Bom dia! no sabado a minha caniche resolveu fugir atrás de um gato! resultado vinha a passar uma opel meriva e atropelou-a. A cadela não partiu o para-choques nem nada mas a carinha vazou logo a agua toda (pensamos que tivesse sido um tubo que tivesse sido roto). Hoje apareceu o dono da carinha com o orçameto da opel, 600€ para pagar!!! Não quero fugir ás responsabilidades porque se estragou eu só tenho de pagar mas farto-me de pensar como é k um cão tão pequeno e ainda por cima não sofreu nada faz um estrago tão grande...
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Atropelamento
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Bem, o melhor é a bichinha não se ter magoado mesmo.. Agora essa história esta um pouco mal contada, para o cão não se ter ferido, o impacto foi pouco violento, sendo pouco violento como pode um estrago ser de 600€ ? Se tivesse-mos a falar de um TOPO, mas estamos a falar de um carro relativamente modesto, um Meriva...
Bem, fugir as responsabilidades não, mas questionar sim ;)
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Porque não perguntar na Opel, quanto custa fazer uma peritagem ao carro e "convencer" o proprietário a visitar o stand para ver se realmente os estragos são resultantes do atropelamento?
Verificaram se na faixa de rodagem havia, havia vestigios de liquido de arrefecimento?
Já podia haver uma fuga, anterior ao atropelamento, e ja vir a pingar desde "lá de trás".
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E ainda há quem diga "Tadinhos dos cães, não fazem mal, para quê andar de trela?? Seguro de RC?? Para quê se o bichinho é pacífico e não faz mal a uma mosca?"... pois é...
Ainda bem que a cadela está bem. Agora é tentar resolver a coisa da melhor forma. Mas julgo que deveriam ter chamado as autoridades visto que foram detectados estragos no local (pela indicação da água que vazou).Editado pela última vez por MrsX; 02 August 2011, 12:47.
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O melhor que tens a fazer é mostrar este tópico ao dono do carro para ele ver que o forum.autohoje.com está do teu lado. Claro que ninguém daqui presenciou o acidente, ou sequer ouviu a outra versão, mas o que é que isso interessa...
PS - Segue o conselho de ir para tribunal, toda a gente sabe que quem quer poupar 600€ o melhor que tem a fazer é gastar mt mais em advogados.
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Originalmente Colocado por SilverArrowTribunal para quê? Para pagar os 600€ e ainda ter de pagar os custos?
Mas o melhor mesmo (e neste caso sabendo que tem que assumir a responsabilidade) é falar com o proprietário do veículo e tentar saber se o orçamento é justo e se os danos foram derivados do atropelamento.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostOnde é que voces leram que a cadela está bem ?
Só leio :
A cadela não partiu o para-choques nem nada mas a carinha vazou logo a agua toda
Se ele diz parachoques nem nada ... parece-me estar a referir ao carro ...
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Pela descrição dos (poucos) danos aparentes, os 600 euros parecem soar a "aproveitamento" por parte do dono da Meriva. Mas para tirar as dúvidas é melhor solicitar uma explicação clara da Opel (e do dono) dos estragos.
No entanto, se existisse um seguro de RC relativo ao cão, aí seria a seguradora a esmiúçar a coisa junto do lesado (condutor da Meriva).
Quanto a levar a questão a tribunal, até que pode ser que funcione, mas o tempo, dinheiro e chatices que isso traz, não compensa a nenhuma das partes. Além disso o dono do cão atropelado vai ter de explicar ao juíz porque é que o seu cão estava na via pública sem trela e aí...cheira-me que a coisa pende para o condutor do carro.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostOnde é que voces leram que a cadela está bem ?
Só leio :
A cadela não partiu o para-choques nem nada mas a carinha vazou logo a agua toda
Se ele diz parachoques nem nada ... parece-me estar a referir ao carro ...
O pára-choques pode ter partido por trás, todos os pára-choques recentes são feitos para partir em determinadas zonas para minorar os efeitos em atropelamentos, e pode estar bonito por fora mas partido do outro lado. Se o radiador começou a deitar água, pode ter sido do impacto do pára-choques no mesmo, e criou uma fuga.
Neste panorama, não me parecem descabidos os 600€.
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Por vezes devemos pensar um pouco nos dois lados.
Há alguns meses, a minha mulher para evitar bater num cão acabou por bater com a roda direita na parede (não havia passeio ali).
Como tudo se passou de forma lenta (a cerca de 10/15km/h) ela saiu do carro e não tinha nada, por isso limitou-se a reclamar com o dono do cão (que é nosso "vizinho", pois isto passou-se a poucas centenas de metros da minha casa) que nem reagiu mal... apena se fez de surdo (literalmente... o que tem piada, pois sei que não é... mas adiante).
A minha mulher arranca e vê que o carro está a puxar muito para a direita, a luz do abs acende-se, etc. Fui ter com ela, e fui com o carro a uma casa de pneus a poucas centenas de metros ver o que se passava. Entretanto nem podia sequer sonhar passar dos 30km/h.
Veridicto: Triângulo torcido e tirante da direção torcido. Orçamento de peças na Renault (Clio III) de 345€, já com desconto. O meu mecânico consegui as mesmas peças, da mesma marca (TRW) por 250€. Mão-de-obra para amigo de 50€ e mais 15€ para alinhar a direção. Total 315€.
Fui ter com o tipo e teve a mesma atitude quer muitos! Ele disse logo "Isso já estava assim..." e pronto, como a minha mulher não chamou logo a GNR (ou a mim) ficou a minha palavra contra a dele...
Passados cerca de 1500km... o rolamento dessa roda gripou (o carro tinha ~30.000km no momento do acidente)... lá se foram mais 100€ e mais um alinhamento, outros 15€. Agora está a dar um estalo na coluna de direção... já confirmado pelo mecânico que foi nitidamente da porrada que levou... por isso... mais 350€... por alto.
Ou seja... 315+115+350= 780€.
E ainda tive sorte (a típica sorte do tuga...) porque a jante não empenou e o pneu (que custa cerca de 120€ cada... e teria de mudar 2...) não sofreu nada...
E voltanto ao início... o carro visualmente não tinha NADA, estava OK, daí a saída do especialista do dono do cão...
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Eu tenho carro e cães e temos de ser responsável pelos 2.
Se atravesso o carro a frente de alguém o seguro tem que pagar. Se não tiver seguro tenho que pagar eu.
Com os cães é a mesma coisa. Por isso se atropelam um cão o dono do cão tem que se chegar a frente e pagar. Nem há conversa possível.
Se não querem pagar façam seguro ao cão. Nem é assim tão caro.
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostPor vezes devemos pensar um pouco nos dois lados.
Há alguns meses, a minha mulher para evitar bater num cão acabou por bater com a roda direita na parede (não havia passeio ali).
Como tudo se passou de forma lenta (a cerca de 10/15km/h) ela saiu do carro e não tinha nada, por isso limitou-se a reclamar com o dono do cão (que é nosso "vizinho", pois isto passou-se a poucas centenas de metros da minha casa) que nem reagiu mal... apena se fez de surdo (literalmente... o que tem piada, pois sei que não é... mas adiante).
A minha mulher arranca e vê que o carro está a puxar muito para a direita, a luz do abs acende-se, etc. Fui ter com ela, e fui com o carro a uma casa de pneus a poucas centenas de metros ver o que se passava. Entretanto nem podia sequer sonhar passar dos 30km/h.
Veridicto: Triângulo torcido e tirante da direção torcido. Orçamento de peças na Renault (Clio III) de 345€, já com desconto. O meu mecânico consegui as mesmas peças, da mesma marca (TRW) por 250€. Mão-de-obra para amigo de 50€ e mais 15€ para alinhar a direção. Total 315€.
Fui ter com o tipo e teve a mesma atitude quer muitos! Ele disse logo "Isso já estava assim..." e pronto, como a minha mulher não chamou logo a GNR (ou a mim) ficou a minha palavra contra a dele...
Passados cerca de 1500km... o rolamento dessa roda gripou (o carro tinha ~30.000km no momento do acidente)... lá se foram mais 100€ e mais um alinhamento, outros 15€. Agora está a dar um estalo na coluna de direção... já confirmado pelo mecânico que foi nitidamente da porrada que levou... por isso... mais 350€... por alto.
Ou seja... 315+115+350= 780€.
E ainda tive sorte (a típica sorte do tuga...) porque a jante não empenou e o pneu (que custa cerca de 120€ cada... e teria de mudar 2...) não sofreu nada...
E voltanto ao início... o carro visualmente não tinha NADA, estava OK, daí a saída do especialista do dono do cão...
Se a carrinha perdeu o líquido de referigeração não seria certamente por o dono andar com uma torneira à espera de bater num cão e fazer-se de vítima.
Indica que algum tubo se rasgou ou o radiador furou ou partiu.
O para-choques para além de parecer bem pode ter apoios partidos.
Vai na volta num sucateiro resolvia-se tudo por 200€
Mas o dono do carro não querer as coisas amanhadas, mas sim nas condições em que estavam antes. Ou seja substituir alguns elementos.
Não me parece que 600€ seja assim tanto.
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Jopirx, se houver mais do que um representante da Opel na sua área de residência, convem pedir um orçamento em todos, pois o preço pode variar.
Ha uns anos atras quando foi necessario "restaurar" a traseira de uma Vectra B Caravan, a mão-de-obra no representante da Opel em Espinho era mais baixa do que no de Oliveira de Azemeis.
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O problema é que na actualidade os parachoques sao muito fracos, permitindo elevados danos mesmo em embates a baixa velocidade.
Research | Bumpers Don't Bump | Bumper Ratings | Thatcham MIRRC
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Originalmente Colocado por skynet Ver PostMesmo que tenha partido o radiador.. 600euros? dava para comprar uns 4 radiadores...
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400€ custa o radiador do meu carro, na marca e é de 1999.
Se lhe foi dado um orçamento que confirme, leve o carro à OPEL, peça para levantar e olhe, confirme o que está partido, se corresponde com o local de embate e porque partiu ou precisa de mudar.
A perguntar por aqui, sem saber peça a peça e sem ver, dificilmente se safa.
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostEu aqui vejo, 1 radiador, 1 pára-choques, pintura do pára-choques, mão-de-obra... etc. Se juntarmos um valor MO normal... não me parece muito complicado chegar aos 600€.
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