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Steiner: “O domínio de Max Verstappen chegará ao fim”
Guenther Steiner está convencido de que o período de domínio de Max Verstappen chegará ao fim num futuro próximo. O ex-chefe da equipe Haas acha que é apenas uma fase e suspeita que a Red Bull Racing poderá ter mais dificuldades ainda na temporada de 2024 da Fórmula 1.
Apesar dos comentários positivos da Mercedes sobre o W15, que segundo Toto Wolff “parece um carro novamente pela primeira vez em dois anos”, a equipe alemã admitiu que é muito ambição querer tentar novamente o título mundial neste ano.
Ao mesmo tempo, a McLaren impressionou muito no segundo semestre de 2023. Steiner espera que a maior parte do desafio venha deles em 2024.
Questionado sobre o domínio de Verstappen e Red Bull, Steiner disse: “Isso vai acabar. Esta é uma fase, na minha opinião. Acho que algumas das equipes vão recuperar o atraso no próximo ano. Veja o que a McLaren fez no ano passado. Eles alcançaram muito rapidamente”.
Além disso, o equilíbrio de poder poderá mudar completamente novamente quando os novos regulamentos entrarem em vigor em 2026, enfatizou Steiner no Autosport International Show em Birmingham.
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Originalmente Colocado por topspeedPT Ver PostF1 TV Pro aumentou para os 60€ 😅
Mais um campeonato secante que deverá ficar decidido lá para o verão portanto 5€ por corrida (12).
Já há alguns anos que não subscrevo. Tornaram o desporto numa fantochada portanto votei com a carteira.
Felizmente há alternativas q.b. à borla.
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Teto orçamentário da F1 levanta questões sobre o futuro de Newey na Red Bull
Restrições financeiras podem alterar papel de Adrian Newey na Red Bull
Red Bull está considerando uma mudança de foco para o Diretor Técnico Chefe Adrian Newey, devido às restrições financeiras impostas pelo teto orçamentário da Fórmula 1. Em uma tentativa de nivelar o campo de jogo entre as equipes de elite e as demais, as equipes de F1 foram limitadas a um orçamento de $145 milhões em 2021, quando o teto de custos foi introduzido pela primeira vez.
Embora a aplicação do teto se concentre principalmente nos custos de competição e desempenho, várias áreas-chave estão isentas, incluindo os salários dos pilotos e dos três funcionários mais bem pagos – normalmente o chefe da equipe, o diretor técnico e mais um. Para a temporada de 2023, o teto orçamentário foi reduzido para $135 milhões, limitando a frequência e a escala das atualizações relacionadas ao desempenho que as equipes podiam introduzir.
Red Bull teve grande sucesso na era do teto orçamentário da F1, conquistando três títulos consecutivos de Pilotos com Max Verstappen e dois títulos de Construtores em 2022 e 2023. No entanto, a equipe austríaca enfrentou desafios, incluindo uma violação do teto de custos em 2021, resultando em uma multa de $7 milhões e uma redução de 10% no tempo de túnel de vento.
Relatórios do veículo alemão AMuS afirmam que Newey poderia ser afastado temporariamente para se concentrar exclusivamente em projetos fora da F1, a fim de manter os serviços do britânico enquanto libera uma das três isenções para altos salários. O teto orçamentário e suas complexidades tornaram mais difícil para as equipes reter e promover funcionários internamente, levando a Red Bull a perder talentos importantes como Dan Fallows e Rob Marshall para Aston Martin e McLaren, respectivamente.
Ao perder uma série de funcionários seniores para seus rivais, a Red Bull pode estar esperando que, ao reorganizar Newey, a equipe consiga reter figuras como o diretor técnico Pierre Wache e o chefe de aerodinâmica Enrico Balbo. O designer de alto salário dividiu suas funções na F1 trabalhando meio período no projeto do carro de estrada RB17 da empresa, que verá uma produção limitada de 50 carros pela Red Bull Advanced Technologies. Mesmo que sua contribuição para o projeto da F1 seja em meio período, o salário de Newey ainda deve ser considerado sob as regras do teto de custos.
Com várias equipes expandindo suas operações ao introduzir divisões aplicadas como a RBAT, a FIA em 2023 emitiu a Diretiva Técnica 45 para fechar a possível brecha de figuras técnicas seniores beneficiando programas da F1 fora do teto orçamentário. Como descrito por Newey, o hiper carro RB17 “empurra os limites de design e técnica muito além do que estava anteriormente disponível para entusiastas e colecionadores”, no entanto, a complexidade do projeto levou a escrutínio por parte dos rivais e da FIA.
“Nossos oponentes estão interpretando de tal maneira que o assoalho do RB17 fornece informações para o carro da Fórmula 1, o que é claro, é um completo absurdo. É por isso que temos que encontrar uma solução”, rebateu Helmut Marko quando questionado se o projeto RB17 era um meio de contornar as regras do teto orçamentário da F1.
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