A minha fiat chegou hoje com o motor rectificado, correia de distribuição nova. Que conselhos me dão para fazer os primeiros quilometros.
Desde ja obrigado pela ajuda
há quem aconselhe que um motor rectificado deve receber uma rodagem como se faz quando o carro é novo. Fez isso a um carro cá de casa mas sinceramente não sei se é mesmo necessário, foi mais por descargo de consciência.
Do que tenho ouvido e visto, aconselham sempre que seja feita a rodagem como se fosse um motor novo.
O que vendo bem as coisas, acaba por ser um motor novo, só o bloco em si é que não será, sendo que todas as outras peças serão (ou deveriam ser) novas.
Do que tenho ouvido e visto, aconselham sempre que seja feita a rodagem como se fosse um motor novo.
O que vendo bem as coisas, acaba por ser um motor novo, só o bloco em si é que não será, sendo que todas as outras peças serão (ou deveriam ser) novas.
Vamos supor que precisa de segmentos... Vai levar tudo novo?:S
Faz uma condução normal, sem no entanto chegar ao "redline". Depois muda óleo e filtro aos 3.000 km.
Há quem diga que na rodagem os motores não devem ultrapassar as 3000 rpm (gasolina), 2500 (diesel). Os motores foram concebidos para rolar dentro da faixa útil de utilização, por isso é andar normalmente. A muda de óleo aos 3000 km é que lhe vai dar conferir a longevidade, pois no óleo velho estarão todas as limalhas e outros detritos resultantes dos primeiros kms.
Nos carros novos a conversa é outra, pois já vêm com pré-rodagem.
Espero ter ajudado (e não ter dito nenhuma asneira)...
Mudei oleo e filtro aos primeiros 250km, saíu como está na foto do meu topico, a 2ª muda saiu mais limpo aos 1000km, e actualmente ja fiz mais 300 e vou mudar assim que tiver tempo.
Nos primeiros km como os segmentos e camisas sao novos, já para nao dizer outras peças ao rodarem entre sí ganham certa cama e polimento, principalmente nos cilindros, um motor rodado os cilindros parecem espelhos por isso mesmo, e material cria essas micro particulas que dá para ver se deixares oleo a repousar.
Andares normalmente e por vezes a fazres alguns km a certas rotaçoes ajudas a que os segmentos se acamem melhor ao cilindro.
Se quiseres vais ao google e metes break in oil ou break in engine e tiras mais ideias.
Fazeres uma rodagem devagar devagarinho e parado não faz mal.. apenas motor fica "amorfe"
Editado pela última vez por skynet; 07 December 2010, 23:17.
Eu rectifiquei o motor do meu 205 GTi na Peugeot mesmo, motor XU5JA de 115 cavalos. Levou segmentos, camisas, bronzes, a cabeça foi desmontada para rodar válvulas e meter vedantes de valvulas novos...
Perguntei ao senhor que rectificou o motor que cuidados a ter e ele disse.. para andar normalmente. E se quisesse fazer logo nos primeiros kms uma viagem grande sempre nas 5000 rpm pra não hesitar. E se ele pedir ainda mais do que as 5000 para lhe dar. O que é certo é que foi o que fiz, ainda o levei ás 6500 nos primeiros kms. A primeira muda de óleo foi mais cedo que o previsto, mas por descargo de consciencia. De notar que a elevada rotação não lhe fez mal, não gasta óleo e puxa que se farta
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