Boas, adquiri recentemente um Fiesta 1.25 Zetec de 97 e quando o carro está frio tenho dificuldades em o pôr a trabalhar sem carregar no acelerador. Depois de estar a trabalhar ( ainda frio ) se eu carrego no acelerador com alguma rapidez ele começa a engasgar-se até que acaba por se ir a baixo e a unica solução para conseguir fazer subir as rotações é carregar muito suavemente no acelerador. Em andamento se eu quero que ele ande tenho que carregar de forma errática no acelerador. Quando o carro já está quente isto deixa de acontecer, ou pelo menos é muito menos perceptível. Será o ISCV, MFA, ECU, o sensor lambda ou algum tudo de vacum roto? Obrigado
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Fiesta mk4 1.25 vai a baixo quando acelero.
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Ai é que está, as velas são relativamente recentes. O carro já fazia isto à algum tempo e entretanto foi ao mecânico e gastei quase 300€ em peças e mão de obra e agora está outra vez na mesma. Creio que se fossem as velas ele a quente também falhava. Assim que o consigo pôr a trabalhar ele sobe respentinamente para a 2000rpm depois cai para as 1000rpm e fica com um trabalhar +- certo, mas assim que toco no pedal do acelerador ele começa a ir-se a baixo. Hoje até deixei a bateria desligado durante a noite para tentar fazer um reset à ECU.
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Já desmontei o MAF ( medidor de massa de ar ) e agora o carro a frio já acelera sem se engasgar mas em compensação as rotações ao relanti estão sempre a oscilar entre as 700 e as 1000. Quanto as velas são umas FoMoCo (AYFS22CB). Eu não encontro grande sujidade no MAF e só e ao olhar lá para dentro só vejo 2 componentes que se assemelham a duas resistências. Sugestões?! Será mesmo do MAF?
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Deverá estar no corpo de injecção ou perto.
Mas faz uma coisa, desliga o carro da bateria. Deixa estar para ai uns 20 minutos assim. Depois liga tudo para ver.
Isto é para o caso da centralina ter algum erro, acabar por fazer um "reset".Editado pela última vez por nto; 29 June 2010, 19:26.
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Ainda não mexi na borboleta porque agora ainda tenho que comprar aquele spray de limpeza de carburadores para limpar o MAF, pois uma das resistencias aparenta estar com resíduos. Só ainda não tratei disso porque infelizmente aqui em Coimbra não consegui comprar isso em lado nenhum, só encontrei no roady da Figueira da Foz. Para limpar o MAF só mesmo com o tal spray não é?! Ou há alguma coisa alternativa?
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Por tanto ora la vamos ver , era para dizer MAF mas ja a limpaste e deu resultados , agora ve se mudas essas velas e metes uma motorcraft super ou platina , ve os tubos de vacuo se estao em condiçoes e os sensores que falaram aqui , e de certeza que isso passa num instante
Que oleo meteste ?
abcs
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Ora bem, ontem limpei o MAF (estava cheio de residuos), depois limpei a IACV (controlador das baixas) e montei tudo. Impecável, ainda fez uns soluços mas assim ke eu acelerei as rpm's começaram a subir. Infelizmente quando o fui testar de tarde já estava quase na mesma. O ponteiro já não assinala combustível e pois isso podem ter ido alguns detritos para o filtro da gasolina, alguém me sabe dizer onde ele está localizado? É verdade os cabos das velas têm alguns meses e o óleo também mas já não me lembro qual meti uma vez que foi o artista do mecânico que fez isso, e muito mais sem qualquer resultado. Obrigado
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Originalmente Colocado por Hugo206 Ver PostOra bem, ontem limpei o MAF (estava cheio de residuos), depois limpei a IACV (controlador das baixas) e montei tudo. Impecável, ainda fez uns soluços mas assim ke eu acelerei as rpm's começaram a subir. Infelizmente quando o fui testar de tarde já estava quase na mesma. O ponteiro já não assinala combustível e pois isso podem ter ido alguns detritos para o filtro da gasolina, alguém me sabe dizer onde ele está localizado? É verdade os cabos das velas têm alguns meses e o óleo também mas já não me lembro qual meti uma vez que foi o artista do mecânico que fez isso, e muito mais sem qualquer resultado. Obrigado
O filtro de gasolina deverá estar perto das saída do depósito de combustivel.
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