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    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Vi isso ontem no resumo. Que estupidez.

    Bem, no Dakar o Nasser tb exagerou na 1ª etapa ao passar o sainz.
    Acredito que foi cansaço, só pode. Cena parva e com isto o Strugo ficou na frente.

    Adorava ver o maduro da antiga Dessoude a ganhar isto.

    p.s. - Cuecas novas para a malta da cronometragem.

    Comentário


      Este ano reparei na curiosidade do miúdo de 16 anos que lá anda e no primeiro atleta com síndrome de down, como co-piloto do pai.

      Comentário


        Hoje parece haver confusão.
        Price já vai a perder 20min.
        Walkner a perder quase 30min.

        Nos carros ainda no começo e tudo juntinho.

        Parece que as dificuldades estãop entes o WP4 e o WP5.

        Comentário


          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          É muito dinheiro mesmo... e isto, fora ainda os custos da moto/viatura...

          Só custo de mota

          esta ja vem equipada

          https://www.olx.pt/anuncio/husqvarna...tml#98ea226104

          Quad mais usada

          https://www.olx.pt/anuncio/moto-4-ya...tml#1fabe23b62

          Comentário


            Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
            Esse "chasso", com o devido respeito! Não dá sequer para começar numa prova como o Dakar! Uma mota "semioficial", tipo a KTM 450, custa mais de 20.000 Euros! Esse valor (6500€) não chega para uma boa preparação de motor e suspensões! É triste, mas é o mundo real! Peças sobressalentes é outro tanto! Falo de rodas (não confundir com pneus), quadro, suspensões, eletrónica...

            Dizem as "más línguas" que as Honda (motas mais avançadas tecnologicamente da prova) nem sequer se consegue avaliar o custo delas! Boa parte das peças, em especial motor e suspensões, vem diretamente do Japão, só para a prova e nem sequer se encontram à venda, tenhas muito ou pouco dinheiro! É competição pura e dura! Não se olha a custos quando é para vencer! Longe vai o Dakar de Sabine...

            Nem quero imaginar o orçamento da Honda para a prova, mas certamente que passa alegremente 1 milhão de euros, isto só para as motas oficiais, sem contar custos de ID da marca no Japão e afins! É crucial por termo ao domínio laranja! Já o andam a tentar desde 2013 sem sucesso! Talvez seja este ano... ou não!

            Comentário


              Ora esses chacos sao entrada de gama, precos delas mostram.

              Enviado do meu Neffos C5 através do Tapatalk

              Comentário


                O conde ganhou hoje nas motas, ao que parece. Para mim é o mais espectacular do pelotão juntamente com o Walkner.

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                  Motard Joan Barreda desiste do Dakar na terceira etapa

                  https://www.lusa.pt/article/25379251



                  16:17
                  Joan Barreda desiste e é evacuado de helicóptero
                  Espanhol foi forçado a abandonar devido a queda

                  • Foto: EPA
                  ...
                  E à terceira etapa chega-nos a primeira desistência de um grande candidato à conquista do Dakar. Líder à partida do dia, o espanhol Joan Barreda foi forçado a abandonar, devido a uma queda sofrida ao quilómetro 143 da tirada, que liga San Juan de Mar**** e Arequipa. De resto, o piloto da Honda foi mesmo evacuado de helicóptero para o hospital, ainda que a sua condição não inspire cuidados.
                  Refira-se que esta terceira tirada está a ser madrasta para os homens da frente, já que também Toby Price, Ricky Brabec e Matthias Walkner têm vivido alguns problemas. De resto, também nos carros há problemas nos favoritos, nomeadamente com Carlos Sainz, que terá muito provavelmente perdido qualquer chance de revalidar o título com um problema sofrido logo na fase inicial da etapa.


                  https://www.record.pt/modalidades/mo...de-helicoptero


                  Este um dia vai conseguir acabar um dakar sem uma queda.....
                  Editado pela última vez por dahon; 09 January 2019, 16:27.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                    O conde ganhou hoje nas motas, ao que parece. Para mim é o mais espectacular do pelotão juntamente com o Walkner.
                    Eu por acaso ao fim de um bocado começo a torcer pelos underdogs. Pelo que já não posso ver a malta da KTM à frente.

                    O Barreda lá foi com os porcos... O gajo é rápido demais e ou acaba no chão ou desta vez pelo que entendi desviou-se do caminho e atascou de modo que não saiu mais.

                    Excelente etapa para o Paulo Gonçalves, que terminou em 6º. 1 mês depois de estar deitado na mesa de operações para retirar o baço.

                    Comentário


                      Nos carros, Loeb com problemas, a perder mais de 40m.
                      Nasser em grande.
                      Sainz caiu num buraco e partiu o carro todo. Já ia com 3h de atraso no WP2, e não deve terminar o dia.

                      Comentário


                        acho que foi o fim de linha para o carlitos.

                        https://www.facebook.com/revistanitr...1607504002754/

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                          acho que foi o fim de linha para o carlitos.

                          https://www.facebook.com/revistanitr...1607504002754/
                          Vai de reboque, recuperam o carro e fica como aguadeiro.

                          Pena pelo Barreda, mas tou como o Silver, que ganhe o Paulo Gonçalves ou um underdog!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Esse "chasso", com o devido respeito! Não dá sequer para começar numa prova como o Dakar! Uma mota "semioficial", tipo a KTM 450, custa mais de 20.000 Euros! Esse valor (6500€) não chega para uma boa preparação de motor e suspensões! É triste, mas é o mundo real! Peças sobressalentes é outro tanto! Falo de rodas (não confundir com pneus), quadro, suspensões, eletrónica...

                            Dizem as "más línguas" que as Honda (motas mais avançadas tecnologicamente da prova) nem sequer se consegue avaliar o custo delas! Boa parte das peças, em especial motor e suspensões, vem diretamente do Japão, só para a prova e nem sequer se encontram à venda, tenhas muito ou pouco dinheiro! É competição pura e dura! Não se olha a custos quando é para vencer! Longe vai o Dakar de Sabine...

                            Nem quero imaginar o orçamento da Honda para a prova, mas certamente que passa alegremente 1 milhão de euros, isto só para as motas oficiais, sem contar custos de ID da marca no Japão e afins! É crucial por termo ao domínio laranja! Já o andam a tentar desde 2013 sem sucesso! Talvez seja este ano... ou não!

                            Os chaços que postei, são as entradas de gama. Isto para quem queira ir á "desportiva" e não tenha paitrocinios. O ultimo classificado das motas anda com uma Husqvarna FE 450. Ora um amador quando vai para estas andanças tem de ter ideia que não vai competir com as equipas de fábrica. Vai com o objectivo de chegar ao fim pelo menos com menos streses possiveis.

                            Claro que além do custo de aquisição de veiculo tem outro conjunto de peças de reserva

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                              acho que foi o fim de linha para o carlitos.

                              https://www.facebook.com/revistanitr...1607504002754/
                              Não há video do acidente?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                Esse "chasso", com o devido respeito! Não dá sequer para começar numa prova como o Dakar! Uma mota "semioficial", tipo a KTM 450, custa mais de 20.000 Euros! Esse valor (6500€) não chega para uma boa preparação de motor e suspensões! É triste, mas é o mundo real! Peças sobressalentes é outro tanto! Falo de rodas (não confundir com pneus), quadro, suspensões, eletrónica...

                                Dizem as "más línguas" que as Honda (motas mais avançadas tecnologicamente da prova) nem sequer se consegue avaliar o custo delas! Boa parte das peças, em especial motor e suspensões, vem diretamente do Japão, só para a prova e nem sequer se encontram à venda, tenhas muito ou pouco dinheiro! É competição pura e dura! Não se olha a custos quando é para vencer! Longe vai o Dakar de Sabine...

                                Nem quero imaginar o orçamento da Honda para a prova, mas certamente que passa alegremente 1 milhão de euros, isto só para as motas oficiais, sem contar custos de ID da marca no Japão e afins! É crucial por termo ao domínio laranja! Já o andam a tentar desde 2013 sem sucesso! Talvez seja este ano... ou não!



                                Recordo-me de há uns anos, para uma das motas que partia de Portugal, a mesma e com material montado pronta a arrancar na prova, andava em torno dos 50.000€ (isto fora depois questão de assistência e afins).

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                  Este ano reparei na curiosidade do miúdo de 16 anos que lá anda e no primeiro atleta com síndrome de down, como co-piloto do pai.
                                  Não sabia.
                                  Muito fixe
                                  E pelos vistos, um português nas motos é capitão da GNR

                                  Comentário


                                    Etapa difícil para os motards tugas estreantes, Buhler 41º, Maio 49º, Megre 50º, tudo classificações abaixo do andamento demonstrado, portanto etapa difícil, vamos ver como se adaptam.

                                    Isto ao principio é muito difícil, é fácil levar calendários, mais para a frente quando as diferenças forem enorme e tiverem mais experiencia já poderão tentar fazer uns lugares melhores mas agora é mesmo "vê-los passar".

                                    Comentário


                                      Isto de participar no Dakar tem muito que se lhe diga, penso que agora a organização tem mais cuidado e os pilotos fazem outros ralis de "qualificação" porque em 2007 na Comporta, havia muita gente que não sabia andar de mota (pelo menos na areia solta) o que tornava tudo muito perigoso.

                                      À e tal, que giro isto na televisão, vou fazer também... depois morriam.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                        Não sabia.
                                        Muito fixe
                                        E pelos vistos, um português nas motos é capitão da GNR
                                        Sim, o António Maio.
                                        Já é bem conhecido por cá na modalidade. Ontem estava para aí em 4º dos rookies.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                          Não sabia.
                                          Muito fixe
                                          E pelos vistos, um português nas motos é capitão da GNR
                                          O António Maio, tri campeão nacional de raids.

                                          EDIT - ups, o allstar já tinha respondido...

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                                            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                            O conde ganhou hoje nas motas, ao que parece. Para mim é o mais espectacular do pelotão juntamente com o Walkner.
                                            Concordo plenamente, daí ter referido ontem que gostava de ver um dos dois franceses da Yamaha a ganhar a prova (De Soultrait e Van Beveren). Também acho o conde mais espetacular, mas o van Beveren não lhe fica nada atrás e acho que tem mais qualidade para ganhar várias vezes a prova no futuro.

                                            O Walkner também, mas achava o Price melhor, mas desconfio que com a lesão que teve e que já é uma sorte tremenda estar a correr agora, pudesse tornar-se ainda melhor.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Eu por acaso ao fim de um bocado começo a torcer pelos underdogs. Pelo que já não posso ver a malta da KTM à frente.

                                              O Quintanilla também conta para esse lote das KTM?

                                              O Barreda lá foi com os porcos... O gajo é rápido demais e ou acaba no chão ou desta vez pelo que entendi desviou-se do caminho e atascou de modo que não saiu mais.

                                              Excelente etapa para o Paulo Gonçalves, que terminou em 6º. 1 mês depois de estar deitado na mesa de operações para retirar o baço.
                                              Barreda ...é sempre a mesma história. aposto que nunca vai ganhar isto, porque por mais que corra não aprende.
                                              Está sempre a cair, perde-se e vai dar voltas infindáveis que o fazem arruinar a prova, parte guiadores em etapas maratona, enfim. Sorte dele que é rápido e ganha muitas etapas, de resto, muito mau para um candidato ao título e um dos que tem mais experiência, uma das melhores motas e ainda é jovem.

                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Nos carros, Loeb com problemas, a perder mais de 40m.
                                              Nasser em grande.
                                              Sainz caiu num buraco e partiu o carro todo. Já ia com 3h de atraso no WP2, e não deve terminar o dia.
                                              Nos carros também é sempre a mesma história. Basta vir uma etapa mais a sério para separar o trigo do joio. Neste caso o trigo são o Peterhansel e o Nasser, e o francês neste aspecto está acima de todos os outros. Já não vai para novo e pode estar o ano inteiro sem competir, e mesmo a ficar para trás nas etapas de "apresentação" quando a coisa complica chega-se à frente.
                                              O Sainz, está provado que o ano passado foi vez sem exemplo, e mais uma vez cai num buraco e parte o carro todo. Seguir-se-á o Nani Roma e o Loeb, é a minha previsão

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                Os chaços que postei, são as entradas de gama. Isto para quem queira ir á "desportiva" e não tenha paitrocinios. O ultimo classificado das motas anda com uma Husqvarna FE 450. Ora um amador quando vai para estas andanças tem de ter ideia que não vai competir com as equipas de fábrica. Vai com o objectivo de chegar ao fim pelo menos com menos streses possiveis.

                                                Claro que além do custo de aquisição de veiculo tem outro conjunto de peças de reserva
                                                o que dizes não faz grande sentido numa prova como o Dakar, basta ver o preço absurdo que custa toda a inscrição e toda a logística da prova. Mais dezena menos dezena, não será por aí que os interessados a "solo" não levarão uma mota nova e bem artilhada. E pela projecção da prova também não será tão complicado como noutras arranjar patrocinadores.

                                                Não têm que ser todas Rally Replica de fábrica.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  o que dizes não faz grande sentido numa prova como o Dakar, basta ver o preço absurdo que custa toda a inscrição e toda a logística da prova. Mais dezena menos dezena, não será por aí que os interessados a "solo" não levarão uma mota nova e bem artilhada. E pela projecção da prova também não será tão complicado como noutras arranjar patrocinadores.

                                                  Não têm que ser todas Rally Replica de fábrica.
                                                  Subscrevo na totalidade! Quem vai ao Dakar não vai a um Africa Race, que já não é barata, nem simples! Os valores em causa são demasiado elevados! Não se faz só por "por carolice", mais ainda quem vai da Europa em que os custos são agravados! A inscrição de uma mota custa à volta de 15.000 euros, dependo depois de uma série de aspetos! https://www.dakar.com/en/the-competitors/register/fees

                                                  Só em pneus e mousses gastam-se facilmente 4 ou 5 mil euros! Fazem ideia do custo de um escape devidamente trabalhado e alinhado com a eletrónica da mota? São mais milhares de euros! Achas que alguém vai "facilitar" numa mota para poupar meia dúzia de milhares de euros e ficar logo pela segunda etapa?! Com esse raciocínio nem um mísero patrocinador conseguias!

                                                  Além disso, não é só fazer a prova! Há preparação física (meses a fio), apoio na dieta alimentar, navegação (o ideal é fazer pelo menos 2 ou 3 estágios antes, nomeadamente no Norte de África) e isto não é para ganhar, é apenas para tentar chegar ao fim!

                                                  PS: tenho um amigo que vive em Espanha e conhece bem o Barreda. Segundo ele, é um tipo espetacular e muito boa onda e anda de mota como ninguém, mas é completamente "alucinado" e não pode ser assim no Dakar! Apesar de todo o acompanhamento que tem não consegue controlar a "fogosidade natural" que tem e é pena! Dava um bom vencedor para este ano! Não basta ser rápido, saber navegar e ter boa preparação física! Faltam outras coisas, nomeadamente atitude mental!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    Subscrevo na totalidade! Quem vai ao Dakar não vai a um Africa Race, que já não é barata, nem simples! Os valores em causa são demasiado elevados! Não se faz só por "por carolice", mais ainda quem vai da Europa em que os custos são agravados! A inscrição de uma mota custa à volta de 15.000 euros, dependo depois de uma série de aspetos! https://www.dakar.com/en/the-competitors/register/fees

                                                    Só em pneus e mousses gastam-se facilmente 4 ou 5 mil euros! Fazem ideia do custo de um escape devidamente trabalhado e alinhado com a eletrónica da mota? São mais milhares de euros! Achas que alguém vai "facilitar" numa mota para poupar meia dúzia de milhares de euros e ficar logo pela segunda etapa?! Com esse raciocínio nem um mísero patrocinador conseguias!

                                                    Além disso, não é só fazer a prova! Há preparação física (meses a fio), apoio na dieta alimentar, navegação (o ideal é fazer pelo menos 2 ou 3 estágios antes, nomeadamente no Norte de África) e isto não é para ganhar, é apenas para tentar chegar ao fim!

                                                    PS: tenho um amigo que vive em Espanha e conhece bem o Barreda. Segundo ele, é um tipo espetacular e muito boa onda e anda de mota como ninguém, mas é completamente "alucinado" e não pode ser assim no Dakar! Apesar de todo o acompanhamento que tem não consegue controlar a "fogosidade natural" que tem e é pena! Dava um bom vencedor para este ano! Não basta ser rápido, saber navegar e ter boa preparação física! Faltam outras coisas, nomeadamente atitude mental!
                                                    Claro que quem vai investir tanto a nível pessoal e financeiro, para fazer uma prova destas, não vai querer arriscar e ficar na primeira etapa por causa de ir numa mota mal preparada... Isso é a utopia.
                                                    A aposta tem de ser na KTM rally replica, e mesmo para fazer em malle moto, tem de se gastar ai uns 60k€ para se fazer tudo com o mínimo de dignidade.

                                                    Eu como tu conheço alguns que lá andam, e aquilo é uma dureza que a malta não em ideia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Barreda ...é sempre a mesma história. aposto que nunca vai ganhar isto, porque por mais que corra não aprende.
                                                      Está sempre a cair, perde-se e vai dar voltas infindáveis que o fazem arruinar a prova, parte guiadores em etapas maratona, enfim. Sorte dele que é rápido e ganha muitas etapas, de resto, muito mau para um candidato ao título e um dos que tem mais experiência, uma das melhores motas e ainda é jovem.



                                                      Nos carros também é sempre a mesma história. Basta vir uma etapa mais a sério para separar o trigo do joio. Neste caso o trigo são o Peterhansel e o Nasser, e o francês neste aspecto está acima de todos os outros. Já não vai para novo e pode estar o ano inteiro sem competir, e mesmo a ficar para trás nas etapas de "apresentação" quando a coisa complica chega-se à frente.
                                                      O Sainz, está provado que o ano passado foi vez sem exemplo, e mais uma vez cai num buraco e parte o carro todo. Seguir-se-á o Nani Roma e o Loeb, é a minha previsão
                                                      Como disse atrás, gosto de underdogs. O meu tempo de torcer pelo Peterhansel já acabou... Agora tb já estou farto dele. Ainda para mais depois da polémica (do ano passado?) em que supostamente bateu num motard e nem parou...
                                                      O Sainz e o Loeb a mesma coisa, já ganharam tudo o que tinham a ganhar e acabam por ter melhor opções e melhore carros que outros que também mereciam.
                                                      Ontem ficaram os dois mal vistos, o Sainz a culpar o roadbook com o perigo não assinalado, e o Loeb a culpar o roadbook com más indicações para um WP...

                                                      Por isso este ano gostava de ver ganhar o Nasser nos carros e na motos o Van Beveren ou o Benavides por exemplo. Claro que gostava de ver o Paulo, mas este ano ele não está em condições... foi pena. Podia ser o ano dele.

                                                      Comentário


                                                        O P. Gonçalves hoje vai a conseguir manter o 6ª lugar em que saiu para a etapa, O M. Patrão também vai no ritmo de ontem, o J. Rodrigues ontem fez uma má etapa e hoje vai mais rápido que a classificação que fez ontem, o mesmo se passa com o Buhler, o Maio e o Megre, são todos mas rápidos que as classificações que conseguem, por outras palavras, tem sempre problemas nas etapas que os fazem perder tempo.
                                                        Editado pela última vez por vsr200; 10 January 2019, 12:42.

                                                        Comentário


                                                          A prova nas motas está com uma característica interessante, parece muito difícil aos pilotos da frente abrir a pista, ou seja quem ganha a etapa, no dia seguinte "leva uma abada".

                                                          O Soultrait ganhou ontem, hoje vai a fazer 14º, o Quintanilla fez 2º ontem, hoje vai em 15º.

                                                          Ou seja há uns 15 pilotos que consegue rodar melhor ou no mesmo tempo de quem abre a pista.

                                                          O que leva a entender que isto muito possivelmente vai ser ganho "na estratégia".

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                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Como disse atrás, gosto de underdogs. O meu tempo de torcer pelo Peterhansel já acabou... Agora tb já estou farto dele. Ainda para mais depois da polémica (do ano passado?) em que supostamente bateu num motard e nem parou...
                                                            O Sainz e o Loeb a mesma coisa, já ganharam tudo o que tinham a ganhar e acabam por ter melhor opções e melhore carros que outros que também mereciam.
                                                            Ontem ficaram os dois mal vistos, o Sainz a culpar o roadbook com o perigo não assinalado, e o Loeb a culpar o roadbook com más indicações para um WP...

                                                            Por isso este ano gostava de ver ganhar o Nasser nos carros e na motos o Van Beveren ou o Benavides por exemplo. Claro que gostava de ver o Paulo, mas este ano ele não está em condições... foi pena. Podia ser o ano dele.
                                                            Concordo com quase tudo.

                                                            Gosto quando o Nasser aparece em boa forma, é que além de optii piloto, muito rápido e competente, é também um tipo com verdadeiro espírito Dakar.
                                                            A minha admiração pelo Peterhansel é mais pela sua competência, que melhor que ninguém sabe o que fazer e quando fazer.
                                                            Mas de um modo geral não tenho favoritos, muito menos numa prova como o Dakar onde tudo muda numa fração de segundos.

                                                            Nas motas também me é indiferente se ganha o Price, o Walkner, o Benevides ou o van Beveren. Nem me importo que ganhe outra vez a KTM, porque numa competição destas faz-se de competência, e a verdade é que a KTM tem sido sustamente mais eficaz, tanto na concepção das motas como na preparação e estratégia de equipa.
                                                            Mas uma coisa é certa, temos assistido nos últimos anos a um equilíbrio entre 2, 3 ou mesmo 4 marcas, sendo que tanto Yamaha como Honda têm dominado a geral durante muitos dias, a diferença é que têm falhado sempre no momento mais crucial: perto do fim. Longe vão os tempos de domínio absoluto da KTM.

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                                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                              Subscrevo na totalidade! Quem vai ao Dakar não vai a um Africa Race, que já não é barata, nem simples! Os valores em causa são demasiado elevados! Não se faz só por "por carolice", mais ainda quem vai da Europa em que os custos são agravados! A inscrição de uma mota custa à volta de 15.000 euros, dependo depois de uma série de aspetos! https://www.dakar.com/en/the-competitors/register/fees

                                                              Só em pneus e mousses gastam-se facilmente 4 ou 5 mil euros! Fazem ideia do custo de um escape devidamente trabalhado e alinhado com a eletrónica da mota? São mais milhares de euros! Achas que alguém vai "facilitar" numa mota para poupar meia dúzia de milhares de euros e ficar logo pela segunda etapa?! Com esse raciocínio nem um mísero patrocinador conseguias!

                                                              Além disso, não é só fazer a prova! Há preparação física (meses a fio), apoio na dieta alimentar, navegação (o ideal é fazer pelo menos 2 ou 3 estágios antes, nomeadamente no Norte de África) e isto não é para ganhar, é apenas para tentar chegar ao fim!

                                                              PS: tenho um amigo que vive em Espanha e conhece bem o Barreda. Segundo ele, é um tipo espetacular e muito boa onda e anda de mota como ninguém, mas é completamente "alucinado" e não pode ser assim no Dakar! Apesar de todo o acompanhamento que tem não consegue controlar a "fogosidade natural" que tem e é pena! Dava um bom vencedor para este ano! Não basta ser rápido, saber navegar e ter boa preparação física! Faltam outras coisas, nomeadamente atitude mental!
                                                              Já tive o prazer de fazer algumas pistas do antigo Paris-Dakar, e são de uma dureza extrema para os pilotos e máquinas. Em ritmo de competição devem ser demolidoras para um "amador". Imaginem quantas vezes alguns deles não beijam o chão (pedras, areia, lama), voltam a levantar-se, a levantar a mota e toca a levar mais porrada.

                                                              Quanto à logistica inerente, não esquecer que é necessário assegurar que todas as spare parts/ bens pessoais estão no bivouac disponíveis para o piloto. Não esquecer ainda que ao fim de cada etapa, que tem umas boas centenas de km, os verdadeiros amadores ainda têm que preparar a mota para o dia seguinte e descansar.

                                                              O caso que conheci através de um amigo de um amigo que se inscreveu quando partia cá de PT, é que o orçamento rondava os 100k
                                                              Editado pela última vez por Ruie34; 10 January 2019, 16:24. Razão: terminar 1º parágrafo

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