Boas pessoal,
Deixo-vos aqui o relato de algo que me tem dado dores de cabeça no ultimo mês e ao mesmo tempo um pedido de ajuda.
Tenho uma M5 de janeiro de 2007 com 97000 km, que inexplicavelmente de à 2 meses as esta parte começou a ficar com o pedal duro (travões), a baixa rotação e à segunda travagem. Ou seja, o servofreio já não tem vácuo para fazer a segunda travagem ao relanti (normamente em manobras de estacionamento, etc...). Acima das 2000 rpm os travões funcionam normalmente.
Pensei desde logo que seria um problema na válvula anti retorno que existe no tubo entre o depressor (também chamado de bomba de vácuo) e o servofreio.
Porque a carrinha também tem vindo a comer óleo (o famosíssimo problema das anilhas) mandei a carrinha para o concessionário para fazer o diagnóstico das avarias.
O resultado do diagnóstico foi que tinha que substituir o depressor (que custava mais de 800 euros s/iva e demorava 5 dias uteis a chegar) e que o serviço da substituição do depressor mais as anilhas ultrapassava os 1400 euros. Isto 6 meses depois de acabar a garantia e com todas as revisões feitas na marca e pagas principescamente.
Escusado será dizer que me mandei ao ar, e me reservei ao direito de pedir uma segunda opinião (nunca tive problemas com depressores nem servofreios e tenho cerca de 2 milhões de km em carros diesel). Paguei o que tinha a pagar de MO e tirei a carrinha que deu entrada em seguida numa oficina multimarcas da qual tinha boas referencias de pessoas próximas.
Após 2 dias de lá estar o diagnóstico apresentado foi exactamente o mesmo, ou seja, o problema era o depressor que não há em aftermarket e que custa mais de 800 euros e que demorava agora 7 dias uteis a chegar.
Após me mentalizar de que tinha que fazer o trabalho dei ordem de execução para que a oficina mandasse vir o famosso depressor.
Após 8 dias uteis o depressor lá chegou e foi para o sítio mas o problema manteve-se, para grande espanto nosso.
Da parte da oficina disseram-me então que deveria ser o servo-freio, que provavelmente o depressor estaria a danificar o servofreio ou viceversa.
Após constatar que o referido servo custava mais de 600 euros na marca, lá se conseguiu descobri uma M5 acidentada numa sucata (agora chamam-se centros de abate ) do Picoto.
Trouxe o servofreio à consignação (paguei 175 euros que supostamente me serão devolvidos), meteram o dito ao sitio e tudo na mesma.
Resumindo, já se trocou a bomba de vácuo, já se trocou o servofreio, já testou manualmente a tubagem que aparenta estar em boas condições e o problema mantêm-se.
Estou a ver se consigo uma M6 de um amigo meu (têm exactamente o mesmo depressor) para ligar a tubagem da minha ao depressor da dele para experimentar e ver se é criado o vácuo suficiente.
Estou completamente desesperado porque após 4 semanas ainda não se identificou concretamente o problema.
Pelo meio desta história toda a oficina onde a carrinha está levou-a a um centro Bosch que a meteu à máquina e diz que no sistema de travagem está tudo normal.
À partida sempre encarei isto como um problema antes da bomba dos travões (cilindro principal) porque os sintomas são de falta de vácuo a baixa rotação. Não há fugas de oleo e a media rotação os travões funcionam normalmente.
Para grande desespero meu o mecânico já veio com a possibilidade de ser falta de pressão de oleo que não garante a correcta lubrificação da bomba. Não acredito nesta tese porque falta de pressão de oleo traria problemas mais graves ao nivel da arvore de cames e já haveria ruídos.
Posto isto coloco as seguintes questões:
Alguém faz ideia do que possa ser?
Alguém conhece um problema identico?
Quais a probabilidades de uma peça nova vir defeituosa? É que um depressor por estar acoplado directamente ao motor e ter lubrificação pelo oleo do motor, não dá para testar fora.
Agradeço desde já toda a ajuda que possam dar
Zunda
Deixo-vos aqui o relato de algo que me tem dado dores de cabeça no ultimo mês e ao mesmo tempo um pedido de ajuda.
Tenho uma M5 de janeiro de 2007 com 97000 km, que inexplicavelmente de à 2 meses as esta parte começou a ficar com o pedal duro (travões), a baixa rotação e à segunda travagem. Ou seja, o servofreio já não tem vácuo para fazer a segunda travagem ao relanti (normamente em manobras de estacionamento, etc...). Acima das 2000 rpm os travões funcionam normalmente.
Pensei desde logo que seria um problema na válvula anti retorno que existe no tubo entre o depressor (também chamado de bomba de vácuo) e o servofreio.
Porque a carrinha também tem vindo a comer óleo (o famosíssimo problema das anilhas) mandei a carrinha para o concessionário para fazer o diagnóstico das avarias.
O resultado do diagnóstico foi que tinha que substituir o depressor (que custava mais de 800 euros s/iva e demorava 5 dias uteis a chegar) e que o serviço da substituição do depressor mais as anilhas ultrapassava os 1400 euros. Isto 6 meses depois de acabar a garantia e com todas as revisões feitas na marca e pagas principescamente.
Escusado será dizer que me mandei ao ar, e me reservei ao direito de pedir uma segunda opinião (nunca tive problemas com depressores nem servofreios e tenho cerca de 2 milhões de km em carros diesel). Paguei o que tinha a pagar de MO e tirei a carrinha que deu entrada em seguida numa oficina multimarcas da qual tinha boas referencias de pessoas próximas.
Após 2 dias de lá estar o diagnóstico apresentado foi exactamente o mesmo, ou seja, o problema era o depressor que não há em aftermarket e que custa mais de 800 euros e que demorava agora 7 dias uteis a chegar.
Após me mentalizar de que tinha que fazer o trabalho dei ordem de execução para que a oficina mandasse vir o famosso depressor.
Após 8 dias uteis o depressor lá chegou e foi para o sítio mas o problema manteve-se, para grande espanto nosso.
Da parte da oficina disseram-me então que deveria ser o servo-freio, que provavelmente o depressor estaria a danificar o servofreio ou viceversa.
Após constatar que o referido servo custava mais de 600 euros na marca, lá se conseguiu descobri uma M5 acidentada numa sucata (agora chamam-se centros de abate ) do Picoto.
Trouxe o servofreio à consignação (paguei 175 euros que supostamente me serão devolvidos), meteram o dito ao sitio e tudo na mesma.
Resumindo, já se trocou a bomba de vácuo, já se trocou o servofreio, já testou manualmente a tubagem que aparenta estar em boas condições e o problema mantêm-se.
Estou a ver se consigo uma M6 de um amigo meu (têm exactamente o mesmo depressor) para ligar a tubagem da minha ao depressor da dele para experimentar e ver se é criado o vácuo suficiente.
Estou completamente desesperado porque após 4 semanas ainda não se identificou concretamente o problema.
Pelo meio desta história toda a oficina onde a carrinha está levou-a a um centro Bosch que a meteu à máquina e diz que no sistema de travagem está tudo normal.
À partida sempre encarei isto como um problema antes da bomba dos travões (cilindro principal) porque os sintomas são de falta de vácuo a baixa rotação. Não há fugas de oleo e a media rotação os travões funcionam normalmente.
Para grande desespero meu o mecânico já veio com a possibilidade de ser falta de pressão de oleo que não garante a correcta lubrificação da bomba. Não acredito nesta tese porque falta de pressão de oleo traria problemas mais graves ao nivel da arvore de cames e já haveria ruídos.
Posto isto coloco as seguintes questões:
Alguém faz ideia do que possa ser?
Alguém conhece um problema identico?
Quais a probabilidades de uma peça nova vir defeituosa? É que um depressor por estar acoplado directamente ao motor e ter lubrificação pelo oleo do motor, não dá para testar fora.
Agradeço desde já toda a ajuda que possam dar
Zunda
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