Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mégane 2010 Revisão prematura

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por After Ver Post
    Essa lei está indicada onde?
    Mas eu disse que existia alguma lei?

    Já faltou mais para o uso de biodegradáveis nos automóveis, acho graça falarem tanto de emissões e ninguém falar dos lubrificantes, a água é essencial à vida e por cada litro de óleo usado desnecerrariamente significa várias dezenas de água contaminada.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
      Sem querer entrar em guerras desnecessárias, só gostava de saber o porquê de tal afirmação... o óleo usado não é devidamente tratado?
      Devidamente tratado?

      Para já, e falando só da Europa e EUA, só nas nossas cabeças é que ficamos com a impressão que fica tudo bem e ele desaparece qual conto de fadas. Só para teres uma ideia, só no nosso país o óleo tratado equivale apenas a 30% do que é vendido novo!!! Onde vai parar o outro?
      Para cada porção de óleo, necessitas de pelo menos 10 porções de água e quimicos bem agressivos só para retirares retritos que nos matam, volto a repetir matam, por ingestão.
      Mas conheces alguma maneira de tratar hidrocarbonetos queimados?

      Mas continuem preocupados só com emissões, e vamos todos andar a sonhar que os lubrificantes e pneus, desaparecem...

      Comentário


        #63
        ESPIRIT, não sou moralista nem nada que se pareça, mas em última análise a solução passará por não termos carros na estrada... assim não há poluição de forma alguma.

        Posso concordar com o facto de não agradar a ideia de uma troca "desnecessária" , mas sempre fiquei com ideia que és uma pessoa que usa bastante o carro, certo?

        Fruto da profissão?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
          ESPIRIT, não sou moralista nem nada que se pareça, mas em última análise a solução passará por não termos carros na estrada... assim não há poluição de forma alguma.

          Posso concordar com o facto de não agradar a ideia de uma troca "desnecessária" , mas sempre fiquei com ideia que és uma pessoa que usa bastante o carro, certo?

          Fruto da profissão?
          Isto não é uma questão de moralismo.
          Até tenho interesse profissional, que se vendesse muitos mais litros de lubrificantes.
          Uso por necessidade profissional bastante o automóvel, que cumpre o plano de manutenção da marca, não troca de lubrificantes nem antes nem depois do estabelecido.
          O "eco-valor" vai ser cada vez mais elevado, porque em ultimo caso a responsbilidade vai sempre cair no Estado, e a maneira habitual deste se precaver, é cobrar mais para supostamente se providenciar de meios para atenuar o problema.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
            Mas eu disse que existia alguma lei?

            Já faltou mais para o uso de biodegradáveis nos automóveis, acho graça falarem tanto de emissões e ninguém falar dos lubrificantes, a água é essencial à vida e por cada litro de óleo usado desnecerrariamente significa várias dezenas de água contaminada.
            Eu sei que 1 litro de óleo usado consegue contaminar até 1milhão de litros de água mas também não é menos verdade que se o carro durar mais não terás necessidade de comprar outro que também iria provocar problemas semelhantes devido á sua construção e desenvolvimento.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por After Ver Post
              Eu sei que 1 litro de óleo usado consegue contaminar até 1milhão de litros de água mas também não é menos verdade que se o carro durar mais não terás necessidade de comprar outro que também iria provocar problemas semelhantes devido á sua construção e desenvolvimento.
              Mas o carro não dura mais por mudares o lubrificantes antes do tempo.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Mas o carro não dura mais por mudares o lubrificantes antes do tempo.
                Quem te disse isso? Podes ter a certeza que não deixa de durar mais se mudares antes de tempo, basta perguntares a alguém entendido.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por After Ver Post
                  Quem te disse isso? Podes ter a certeza que não deixa de durar mais se mudares antes de tempo, basta perguntares a alguém entendido.
                  e quem te disse o contrário?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                    e quem te disse o contrário?
                    Vários mecânicos já me disseram isso e por acaso até faz um pouco de sentido. Tu és mecânico?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                      Vários mecânicos já me disseram isso e por acaso até faz um pouco de sentido. Tu és mecânico?
                      Não não sou mecânico. Mas possuo cabeça própria para pensar. Ah e já conheço o automóvel há muitos anos.

                      Acho que deves também trocar os pneus a meio uso. é que sabes os pneus a meio uso não são como novos. acho que deves trocar de pneus para aí aos 20000km no máximo.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por After Ver Post
                        Quem te disse isso? Podes ter a certeza que não deixa de durar mais se mudares antes de tempo, basta perguntares a alguém entendido.
                        Quem me disse isso?
                        Um curso de engenharia mecânica e bom senso diz-me isso. Um palno de manutenção, já é feito com uma razoável margem de segurança, sa não sabes o que isto quer dizer, siginifica por exemplo, que se para o teu carro aconselham um lubrificante com a especificação minima x, e mudança de tantos em tantos kms ou tempo, quer isto dizer que em testes este lubrificante permite rodar se calhar mais 50%.
                        Já por aqui muitas vezes disse que têm de meter na cabeça que a manutenção automovel é das menos sofisticadas dentro da engenharia mecânica. Num motor industrial, por exemplo, verifica-se o estado do óleo antes de o mudar, e se este já não cumprir parâmetros estabelecidos é que é mudado. Nos autom+oveis, como o óleo é barato embora as pessoas pensem que não, é que se mudam sempre.

                        Já aqui referi um teste que já foi feito há muitos anos na minha empresa, na altura em que os veículos não eram de renting e sim propriedade da mesma. Começaram a fazer testes aos lubrificantes dos veículos que faziam mais kms, e rapidamente, tal como se faz em todas as instalações industriais, começaram a espaçar-se as mudanças de lubrificantes pois a maioria deles estavam ainda em perfeito estado.

                        Dizer-se que ao encurtar o período de intervenções se está a garantir uma maior longevidade de uma máquina, é uma asneira digna de chumbar a qualquer cadeira de manutenção. Então se todas as indústrias lutam todos os dias, por espaçarem ao máximo as suas intervenções de manutenção, para pouparem dinheiro, e afinal a solução est´´a em aumentar as intervenções?? A gestão da integridade mecânica é um negócio de milhões!

                        Sinceramente. Pergunta lá ao teu mecânico a razão dessa afirmação?
                        É por o óleo ser mais novos que vai lubrificar melhor? Se é por isso é só escolher um com uma especificação superior.
                        É por ter sempre uma propriedade detergente superior? Mais uma vez, há óleos particularmente dotados de propriedades detergentes, é só comprar desses.
                        Só estás a deitar dinheiro ao lixo e a poluir desnecessariamente.
                        E as marcas/importadores de lubrificantes também te informam sobre os planos para o teu veículo, é só perguntares.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                          Quem te disse isso? Podes ter a certeza que não deixa de durar mais se mudares antes de tempo, basta perguntares a alguém entendido.
                          Por muito que queiras, um mecânico não é um engenheiro.

                          Um mecânico não deverá ter a mínima noção da composição de um óleo ou sequer das propriedades do material de que são feito os cilindros de um motor, por exemplo.

                          Um mecânico, provavelmente, recomenda maior número de mudas, mas se calhar, usa um óleo errado para o carro / motor em questão.

                          Muito sinceramente, comecem a olhar para um mecânico com olham para um advogado.

                          Ou simplesmente, comecem a filtrar aquilo que ouvem, questionem-se a vós mesmo se o que ouvem é totalmente verdadeiro.

                          E sim, reduzir tempos de manutenção é de certa forma contribuir para um mau ambiente. é uma forma de gastar desnecessáriamente recursos do nosso planeta. Já para não falar em esvaziar a carteira...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Quem me disse isso?
                            Um curso de engenharia mecânica e bom senso diz-me isso. Um palno de manutenção, já é feito com uma razoável margem de segurança, sa não sabes o que isto quer dizer, siginifica por exemplo, que se para o teu carro aconselham um lubrificante com a especificação minima x, e mudança de tantos em tantos kms ou tempo, quer isto dizer que em testes este lubrificante permite rodar se calhar mais 50%.
                            Já por aqui muitas vezes disse que têm de meter na cabeça que a manutenção automovel é das menos sofisticadas dentro da engenharia mecânica. Num motor industrial, por exemplo, verifica-se o estado do óleo antes de o mudar, e se este já não cumprir parâmetros estabelecidos é que é mudado. Nos autom+oveis, como o óleo é barato embora as pessoas pensem que não, é que se mudam sempre.

                            Já aqui referi um teste que já foi feito há muitos anos na minha empresa, na altura em que os veículos não eram de renting e sim propriedade da mesma. Começaram a fazer testes aos lubrificantes dos veículos que faziam mais kms, e rapidamente, tal como se faz em todas as instalações industriais, começaram a espaçar-se as mudanças de lubrificantes pois a maioria deles estavam ainda em perfeito estado.

                            Dizer-se que ao encurtar o período de intervenções se está a garantir uma maior longevidade de uma máquina, é uma asneira digna de chumbar a qualquer cadeira de manutenção. Então se todas as indústrias lutam todos os dias, por espaçarem ao máximo as suas intervenções de manutenção, para pouparem dinheiro, e afinal a solução est´´a em aumentar as intervenções?? A gestão da integridade mecânica é um negócio de milhões!

                            Sinceramente. Pergunta lá ao teu mecânico a razão dessa afirmação?
                            É por o óleo ser mais novos que vai lubrificar melhor? Se é por isso é só escolher um com uma especificação superior.
                            É por ter sempre uma propriedade detergente superior? Mais uma vez, há óleos particularmente dotados de propriedades detergentes, é só comprar desses.
                            Só estás a deitar dinheiro ao lixo e a poluir desnecessariamente.
                            E as marcas/importadores de lubrificantes também te informam sobre os planos para o teu veículo, é só perguntares.
                            E isso significa que os testes que foram feitos englobam todos os carros em todos os ambientes e uso? Um óleo não perde características com o passar dos km's e também do tempo? É estranho tu defenderes isso assim dessa maneira porque nas boxes há um caso de um motor que forma muita condensação no óleo, ao que parece é normal nesses motores mas será que foram concebidos para tal?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              Quem me disse isso?
                              Um curso de engenharia mecânica e bom senso diz-me isso. Um palno de manutenção, já é feito com uma razoável margem de segurança, sa não sabes o que isto quer dizer, siginifica por exemplo, que se para o teu carro aconselham um lubrificante com a especificação minima x, e mudança de tantos em tantos kms ou tempo, quer isto dizer que em testes este lubrificante permite rodar se calhar mais 50%.
                              Já por aqui muitas vezes disse que têm de meter na cabeça que a manutenção automovel é das menos sofisticadas dentro da engenharia mecânica. Num motor industrial, por exemplo, verifica-se o estado do óleo antes de o mudar, e se este já não cumprir parâmetros estabelecidos é que é mudado. Nos autom+oveis, como o óleo é barato embora as pessoas pensem que não, é que se mudam sempre.

                              Tudo certo que ate será possível fazer mais quilómetros que os indicado, mas isso numa base de funcionamento constante com temperaturas mais ou menos constantes (caso de carros de distribuiçao, taxis, transportes, carros de serviço, etc.), etc. não é o que se verifica em 70% das vezes na pratica com um automóvel particular, muito menos no dia a dia de alguém que faz, como disse la para trás, 20km diários divididos em 4 vezes, nesses se fores testar o estado do óleo és bem capaz de ter uma grande surpresa muito antes de de chegares aos km estipulados para a mudança, pois sabes bem que num motor a trabalhar nestas condições, o óleo fica muito mais "exposto" a agentes contaminantes.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por After Ver Post
                                E isso significa que os testes que foram feitos englobam todos os carros em todos os ambientes e uso? Um óleo não perde características com o passar dos km's e também do tempo? É estranho tu defenderes isso assim dessa maneira porque nas boxes há um caso de um motor que forma muita condensação no óleo, ao que parece é normal nesses motores mas será que foram concebidos para tal?
                                Convé leres os posts com atenção, porque se quisesse estar aqui a chatear, não me dava ao trabalho de escrever testamentos e a consultadoria paga-se.

                                Tal como disse, as mudanças de lubrificante devm ser feitas tendo em conta os kms e o tempo, deveriam até ser feitas tendo em conta as horas de trabalho atl como é feito em empilhadores por exemplo que têm contadores das horas que estão ligados, porque o tempo de conservação de um óleo que não está em uso é muito superior. Se entendes por antecipada, uma troca que é feita antes do intervalo de kms e sim por tempo, então andei a explicar o porquê das minhas afirmações para nada, porque isso é o correcto, que é simplesmente cumprir as instrucções do fabricante.

                                Quanto às condições de uso, se leres o manual do teu carro, lá dirá que em condições extremas, os intervalos de manutenção e substituição de certas peças devem ser encurtados. Em Portugal a única excepção comum aos planos normais de manutenção, serão os taxis e veículos como os da Polícia. Os motores dos veículos ao contrario do que possas pensar, não são assim tão diferentes no que ao lubrificante diz respeito, aliás os tão sabedores mecânicos normalmente só têm três tipos de óleo na oficina, mineral, semi-sintático e sintético.

                                Exemplo prático, um dos meus colegas dos lubrificantes assinou um contrato de fornecimento de lubrificantes e combustiveis para os motores e máquinas de uma pedreira. Além de planos de lubrificação, o nosso técnico recolheu amostras de lubrificante para apurar o que estava a ser usado e verificar necessidades de reparação dos maiores motores (não sei se sabes, mas em motores em que isto se justifique, analisar os óleos retirados pode identificar partículas de certas peças e apercebermo-nos se estão em desgaste). O responsavel de manutenção comentou que em revisões a todos os veículos gastava um balúrdio, porque o ambiente era muito agreste e a poeira estragava tudo, gastavam uma batelada em óleo. Depois de umas perguntas, a empresa que fazia a revisão aos veículos, sabia que devia encurtar as revisões, não "sabia" era que se por exemplos colocasse, nos possiveis, filtros de ar em banho de óleo, e trocasse só os filtros de ar normais com maior frequência o problema ficava resolvido.

                                Condensação? Não sei qual é tópico, não me cruzei com ele. Alguma condensação de óleo é normal. Se for de água, é porque passa demasiado ar e fumos de escape pelos segmentos. Qualquer firma fornecedora de lubrificantes faz ensaios de quantidade de água no lubrificante. Até porque o +oleo tem aditivos anti-humidade.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                  Tudo certo que ate será possível fazer mais quilómetros que os indicado, mas isso numa base de funcionamento constante com temperaturas mais ou menos constantes (caso de carros de distribuiçao, taxis, transportes, carros de serviço, etc.), etc. não é o que se verifica em 70% das vezes na pratica com um automóvel particular, muito menos no dia a dia de alguém que faz, como disse la para trás, 20km diários divididos em 4 vezes, nesses se fores testar o estado do óleo és bem capaz de ter uma grande surpresa muito antes de de chegares aos km estipulados para a mudança, pois sabes bem que num motor a trabalhar nestas condições, o óleo fica muito mais "exposto" a agentes contaminantes.
                                  Isso não são condições extremas, extremas são as que já disse no último post. 20 kms não é nada. O calor extremo constante estraga muito mais um lubrificante que o constante aumentar temperatura diminuir temperatura. Ao contrário do que indicas, esses serão os veículos que não devm estender as trocas, excepto, como é comum se recolherem indicadores que lhes permitem monitorizar indicadores da condição do lubrificante ou simplesmente usarem lubrificantes com especificações adequadas a esse uso.
                                  Eu já sei que alguém vai dizer que faz só cidade e isso é pior patati-patata (o que não é um uso especial/extremo), então e na revisão porque não pedem um lubrificante e filtro do ar de especificação superior?
                                  Digo-te já duas marcas que os têm previstos, a mercedes e a ford, aliás a mercedes e PSA têm planos de manutenção alternativos para taxis.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Isso não são condições extremas, extremas são as que já disse no último post. 20 kms não é nada. O calor extremo constante estraga muito mais um lubrificante que o constante aumentar temperatura diminuir temperatura. Ao contrário do que indicas, esses serão os veículos que não devm estender as trocas, excepto, como é comum se recolherem indicadores que lhes permitem monitorizar indicadores da condição do lubrificante ou simplesmente usarem lubrificantes com especificações adequadas a esse uso.
                                    Eu já sei que alguém vai dizer que faz só cidade e isso é pior patati-patata (o que não é um uso especial/extremo), então e na revisão porque não pedem um lubrificante e filtro do ar de especificação superior?
                                    Digo-te já duas marcas que os têm previstos, a mercedes e a ford, aliás a mercedes e PSA têm planos de manutenção alternativos para taxis.
                                    São pois, e não é pelas temperaturas, é sim pela contaminação,
                                    é fácil verificar, pegas num carro com cb que tenha intervalos de manutenção dinâmicos e vez que numa condução citadina, com para arranca, motor a frio, etc. fazes muito menos quilómetros que numa condução em estrada, com longas tiradas.
                                    O meu E46, quando faço 20km em cidade baixa logo cerca de 50km no countdown, em AE passa-se o inverso.
                                    Editado pela última vez por PhAnT69; 23 August 2010, 23:59.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Convé leres os posts com atenção, porque se quisesse estar aqui a chatear, não me dava ao trabalho de escrever testamentos e a consultadoria paga-se.

                                      Tal como disse, as mudanças de lubrificante devm ser feitas tendo em conta os kms e o tempo, deveriam até ser feitas tendo em conta as horas de trabalho atl como é feito em empilhadores por exemplo que têm contadores das horas que estão ligados, porque o tempo de conservação de um óleo que não está em uso é muito superior. Se entendes por antecipada, uma troca que é feita antes do intervalo de kms e sim por tempo, então andei a explicar o porquê das minhas afirmações para nada, porque isso é o correcto, que é simplesmente cumprir as instrucções do fabricante.

                                      Quanto às condições de uso, se leres o manual do teu carro, lá dirá que em condições extremas, os intervalos de manutenção e substituição de certas peças devem ser encurtados. Em Portugal a única excepção comum aos planos normais de manutenção, serão os taxis e veículos como os da Polícia. Os motores dos veículos ao contrario do que possas pensar, não são assim tão diferentes no que ao lubrificante diz respeito, aliás os tão sabedores mecânicos normalmente só têm três tipos de óleo na oficina, mineral, semi-sintático e sintético.

                                      Exemplo prático, um dos meus colegas dos lubrificantes assinou um contrato de fornecimento de lubrificantes e combustiveis para os motores e máquinas de uma pedreira. Além de planos de lubrificação, o nosso técnico recolheu amostras de lubrificante para apurar o que estava a ser usado e verificar necessidades de reparação dos maiores motores (não sei se sabes, mas em motores em que isto se justifique, analisar os óleos retirados pode identificar partículas de certas peças e apercebermo-nos se estão em desgaste). O responsavel de manutenção comentou que em revisões a todos os veículos gastava um balúrdio, porque o ambiente era muito agreste e a poeira estragava tudo, gastavam uma batelada em óleo. Depois de umas perguntas, a empresa que fazia a revisão aos veículos, sabia que devia encurtar as revisões, não "sabia" era que se por exemplos colocasse, nos possiveis, filtros de ar em banho de óleo, e trocasse só os filtros de ar normais com maior frequência o problema ficava resolvido.

                                      Condensação? Não sei qual é tópico, não me cruzei com ele. Alguma condensação de óleo é normal. Se for de água, é porque passa demasiado ar e fumos de escape pelos segmentos. Qualquer firma fornecedora de lubrificantes faz ensaios de quantidade de água no lubrificante. Até porque o +oleo tem aditivos anti-humidade.
                                      A manutenção e condições de uso de equipamento pesado é muito diferente de um automóvel e também em termos tecnológicos são completamente diferentes. O tópico que te estava a falar é este: http://forum.autohoje.com/boxes/8941...i-1-2-16v.html

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                        São pois, e não é pelas temperaturas, é sim pela contaminação,
                                        é fácil verificar, pegas num carro com cb que tenha intervalos de manutenção dinâmicos e vez que numa condução citadina, com para arranca, motor a frio, etc. fazes muito menos quilómetros que numa condução em estrada, com longas tiradas.
                                        O meu E46, quando faço 20km em cidade baixa logo cerca de 50km no countdown, em AE passa-se o inverso.
                                        No meu Passat anterior, fazia 95% AE, e não foi por isso que ele não deixava de me mandar À revisão antes dos 30000.

                                        Estás a confundir coisas diferentes.

                                        Se perguntas se um carro que faz só cidade, atinge mais rapidamente os limites de especificação de um lubrifiacante que um que anda maioritariamente em AE, a resposta é sim. E mesmo assim depende do esforço que sofrer em AE, porque para quem andar a fundo isto poderá não ser verdade.

                                        Se perguntas se condção de cidade são condições extremas, não, não são.

                                        A contaminação do lubrificante depende muito mais do bom funcionamento do filtro do ar, qualidade do combustivel e estanquidade e saúde de juntas.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                          A manutenção e condições de uso de equipamento pesado é muito diferente de um automóvel e também em termos tecnológicos são completamente diferentes. O tópico que te estava a falar é este: http://forum.autohoje.com/boxes/8941...i-1-2-16v.html
                                          Não são tão diferentes assim. O que é diferente, infelizmente, é a qualificação de quem trabalha nos motores/veículos industriais e nos ligeiros.

                                          Ainda por cima de um user que conheço pessoalmente.

                                          Nem tinha equacionado a parte da junta da cabeça, pois essa é logo a primeira causa que todos apontam, e muitas vezes é mais simples.
                                          Mas pelos vistos está mais que diagnosticado.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Eu tenho a paranóia de que quanto mais se mexe, mais se estraga.
                                            Por isso, só levo o carro à oficina quando ele me obriga...

                                            Um exemplo clássico que tenho em casa é de um Golf 1.9D de ´95 que apanhou a transição de plano de manutenção na VW.
                                            Nas primeiras séries, aconselhavam a mudança de óleo a cada 7.500km, mas a partir de 95 começaram a planear os 15.000km.

                                            Quando chego aos 7.500km (e foi rápido, aí uns 3 meses, se tanto...) abro o plano de manutenção (que já era o novo) e vejo 15.000km.
                                            Como já tinha marcado a revisão e na altura tinha pouco que fazer - viva a vidinha de estudante - fui lá melgar os gajos, nomeadamente o vendedor.

                                            Queriam à força que fizesse a revisão, porque ainda não estava provado que os "novos" intervalos de 15kkm fossem fiáveis.
                                            Como aquilo gastava óleo entre mudanças e já lhe tinha metido uns 2L, mandei-os à fava alegando que se continuasse a consumir daquela maneira, aos 15kkm já tinha os 4L (leva 4,3) de óleo novo...

                                            Pois bem, 15 anos e 430.000km depois, continua a fazer intervalos de 15kkm e o motor continua fechadinho como uma virgem, só vê oleo e filtros.

                                            Se mudasse o dobro das vezes ao longo de todo este tempo, à razão de 50-60€ por cada mudança, teria gasto mais 1500€ só para óleo.
                                            Já dá para o mandar pintar à pala e de caminho poupei a rosca e a anilha do bujon.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Antes de mais tenho de dar os parabéns ao ESPRIT por se ter dado ao trabalho de escrever tanto e partilhar a sua experiência, que não é do mecânico (que não tem formação quase nenhuma) ou daqueles que analisam o óleo com os olhos e dedos, mas sim de quem efectivamente tem formação, conhecimentos e prática na matéria.



                                              Começo a encontrar algumas justificações que confirmam algumas ideias que já tinha sobre óleos e sobre os muitos exageros que giram em torno destes.

                                              Agarrando nesta frase:

                                              Um palno de manutenção, já é feito com uma razoável margem de segurança, sa não sabes o que isto quer dizer, siginifica por exemplo, que se para o teu carro aconselham um lubrificante com a especificação minima x, e mudança de tantos em tantos kms ou tempo, quer isto dizer que em testes este lubrificante permite rodar se calhar mais 50%.
                                              devo dizer que em diversos veículos já aconteceu saltar uma revisão (ou muda de óleo), o que significa que o motor terá feito o dobro dos km com o mesmo óleo.
                                              Embora tenha acontecido em veículos diferentes e por motivos diferentes (e em veículos cujo intervalo de mudança de óleo era de 7500 e 10.000 km respectivamente), qualquer um destes motores passou dos 200.000 km sem nenhum problema aparente de desgaste, tais como consumos de óleo anormais, fumos adicionais ou algo semelhante.

                                              Não quero com isto dizer que tal seja uma boa prática, mas é natural que os fabricantes tenham uma margem de segurança elevada nas manutenções.

                                              Aliás, não fazia sentido que perto do final dos km preconizados pelo fabricante o óleo já estivesse imensamente degradado e sem condições de garantir uma correcta lubrificação, e isto já será por si uma margem.


                                              Exemplos como o do VorsprungDurchTechnik são muito frequentes, e alguns bem mais elucidativos.

                                              O problema é que os mecânicos têm muitas vezes de arranjar explicações para o que não sabem ou não têm como explicar, e depois entram num esquema simples:

                                              Motor avariou.

                                              Pergunta do mecânico:

                                              - Usa combustível dos hipermercados? (se o cliente disser "sim" está identificado o problema, se disser não passa ao item seguinte);

                                              - Tem óleo 100% sintético? (se o cliente disser "não" está identificado o problema, se disser não passa ao item seguinte);

                                              (...)

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Mas eu disse que existia alguma lei?

                                                Já faltou mais para o uso de biodegradáveis nos automóveis, acho graça falarem tanto de emissões e ninguém falar dos lubrificantes, a água é essencial à vida e por cada litro de óleo usado desnecerrariamente significa várias dezenas de água contaminada.
                                                Estás a presumir que mandam o óleo para o esgoto livre?!

                                                É que, em oficina, esses líquidos são enviados para tratamento, não vão propriamente poluir o mar.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  No meu Passat anterior, fazia 95% AE, e não foi por isso que ele não deixava de me mandar À revisão antes dos 30000.

                                                  Estás a confundir coisas diferentes.

                                                  Se perguntas se um carro que faz só cidade, atinge mais rapidamente os limites de especificação de um lubrifiacante que um que anda maioritariamente em AE, a resposta é sim. E mesmo assim depende do esforço que sofrer em AE, porque para quem andar a fundo isto poderá não ser verdade.

                                                  Se perguntas se condção de cidade são condições extremas, não, não são.

                                                  A contaminação do lubrificante depende muito mais do bom funcionamento do filtro do ar, qualidade do combustivel e estanquidade e saúde de juntas.
                                                  No E46 am AE faço bem mais que os 20.000 estipulados, já tinha feito os 20.000 e ainda faltavam cerca de 5.000 para ele me manda à revisão, já em cidade a história é bem diferente, tal como disse atrás.

                                                  Quanto ao que está a Bold, lógico, o filtro fica muito mais sujo especialmente se só andares em filas a aspirar os gases de escape de outros carros, a andar a frio as peças não chegam a "expandir" que chegue para garantir total estanquidade, tens condensação, etc. acabaste por me dar razão...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Antes de mais tenho de dar os parabéns ao ESPRIT por se ter dado ao trabalho de escrever tanto e partilhar a sua experiência, que não é do mecânico (que não tem formação quase nenhuma) ou daqueles que analisam o óleo com os olhos e dedos, mas sim de quem efectivamente tem formação, conhecimentos e prática na matéria.



                                                    Começo a encontrar algumas justificações que confirmam algumas ideias que já tinha sobre óleos e sobre os muitos exageros que giram em torno destes.
                                                    E então, eu tenho a mesma formação que o ESPRIT e garanto-te que há mecânicos que percebem 500x mais disso que grande maioria dos engenheiros (eu incluo-me).
                                                    É que nem todos os mecânicos são rebarbados com calendários de gajas nuas nas paredes e sem nada na cabeça...
                                                    Posso dar-te o exemplo do meu pai, que antes de ser mecânico foi director/responsável de distribuição da Mobil no Algarve, aquando do fecho da Mobil decidiu seguir o sonho de ser mecânico e hoje é especializado em tribologia, com cursos e formações de perder a conta.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      Estás a presumir que mandam o óleo para o esgoto livre?!

                                                      É que, em oficina, esses líquidos são enviados para tratamento, não vão propriamente poluir o mar.
                                                      Tens a certeza? Quantas ETAR´s têm problemas destes? Garanto-te que muitas.

                                                      Hoje em dia a maior parte já recolhe os óleos, sim sr, pelo menos as oficiais e as outras de maior dimensão desde que tenham "porta aberta". Infelizmente fazem é procedimentos errados, e metem tudo num depósito, desde óleo de motor, de travões, etc, o que é comum, estão a fazer uma bela *****! Pois se o óleo estiver contaminado com por exemplo óleo dos travões, já vai impedir uma boa parte do processo de reciclagem.
                                                      Muitas vezes a culpa não é só das oficinas, pois quem lhes presta este serviço também não os informa correctamente.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                        E então, eu tenho a mesma formação que o ESPRIT e garanto-te que há mecânicos que percebem 500x mais disso que grande maioria dos engenheiros (eu incluo-me).
                                                        É que nem todos os mecânicos são rebarbados com calendários de gajas nuas nas paredes e sem nada na cabeça...
                                                        Posso dar-te o exemplo do meu pai, que antes de ser mecânico foi director/responsável de distribuição da Mobil no Algarve, aquando do fecho da Mobil decidiu seguir o sonho de ser mecânico e hoje é especializado em tribologia, com cursos e formações de perder a conta.
                                                        Óptimo, se o teu pai é especializado em tribologia, pergunta-lhe lá se mudar o óleo mais cedo vai aumentar a vida útil do motor?

                                                        E em todos os meus posts não disse que tinha esta opinião porque sou Eng.º Mecânico, mas sim pela formação que tenho e sempre tentando explicar o que digo, pois uma pessoa que realmente tem bons conhecimentos sobre uma área deve ser capaz de explicar o seus conceitos básicos até a uma criança.

                                                        Não vi ninguém aqui a ofender a clase profissional dos mecânicos. Agora, que da minha experiência, os que têm formação teórica estão em manutenção que não automóvel.
                                                        Editado pela última vez por ESPRIT; 24 August 2010, 10:45.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Óptimo, se o teu pai é especializado em tribologia, pergunta-lhe lá se mudar o óleo mais cedo vai aumentar a vida útil do motor?
                                                          Isso é tudo muito relativo, depende essencialmente do funcionamento do motor, do uso que fazes do mesmo, tal como tenho vindo a dizer.
                                                          Mas é óbvio que se fosse possível ter sempre oleo novo a lubrificar à sua temperatura óptima de funcionamento aumentava a vida útil do motor, nem que fossem meia dúzia de rotações...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                            E então, eu tenho a mesma formação que o ESPRIT e garanto-te que há mecânicos que percebem 500x mais disso que grande maioria dos engenheiros (eu incluo-me).
                                                            É que nem todos os mecânicos são rebarbados com calendários de gajas nuas nas paredes e sem nada na cabeça...
                                                            Posso dar-te o exemplo do meu pai, que antes de ser mecânico foi director/responsável de distribuição da Mobil no Algarve, aquando do fecho da Mobil decidiu seguir o sonho de ser mecânico e hoje é especializado em tribologia, com cursos e formações de perder a conta.
                                                            Parece-me que interpretaste as coisas de um modo negativo e ainda as tornaste quase como uma ofensa, o que lamento pois não é certamente essa a ideia.

                                                            Apesar de os mecânicos com que eu lido não serem gajos rebarbados com calendários da gajas (gostam de gajas, mas isso também eu), eu tenho imenso respeito por uma coisa chamada experiência.

                                                            No entanto, se essa experiência (neste caso que a maioria dos mecânicos automóvel adquirem) não forem suportados por alguns conceitos mais teóricos e testes com algum rigor, surgem interpretações erradas de muitas coisas.

                                                            Quando alguém me diz (como estou farto de ler neste fórum) que tiraram o óleo "x" do motor e estava muito pior do que o "y" que é um óleo xpto, eu tenho vontade de perguntar se o beberam, e ainda assim duvido que fosse o melhor método.

                                                            Desconhecendo eu os métodos correctos para analisar um óleo, diz-me o bom-senso que existirão métodos com alguma ciência um "pouco" para lá de tentar analisar o óleo com os dedos ou pela cor.

                                                            O ESPRIT saberá certamente como se faz e poderá dizer-me se estou muito errado.

                                                            Uma coisa que me parece evidente é o negócio que gira em torno do óleo, e que na minha opinião não é nada claro, com os fabricantes a induzir (ainda que indirectamente) o cliente na noção de que se não utilizar o óleo topo de gama e mais caro, está a estragar o seu automóvel.

                                                            Os poucos testes independentes que consegui ler tiveram resultados que deixaram representantes de algumas companhias de óleo a gaguejar, pois alguns resultados práticos contrariaram o que eles anunciavam.

                                                            Agarrando nesta tua intervenção:

                                                            Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                            Isso é tudo muito relativo, depende essencialmente do funcionamento do motor, do uso que fazes do mesmo, tal como tenho vindo a dizer.
                                                            Mas é óbvio que se fosse possível ter sempre oleo novo a lubrificar à sua temperatura óptima de funcionamento aumentava a vida útil do motor, nem que fossem meia dúzia de rotações...
                                                            A questão a meu ver prende-se exactamente com esta relação.

                                                            Importa saber quanto custou fazer com que esse motor faça essa meia dúzia de rotações a mais.

                                                            Colocando a questão em termos mais práticos, mudar o óleo em metade do tempo preconizado pelo construtor nunca seria mau e poderia aumentar a vida do motor em 'X' km.

                                                            Importa saber é quanto é que é esse 'X', e quais os benefícios reais disso, pois os custos adicionais podem não compensar e até serem negativos.

                                                            Imagina que tens como meta fazer 200.000 km com um carro em 15 anos.
                                                            Será que vais ter alguma diferença real por mudares o óleo em metade do tempo preconizado, considerando que ao fim desse tempo até talvez o mandes para abate?

                                                            E quanto custou a mais?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                              Isso é tudo muito relativo, depende essencialmente do funcionamento do motor, do uso que fazes do mesmo, tal como tenho vindo a dizer.
                                                              Mas é óbvio que se fosse possível ter sempre oleo novo a lubrificar à sua temperatura óptima de funcionamento aumentava a vida útil do motor, nem que fossem meia dúzia de rotações...
                                                              Mas aumentava porquê?
                                                              Regenerava as peças?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X