citação:A FPAK deu a conhecer no decorrer da semana passada, as novas regras para o Campeonato Nacional de Velocidade de 2006, regulamentos que visam salvar um campeonato que em 2005 terminaria com somente 4 carros em pista, não fosse o “paliativo” da presença extra-campeonato dos Clio e de um pouco competitivo Seat ex-troféu.
Enfermo desde a saída dos Toyota Corolla T-Sport da Taça organizada pela Veloso Motorsport, o CNV precisava urgentemente de novas ideias e um novo rumo, as alterações agora introduzidas têm vários pontos positivos.
Chegando com um ano de atraso, a nova regra que agora permite a participação de novas classes de veículos, vem trazer um leque alargadíssimo de escolha em relação aos carros que podem agora aparecer e participar de uma forma competitiva no novo campeonato.
Este ponto vêm repor uma das “pechas” do antigo regulamento, muito limitativo em termos dos carros competitivos, o que provocou o desânimo em todos os pilotos que não utilizavam os Honda Civic Type-R, como se pôde assistir ao longo do presente ano.
Com a Classe 1 que raramente teve participantes ao longo destes três anos, transformada e muito bem, no Campeonato Nacional Júnior de Velocidade, a antiga Classe 2 ( Veículos até 2.000 cc ) está agora englobada numa mais abrangente Categoria 2, que permite também a presença dos antigos Renault Clio ex-Troféu, que podem assim deixar a companhia dos inacessíveis Radical do Open de Velocidade.
As principais novidades centram-se na criação da Categorias 3, com a Classe 4 (Viaturas c/motores aspirados entre 2.001 e 3.000cc) e a Classe 5 ( viaturas c/ motores c/ Turbo ou compressor volumétrico até 2.000cc) e da Categoria 4, que dando corpo à Taça Nacional de Velocidade, vai permitir a vinda até nós dos carros que competiram em 2004 no extinto ETCC.
Fomos à procura de carros que podem ser competitivos à luz dos novos regulamentos, tendo chegado a algumas conclusões interessantes. Sem olhar às potências passíveis de serem atingidas após preparação, até porque a chegada dos carros com motor turbo (c/restritor de 36mm) torna demasiadamente difícil qualquer cálculo, restringimo-nos às potências de série e aos pesos mínimos permitidos pelo novo regulamento.
Alguns do carros mais competitivos para o CNV 2006 (alguns c/homologação por confirmar) :
BMW 130i – 2996cc / 195KW / 4,96 Kg/Cv
Ford Mondeo ST220 – 2967cc / 166KW / 5,1 Kg/Cv
Renault Megane 2.0 Turbo – 1998cc / 165KW / 5,5 Kg/Cv
Seat Leon Cupra R – 1781cc / 165KW / 5,5 Kg/Cv
BMW 325Ci – 2494cc / 141KW / 5,6 Kg/Cv
Toyota Celica T-Sport – 1796cc / 141KW / 5,6 Kg/Cv
Peugeot 206RC – 1997cc / 130KW / 5,7 Kg/Cv
Honda Civic Type-R – 1998cc / 147KW / 5,8 Kg/Cv
VW Golf GTI – 1984cc / 147KW / 6,1 Kg/Cv
Opel Astra GTC 2.0T – 1998cc / 147KW / 6,1 Kg/Cv
Audi A3 2.0T – 1984cc / 147KW / 6,1 Kg/Cv
Em relação aos carros ex-ETCC, estamos a tentar reunir informação sobre os custos envolvidos na sua aquisição. Entretanto aqui fica a lista de carros que poderemos ver nas nossas pistas...
Honda Accord Euro R
Honda Civic Type-R
BMW 320i
Peugeot 406
Peugeot 307
Seat Leon Cupra
Ford Focus ST170
Alfa Romeo 156 e 147
Outras das alterações de relevo, tem a ver com os pesos handicap que passsam agora a ter por limite os 40 Kg de lastro máximo, pelos resultados das corridas, a quec se juntam mais 5 Kg por cada 10m pontos acumulados para o campeonato até um total de 60 Kg transportáveis em cada viatura.
No plano desportivo foram introduzidas alterações de vulto, das quais destacamos entre outras a criação de três campeonatos distintos - Campeonato Nacional Júnior de Velocidade (para pilotos com menos de 26 anos), Campeonato Nacional de Velocidade Categoria 2 e Campeonato Nacional de Velocidade Categoria 3 - e de uma Taça Nacional de Velocidade, para os carros da categoria 4.
Qualquer uma destas competições só terá lugar se houver pelo menos 5 inscritos em cada uma delas e terá como é óbvio, classificações independentes em cada corrida. O número de provas (2 corridas por prova) subiu para sete, com a inclusão de uma deslocação a Espanha.
Medida por certo polémica, será a introdução de um novo formato de pagamento das taxas de inscrição nas provas e respectivos seguros desportivos, com o valor total de 3000,00 euros e que, passa a ser feito em 4 pagamentos de 750,00 € entre 24 de Fevereiro e 24 de Maio.
Pelo outro lado, não vimos ainda qualquer plano para dinamizar e promover estes campeonatos, será que isso vai ser deixado novamente para trás ?
Enfermo desde a saída dos Toyota Corolla T-Sport da Taça organizada pela Veloso Motorsport, o CNV precisava urgentemente de novas ideias e um novo rumo, as alterações agora introduzidas têm vários pontos positivos.
Chegando com um ano de atraso, a nova regra que agora permite a participação de novas classes de veículos, vem trazer um leque alargadíssimo de escolha em relação aos carros que podem agora aparecer e participar de uma forma competitiva no novo campeonato.
Este ponto vêm repor uma das “pechas” do antigo regulamento, muito limitativo em termos dos carros competitivos, o que provocou o desânimo em todos os pilotos que não utilizavam os Honda Civic Type-R, como se pôde assistir ao longo do presente ano.
Com a Classe 1 que raramente teve participantes ao longo destes três anos, transformada e muito bem, no Campeonato Nacional Júnior de Velocidade, a antiga Classe 2 ( Veículos até 2.000 cc ) está agora englobada numa mais abrangente Categoria 2, que permite também a presença dos antigos Renault Clio ex-Troféu, que podem assim deixar a companhia dos inacessíveis Radical do Open de Velocidade.
As principais novidades centram-se na criação da Categorias 3, com a Classe 4 (Viaturas c/motores aspirados entre 2.001 e 3.000cc) e a Classe 5 ( viaturas c/ motores c/ Turbo ou compressor volumétrico até 2.000cc) e da Categoria 4, que dando corpo à Taça Nacional de Velocidade, vai permitir a vinda até nós dos carros que competiram em 2004 no extinto ETCC.
Fomos à procura de carros que podem ser competitivos à luz dos novos regulamentos, tendo chegado a algumas conclusões interessantes. Sem olhar às potências passíveis de serem atingidas após preparação, até porque a chegada dos carros com motor turbo (c/restritor de 36mm) torna demasiadamente difícil qualquer cálculo, restringimo-nos às potências de série e aos pesos mínimos permitidos pelo novo regulamento.
Alguns do carros mais competitivos para o CNV 2006 (alguns c/homologação por confirmar) :
BMW 130i – 2996cc / 195KW / 4,96 Kg/Cv
Ford Mondeo ST220 – 2967cc / 166KW / 5,1 Kg/Cv
Renault Megane 2.0 Turbo – 1998cc / 165KW / 5,5 Kg/Cv
Seat Leon Cupra R – 1781cc / 165KW / 5,5 Kg/Cv
BMW 325Ci – 2494cc / 141KW / 5,6 Kg/Cv
Toyota Celica T-Sport – 1796cc / 141KW / 5,6 Kg/Cv
Peugeot 206RC – 1997cc / 130KW / 5,7 Kg/Cv
Honda Civic Type-R – 1998cc / 147KW / 5,8 Kg/Cv
VW Golf GTI – 1984cc / 147KW / 6,1 Kg/Cv
Opel Astra GTC 2.0T – 1998cc / 147KW / 6,1 Kg/Cv
Audi A3 2.0T – 1984cc / 147KW / 6,1 Kg/Cv
Em relação aos carros ex-ETCC, estamos a tentar reunir informação sobre os custos envolvidos na sua aquisição. Entretanto aqui fica a lista de carros que poderemos ver nas nossas pistas...
Honda Accord Euro R
Honda Civic Type-R
BMW 320i
Peugeot 406
Peugeot 307
Seat Leon Cupra
Ford Focus ST170
Alfa Romeo 156 e 147
Outras das alterações de relevo, tem a ver com os pesos handicap que passsam agora a ter por limite os 40 Kg de lastro máximo, pelos resultados das corridas, a quec se juntam mais 5 Kg por cada 10m pontos acumulados para o campeonato até um total de 60 Kg transportáveis em cada viatura.
No plano desportivo foram introduzidas alterações de vulto, das quais destacamos entre outras a criação de três campeonatos distintos - Campeonato Nacional Júnior de Velocidade (para pilotos com menos de 26 anos), Campeonato Nacional de Velocidade Categoria 2 e Campeonato Nacional de Velocidade Categoria 3 - e de uma Taça Nacional de Velocidade, para os carros da categoria 4.
Qualquer uma destas competições só terá lugar se houver pelo menos 5 inscritos em cada uma delas e terá como é óbvio, classificações independentes em cada corrida. O número de provas (2 corridas por prova) subiu para sete, com a inclusão de uma deslocação a Espanha.
Medida por certo polémica, será a introdução de um novo formato de pagamento das taxas de inscrição nas provas e respectivos seguros desportivos, com o valor total de 3000,00 euros e que, passa a ser feito em 4 pagamentos de 750,00 € entre 24 de Fevereiro e 24 de Maio.
Pelo outro lado, não vimos ainda qualquer plano para dinamizar e promover estes campeonatos, será que isso vai ser deixado novamente para trás ?
Depois de provado que o "trofeu CTR" n funciona la muito bem, finalmente parecem os motores turbo no CNV e novas categorias! a mim parece me que a animação vai voltar e que os Clios e os motores turbo vão liderar... ;)
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