Bons dias,o meu nome é paulo, tenho 26 anos e tenho uma opel vectra C 1.9CDTI 150cv caravan, tem 135 mil kilómetros, ha dias,fui confrontado com o colector de admissao avariado, nao fui a marca,porque tenho um bom mecanico (julguei eu), fui buscar o material a opel, o mecanico meteu me o colector, a marca manda substituir o restante material, mas o mecanico entendeu que estava tudo a funcionar, o problema é que a carrinha nao tem rotaçao entre as 1000rpm e as 2000rpm...ligou-se a maquina, verificou-se os valores em tempo real e a carrinha nao apresenta erros, fui a varios sitios e disparam como sendo valvula EGR, mas a mesma esta a funcionar..alguem me consegue dizer o que poderá ser isto,para nao andar a deitar dinheiro ao lixo?nos tempos que correm ate doi este tipo de problemas...grato desde ja pela atençao dispensada...
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Ajuda: Opel vectra C 1.9 CDTI 150cv sem rotaçao
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Nao me expressei bem,sim tem rotaçao a partir das 2000rpm, mas vejamos,se subir uma rua,nao puxa...tem de ir as 2000rpm para subir...como fazer uma reduçao,ficar ali nas 1800rpm, e ela demora a responder...mas depois anda...220 desde a mudança do colector quando a testei...ou seja rotaçao baixa a carrinha demora a responder, chegando as 2000rpm ela anda...a carrinha continua sem apresentar erros e o problema persiste...entre as 1000rpm e as 2000rpm o carro faz "poço", "senta-se" completamente...antes de ter este problema a carrinha sempre respondeu bem,em baixas puxava que era um espectaculo...falaram me que poderia ser a geometria do turbo, uma valvula chamada N75,como um reset nas borboletas, como ter de substituir o restante material que a opel fala, o que seguindo a logica,o material que funciona, ainda faz quilometros...o problema é que nao consigo perceber porque motivo se passa isto...nem o mecanico chega a conclusao alguma...diz me que é normal nestes novos colectores, que o alfa romeu com o mesmo motor fica assim...se for assim o motor nao presta
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pois, mas esta ja foram 525 euros, ha dois meses mais 507 em revisoes, queria evitar ir a marca, senao teria ido la logo
apenas postei o post,porque pensei que poderia encontrar alguem com o mesmo motor, e que ja tivesse passado por este problema...nao aparecem erros na maquina, a carrinha em rotaçao alta anda bem, em baixas desenvolve devagarinho...era so uma luz...
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Se não acusa erro na máquina, poderá ser da MAF, mas uma vez que a carrinha anda bem após as 2000RPM, não deve ser. Ele não te mexeu na distribuição? É que essa porra pode ter ficado atrasado e o problema é "disfarçado" quando o turbo atinge o pico de pressão, perto das 2.000RPM... Digo eu.
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Originalmente Colocado por warmaster25 Ver Postpois, mas esta ja foram 525 euros, ha dois meses mais 507 em revisoes, queria evitar ir a marca, senao teria ido la logo
apenas postei o post,porque pensei que poderia encontrar alguem com o mesmo motor, e que ja tivesse passado por este problema...nao aparecem erros na maquina, a carrinha em rotaçao alta anda bem, em baixas desenvolve devagarinho...era so uma luz...
Entre isso, e estares a andar a entregar o carro a pessoal que nao esta a dar com o problema preferia mete-la na marca, ate podia ser uma questao de afinação ou algo simples e pagares pouco. Pelo que estou a ver o mecanico onde estas a ir nao esta a dar com o problema
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Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver PostSe não acusa erro na máquina, poderá ser da MAF, mas uma vez que a carrinha anda bem após as 2000RPM, não deve ser. Ele não te mexeu na distribuição? É que essa porra pode ter ficado atrasado e o problema é "disfarçado" quando o turbo atinge o pico de pressão, perto das 2.000RPM... Digo eu.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostVais à marca e pedes um diagnostico, se pagares 50€ ja é muito. À tempos com a minha Focus tambem andava ali com um problema, pensava que aquilo era injecçao e ninguem me resolvia aquilo e fui a marca, pensando que ia sair uma conta... no final era um sensor no deposito fazia com que o carro nao entrasse em regeneraçao e soluçava, 27€ ao total.
Entre isso, e estares a andar a entregar o carro a pessoal que nao esta a dar com o problema preferia mete-la na marca, ate podia ser uma questao de afinação ou algo simples e pagares pouco. Pelo que estou a ver o mecanico onde estas a ir nao esta a dar com o problema
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Originalmente Colocado por warmaster25 Ver PostCorrecto, ele tirou a distribuição porque não dava para tirar o colector, ora então teve de deslocar a bomba de alta pressão mas para la chegar teve de tirar a distribuição...eu acompanhei o serviço, estava de folga e como é perto de casa...faz sentido esta resposta,o carro impulsiona perto das 1900 rpm...e depois existem alturas que esta quase bom, mas basta subir alguma rua,o problema volta a aparecer....nota-se que entre as 1000 rpm ate as 1800 rpm o ponteiro da rotaçao é lento, nao desenvolve como ja desenvolveu...
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pois, mas se for o problema na distribuiçao,ele tem de se responsablizar e nao dar desculpa que é normal como ele me disse...porque é como relato, a nivel de velocidade de ponta, de desenvolver apos as 2000 rpm esta normal, alias ate faz menos ruido agora...os erros nao aparecem no painel, e o "poço" continua sempre que arranco...se mantiver o carro abaixo das 2000 rpm, a carrinha nao pede licença para se sentar....ate me faz lembrar os carros pesados sem turbo.... mas vou amanha ver essa vida, entretanto pedia que nao fechassem o tópico, pode ser que amanha apareçam mais opinioes,entretanto voltarei ca com novidades sobre este problema...obrigado Fadjadjas o que dizes podera fazer sentido...
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Originalmente Colocado por warmaster25 Ver PostNao me expressei bem,sim tem rotaçao a partir das 2000rpm, mas vejamos,se subir uma rua,nao puxa...tem de ir as 2000rpm para subir...como fazer uma reduçao,ficar ali nas 1800rpm, e ela demora a responder...mas depois anda...220 desde a mudança do colector quando a testei...ou seja rotaçao baixa a carrinha demora a responder, chegando as 2000rpm ela anda...a carrinha continua sem apresentar erros e o problema persiste...entre as 1000rpm e as 2000rpm o carro faz "poço", "senta-se" completamente...antes de ter este problema a carrinha sempre respondeu bem,em baixas puxava que era um espectaculo...falaram me que poderia ser a geometria do turbo, uma valvula chamada N75,como um reset nas borboletas, como ter de substituir o restante material que a opel fala, o que seguindo a logica,o material que funciona, ainda faz quilometros...o problema é que nao consigo perceber porque motivo se passa isto...nem o mecanico chega a conclusao alguma...diz me que é normal nestes novos colectores, que o alfa romeu com o mesmo motor fica assim...se for assim o motor nao presta
Esse motor é conhecido pelo enorme fosso até às 2000rpm. No entanto acredito que tendo por base a comparação com a carrinha actualmente, achasses que ela voava.
Como já disseram, acho que o melhor é pedir um diagnóstico na marca e depois confrontar o mecânico que te viu a carrinha.
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pois, realmente nao vou conseguir fugir a ir a marca....mas nao deixa de ser curioso o facto de um colector novo, que a meu ver é o 1º fracasso dos srs engenheiros da opel, avariar 7 anos apos o fabrico a contablizar 135 mil kilometros.. digo isto porque é o 3ºopel que tenho, e tenho tido azar com os motores a diesel....sim antes desta avaria, o motor sempre teve um bom desempenho em baixas, ao contrario do alfa romeu, que foi sempre dependente do acelarador para ter rotaçao...mas apos as 2000 rpm mostra que é preciso ter maos, que ela anda...nao procuro que ela voe, mas sim que fique perto do que era antes...chegar ao cumulo de colar o acelerador e ela ficar preguiçosa ate a rotaçao...perto das 2000 rpm...
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Tive um problema parecido num moto parecido (1.9jtd 116CV).
No meu caso era uma válvula que não me lembro o nome (julgo ser essa N17), mas que actua na geometria do turbo. Tem um tubo que vem da parte superior do motor e outro que vai para o turbo.
O encaixe dum dos tubos tinha partido e sido colado, mas começou a perder pressão, para arrancar com o carro tinha de acelerar e andar a queimar embraiagem :/
Como tinha um aspecto velho, troquei a válvula e ficou resolvido.
PS:
Vê este post e clica para ver na foto para veres do que falo:
http://forum.autohoje.com/boxes/8637...post1063596659
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEu acho muita graça a quem diz que certos defeitos são "normais". Faz lembrar o outro, em que o arranhar da caixa de velocidades era "normal".
Originalmente Colocado por warmaster25 Ver Postfui buscar o material a opel, o mecanico meteu me o colector, a marca manda substituir o restante material, mas o mecanico entendeu que estava tudo a funcionar
O 1.9 CDTI (mJTD) sempre teve um fosso de potência antes das 1800 RPM. Já o meu JTD 115Cv tinha, mas se tem assim tanta falta de força, pode ser o que o user Mazzeo diz.
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Nao foi preciso, apenas fui novamente ao meu mecanico, insisti com ele que nao era normal, depois de ter passado na bosch,porque la trabalha um amigo meu e ele ter diagnosticado ser a valvula N75, fui la falar com o mecanico, ora entao foi testar atraves de via directa a carrinha voltou a se portar normal...foi so trocar a valvula e o tal "poço" deixou de existir...em baixas espeto-lhe gas e ela responde logo, sem hesitaçoes...com o disparo que tinha anteriormente....
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Fui testar, meti a carrinha numa rua a subir bem, a meio deixei cair a rotaçao para as 1000 rpm, e ela respondeu, sem hesitar.... outro problema que ela tinha era a vibraçao do motor com a carrinha parada,quer fosse em ponto morto ou engatada, resultado, valvula trocada e vibraçao desapareceu....mas resumindo, estes motores sao uma barraca... muito bonitos enquanto nao adoecem.... mas depois de adoecerem, saiam da frente que assalta mesmo o bolso!
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Originalmente Colocado por warmaster25 Ver PostFui testar, meti a carrinha numa rua a subir bem, a meio deixei cair a rotaçao para as 1000 rpm, e ela respondeu, sem hesitar.... outro problema que ela tinha era a vibraçao do motor com a carrinha parada,quer fosse em ponto morto ou engatada, resultado, valvula trocada e vibraçao desapareceu....mas resumindo, estes motores sao uma barraca... muito bonitos enquanto nao adoecem.... mas depois de adoecerem, saiam da frente que assalta mesmo o bolso!
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pela informaçao que o mecanico me deu, as N75 nao ha forma de a limpar...existe um filtro, isto porque a minha N75 é de ficha quadrada, igual a algumas do grupo VAG...mas mesmo esse filtro nao consegues limpar...tem tipo uma esfera dentro da dita valvula, segundo ele nao da para limpar....
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEu estes dias, entre manutenção e pequenas coisas + pneus + seguro, posso preparar-me para desembolsar uns 1300 € ou mais...
o ano de 2011 foi mais sossegado...mas este ano voltou a carga!! avarias,manutençao e seguro + de 1400 euros...Editado pela última vez por warmaster25; 22 June 2012, 22:57.
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Eu, em geral, não me queixo. Afinal, desde que a comprei há quase 3 anos, já com 145.000 km na altura, e actualmente com 206.000 km, foi a 1.ª grande revisão que levou. De resto, só mudanças de óleo, um conjunto de 4 pneus e uma bateria. Globalmente, (ainda) não me posso queixar.
E atenção, uns 550 € desses 1000 e tal são seguro (213 €) e pneus (conto gastar uns 330 €), de que a carrinha não tem "culpa".Editado pela última vez por LinoMarques; 23 June 2012, 10:57.
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