Boa noite,tenho um Opel vectra 1.9 cdti de 2006 com 130000 km,já o tenho á 2 anos,até agora não me deu grandes problemas,a não ser o ano passado que mudei o alternador e foi quase 600 euros.O que se passa agora é que quando estou com o carro parado á algum tempo(mais de um dia)o motor nem sempre pega á 1ª,acontecendo mais isso se for de manhã,depois de pegar está o resto do dia bom e pega sempre á primeira.Como não achei normal fui ao meu mecanico esta semana e ele viu as velas e disse que estavam queimadase as substituiu,pensei que o problema estivesse resolvido,pois nos primeiros dias esteve bom,mas agora estive com o carro parado o fim de semana todo e hoje de manhã aconteçeu a mesma coisa só pegou á 2ª tentiva e com dificuldade,o que é que poderá originar isto?Estava a ver se não ia á marca,mas pareçe que vou ter que lá ir..
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Problema de arranque Opel Vectra C.
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Por vezes acontece-me o mesmo.
Nos dias em que desconfio que isso vai acontecer,paragem prolongada ou dias frios,rodo a chave até à posição de arranque e deixo estar uns segundos,depois repito a operação e arranca normalmente.
Também duvidei das velas mas na Opel disseram que estavam boas e não adiantaram nenhuma causa.Como é algo que acontece raramente vou deixar andar até que se manifeste a origem do problema.
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Eu quase com 70euros reconstrui o meu, até rolamentos novos levou. Mas não é qualquer um que faz isto, portanto não se metam em aventuras.
Deixa acender as velas duas vezes antes de dares ignição ao motor, se funcionar pode ser das velas.Quando as camaras de combustão estão muito frias e tem muita humidade pode nao pegar logo á primeira.
Só substituir não dá, tem que se verificar o sistema. Além disso susbtitui-se a que está em falta não todas, consigo ver quais as que estão a funcionar bem e as que não estão.
Um dos problemas também pode ser demasiado carbono ou sujeira dentro do motor, quando chega a este estado as velas já não dao conta do recado, além disso o carbono absorve humidade.
Num velho motor dum carro dum amigo meu aquilo está tão bom (mexido por mim), que ele ás vezes esquece-se de esperar pelas velas e não é que o motor arranca logo, até eu fiquei admirado. No inverno ja não é assim.
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Originalmente Colocado por Fernado Ver PostEu quase com 70euros reconstrui o meu, até rolamentos novos levou. Mas não é qualquer um que faz isto, portanto não se metam em aventuras.
Deixa acender as velas duas vezes antes de dares ignição ao motor, se funcionar pode ser das velas.Quando as camaras de combustão estão muito frias e tem muita humidade pode nao pegar logo á primeira.
Só substituir não dá, tem que se verificar o sistema. Além disso susbtitui-se a que está em falta não todas, consigo ver quais as que estão a funcionar bem e as que não estão.
Um dos problemas também pode ser demasiado carbono ou sujeira dentro do motor, quando chega a este estado as velas já não dao conta do recado, além disso o carbono absorve humidade.
Num velho motor dum carro dum amigo meu aquilo está tão bom (mexido por mim), que ele ás vezes esquece-se de esperar pelas velas e não é que o motor arranca logo, até eu fiquei admirado. No inverno ja não é assim.
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Originalmente Colocado por hugsk Ver PostO que costumo fazer deixar a chave na posição de arranque até deixar de ouvir um barulhinho,que penso ser a bomba de gasóleo a encher,vou tentar fazer como vc diz, cump.
A ignição deve ter uma posição em que as velas aquecem as camaras, se as velas estiverem boas e cumprir esse procedimento o motor arrancará á primeira.
Deve existir um avisador sonoro no painel ou uma luz que indique o pré aquecimento.
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostLeia o manual do carro, lá deve estar como se deve proceder no arranque, por mim penso que quando pega á primeira é porque o carro já esteve a trabalhar, ou não está muito frio de modo a influenciar a temperatura das camaras.
A ignição deve ter uma posição em que as velas aquecem as camaras, se as velas estiverem boas e cumprir esse procedimento o motor arrancará á primeira.
Deve existir um avisador sonoro no painel ou uma luz que indique o pré aquecimento.
Quanto ao tópico depois de mudar as velas à minha B e continuar assim a custar a pegar e fazer algum fumo a pegar mudei de posto de abastecimento para uma Repsol e nunca mais o problema se repetiu.
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostLeia o manual do carro, lá deve estar como se deve proceder no arranque, por mim penso que quando pega á primeira é porque o carro já esteve a trabalhar, ou não está muito frio de modo a influenciar a temperatura das camaras.
A ignição deve ter uma posição em que as velas aquecem as camaras, se as velas estiverem boas e cumprir esse procedimento o motor arrancará á primeira.
Deve existir um avisador sonoro no painel ou uma luz que indique o pré aquecimento.Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostLeia o manual do carro, lá deve estar como se deve proceder no arranque, por mim penso que quando pega á primeira é porque o carro já esteve a trabalhar, ou não está muito frio de modo a influenciar a temperatura das camaras.
A ignição deve ter uma posição em que as velas aquecem as camaras, se as velas estiverem boas e cumprir esse procedimento o motor arrancará á primeira.
Deve existir um avisador sonoro no painel ou uma luz que indique o pré aquecimento.
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Originalmente Colocado por hugsk Ver PostPois,acho que vou fazer o mesmo,o posto de combustivel mais perto que tenho é um do Intermarçhé e é lá que coloco quase sempre,acho que vou mudar para um repsol ou galp,apesar de ser mais caro,talvez começe a usar mesmo o gasoléo gforce pois deve facilitar o arranque a frio..
Eu só coloco aditivado e da Repsol (95% das vezes), low-cost nem pensar.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAcho que fazes muito bem em colocar o melhor gasóleo possivel, mas se vais colocar do aditivado, os melhores são os da BP e da Repsol, ambos são bons, mas o da BP consegue ser um pouco superior. O GeForce é inferior a este, mas já estamos a discutir o sexo dos anjos......
Eu só coloco aditivado e da Repsol (95% das vezes), low-cost nem pensar.
Mas quando em lembro da nacionalização (das dividas) do BPN...já acredito em tudo!
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Originalmente Colocado por dm101 Ver PostCom o devido respeito pela tua opinião mas, a minha Vectra leva com o combustivel mais barato que encontrar,quero acreditar que no nosso país, apesar de tudo ainda, não chegamos tão baixo, e que se esses combustiveis estão á venda é por que respeitam as normas.
Mas quando em lembro da nacionalização (das dividas) do BPN...já acredito em tudo!
Tens inúmeros casos de carros com low-cost com mais de 200 mil Kms sem problemas, como tens quem use premium e tenha problemas ao fim de poucos Kms. Há de tudo. Eu ouvi, testei e coloco do melhor. E a minha experiência com problemas é nula, num carro com quase 190 mil Kms, excelentes consumos e funcionamento "limpo". Vale do que vale.
É óbvio que os combustiveis low-cost cumprem os requisitos minimos, só assim podiam estar à venda em Portugal. Mas quando vais aos supermercados também podes escolher as marcas low-cost ou as marcas "normais", e se para alguns produtos, todos podemos concordar que as diferenças são minimas ou nulas, para a maioria há uma diferença que se nota. Cabe ao consumidor escolher em consciência.
P.S. Como é óbvio somos livres para "falar" sobre isto neste tópico, mas não é esse o assunto principal. Há até um tópico para isso. Mas se quiseres dizer mais alguma coisa, força aí.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNão há problema nenhum termos opiniões e atitudes diferentes. Eu já testei todos os combustiveis, e sei, por essa experiência, o que retirei dela, e adequei a minha atitude a essas conclusões. Tenho vários conhecidos na área dos combustiveis, e o conhecimento teórico (do dominio público) é verdadeiro, só que depois temos quem acredite nessas coisas e quem não acredite, temos quem ache que é tudo a mesma coisa e as diferenças são psicológicas e quem ache que os combustiveis são efectivamente diferentes e os efeitos não são psicológicos, e por aí fora.
Tens inúmeros casos de carros com low-cost com mais de 200 mil Kms sem problemas, como tens quem use premium e tenha problemas ao fim de poucos Kms. Há de tudo. Eu ouvi, testei e coloco do melhor. E a minha experiência com problemas é nula, num carro com quase 190 mil Kms, excelentes consumos e funcionamento "limpo". Vale do que vale.
É óbvio que os combustiveis low-cost cumprem os requisitos minimos, só assim podiam estar à venda em Portugal. Mas quando vais aos supermercados também podes escolher as marcas low-cost ou as marcas "normais", e se para alguns produtos, todos podemos concordar que as diferenças são minimas ou nulas, para a maioria há uma diferença que se nota. Cabe ao consumidor escolher em consciência.
P.S. Como é óbvio somos livres para "falar" sobre isto neste tópico, mas não é esse o assunto principal. Há até um tópico para isso. Mas se quiseres dizer mais alguma coisa, força aí.
Curiosamente até nem meto combustivel low-cost,unicamente porque não tenho nada por perto,referia-me ao combustivel normal de qualquer marca.
Tens razão,há um topico para os assuntos relacionados com os combustiveis.
Voltando ao Vectra,encomendei todos os filtros e oleo para eu mesmo fazer a revisão,onde fica o filtro de oleo,é em baixo na parte de trás do motor?
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A minha Vectra foi comprada com 5 anos e notei que o motor de arranque tinha de funcionar durante alguns segundos para o carro pegar, ao contrário do que acontecia com o meu anterior Golf IV. Passados uns meses, começaram a surgir dificuldades esporádicas no arranque, que tanto ocorriam no Inverno como no Verão. Por vezes, o motor de arranque ficava em esforço durante 5 a 10 segundos. Só na segunda vez que dava à chave é que o motor pegava.
Troquei a bateria por outra de característica idênticas e as dificuldades no arranque desapareceram. Vamos ver como se comporta no próximo Inverno.
Se não estou em erro, esta bateria é de 80Ah e a anterior, que ainda era a de origem, tinha 70Ah ou 75Ah.
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Originalmente Colocado por dm101 Ver PostPercebo perfeitamente o teu ponto de vista e acho muito bem que o sigas.
Curiosamente até nem meto combustivel low-cost,unicamente porque não tenho nada por perto,referia-me ao combustivel normal de qualquer marca.
Tens razão,há um topico para os assuntos relacionados com os combustiveis.
Voltando ao Vectra,encomendei todos os filtros e oleo para eu mesmo fazer a revisão,onde fica o filtro de oleo,é em baixo na parte de trás do motor?
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Originalmente Colocado por satch Ver PostNo motor 1.9 CDTI de 120 cvs, fica na parte de trás do motor, mas não fica na parte de baixo, fica a "meia-altura".
Digo-te já que é grande pincel para trocar. No meu caso, pior ainda foi desapertar o bujão, pois nunca devia ter sido desaperdato e deu grande dor de cabeça:S
Que não é pratico já eu reparei,alem de uma altura ao solo muito reduzida ainda é necessário retirar a cobertura inferior.
Caso sinta que possa ser util dou noticias de como correu a minha mudança de oleo e filtros.
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Com a minha vão-se sentindo cada vez mais dificuldades para a fazer pegar, especialmente se tiver estado parada por 1 dia ou mais. Passei a aquecer a resistência 2 vezes e a esperar mais uns segundos antes de dar à chave, mas ou demora muito a pegar, ou ao fazê-lo sacode-se toda ou então é preciso uma 2.ª tentativa.
Há dias abri o capot e vi que a tampa estava manchada do que parece ser gasóleo - será alguma fuga na bomba injectora que possa estar a causar isto??
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como estamos a falar de opel... eu tenho um corsa b onde tive um problema. Custava muito a pegar, troquei velas, ficou igual. Troquei bateria melhorou 3 semanas.. andei assim mais um ano, so a pegar a 2 vez. Ao darem a chave, deixem apagar a resistencia, e esperem por ouvir um estalo do porta luvas, de aqecimento das velas.. nao sei se ajuda no vosso caso, mas no meu notava uma boa diferença. No fim de tudo.. era o motor de arranque.
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Originalmente Colocado por andrefcavaco Ver Postcomo estamos a falar de opel... eu tenho um corsa b onde tive um problema. Custava muito a pegar, troquei velas, ficou igual. Troquei bateria melhorou 3 semanas.. andei assim mais um ano, so a pegar a 2 vez. Ao darem a chave, deixem apagar a resistencia, e esperem por ouvir um estalo do porta luvas, de aqecimento das velas.. nao sei se ajuda no vosso caso, mas no meu notava uma boa diferença. No fim de tudo.. era o motor de arranque.
Precisamente o que me está a acontecer, comecei pelas velas, 100€, depois bateria 100€ e agora roda a chave e nada, nem um barulhinho, tenho andado porque deixo numa descida e arranca de empurrão...
Amanhã já vai de reboque para a oficina...será mesmo o motor de arranque!!!!
Enfim...mais despesa, começo a ficar chateado com a quantidade de despesas que me anda a dar!!!!
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Este tópico já tem uns meses.
Mas já agora, vocês compram o material mesmo caro.
600€ por um alternador? Velas de incandescência por 100€? Até a bateria se arranja por menos.
De notar também que os motores diesel de injecção common-rail devem pegar facilmente com temperaturas superiores a 0ºC, mesmo com todas as velas danificadas.
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