Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria em Skoda Superb 2.0TDI CR 170cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Ainda bem que o meu não tem fap, comprei na altura certa, agora faço trajectos curtos estou mesmo a ver o que acontecia..

    Este vai durar uns anos, mas para trocar vinha um a gasolina..

    Comentário


      #32
      Não leiam muito no que vou dizer mas mais parece que estes carros dfp é que mandam no dono e nao ao contrario. Parece um período de rodagem vitalício tais são os cuidados a ter.

      Comentário


        #33
        Motores a Gasóleo produzem umas partículas nada saudáveis em quantidades bem maiores que motores equivalentes a Gasolina. Daí que as normas antipoluição estejam a apertar em poucos anos e as marcas vêm-se obrigadas por lei a instalar sistemas FAP. Estes filtros não são lá muito sofisticados mas foi a solução que as marcas arranjaram para em pouco tempo conseguirem que os motores cumpram as normas. Pode ser que com tempo e evolução tecnológica os motores a diesel consigam cumprir as normas sem necessitar do filtro na chaminé.

        Nós portugueses ficamos entalados com isto. É o estado a forçar muitos de nós a comprar diesel devido à forma como são calculados os impostos e a UE a empurrar em sentido contrário devido às impurezas da queima do gasóleo. Resultado: Os famosos FAP e carradas de problemas para os tristes que acharam que por terem comprado o carro ainda podiam decidir quando desligavam o carro.



        Façam como eu e usem carros a gasolina. Não têm Faps, se for esse o gosto do dono têm um bom som e não de tractor, se o dono quiser silêncio também conseguem ser mais silenciosos, têm faixa de utilização muito maior (não morrem às 4000 rpms) e como bónus não deitam fumo preto. E podemos o desligar quando quisermos que ele não regenera.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
          Façam como eu e usem carros a gasolina. Não têm Faps, se for esse o gosto do dono têm um bom som e não de tractor, se o dono quiser silêncio também conseguem ser mais silenciosos, têm faixa de utilização muito maior (não morrem às 4000 rpms) e como bónus não deitam fumo preto. E podemos o desligar quando quisermos que ele não regenera.

          Mas tem catalizadores, que também chateiam e que precisam de ser revistos e substituídos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
            Mas tem catalizadores, que também chateiam e que precisam de ser revistos e substituídos.
            Mas os catalizadores já estão muito avançados não dando metade dos problemas que as FAP dão.
            Como disse no meu post a tecnologia de certeza que evoluirá e as FAP deixarão de ser problema. Mas por enquanto não há como negar a evidência que diesel com FAP+trajectos curtos=problemas.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              Mas tem catalizadores, que também chateiam e que precisam de ser revistos e substituídos.
              E os diesel não?

              Comentário


                #37
                Ora boas tardes,

                Novidades acerca do Superb.

                A máquina já circula novamente, até ver a 100%. E a desenvolver bem melhor do que antes do aparecimento do problema. Ou seja, "o mal" já la devia andar há uns quilómetros.

                O relatório que me fizeram na Skoda foi: Sensor de pressão do filtro de partículas nas couves (nem fazia ideia da existência deste sensor...).

                Como estava na garantia, substituição a custo zero. Agora rezo para que o mal-afamado DPF não volte a dar sinais de vida.

                A problemática dos "trajectos curtos" incompatíveis com DPF continuam a deixar-me dúvidas, mas desta vez terei de dar o beneficio da dúvida - não sei se terá sido essa a causa do episódio...

                Fica o esclarecimento no caso de alguém vir a ter o mesmo problema.

                Cpts

                Comentário


                  #38
                  o meu 2.0tdi de 170cvs tem 60mil km's feitos e a luz do FAP nunca acendeu e nunca fez uma regeneração forçada.

                  os FAP para não darem dores de cabeça têm de andar sempre vazios.

                  para o FAP andar vazio o carro tem de andar muitos km's diariamente e fazê-los sempre em regimes variados de rotação, e preferencialmente acima das 3000 rpm.

                  trajectos curtos e lentos entopem o FAP e vão provocar muitas vezes a situação da regeneração forcada.

                  Comentário


                    #39
                    Resumindo, temos que andar em excesso de velocidade e sujeitos a multas pro FAP andar limpinho

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                      o meu 2.0tdi de 170cvs tem 60mil km's feitos e a luz do FAP nunca acendeu e nunca fez uma regeneração forçada.

                      os FAP para não darem dores de cabeça têm de andar sempre vazios.

                      para o FAP andar vazio o carro tem de andar muitos km's diariamente e fazê-los sempre em regimes variados de rotação, e preferencialmente acima das 3000 rpm.

                      trajectos curtos e lentos entopem o FAP e vão provocar muitas vezes a situação da regeneração forcada.
                      Ui, não . O que aconselham é acima das 2000. A minha 308 às 3000 vais a uns 140/150 ou mais.
                      Editado pela última vez por pcg2001; 21 October 2010, 20:06.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Resumindo, temos que andar em excesso de velocidade e sujeitos a multas pro FAP andar limpinho
                        infelizmente os FAP não se dão bem com trajectos curtos e feitos de forma lenta.
                        quem compra um carro com isto tem de se informar muito bem.
                        eu ando sempre em excesso de velocidade mas nunca ando em velocidade excessiva.
                        se eu quisesse andar devagar não tinha comprado um carro com 170cvs.

                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                        Ui, não . O que aconselham é acima das 2000. A minha 308 às 3000 vais a uns 140/150.
                        se na tua 308 aconselham ires às 2000rpm, tens sorte!
                        nos tdi's tens mesmo de se andar acima das 3mil rpm para o FAP andar vazio.

                        Comentário


                          #42
                          Por exemplo no tdi aqui de casa 3000rpm equivalem a 165km/h. Já dá uma multa engraçada.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                            infelizmente os FAP não se dão bem com trajectos curtos e feitos de forma lenta.
                            quem compra um carro com isto tem de se informar muito bem.
                            eu ando sempre em excesso de velocidade mas nunca ando em velocidade excessiva.
                            se eu quisesse andar devagar não tinha comprado um carro com 170cvs.


                            se na tua 308 aconselham ires às 2000rpm, tens sorte!
                            nos tdi's tens mesmo de se andar acima das 3mil rpm para o FAP andar vazio.

                            3mil rpm? No Manual não diz nada disso...Ora lê lá bem...

                            Comentário


                              #44
                              Então o carro faz 33000 Km sem problemas e quando os tem diz-se que esses problemas são de fazer percursos curtos?
                              Mesmo depois da marca ter chegado à conclusão que era um sensor que estava avariado?
                              Acho que estamos a exagerar, qualquer dia se um carro tem um problema é porque não andamos com o carro ao colo!

                              Quantas vezes terá o carro regenerado nesses 33000 km? Muitas certamente.

                              Se o sistema não tivesse a possibilidade de regenerar nessas curtas viagens a marca não deveria ter colocado uma luz avisadora para não desligar o carro? Se não colocou é porque não deverá ser necessário. Aparentemente não é, pois o carro falhou quando o sensor avariou.

                              Tenho uma astra que já a senti regenerar ao relanti (notei por consumo mais elevado, um trabalhar ligeiramente diferente, cheiro diferente e um ligeiro calor que vinha de baixo do carro).

                              Na avensis nem isso noto, pois ao relanti não dá para saber qual o consumo instantâneo.

                              Temos que andar a 3000 rpm? Sempre? Se não quando? A máquina avisa? É que um 2.0 em condução normal não circula a 3000 rpm´s... e se eu não tenho meio de saber quando é necessário não vou andar sempre nas 3000 rpm, isso é absurdo! Qualquer dia vem alguém dizer que temos de andar no redline!

                              Acho que temos de parar de "desculpar" os problemas dos carros com as culpas da utilização, pois isso só beneficia as marcas/concessionários que se querem descartar de responsabilidades.

                              Felizmente que neste caso o concessionário não se descartou e resolveu o problema, o que é um ponto a favor.

                              Espero que a máquina faça muitos mais km sem problemas.

                              Cumps
                              Editado pela última vez por AGAAGA; 21 October 2010, 22:39.

                              Comentário


                                #45
                                Cuidado que não foi a FAP que deu o berro mas sim um sensor.

                                Sem esse sensor a centralina não consegue controlar a FAP e daí ter dado erro na FAP para que arranjassem o dito sensor.

                                Comentário


                                  #46
                                  Então e fazer um trajecto ordem dos 70, 80, mas pex em 3ª, pa rotação ir mais alta? Ainda não é o ideal, pois não?
                                  Editado pela última vez por cpgt; 22 October 2010, 22:55.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                    Então e fazer um trajecto ordem dos 70, 80, mas pex em 3ª, pa rotação ir mais alta? Ainda não é o ideal, pois não?
                                    Certamente que todos sabemos como circular a 3000 rpm´s sem ultrapassar os limites de velocidade. Certamente que todos damos umas "gasadas" nos carros, até porque apetece...

                                    As grandes questões que se colocam (admitindo que essa seria forma de resolver o problema) são: quando? Quantos km? Com que periodicidade? O que me garante a mim que esses km que eu faço vão coincidir com a regeneração?

                                    Se isso fosse assim provavelmente o carro avisaria que era necessário aumentar o regime de rotações.

                                    Este tinha um sensor avariado, por isso é que não funcionou bem.

                                    Eu não percebo "nada" de mecânica, mas parece que o pessoal quer altas rotações para desentupir o fap, como se ele desentupisse na sequência dessas altas rotações e pronto. (sopram-se as partículas para fora do filtro e está resolvido)

                                    O fap é activo, regenera quando o sensor determina que é necessário, por incineração das partículas.

                                    Se fosse para elas serem sopradas para fora do filtro sem mais nem menos, mais valia o filtro não estar lá!

                                    Cumps
                                    Editado pela última vez por AGAAGA; 22 October 2010, 23:45.

                                    Comentário


                                      #48
                                      A Fap não "desentope", simplesmente as elevadas temperaturas para que a regeneração sejam feitas simplesmente não se atingem em percursos dessa natureza.

                                      Todos os carros sofrem do síndrome cidade: carvão proveniente da queima começam a ficar acumulados e o carro começa a ter de fazer mais esforço para o mesmo andamento.

                                      Toda a gente deve tirar o carvão de vez em quando. Ainda quinta à noite fiz isso: o ambiente estava propício a altos regimes e comecei a puxar todas as mudanças até por volta das 4000rpm. O motor já estava quente e estive a rodar em 5ª às 4000 durante cerca de 5 minutos, o que a juntar ao tratamento feito das outras mudanças é o suficiente para ocorrer uma "limpeza" ao motor.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        (...)

                                        Toda a gente deve tirar o carvão de vez em quando. Ainda quinta à noite fiz isso: o ambiente estava propício a altos regimes e comecei a puxar todas as mudanças até por volta das 4000rpm. O motor já estava quente e estive a rodar em 5ª às 4000 durante cerca de 5 minutos, o que a juntar ao tratamento feito das outras mudanças é o suficiente para ocorrer uma "limpeza" ao motor.
                                        E quem te diz a ti que o FAP vai regenerar nessa altura?

                                        E o filtro não regenerar com percursos citadinos porque não se atinge a temperatura, se calhar (já) não é bem assim... o dele regenerou durante 33000km e só deixou de o fazer porque o sensor avariou.

                                        O filtro é activo, significa que ele não se limita a esperar que se vá "tirar o carvão". "tirar o carvão" também é uma coisa que é capaz de estar sobrevalorizada nos dias que correm...
                                        Editado pela última vez por AGAAGA; 23 October 2010, 10:26.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Achas mesmo? Experimenta fazer apenas e só cidade dentro de limites de rotação demasiado estritos e logo me dizes se não sentes o motor a fraquejar.

                                          Eu, em cidade, raramente passo das 2000 por uma questão de economia e necessidade (para quê trocar as 3000 se vou ter que parar mais à frente?). E como faço imensa cidade isso nota-se bastante no seu rendimento e consumo. Quando por fim faço viagens grandes noto o motor mais solto: e não, não é psicológico. Nunca passaste numa oficina em que estão a acelerar um carro que esteve imenso tempo parado e o chão por baixo do escape fica preto? Agora faz isso num que ande todos os dias em estrada aberta e logo me dizes se o resultado é o mesmo.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X