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Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci
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Boa tarde a todos. Eu teho a Grand Senic II de 2006 e troquei as capas das bielas aos 145000km, sendo que as duas ultimas ja estavam todas picadas no interior. Aproveitei a troca do oleo 5w40 e gastei a volta dos 200€. Agora a minha duvida é apenas se tenho que voltar a trocar as capas, pois a carrinha já tem 260000km. Alguém ja trocou mais que uma vez? Obrigado a todos.
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Boas,
Ando para comprar carro usado e o megane 3 é a 2a opção, pensei num megane 3 Dci de 2014 ou 2015.
As unidades destes anos ainda sofrem deste problema das capas das bielas?
Tenho debaixo de olho 2 unidades de 2014, ambas com mais de 200k KM, mas com todos os registo de revisões (livro).
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Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver PostBoas,
Ando para comprar carro usado e o megane 3 é a 2a opção, pensei num megane 3 Dci de 2014 ou 2015.
As unidades destes anos ainda sofrem deste problema das capas das bielas?
Tenho debaixo de olho 2 unidades de 2014, ambas com mais de 200k KM, mas com todos os registo de revisões (livro).
Tendo em conta que o custo de trocar isso numa oficina fora da marca anda na casa dos 150 euros,a meu ver é preferível gastar isso e andar descansado,do que depois gastar 10 vezes mais num motor,o que vejo muitas vezes,e diria que é problema geral aqui em Portugal, é as pessoas querem comprar um carro usado e nao querem fazer revisões gerais numa oficina de confiança,depois aparecem as avarias,já disse a varias pessoas que mais valia trocarem isso,e dizem que não,150 euros é muito,dão 10 mil euros por um carro,depois nao querem gastar 150 em uma revisão preventiva!!!Se já novos dão problemas alguns,quanto mais usados!
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Originalmente Colocado por jmtcarvalho Ver PostBoa tarde a todos. Eu teho a Grand Senic II de 2006 e troquei as capas das bielas aos 145000km, sendo que as duas ultimas ja estavam todas picadas no interior. Aproveitei a troca do oleo 5w40 e gastei a volta dos 200€. Agora a minha duvida é apenas se tenho que voltar a trocar as capas, pois a carrinha já tem 260000km. Alguém ja trocou mais que uma vez? Obrigado a todos.
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Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver PostComo precaução e se a ideia for, manter a carrinha por mais outros tantos KMS, troca.
Rui
Obrigado pelo concelho......não existindo muitas opiniões aqui no forum acerca disso....pelo sim pelo não...vou mesmo trocar agora na próxima muda de óleo. Prefiro gastar 150/200€ que depois ficar com o motor na sucata.
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Originalmente Colocado por jmtcarvalho Ver PostBoa noite
Rui
Obrigado pelo concelho......não existindo muitas opiniões aqui no forum acerca disso....pelo sim pelo não...vou mesmo trocar agora na próxima muda de óleo. Prefiro gastar 150/200€ que depois ficar com o motor na sucata.
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Bom dia
Ca em casa ja temos duas viaturas, antigas, nomeadamente uma MErcedes Classe E , a Gasoleo , do ano 2000 e ainda um Honda Jazz de 2006 , a Gasolina
Ambas as viaturas são bastante fiaveis
Estamos a precisar de uma terceira viatura, e equacionamos um Renault Megane III , 1.5DCI , cerca ano 2011
Contudo, gostaria da vossa opinião, uma vez que assusta a quantidade de relatos de problemas noss 1.5DCI com Filtro Particulas, Bielas, Injectores, mensagens no tablir de "perigo de gripagem de motor"
Isto é mesmo assim, ou sao casos pontuais ?
Outro detalhe em que tenho reparado , é que grande parte dos Meganes III 1.5DCI à venda no olx, têm cerca de 190.000Kms ... Ha alguma manutenção cara aos 200.000 , ou sera coincidencia ?
Obrigado
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Originalmente Colocado por petrus Ver PostAntes de mais, com este novo tópico não quero começar uma guerra ou afirmar que todos os motores dci (em especial os 1.5) vão ter problemas e que, mais cedo ou mais tarde, vão berrar…
Este tópico é simplesmente, dentro da filosofia do fórum, tentar ajudar e não apenas ser ajudado. É por isso que partilho a experiência real do qashqai lá de casa, mas vamos a factos:
Em finais de 2007 foi comprado um kai-kai 1.5 dci que veio substituir um clio também com o dci, mas de apenas 65 cv…
Durante estes anos o kai-kai tem-se portado bem e nunca deu a menor chatice mecânica, mas com os relatos e conhecimento de vários casos de problemas com as “capas” ou bronzes das bielas decidiu-se que valia a pena fazer uma manutenção preventiva e tratar de as mudar.
Falei com um conhecido meu que é mecânico na marca que me informou haver vários casos desse problema e com quilometragens muito díspares: 80.000, 150.000, 230.000 sendo que não é possível identificar com rigor a causa: má lubrificação por causa da bomba ou nível de óleo baixo, aperto insuficiente, fadiga do material, condução abusiva… são apenas alguns exemplos de uma possível explicação, mas há muitos casos conhecidos e não existe uma explicação absoluta.
Aproveitou-se a mudança de óleo para fazer o serviço (lembro que é necessário tirar o cárter) e também a valvulina acabou por ser trocada (cerca de 3 litros).
Como já fez o serviço várias vezes disse também que não seria necessário trocar os parafusos das bielas e que só levaria junta nova se danificasse a que lá estava. Informou-me também que, em princípio, não seria necessário retificar nada o que se confirmou.
Não estive por lá a maior parte do tempo (é um serviço demorado) até porque também foi feita a normal revisão e mudado o kit de distribuição, incluindo a bomba de água…
O preço das novas capas de biela (num total de 8) ultrapassou ligeiramente os 100€ e são diferentes das que vinham de origem (não tenho fotos comparativas). Segundo ele são substancialmente melhores, mas não me soube informar a partir de que data os carros novos começaram a vir com estas novas capas.
As capas superiores estavam, como podem ver, já com um desgaste significativo sendo o maior na terceira biela, se a memória não me falha (ver foto com detalhe). Não era possível dizer mais quanto tempo iriam aguentar, mas na opinião dele, foi uma boa altura para trocar…
Parece não há verdadeiramente sintomas de quando vai acontecer, mas segundo o mecânico, quem tiver ouvido “tísico” pode por vezes ouvir um ligeiro tric-tric-tric do motor ao ralenti ou com bocadinho de aceleração a frio. Acontece que eu nunca ouvi isso, mas a minha patroa (que conduz o carro 99% do tempo) já me tinha falado disso duas ou três embora eu nunca tenha valorizado.
Vou ficar por aqui que o tópico já vai longo. Não quero com isto alarmar ninguém. Nós optámos por trocar por acreditarmos que agora podemos andar mais descansados com o carro e como está a chegar aos 100.000 e revisões fora da marca há algum tempo… de nada serviria ir bater à porta da Nissan em caso de avaria! Ou seja, mais vale prevenir que remediar, mais ainda quando o custo final nem sequer é muito elevado, por exemplo se comparado com o do N47…
Termino com duas fotos. Vejam em especial a segunda.
Espero que seja útil para alguém. Afinal de contas deve ser dos motores (senão mesmo o motor) mais comercializado no nosso país.
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Essa Scenic em que trocou as capas aos 145.000 km comprou-a nova, zero kms? Se assim foi penso que a resposta à sua pergunta estará no estado das capas quando as trocou aos 145.000 km. Qual era o estado das mesmas? Na minha opinião isso vale mais do que qualquer regra que deva ser seguida cegamente...
É uma opinião apenas, a minha no caso...de quem tem um DCI 1.5 num Megane 3 de 2008 com 107.700 km e nunca mexi nas capas...
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Originalmente Colocado por zarkov Ver PostEssa Scenic em que trocou as capas aos 145.000 km comprou-a nova, zero kms? Se assim foi penso que a resposta à sua pergunta estará no estado das capas quando as trocou aos 145.000 km. Qual era o estado das mesmas? Na minha opinião isso vale mais do que qualquer regra que deva ser seguida cegamente...
É uma opinião apenas, a minha no caso...de quem tem um DCI 1.5 num Megane 3 de 2008 com 107.700 km e nunca mexi nas capas...
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostMesmo os os exemplares piores costumavam ir um bocado acima disso (~150k km) até dar asneira.
O meu aos 156 mil km já apresentava danos bastante severos nas capas. Acabei por trocá-las, e vendi o carro aos 213 mil km apenas por ser comercial. Se tivesse ficado com ele, na troca seguinte da distribuição teria trocado novamente as capas de biela.
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Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver PostComo já referiram neste tópico,há conhecidos problemas em motores desses anos inclusive em mercedes com motor dci,apesar de muita gente dizer que o problema foi corrigido a partir de determinado ano,isso é treta...Quanto a manutenções em dia,em relação as capas de biela não quer dizer nada,conheço carros que faziam as revisões a tempo e horas e as capas quando sairam tinham bastante desgaste,outros que faziam as revisões fora de tempo e as capas estavam intactas,o problema das capas de biela é algo aleatório...
Tendo em conta que o custo de trocar isso numa oficina fora da marca anda na casa dos 150 euros,a meu ver é preferível gastar isso e andar descansado,do que depois gastar 10 vezes mais num motor,o que vejo muitas vezes,e diria que é problema geral aqui em Portugal, é as pessoas querem comprar um carro usado e nao querem fazer revisões gerais numa oficina de confiança,depois aparecem as avarias,já disse a varias pessoas que mais valia trocarem isso,e dizem que não,150 euros é muito,dão 10 mil euros por um carro,depois nao querem gastar 150 em uma revisão preventiva!!!Se já novos dão problemas alguns,quanto mais usados!
Apesar de poucas pessoas (concessionários incluídos) prestarem atenção ao que os manuais costumam dizer (há décadas), existem condições normais de utilização e condições adversas de utilização.
Os japoneses já faziam essa distinção nos anos 80 (pelo menos) em tudo quanto tivesse motor de combustão (fosse motas ou automóveis), e definiam como condições adversas a condução em zonas com muito pó (algo difícil em cidades), ou trajectos frequentes curtos.
A diferença entre o tempo e km recomendados para condições normais e severas era passar muitas intervenções (como a mudança de óleo e filtros) para metade do tempo e km.
Andemos umas décadas para a frente, e em particular para os motores turbo e de injecção directa.
Todos os problemas ligados a um motor funcionar a maior parte do tempo abaixo das temperaturas ideais de funcionamento são amplificadas pela (muito) maior pressão existente dentro das câmaras de combustão, com isso também a diluição de gasóleo e água (um subproduto da combustão) no óleo.
Junte-se a isso o argumento comercial das revisões "long-life", e temos a receita perfeita para o desastre, mesmo antes de considerarmos a introdução dos FAP, que amplifica uma vez mais os problemas acima mencionados (em particular o do gasóleo injectado em grandes quantidades durante regenerações, que são muito mais frequentes e abortadas nesse tipo de trajectos em que o motor não atinge a temperatura correcta).
Em termos práticos, esse "a tempo e horas" tem em conta apenas o factor tempo e km, excluindo um dos mais importantes (utilização), o que justifica plenamente que um carro que até fez mais km entre mudanças de óleo (mas maioritariamente em estrada e à temperatura ideal) até dure muito mais do que um que só fez 10.000km com o mesmo óleo, mas maioritariamente num trajecto casa-trabalho curto pela manhã, e a volta no final do dia (com pouca ou nenhuma parte do trajecto feito com o motor e óleo à temperatura normal de funcionamento).
Isso são condições extremamente severas de utilização (algo que os FAP vieram evidenciar, mas já tinha ganho importância com a introdução da injecção directa + turbo), mas raramente alguém as interpreta como tal.
Aliás, o exemplo do "carro da senhora de idade que só ia ao supermercado e à igreja ao domingo" é um desses exemplos do que parece ser uma boa argumentação para a mecânica de um carro, apesar de não o ser.
Respondendo ao autor do tópico, é evidente que os 1.5 DCI têm essa fragilidade adicional (tal como outros, incluindo alguns 1.9 TDI com FAP, mas ao contrário de muitos outros em que não se conhecem danos nas capas, se bem que surgem muitas vezes noutros pontos onde a lubrificação menos boa vai criando marcas e problemas).
Perante esse cenário, eu substituiria novamente (o valor parece-me compensar face ao custo de quando corre mal), misturando um bocado este conceito da utilização normal vs severa na avaliação do tempo e km entre mudanças de óleo e filtro.
Em todo o caso, aí até já existirá uma base de conhecimento, pois a menos que os trajectos habituais se tenham alterado significativamente, já se sabe o que aguenta sem danos (mantendo a manutenção actual).
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostAo rever este tópico, vi este comentário.
217.000kms, e nada a assinalar.
A minha já chegou aos 200 mil e não se autodestruiu. Provavelmente o Gasóleo Simples da Prio não teve energia suficiente para despoletar isso.
#rumoaos300mil
Originalmente Colocado por eblase Ver Post#cateespero
Mais a sério... no outro dia estavas a explicar noutro tópico uma questão sobre a EGR destes motores... Num motor destes 110 cv de 2013 é exequível limpar a EGR daquilo?
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostAdoro os profetas da desgraça...
A minha já chegou aos 200 mil e não se autodestruiu. Provavelmente o Gasóleo Simples da Prio não teve energia suficiente para despoletar isso.
#rumoaos300mil
Um mecânico com tiques de agente funerário?
Mais a sério... no outro dia estavas a explicar noutro tópico uma questão sobre a EGR destes motores... Num motor destes 110 cv de 2013 é exequível limpar a EGR daquilo?
Em relação á EGR, também tenho interesse em saber, pois a minha nunca foi limpa.
O meu não tem FAP.
#rumoaos300mil
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostRespondi mais pela piada, pois tenho perfeita consciência que são máquinas, e agora estou aqui a rir-me, mas mais logo posso estar com uma despesa inesperada.
Em relação á EGR, também tenho interesse em saber, pois a minha nunca foi limpa.
O meu não tem FAP.
#rumoaos300mil
São máquinas, pode acontecer... É encarar com tranquilidade... A minha volta ao activo daqui a semana e meia, para os 160 km diários. De qualquer forma, vai sofrer bastante, porque se começam a avizinhar as maratonas de 500, 600, 700 diários.
PS: julgo que participamos no mesmo grupo FB... o que eu gosto de lhes partir a cabeça de vez em quando com o gasóleo da Prio
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostMenino... não sabes o que é viver no fio da navalha. À espera que o "aviso de perigo de gripagem do motor" apareça a cada curva.
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostSão máquinas, pode acontecer... É encarar com tranquilidade... A minha volta ao activo daqui a semana e meia, para os 160 km diários. De qualquer forma, vai sofrer bastante, porque se começam a avizinhar as maratonas de 500, 600, 700 diários.
PS: julgo que participamos no mesmo grupo FB... o que eu gosto de lhes partir a cabeça de vez em quando com o gasóleo da Prio
Ultimo atesto, Intermarché da Azambuja! Aqui na zona, leva com RE de Frielas, a mais barata da zona.
EDIT: O teu sonho deve ser aquela rosinha do bafo!
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostJá me aconteceu....era só um sensor! Ufa!
Provavelmente!
Ultimo atesto, Intermarché da Azambuja! Aqui na zona, leva com RE de Frielas, a mais barata da zona.
EDIT: O teu sonho deve ser aquela rosinha do bafo!
Ui, a rosinha... eu nem digo nada... Bonita a sacana!!!
E quando começam a adaptar frisos e a pintar peças... Fica pior que o Carnaval da Mealhada
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostTranquilo... é preciso nervos de aço!! Por aqui foram 2 tubinhos pequenos, mas o mecânico numa das vezes errou diagnóstico e fez-me gastar 190 paus a mais. Coitado, o rapaz ficou pior que eu, nem me conseguia encarar de frente... Só lhe respondi, "amigo, estava com 185 mil, ia berrar antes dos 300 mil quase de certeza, por isso ficou já mudado".
Ui, a rosinha... eu nem digo nada... Bonita a sacana!!!
E quando começam a adaptar frisos e a pintar peças... Fica pior que o Carnaval da Mealhada
ás vezes vê-se lá cada coisa ahaha
também estou por lá, mas só a ver
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Originalmente Colocado por rtxs Ver Postgrupo megane do facebook?
ás vezes vê-se lá cada coisa ahaha
também estou por lá, mas só a ver
Agora mais a sério, o grupo é fixe, mas como em qualquer grupo, existem pessoas com demasiados dogmas. Estou noutro, doutra marca, onde quase só assisto, porque há gente que roça o fanatismo. Para quem já teve 8 carros de 7 marcas e 5 nacionalidades diferentes, o fanatismo faz alguma confusão.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostNeste motor é muito fácil de substituir a EGR. Podes limpar e lubrificar mas o merdum fica no colector. Se tens erros relativos à mistura, não é por limpar a dita que vão desaparecer.
Pretendo limpar a EGR apenas como medida preventiva, afinal já são 200 mil km no lombo. Vou pedir para fazer aos 210 mil,na próxima revisão... mas ciente, que o ideal, mas "impossível" seria limpar o colector.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostEla não assinala qualquer erro no quadrante. Foi efectuado o último diagnóstico electrónico há 15 mil km, na marca, sem qualquer erro também.
Pretendo limpar a EGR apenas como medida preventiva, afinal já são 200 mil km no lombo. Vou pedir para fazer aos 210 mil,na próxima revisão... mas ciente, que o ideal, mas "impossível" seria limpar o colector.
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Originalmente Colocado por rtxs Ver PostMas pelo estado da egr é tubo de recirculação já consegues ver mais o menos o estado da admissão, se tiver um pouco de carvão tudo bem, se tiver tudo entupido já não é lá muito bom sinal, mas se tivesse assim tão entupido davas conta
Mesmo durante o confinamento não fez voltinhas pequenas. Deixei isso para o Terrano...
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