Olá...
Ontem à noite, depois de alguns kms de "esfrega" em AE, quando parei em Almada reparei que a luz do óleo acendeu.
Parei o carro e pensei...bom...o carro tem levado algumas esfregas...provavelmente gastou óleo e deve estar perto do mínimo.
Pensei isto porque sei que quando o óleo anda perto do mínimo até nas curvas ela acende a luz(por provavelmente o óleo inclinar no carter?..)
Fui ver o nível, e estava um pouco acima do min. Achei estranho..mas pensei "bom...até ao marquês de pombal(para onde ia..) há uma bomba...paro lá e compro óleo".Assim fiz...e reparei enquanto ia a caminho...que a luz do óleo apagava consoante as rpms fossem mais altas. Ao relantim ou até as 2500rpm/3000rpm acendia. Acima das 3000rpm apagava. Resultado...fui em 2a/3a para que a luz se mantivesse apagada....sendo que depois voltou a acender mesmo a essas rpms antes de chegar a bomba.
Paro na bomba, compro o óleo..1 litro de Elf xpto 10w-40..por 22€(auch..)..levou óleo até ficar perto do máximo. Ligo o carro...luz apagada..."maravilha" pensei eu Saio da bomba com o carro...semáforo das amoreiras parado...acende a luz. Cheguei ao destino que era ali perto e liguei para o mecânico que costuma ver os carros cá de casa.
Ele disse para não andar mais com o carro assim pelo risco de gripar o motor, e eu bem mandado como sou ao fim da noite lá chamei a assistência em viagem e foi de reboque para o parque. Segunda feira será entregue à oficina.
Vi o vão do motor e não havia perdas de óleo notórias(à noite pelo menos..)nada a pingar, e como disse, ela tinha óleo mesmo antes de levar o refill.
Por este prisma...o que acham que será? Bomba de óleo?
O motor tinha já um problema na junta da cabeça (à cerca de 25 mil kms..) uma vez que havia algum consumo de líquido de refrigeração e contaminação do mesmo...isto nunca influenciou nem a performance, nem consumos nem comportamento do carro, daí que tenha andado assim este tempo todo.
Sugestões do que poderá ser? Se for a bomba de óleo, alguém faz ideia dos valores para uma nova? Penso que a ser isso a montagem será simpes visto ser um componente de fácil acesso perto do carter?
Os meus palpites:
- bomba de óleo?
- válvula de pressão do óleo?
- junta da cabeça que tenha apodrecido e o óleo passar demasiado para o sistema de refrigeração?(neste carro não teria sintomas claros no andamento?)
Que acham?
Cumprimentos
Ontem à noite, depois de alguns kms de "esfrega" em AE, quando parei em Almada reparei que a luz do óleo acendeu.
Parei o carro e pensei...bom...o carro tem levado algumas esfregas...provavelmente gastou óleo e deve estar perto do mínimo.
Pensei isto porque sei que quando o óleo anda perto do mínimo até nas curvas ela acende a luz(por provavelmente o óleo inclinar no carter?..)
Fui ver o nível, e estava um pouco acima do min. Achei estranho..mas pensei "bom...até ao marquês de pombal(para onde ia..) há uma bomba...paro lá e compro óleo".Assim fiz...e reparei enquanto ia a caminho...que a luz do óleo apagava consoante as rpms fossem mais altas. Ao relantim ou até as 2500rpm/3000rpm acendia. Acima das 3000rpm apagava. Resultado...fui em 2a/3a para que a luz se mantivesse apagada....sendo que depois voltou a acender mesmo a essas rpms antes de chegar a bomba.
Paro na bomba, compro o óleo..1 litro de Elf xpto 10w-40..por 22€(auch..)..levou óleo até ficar perto do máximo. Ligo o carro...luz apagada..."maravilha" pensei eu Saio da bomba com o carro...semáforo das amoreiras parado...acende a luz. Cheguei ao destino que era ali perto e liguei para o mecânico que costuma ver os carros cá de casa.
Ele disse para não andar mais com o carro assim pelo risco de gripar o motor, e eu bem mandado como sou ao fim da noite lá chamei a assistência em viagem e foi de reboque para o parque. Segunda feira será entregue à oficina.
Vi o vão do motor e não havia perdas de óleo notórias(à noite pelo menos..)nada a pingar, e como disse, ela tinha óleo mesmo antes de levar o refill.
Por este prisma...o que acham que será? Bomba de óleo?
O motor tinha já um problema na junta da cabeça (à cerca de 25 mil kms..) uma vez que havia algum consumo de líquido de refrigeração e contaminação do mesmo...isto nunca influenciou nem a performance, nem consumos nem comportamento do carro, daí que tenha andado assim este tempo todo.
Sugestões do que poderá ser? Se for a bomba de óleo, alguém faz ideia dos valores para uma nova? Penso que a ser isso a montagem será simpes visto ser um componente de fácil acesso perto do carter?
Os meus palpites:
- bomba de óleo?
- válvula de pressão do óleo?
- junta da cabeça que tenha apodrecido e o óleo passar demasiado para o sistema de refrigeração?(neste carro não teria sintomas claros no andamento?)
Que acham?
Cumprimentos
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