de acordo com as determinações do fabricante e segundo sua utilização.


                                                          Características técnicas

                                                          Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-30 Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.848 Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 11.7 mm²/s Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 72.3 mm²/s Índice de Viscosidade ASTM D2270 157 Ponto de Fluidez ASTM D97 -39°C Ponto de Fulgor ASTM D92 242°C TBN ASTM D 2896 7.2 mg KOH/g
                                                          Editado pela última vez por After; 08 June 2010, 22:09.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                            Não consegues encontrar porque não queres, queres é reinar aqui com o pessoal todo mas mesmo assim vou-te mostrar para ver o que dizes:
                                                            Eu não entendi o que você quis dizer com essa frase (reinar aqui com o pessoal: algum brasileiro podia traduzir pra mim), mas espero que não seja nada grave.
                                                            Quando eu disse que não encontrei a norma na Internet, não estava brincando, não encontrei mesmo: coloquei no Google "VW 507.00", veio tudo quanto é citação da norma, menos a própria. Tanto que com relação aos dois links que você postou, um é uma lista de óleos homologados pela VW, o outro remete a uma página (que eu já tinha visitado) que a princípio não apresenta a norma 507.00.

                                                            Esse texto todo que vem abaixo do seu Edit, trata-se do que mesmo? Parece a apresentação de um óleo que atende à norma da Volkswagen.

                                                            Não se impaciente, não estou querendo "reinar com o pessoal todo", seja lá o que isso signifique, estou apenas querendo discutir, trocar idéias, trocar experiências, aprender. Pra isso servem os forums.

                                                            Um abraço

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                                              Certa vez o óleo baixou muito no meu ex Peugeot 405, já bastante rodado. Liguei pro meu mecânico perguntando que tipo de óleo deveria usar para completar o nível. E ele disse: pode comprar qualquer óleo mineral.
                                                              Completamente leigo no assunto, saí perguntando nos postos de gasolina se eles vendiam o tal óleo mineral, todo orgulhoso do meu Peugeot usar esse tipo de óleo. Imaginava que era um óleo superior à média, como a água mineral em relação á água de torneira.
                                                              Foi baseado nessa história que criei o título desse tópico, tentando também é claro chamar a atenção e provocar uma discussão a respeito do tema.
                                                              Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                                              Eu não entendi o que você quis dizer com essa frase (reinar aqui com o pessoal: algum brasileiro podia traduzir pra mim), mas espero que não seja nada grave.
                                                              Quando eu disse que não encontrei a norma na Internet, não estava brincando, não encontrei mesmo: coloquei no Google "VW 507.00", veio tudo quanto é citação da norma, menos a própria. Tanto que com relação aos dois links que você postou, um é uma lista de óleos homologados pela VW, o outro remete a uma página (que eu já tinha visitado) que a princípio não apresenta a norma 507.00.

                                                              Esse texto todo que vem abaixo do seu Edit, trata-se do que mesmo? Parece a apresentação de um óleo que atende à norma da Volkswagen.

                                                              Não se impaciente, não estou querendo "reinar com o pessoal todo", seja lá o que isso signifique, estou apenas querendo discutir, trocar idéias, trocar experiências, aprender. Pra isso servem os forums.

                                                              Um abraço
                                                              Tb já percebi o que andas aqui a fazer...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X