Boas!
Gostaria de partilhar a minha experiência com o Honda Jazz e alertar presentes e futuros compradores para estarem o mais atentos possível no período de garantia:
- O carro foi-me entregue com a direcção desalinhada. Na revisão dos 20.000kms não me chamaram a atenção para os pneus. Quando reparei, aos 23.000kms, o lado exterior estava nas lonas e substituí os pneus, alinhei a direcção e (demasiado) tranquilo adiei para a revisão seguinte tratar do assunto. Resultado: o concessionário e a marca não assumiram o desgaste prematuro dos pneus em virtude de (estupidamente) não ter o comprovativo do alinhamento (só tinha a factura com a quilometragem);
- Apesar de ter a direcção alinhada, o carro consome excessivamente os pneus. O segundo conjunto da frente só durou 35.000kms (Kleber Dynaxer), também com desgaste maior no lado de fora. Não sei se é defeito ou feitio, o concessionário diz que é normal e para controlar as pressões. O mecânico da honda aconselhou mais 1 PSI do que o indicado, passei a meter mais 2 PSI e vamos ver. A verdade é que acho que o carro "arrasta" excessivamente os pneus em manobras. Nunca tive um carro em que os pneus da frente durassem menos que 40.000kms, e esse era um Gti guiado sempre na estilha;
- O carro deixou-me na estrada duas vezes, com a luz do motor ligada. Na oficina já funcionava bem, apesar de manter a luz do motor ligada. Só à 2.ª vez o concessionário descobriu que era uma ficha da ignição solta;
- O volante foi substituído ao abrigo da garantia, por desgaste prematuro (nunca tive um carro com desgaste no volante aos 60.000kms);
- O isqueiro foi substituído ao abrigo da garantia, por avaria;
Finalmente, MUITO IMPORTANTE, OS HONDAS JAZZ TÊM TENDÊNCIA A METER ÁGUA. No meu caso, a água entrava por entre DOIS PAINÉIS DE CARROSSARIA, sendo claramente um defeito de fabrico que a Honda não assumiu por estar fora do período da garantia (aos 65.000kms). Tinha 2-3cms de água no sítio do pneu suplente, o macaco ficou oxidado nesta dimensão, e ainda tive que pagar 86,10€ pela reparação, sendo que esta consistiu em aplicar mastique nas juntas dos painéis e pintar nos locais à vista quando se abre a mala. Após consulta ao meu mecânico de confiança, este informou-me que não era caso único, que havia mais locais do Jazz propensos a infiltração (como por exemplo os farolins traseiros) e de seguida pesquisei na net e descobri muitos casos idênticos (ressalvo que, quando se vai à procura na net, normalmente encontra-se sempre).
Ora, o carro é muito bem conseguido e, no geral, até estou satisfeito com ele, uma vez que serve a minha esposa e filhos na perfeição. No entanto, esperava mais de um Honda e da própria Honda.
Moral da história: Em período de garantia, andem em cima das coisas. Usem abusem. Ponham o carro debaixo do chuveiro quanto puderem e verifiquem fugas.
Abraços!
Gostaria de partilhar a minha experiência com o Honda Jazz e alertar presentes e futuros compradores para estarem o mais atentos possível no período de garantia:
- O carro foi-me entregue com a direcção desalinhada. Na revisão dos 20.000kms não me chamaram a atenção para os pneus. Quando reparei, aos 23.000kms, o lado exterior estava nas lonas e substituí os pneus, alinhei a direcção e (demasiado) tranquilo adiei para a revisão seguinte tratar do assunto. Resultado: o concessionário e a marca não assumiram o desgaste prematuro dos pneus em virtude de (estupidamente) não ter o comprovativo do alinhamento (só tinha a factura com a quilometragem);
- Apesar de ter a direcção alinhada, o carro consome excessivamente os pneus. O segundo conjunto da frente só durou 35.000kms (Kleber Dynaxer), também com desgaste maior no lado de fora. Não sei se é defeito ou feitio, o concessionário diz que é normal e para controlar as pressões. O mecânico da honda aconselhou mais 1 PSI do que o indicado, passei a meter mais 2 PSI e vamos ver. A verdade é que acho que o carro "arrasta" excessivamente os pneus em manobras. Nunca tive um carro em que os pneus da frente durassem menos que 40.000kms, e esse era um Gti guiado sempre na estilha;
- O carro deixou-me na estrada duas vezes, com a luz do motor ligada. Na oficina já funcionava bem, apesar de manter a luz do motor ligada. Só à 2.ª vez o concessionário descobriu que era uma ficha da ignição solta;
- O volante foi substituído ao abrigo da garantia, por desgaste prematuro (nunca tive um carro com desgaste no volante aos 60.000kms);
- O isqueiro foi substituído ao abrigo da garantia, por avaria;
Finalmente, MUITO IMPORTANTE, OS HONDAS JAZZ TÊM TENDÊNCIA A METER ÁGUA. No meu caso, a água entrava por entre DOIS PAINÉIS DE CARROSSARIA, sendo claramente um defeito de fabrico que a Honda não assumiu por estar fora do período da garantia (aos 65.000kms). Tinha 2-3cms de água no sítio do pneu suplente, o macaco ficou oxidado nesta dimensão, e ainda tive que pagar 86,10€ pela reparação, sendo que esta consistiu em aplicar mastique nas juntas dos painéis e pintar nos locais à vista quando se abre a mala. Após consulta ao meu mecânico de confiança, este informou-me que não era caso único, que havia mais locais do Jazz propensos a infiltração (como por exemplo os farolins traseiros) e de seguida pesquisei na net e descobri muitos casos idênticos (ressalvo que, quando se vai à procura na net, normalmente encontra-se sempre).
Ora, o carro é muito bem conseguido e, no geral, até estou satisfeito com ele, uma vez que serve a minha esposa e filhos na perfeição. No entanto, esperava mais de um Honda e da própria Honda.
Moral da história: Em período de garantia, andem em cima das coisas. Usem abusem. Ponham o carro debaixo do chuveiro quanto puderem e verifiquem fugas.
Abraços!
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