Para completar, e digo-vos que o carro ficou impec. O rélé é uma espécie de temporizador, pelo menos tem essa função. o numero dele é o 109 e está bem escondido debaixo do tlabier.
Olá a todos
Já há algum tempo o meu Octavia TDI de 2000 anda a pegar mal a quente. Tenho
já várias opiniões sobre a provável causa, mas gostaria de saber as vossas.
Andei assim algum tempo porque quis esperar pela revisão, que coincidia com a altura
da mudança do kit de distribuição. Revisão feita (óleo, filtros e kit de distribuição completo, incluindo bomba de água), os sintomas permanecem.
Em jeito de parêntesis, deixem-me referir que o mecânico encontrou um avanço irregular de "meio dente" - palavras dele - num dos carretos da árvore de cames. O facto é que o motor ficou mais suave no funcionamento, assim como deixou de tremer nos momentos subsequentes a por-se em marcha. Porreiro.
As teorias de causa provável são as seguintes:
1. Bateria a ficar nas "lonas" - a bateria tem 4 anos e, sinceramente, não mandei ainda medir o "boost", de modo que pode bem ser por aqui.
2. Motor de arranque sub-dimensionado para o TDI 1.9 110 cv - se fosse sub-dimensionado isso não se manifestaria desde sempre??
3. As vossas, que desde já agradeço
Isso consegue-se resolver através de uns ajustes no ficheiro da centralina...
Obrigado pela sugestão, amigo Mx5Cinza. E já agora, agradeço a todos quantos deram o seu contributo, bem hajam.
Felizmente o problema ficou resolvido há pouco menos de um mês, com a substituição do motor de arranque. Saiu o velho, e entrou um reconstruido.
A operação resultou em cheio.
A explicação das causas, que me fizeram foi a seguinte: ao que parece, ao fim de algum tempo, os motores de arranque queimam algumas camadas do induzido, que ficam em curto-circuito, o que origina
a diminuição de torque (ou binário motor). Foi o "peixe" que me venderam, que por sinal me faz bastante sentido.
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