Ainda bem que o mercedes classe A nem tem este motor nem nada
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Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci
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Originalmente Colocado por After Ver PostNão tem nada a ver com a quilometragem de muda de óleo, conheço 3 1.5dci (2 méganes e 1 clio) que tem levado 10w40 de 10 000 em 10 000 quilómetros e que tem tido problemas com as capas de bielas.
Também não sei até que ponto o óleo 10W40 será suficiente para garantir a boa lubrificação deste motor…
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Segundo os experts cá do fórum, esta operação não é necessária, já quase fui insultado por o ter afirmado e, com habitual atirar de poeira, até me pediram estudos comparativos que demonstrassem claramente essa necessidade........De qualquer das formas tive dois dci, um clio 65cv vendido com 230.000km e não o fiz, um megane 80cv vendido com 200.000km e também não efectuei a troca, nem num nem no outro tive qualquer problema.
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostSegundo os experts cá do fórum, esta operação não é necessária, já quase fui insultado por o ter afirmado e, com habitual atirar de poeira, até me pediram estudos comparativos que demonstrassem claramente essa necessidade........De qualquer das formas tive dois dci, um clio 65cv vendido com 230.000km e não o fiz, um megane 80cv vendido com 200.000km e também não efectuei a troca, nem num nem no outro tive qualquer problema.
Deixo uma pergunta aos entendidos: essa troca preventiva das capas das bielas (diria a cada 120mil Kms), resolve mesmo o problema, ou apenas diminui a probabilidade de acontecer? Provavelmente não haverá resposta definitiva, dado o baixo nº de pessoas que adoptaram esta intervenção.
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A ideia que tenho é que está muito relacionado com os intervalos de mudança de óleo (eu trocava 10w40 de 15k em 15k), do tipo de utilização, sendo certo que o uso frequente em regimes elevados causaria mais desgaste. Os meus carros, embora usados em estrada, rolavam sempre a ritmos calmos (com uma ou outra excepção, o clio chegou a fazer Paris-Viseu em cerca de 12 horas e meia)
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostA ideia que tenho é que está muito relacionado com os intervalos de mudança de óleo (eu trocava 10w40 de 15k em 15k), do tipo de utilização, sendo certo que o uso frequente em regimes elevados causaria mais desgaste. Os meus carros, embora usados em estrada, rolavam sempre a ritmos calmos (com uma ou outra excepção, o clio chegou a fazer Paris-Viseu em cerca de 12 horas e meia)
Claro que a utilização e manutenção terá o seu papel nisto. Parecem-me muitos casos para ser só isso. Gostava de acreditar que as novas gerações de 110cv já teriam esse problema resolvido, porque é um carro que aprecio bastante.
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O problema é que a Renault aplicou durante muito tempo o 10w40 nos carros.
Temos um 105 em casa que, tal como referi, irá levar a intervenção feita aos 157k km (próxima revisão). Durante as primeiras revisões na Renault e em casa de um mecânico da marca levou 10w40. Só quando descobri isso é que o carro passou a levar o 5w40...
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostPosso estar enganado, mas acho que entretanto já se alterou essa especificação para 5w40.
Claro que a utilização e manutenção terá o seu papel nisto. Parecem-me muitos casos para ser só isso. Gostava de acreditar que as novas gerações de 110cv já teriam esse problema resolvido, porque é um carro que aprecio bastante.
Sim , acho que fizeram isso, reduziram também os intervalos das revisões para 20k em 20k........mas eu suspeito mesmo que o problema fossem as mudanças de 30k em 30k......ainda hoje há aqui quem as defenda...se for carro de renting para entregar ao fim de 2 anos acho que pode ser, se não é esse o caso...........
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostO problema é que a Renault aplicou durante muito tempo o 10w40 nos carros.
Temos um 105 em casa que, tal como referi, irá levar a intervenção feita aos 157k km (próxima revisão). Durante as primeiras revisões na Renault e em casa de um mecânico da marca levou 10w40. Só quando descobri isso é que o carro passou a levar o 5w40...
Esse motor trabalha muito bem com essa viscosidade, não pode é fazer 20mil ou até 30mil! 10mil ou 15mil é optimo.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostO problema não foi o 10w40, foram os quilómetros que fazia com esse óleo.
Esse motor trabalha muito bem com essa viscosidade, não pode é fazer 20mil ou até 30mil! 10mil ou 15mil é optimo.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostSe há um intervalo de km's estipulado e se o óleo posto pelos concessionários (existem mais graduações aconselhadas) não tem qualidade suficiente, então para mim o problema é do óleo que eles põem.
Depois há outras questão que se prende com o que se pratica na concorrência, que não são trocas tão frequentes, nem tão pouco trocar as capas das bielas. Tudo isto é um custo que não se tem na concorrência.
No fim de contas, cada um fará o que quiser com o seu carro.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostO que eu tenho lido é que existe uma deficiente concepção no motor que leva a uma lubrificação insuficiente de um determinado cilindro. Portanto, fazendo fé nisto, será um defeito de fabrico e não um problema de óleo ou intervalos de manutenção (até porque muitas outras marcas adoptam esta especificação e até intervalos maiores). Na minha óptica (vale o que vale), o facto de se usar um óleo 5w40 e diminuir para 10 ou 15mil a sua troca, pode prevenir ou reduzir a probabilidade de acontecer o episódio mais desagradável. Se juntarmos isto, à mudança preventiva das capas das bielas a cada 120mil Kms, aquando da troca da distribuição, seria um conjunto de medidas preventivas.
Depois há outras questão que se prende com o que se pratica na concorrência, que não são trocas tão frequentes, nem tão pouco trocar as capas das bielas. Tudo isto é um custo que não se tem na concorrência.
No fim de contas, cada um fará o que quiser com o seu carro.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostO que eu tenho lido é que existe uma deficiente concepção no motor que leva a uma lubrificação insuficiente de um determinado cilindro. Portanto, fazendo fé nisto, será um defeito de fabrico e não um problema de óleo ou intervalos de manutenção (até porque muitas outras marcas adoptam esta especificação e até intervalos maiores). Na minha óptica (vale o que vale), o facto de se usar um óleo 5w40 e diminuir para 10 ou 15mil a sua troca, pode prevenir ou reduzir a probabilidade de acontecer o episódio mais desagradável. Se juntarmos isto, à mudança preventiva das capas das bielas a cada 120mil Kms, aquando da troca da distribuição, seria um conjunto de medidas preventivas.
Depois há outras questão que se prende com o que se pratica na concorrência, que não são trocas tão frequentes, nem tão pouco trocar as capas das bielas. Tudo isto é um custo que não se tem na concorrência.
No fim de contas, cada um fará o que quiser com o seu carro.
Obviamente que na base de tudo isto estará um defeito de concepção, razão pela qual a Renault deveria ser chamada à pedra.
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostPodem não existir estes e existirem outros ainda piores, parece que há por aí uns bm's que partem correntes
A lista de problemas existe em todos os motores, umas maiores, outras menores, umas mais graves, outras nem tanto.
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Originalmente Colocado por 500c Ver PostCapas das bielas, Faps, Volantes bimassa, embraiagens, correntes partidas, Mafs avariadas, Egrs sujas.........
Decididamente os diesel com a escalada de potências e redução de cilindradas já não são o que eram!
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O problema das capas de biela não tem nada a ver com a qualidade do óleo, nem com o número de quilómetros que o mesmo faz.
A Renault bem que atirou essa desculpa cá para fora, como quem atira areia para os olhos.
O problema com as capas tem única e exclusivamente a ver com as propriedades e características das mesmas, que a Renault usou até ter procedido a modificações nas peças, quer em dimensões quer no tipo de material usado para as fabricar.
Os motores mais susceptíveis de virem a ter problemas são as versões de 65, 80 e 100 cavalos. E acontecem em todas, não há uma versão que seja mais ou menos sensível a este problema.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO problema das capas de biela não tem nada a ver com a qualidade do óleo, nem com o número de quilómetros que o mesmo faz.
A Renault bem que atirou essa desculpa cá para fora, como quem atira areia para os olhos.
O problema com as capas tem única e exclusivamente a ver com as propriedades e características das mesmas, que a Renault usou até ter procedido a modificações nas peças, quer em dimensões quer no tipo de material usado para as fabricar.
Os motores mais susceptíveis de virem a ter problemas são as versões de 65, 80 e 100 cavalos. E acontecem em todas, não há uma versão que seja mais ou menos sensível a este problema.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO problema das capas de biela não tem nada a ver com a qualidade do óleo, nem com o número de quilómetros que o mesmo faz.
A Renault bem que atirou essa desculpa cá para fora, como quem atira areia para os olhos.
O problema com as capas tem única e exclusivamente a ver com as propriedades e características das mesmas, que a Renault usou até ter procedido a modificações nas peças, quer em dimensões quer no tipo de material usado para as fabricar.
Os motores mais susceptíveis de virem a ter problemas são as versões de 65, 80 e 100 cavalos. E acontecem em todas, não há uma versão que seja mais ou menos sensível a este problema.
Já agora, acho que percebeste que não culpo o óleo nem os intervalos de manutenção (deixei isso bem claro), mas considero que dimiuindo o intervalo e usando o óleo 5w40, pode-se baixar a probabilidade de gripar o motor. E ainda temos a substituição das capas das bielas.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAgora fizeste-me rir......é verdade e parece que esse problema também não está resolvido. Mas o que referia não era o custo do arranjo no caso de gripar o motor, mas sim o custo adicional de manutenção. Se a concorrência anuncia intervalos de 30 ou 35mil Kms entre revisões, e não existe a troca preventiva das bielas, será uma manutenção "normal" mais em conta.
A lista de problemas existe em todos os motores, umas maiores, outras menores, umas mais graves, outras nem tanto.
Uns trocam correia de distribuição, nos N47 da BMW metem correntes para não haver manutenção e depois trocam o bloco que é mais barato.
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Originalmente Colocado por chicolaranja Ver PostAqui não é um custo adicional à manutenção mas uma nova manutenção .
Uns trocam correia de distribuição, nos N47 da BMW metem correntes para não haver manutenção e depois trocam o bloco que é mais barato.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostDesculpa mas não ajuda. É que não é o óleo que vai alterar o processo mecânico que leva ao desgaste das capas. O problema não é por desgaste devido a fricção.
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Ora bem.....entâo temos aqui relatos de motores com esse problema com 50.000/100.000 e outros com mais alguns km em cima mas tambem temos relatos de motores que nunca tiverem esse problema e com 200.000/300.000 km o que pode muito bem levar a crer que tudo terá a ver com os km que fazem entre manutenções,de facto fazer 30.000km com um 10w40 no fim já sera quase agua........digo eu!!"
É como eu digo.....o "habito faz o monge",nãoá milagres!!
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