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Pasta amarela misturada com o oleo, avaria? Clio II 1.2 16v - RESOLVIDO pag3

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    Pasta amarela misturada com o oleo, avaria? Clio II 1.2 16v - RESOLVIDO pag3

    Boas.

    Fui repor o nível de óleo no motor e reparei nesta cena amarela como podem ver na imagem, já me disseram que é presença de água no óleo, poderá ser sinal de junta da cabeça/ cabeça do motor rachada?

    O nível do líquido de refrigeração está abaixo do mínimo...

    Tenho notado também um chocalhar na zona da correia de distribuição, que é mais audível quando ligo o motor, mas ainda se nota qualquer coisa ao ralenti, que poderá ser isto?


    Imagem169.jpg


    Editado pela última vez por CM; 15 August 2010, 19:59.

    #2
    PArece-me claramente que tens água misturada com o óleo. Oficina com isso, Urgentemente!

    Comentário


      #3
      Bem vindo ao clube!

      Comentário


        #4
        Esse clio é de que ano? gasolina ou gasóleo?

        Tem qts km?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JOTAONE1 Ver Post
          Esse clio é de que ano? gasolina ou gasóleo?

          Tem qts km?
          "Clio II 1.2 16v

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JOTAONE1 Ver Post
            Esse clio é de que ano? gasolina ou gasóleo?

            Tem qts km?
            1.2 16v de 2005 com 73000km.

            Comentário


              #7
              E essa tampinha que tens na mão, que a foto mostra, não será antes a tampa do radiador???

              Foste repor o nivel de óleo à tampa do radiador?!?!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JOTAONE1 Ver Post
                E essa tampinha que tens na mão, que a foto mostra, não será antes a tampa do radiador???

                Foste repor o nivel de óleo à tampa do radiador?!?!
                Obrigado por me fazeres rir agora.

                É mesmo do motor, vê uma foto mais antiga:



                Comentário


                  #9
                  Ó rapaz, eu é que tenho o queima juntas e a ti é que te acontece isso?

                  Parece-me também que tens água misturada no óleo, claramente.

                  É provável que seja a junta, sim. Quanto à cabeça rachada, não penses já nisso.

                  PS- Ele não pega a 3 cilindros?

                  Comentário


                    #10
                    O do meu irmão fez a mesma coisa, foi ao mecânico, e este disse-lhe que era humidade no óleo, isto porque ele anda pouco com o carro. Passando uns tempos a humidade desapareceu.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                      Ó rapaz, eu é que tenho o queima juntas e a ti é que te acontece isso?

                      Parece-me também que tens água misturada no óleo, claramente.

                      É provável que seja a junta, sim. Quanto à cabeça rachada, não penses já nisso.

                      PS- Ele não pega a 3 cilindros?
                      Este Clio está-me a sair a "lição de mecânica" parte 2... Logo agora que estava com ideias de o substituir.

                      Quanto ao pegar, antes de ter reposto o nível de óleo, ele andava ligeiramente irregular a frio, agora está a responder muito bem.

                      Comentário


                        #12
                        Então a explicação do Tux é plausível, até porque julgo já ter visto o mesmo acontecer num Clio III de plena saúde.

                        Vê a cor do óleo. Vê se te parece mais clara do que o normal. Mais, o nível do óleo subiu?

                        Comentário


                          #13
                          E de onde vem a "humidade" que vai parar ao óleo, ainda mais nesta altura do ano?

                          Comentário


                            #14
                            ja li em algum lado que isso as vezes aparece da qualidade do óleo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                              E de onde vem a "humidade" que vai parar ao óleo, ainda mais nesta altura do ano?
                              Geralmente aparece quando o motor arrefece, isto porque o motor ao ficar frio absorve ar que pode ter humidade por condensação.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                Geralmente aparece quando o motor arrefece, isto porque o motor ao ficar frio absorve ar que pode ter humidade por condensação.
                                Então isso vai acontecer sempre e teoricamente poderia acontecer com todos os motores...

                                Comentário


                                  #17
                                  Humidade é impossível, o carro anda todos os dias. E fica na rua, ao sol.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como está a água?

                                    Comentário


                                      #19
                                      No caso de ser mesmo líquido de refrigeração a passar para o motor, não seria de esperar diferenças no funcionamento do motor e performances?

                                      É que o motor está-se a portar muito bem, os 75cv estão lá todos, o indicador de temperatura do motor não sobe mais do que o normal e as médias de combustível estão boas, à volta de 6.2/6.3l aos 100km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fui agora ao carro ver melhor o líquido de refrigeração e o cenário está mau...

                                        No depósito o nível está abaixo do mínimo e o líquido parece mais espesso (abanei um bocado o carro e ele mal se mexeu), a cor é castanho claro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então tudo aponta para a junta da cabeça, está a deixar passar água!

                                          Incrivel, num carro tão recente e pouco rodado, uma avaria desse "calibre" e com a assistência toda realizada na marca.

                                          Enfim, eu não deixava passar a situação em branco, ou apertava com a Renault (isso não deve ser barato) ou trocava.

                                          Já agora, o que queres dizer com lição de mecanica parte 2? Tem-te dado stresses?
                                          E a parte 1? Foi outro carro??

                                          Cumpts e boa sorte.

                                          PS: Vai é buscar o Ibiza FR 2.0 TDI pá.

                                          Comentário


                                            #22
                                            CM, não te preocupes. É normal se o teu carro cumprir os seguintes requisitos:

                                            -curtas distancias;
                                            -líquido de refrigeração ao nível;


                                            Se, ainda assim, estiveres preocupado, passa pelos foruns de twingos e clios que usam este motor (d4f-k) e verás que não é motivo de alarme. Não te vou dizer que o Clio de cá de casa faz o mesmo, senão começam já a lançar o boato de que estes motores queimam juntas. (mas se quiseres digo-te isso por PM)

                                            Nisto, só acho estranho só teres reparado nessa nhanha agora. Ela forma-se mais em tempo de inverno. Experimenta limpar isso com um pano e ver quando volta aparecer.

                                            Edit: Verifica novamente o nível do líquido a quente. Verás que estará certamente acima do mínimo. Num carro com 5 anos, é natural que nunca tenham feito reatestos e o líquido que a Renault usa é acastanhado e cheira mal que tresanda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                              Fui agora ao carro ver melhor o líquido de refrigeração e o cenário está mau...

                                              No depósito o nível está abaixo do mínimo e o líquido parece mais espesso (abanei um bocado o carro e ele mal se mexeu), a cor é castanho claro.

                                              Pois, era o que eu ia perguntar.

                                              Para que passe líquido do radiador para o óleo, o nível deste (primeiro) tinha de descer.


                                              O carro nunca aqueceu demais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                Então tudo aponta para a junta da cabeça, está a deixar passar água!

                                                Incrivel, num carro tão recente e pouco rodado, uma avaria desse "calibre" e com a assistência toda realizada na marca.

                                                Enfim, eu não deixava passar a situação em branco, ou apertava com a Renault (isso não deve ser barato) ou trocava.

                                                Já agora, o que queres dizer com lição de mecanica parte 2? Tem-te dado stresses?
                                                E a parte 1? Foi outro carro??

                                                Cumpts e boa sorte.

                                                PS: Vai é buscar o Ibiza FR 2.0 TDI pá.
                                                Infelizmente a revisão dos 60mil foi fora da marca, esperava poupar uns trocos, mas depois do que paguei nunca mais.

                                                A parte 1 foi outro carro, um Ford Fiesta 1.3 de 95, a novela consta no arquivo do fórum.

                                                Ando de olho é em Golf's V tdi, já tive a ler o tópico dos Golf's. Está lá um excelente trabalho teu, muito boa informação por lá.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não te preocupes isso é normal é da qualidade de oleo que usas, na carrinha do meu pai é igual, certamente deve ser da mesma marca que o da carrinha do meu pai, (mas sinceramente não sei qual é a marca do oleo é o mecanico que o mete) isso são os vapores de oleo ai acumulados.

                                                  E se o teu nivel de agua baixou muito tens que ver onde tens a fuga de agua nem sempre é a junta da colaça, ela pode sair por varios sitios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tjose Ver Post
                                                    CM, não te preocupes. É normal se o teu carro cumprir os seguintes requisitos:

                                                    -curtas distancias;
                                                    -líquido de refrigeração ao nível;


                                                    Se, ainda assim, estiveres preocupado, passa pelos foruns de twingos e clios que usam este motor (d4f-k) e verás que não é motivo de alarme. Não te vou dizer que o Clio de cá de casa faz o mesmo, senão começam já a lançar o boato de que estes motores queimam juntas. (mas se quiseres digo-te isso por PM)

                                                    Nisto, só acho estranho só teres reparado nessa nhanha agora. Ela forma-se mais em tempo de inverno. Experimenta limpar isso com um pano e ver quando volta aparecer.

                                                    Edit: Verifica novamente o nível do líquido a quente. Verás que estará certamente acima do mínimo. Num carro com 5 anos, é natural que nunca tenham feito reatestos e o líquido que a Renault usa é acastanhado e cheira mal que tresanda.
                                                    Só fico preocupado se ficar apeado, até lá só estou chateado com este chasso.

                                                    Só reparei agora porque tive de repor o nível do óleo e o depósito do líquido de refrigeração visto de fora parece que o líquido está no nível correcto, afinal não..

                                                    Amanhã passo na Renault, se não ficar logo lá vou estar atento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RuiR Ver Post
                                                      Não te preocupes isso é normal é da qualidade de oleo que usas, na carrinha do meu pai é igual, certamente deve ser da mesma marca que o da carrinha do meu pai, (mas sinceramente não sei qual é a marca do oleo é o mecanico que o mete) isso são os vapores de oleo ai acumulados.

                                                      E se o teu nivel de agua baixou muito tens que ver onde tens a fuga de agua nem sempre é a junta da colaça, ela pode sair por varios sitios.
                                                      Da qualidade de óleo não é de certesa, o motor usa Elf Evolution SXR 5W30, talvez o melhor óleo para este motor. Comprado por mim.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando mudaste o óleo e que verificações do nível lhe fizeste, já agora. (Esqueci-me de perguntar isto no outro post).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                                          Fui agora ao carro ver melhor o líquido de refrigeração e o cenário está mau...

                                                          No depósito o nível está abaixo do mínimo e o líquido parece mais espesso (abanei um bocado o carro e ele mal se mexeu), a cor é castanho claro.
                                                          Daí ter perguntado como estava a água.

                                                          Usas líquido de refrigeração? Ou puseste água da torneira? A cor castanha espessa é mau sinal...Deve ser a junta. Aproveita enquanto o problema é ligeiro e mete-o na oficina

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tjose Ver Post
                                                            Quando mudaste o óleo e que verificações do nível lhe fizeste, já agora. (Esqueci-me de perguntar isto no outro post).
                                                            Com o motor frio vi na vareta e no painel. Na vareta estava a meio e no painel estava com menos 2 traços. Meti o resto que tinha na embalagem +-0.5l.

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